Misturar cervejas: o que é que vocês pensam disso?

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Misturar cervejas: o que é que vocês pensam disso?

Mensagempor bmxutos » terça mar 06, 2007 19:08

Ontem à tarde, depois do trabalho, fui beber umas cervejolas com uns colegas, acompanhadas dos inevitáveis tremoços e amendoins. Perante a oferta do estabelecimento, pedi um Bohemia normal, enquanto os meus colegas se dividiam entre Green, 1835, Stout e Sagres. O que estava a beber a Stout, serviu apenas até meio do copo e encheu o resto com a Green de outro colega. Não pude deixar de ficar espantado! Perguntei-lhe se não achava que estava a estragar a cerveja e se ela não iria ficar com mau sabor. Para meu espanto, confessou-me que costumava beber aquela mistura e que gostava muito, desde que nas proporções adequadas.

Por brincadeira, outros colegas pediram mais uma Green e uma Decider e começaram a misturar os diferentes estilos, com maior ou menor sucesso, segundo eles. Eu fiquei-me pela minha Bohemia e duvido sinceramente que fosse apreciar qualquer das misturas. Lembro-me que houve uns tempos em que estava na moda a mista, principalmente na Portugália, uma mistura de cerveja branca e preta à pressão.

Independentemente de não ter ficado apologista da ideia, pelo menos fiquei curioso. Há cervejas tão boas que, mesmo misturadas até são capazes de ficar algo de jeito. Tipo uma Boon Oude krieke com uma Fantome Chocolat. Será que fica algo bebível? o que é que vocÊs acham? já experimentaram alguma mistura e o resultado foi aceitável?

Abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta mar 08, 2007 23:49

sempre me disseram para evitar misturas .... :(

Este é um tema complicado. depende muito das cervejas. quando misturas deves pensar em compensar / casar as características individuais das bebidas originais. É essa a base teórica da elaboração de coktails.

A maior parte das cervejas (boas) já são equilibradas e não lhes falta nada pelo que prefiro toma-las sem misturas.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sábado mar 10, 2007 15:13

Sinceramente, nos primeiros tempos de faculdade, era muito usual a malta acompanhar um cachorro ou francesinha com uma caneca (bem grande) de Coca-cola e Super Bock.
Por aqui, chama-se: Diesel. É uma mistura saborosa, refrescante e tem tudo o que um estudante precisa (açúcar, cafeína e álcool). :D :D :D

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Leco
O que é uma cerveja?
Registado: sábado abr 14, 2007 20:02

Mensagempor Leco » sexta mai 04, 2007 23:57

Aqui na minha cidade, Salvador - Bahia, nao existe variedade de cervejas, quase todas sao pilsen e bem leves.
Aprendi com meu avô a misturar um pouco de Caracu (tipo Stout) com as pilsen q temos aqui para dar um pouco mais de sabor. Nao significa que nao gostamos de tomar uma stout pura, apenas fazemos isso pra variar um pouco as poucas opçoes que temos aqui.
Abraços

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » quarta mai 16, 2007 17:18

eu especializei-me em beber cerveja, nao em a misturar

acho isso um ultraje (ou nao fosse eu um fundamentalista)

a unica coisa q eu aceitaria misturar seria por exemplo uma tango com uma green, mas nao era pra depois be ber era pra deitar fora :-)

eh eh eh esta foi mm mazinha

assim como assim elas misturam-se todas no estomago pra quê tar a fazer isso ca fora?

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » quarta mai 16, 2007 17:51

mitos Escreveu:
assim como assim elas misturam-se todas no estomago pra quê tar a fazer isso ca fora?

Este rapaz é terrivel!!! :)) :)) :))

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta mai 18, 2007 10:44

eu avisei q ha coisas q sou mto fundamentalista :-)

um verdadeiro talibã, guardiao das tradiçoes

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » sexta mai 18, 2007 16:56

mitos Escreveu:eu avisei q ha coisas q sou mto fundamentalista :-)

um verdadeiro talibã, guardiao das tradiçoes

Também concordo.
Entrar nisso é abrir-lhes a porta para nos espetarem com tangas como a tango ou a pêssego sem álcool. Está, aliás, para mim é muito estranha: não tem álcool (o que não condeno), sabe a pêssego (o que também não condeno)...mas as duas coisas juntas? ... afinal porque é que lhe chamam cerveja? :))

Bormanico
Bebedor de minis!
Registado: terça fev 24, 2009 0:47

Mensagempor Bormanico » terça fev 24, 2009 1:45

Admito a minha completa irracionalidade neste assunto; tenho medo que misturar cervejas de forma aleatoria se torne moda, ou mesmo de que saia algo de jeito, pois isso iria abalar a minha vertente puritana.
Acho que a mistura de cervejas ANTES destas serem engarrafas é o mais longe que esta lingua vai, no entanto não há como negar de que estas misturas pós engarrafamento tiveram bons frutos, i.e; Porter.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça fev 24, 2009 9:45

Ainda bem que o Bormanico puxou alguns assuntos que já estvam um pouco "enterrados" no fórum. Dá para ler temas antigos e ver como o nosso próprio pensamento evoluiu.

Já falei deste assunto noutro post mas parece-me totalmente pertinente para aqui. Na Alemanha, a Berliner Kindl Weiss é habitualmente servida com uma mistura de licores de ervas/frutos, o que lhe dá uma tonalidade verde ou avermelhada. E admito que essa seja uma boa solução, pois a Berliner é mesmo muito difícil de beber. Eu adorei simples, mas acredito que não se adapte ao palato da maior parte das pessoas, especialmente senhoras. É a chamada solução dourar a pílula.

Aliás, parece-me uma boa metodologia para as pessoas que não gostam do sabor típico da cerveja, muitas das vezes por causa do amargor. E não deixa de ser curioso que, num país tão tradicionalista como é a Alemanha no que toca às suas cervejas, seja habitual ver pessoas a beber cerveja misturada com outra bebida, seja tipo cola, 7up, mirtilo, etc. Parece-me uma boa solução, preferível a tangos e afins.

Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes