"on draft" é sinônimo de "chopp"?

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

wasanome
O que é uma cerveja?
Mensagens: 2
Registado: sexta mar 04, 2011 1:51

"on draft" é sinônimo de "chopp"?

Mensagempor wasanome » sexta mar 04, 2011 12:24

Olá pessoal,
Estou recorrendo a vocês para esclarecer uma dúvida técnica a respeito de cervejas, mais especificamente sobre "chopp". Dias atrás tive uma discussão com um amigo a respeito do que é "chopp" e não conseguimos chegar a um acordo. Basicamente, ele insistiu na seguinte generalização (com a qual discordo completamente): Toda cerveja servida "on draft", ou seja, armazenada em um tambor e extraída deste sob pressão por uma torneira é "chopp". Eu argumentei que nem toda cerveja servida dessa forma pode ser considerada "chopp", dando o seguinte exemplo: "Você chamaria uma "pint" de Guinness "on draft" de "chopp"???" Ele parece ter ignorado meu argumento, pois continuou insistindo com a história de que cerveja "on draft" é sinônimo de "chopp".
Gostaria de ter o parecer de que realmente entende de cerveja (vocês) para dar um ponto final nessa discussão. Quem será que vai ter que pagar a aposta? Eu ou ele??? hehehe...
Grato desde já!
Abraços


Avatar do Utilizador
bmxutos
Site Admin
Mensagens: 3042
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta mar 04, 2011 13:01

"O chope (do alemão Schoppen, "copo de meio - litro", pelo francês chope) é como se denomina, no Brasil, a cerveja sem pasteurização, servida sob pressão, que em Portugal recebe o nome de fino ou imperial." (wikipedia)

Na frase anterior o que importa reter é que o chope é uma bebida não pasteurizada e, como tal, com um prazo de consumo muito limitado.

Draft e Draught são termos utilizados para designar cerveja servida a partir de cask ou keg. Existem diferenças enntre estes dois recipientes, chamemo-lhes assim, mas podemos genericamente designá-los como barril (tambor). As típicas cask ale britânicas são cervejas não filtradas e não pasteurizadas, que são acondicionadas em barril (habitualmente para uma segunda fermentação) e servidas por gravidade e pressão natural, isto é, não se recorre a nitrogénio ou dióxido de carbono.

Já a keg beer designa cerveja servida a partir de um barril pressurizado. A cerveja nele contida pode ou não ser filtrada e pode ou não ser pasteurizada. Não confundir keg beer com draught/draft pois a primeira refere-se a cerveja servida à pressão enquanto draught pode incluir cerveja servida quer de um keg quer de um cask.

Complicado?

Simplifiquemos então. Se draught/draft pode-se referir a uma cerveja sevida a partir de uma barril à pressão (keg) ou sem pressão (cask) e se o keg pode conter cerveja pasteurizada, chegamos à conclusão que chope e draught não são a mesma coisa, pois o primeiro termo deve designar exclusivamente cerveja não pasteurizada, enquanto draught/draft pode referir-se a cerveja pasteurizada ou não pasteurizada.

Pior ainda: por motivos comerciais, muitas empresas utilizam os termos draught, draft e chopp indiscriminadamente. Temos pois, por exemplo, a Brahma Chopp, uma cerveja engarrafada que, logicamente, não pode ser chope. A designação tenta associar a imagem do chope, cerveja leve, com pouco algo, refrescante, à bebida em garrafa. Mas não é uma associação correcta.

Por outro lado temos, também como exemplo, a Guinness Draught em lata, com um inovador sistema que tenta imitar a Guinness servida on tap. Mas naturalemente que não é a mesma coisa. De facto, ninguém impede uma empresa de criar uma cerveja e chamá-la artesanal, apesar de ser um produto totalmente industrial. São apenas questões de publicidade e marketing que cabe ao consumidor desmistificar.

Espero ter ajudado.

Abraço,


wasanome
O que é uma cerveja?
Mensagens: 2
Registado: sexta mar 04, 2011 1:51

Mensagempor wasanome » domingo mar 06, 2011 1:44

Conceitos um pouco confusos, mas a sua explicação foi clara. Os exemplos ajudaram bastante.
Obrigado!


Avatar do Utilizador
cervisiafilia
Beer Hunter
Mensagens: 85
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Localização: Rio de janeiro - Brasil
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » quinta abr 28, 2011 13:20

Continuando a explicação do Bruno, aqui tem excelente comparação entre cerveja e chope:
http://www.brejas.com.br/chope-chopp-cerveja.shtml


Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
Avatar do Utilizador
bmxutos
Site Admin
Mensagens: 3042
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta abr 28, 2011 18:26

cervisiafilia Escreveu:Continuando a explicação do Bruno, aqui tem excelente comparação entre cerveja e chope:
http://www.brejas.com.br/chope-chopp-cerveja.shtml


Caro amigo,

Espero que esteja tudo bem consigo.

Um abraço e obrigado pela informação.



Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes