Livro "99 Cervejas + 1"

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

Avatar do Utilizador
Escaravelho
Beer Hunter
Mensagens: 53
Registado: quarta ago 09, 2006 23:31

Livro "99 Cervejas + 1"

Mensagempor Escaravelho » sábado ago 12, 2006 20:26

ou "Como não morrer de sede no inferno".

Este é o título do mais recente livro do escritor Francisco José Viegas, que, como se sabe (bom, para quem sabe :D), é um conhecido apreciador de cerveja. Não lhe chamo especialista porque ele próprio no livro refere não ter essa pretensão, e na verdade eu próprio também talvez não lhe desse esse título. Digo isto, e adiantando-me um pouco, dado o carácter algo superficial das análises às cervejas que faz no livro, que precisamente é não mais do que um reunir de críticas suas a cerveja publicadas na "Grande Reportagem", revista de que era director. Seja como for, julgo que talvez seja o primeiro livro português sobre cerveja a ser publicado. Se houver mais, eu pelo menos não conheço.

Quanto ao livro em si, confesso que ainda não li todas as críticas efectuadas pelo autor, mas, das que li, notei de facto, como referi, uma certa superficialidade, contra-balançada pelo carácter literário da prosa. Ou seja, se tecnicamente as análises não são famosas, são literariamente melhores, dada a qualidade do texto (outra coisa não se podia esperar, aliás, do autor). Além disso, penso que algumas críticas pecam por algum eventual desconhecimento. Por exemplo, o autor refere a (boa) cor de cervejas como a Super Bock Stout ou a Magna, sem aludir ao facto destas cervejas terem corantes na sua composição, o que me pareceria bastante pertinente se o fizesse.

Seja como for, e sem ter, como disse, ainda lido todas as análises, parece-me um livro honesto. Podia era ser um bocadinho mais barato (custa cerca de 15 Euros), mas admito que o preço se possa justicar com a gráfica do livro.

E vocês, que opinião têm? Já agora, que outra literatura sobre cerveja aconselham? O ano passado estive em Londres com um livro sobre cerveja muito bom, uma espécie de enciclopédia, mas não o comprei por ser pesado e algo caro, e fiquei com a intenção de o comprar mais tarde via Amazon, mas esqueci-me do título... :roll:

Cumprimentos.

Imagem

PS: coloquei nesta secção este tópico porque não achei nenhuma realmente apropriada para ele. Além disso, fica como sugestão a alteração do nome da secção, pois "Batalha de Cervejas" é um título um pouco redutor no meu entender, dando a ideia que aqui se comparam cervejas (uma espécie de uma vs outra), quando acho que o âmbito da secção é um pouco mais geral.


beertruck
BeerMaster
Mensagens: 529
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » segunda ago 14, 2006 9:58

Caro Escaravelho (nunca pensei pensei vir a dizer estas duas palavras seguidas...),

Também já li o livro. Aliás, foi nesse livro que descobri este site (e forum).

Concordo que a análise às cervejas é algo superficial e pouco técnica (não que eu fizesse melhor), mas acho que esse não era o objectivo do autor que, como referiste, é apenas um amante de cerveja que quis dar testemunho dessa sua paixão.

Em todo o caso, é muito bom que uma pessoa conhecida (e respeitada) venha "dar a cara" por um produto gastronómico que até agora tem sido tão injustamente esquecido e maltratado. Pode ser que dê algum impulso ao consumo de cerveja de qualidade em Portugal e, quem sabe, não será apenas o primeiro de muitos livros editados em Portugal sobre o assunto. Este é o aspecto que considero mais importante neste livro, a par da qualidade literária.

O que gostei menos (para além do preço!) é o grafismo. Não o geral (gosto do conceito 1 texto + 1 foto por página) mas o "lettering" que me parece algo antiquado. Também algo negativo, o facto de, nem sempre, a fotografia corresponder à cerveja descrita.

Quanto a outros livros sobre cerveja, vou abrir um novo tópico, para deixar este apenas para o "99+1" e ver se esse novo tópico passa a ser uma especie de base de dados de facil consulta, onde cada um vai dando o seu contributo.


Avatar do Utilizador
bmxutos
Site Admin
Mensagens: 3036
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda ago 14, 2006 21:48

Ups! Mea culpa!

Ainda não li o livro do Francisco José Viegas! Na altura do lançamento, que ocorreu na Cervejaria Trindade, recebi um e-convite da editora Esfera dos Livros. Não porque conheça pessoalmente o autor ou alguém da editora. Muito possivelmente foi apenas por causa do cervejasdomundo. Abreviando, por estar fora de Lx não pude ir à dita "estreia" e até agora ainda não tive oportunidade (leia-se 'não me lembrei') de o adquirir.

Agradeço ao beertruck e ao Escaravelho por me darem esta excelente oportunidade de me redimir e de ler o livro ainda durante as minhas férias. Posteriormente, direi o que penso dele.

Apenas queria deixar uma palavra final para o autor do 99+1, que me parece uma pessoa de bom gosto e ponderada. Gostava bastante de um programa que ele tinha onde falava de livros e outros prazeres da vida como charutos, gastronomia, etc. Independentemente de não ser um grande conhecedor, tal como o próprio o reconhece, teve o condão de trazer para a ribalta a discussão do assunto cerveja, com todas as implicações (boas) que isso acarreta. Só o facto das pessoas se aperceberem que há pelo menos 100 cervejas diferentes e não apenas sagres, super bocks, cintras e afins, ja me parece um excelente ponto de partida para futuras aventuras na escrita quer dele, quer de outros conhecedores ou simplesmente amantes da cerveja!


Avatar do Utilizador
Escaravelho
Beer Hunter
Mensagens: 53
Registado: quarta ago 09, 2006 23:31

Mensagempor Escaravelho » quinta ago 17, 2006 20:26

beertruck Escreveu:foi nesse livro que descobri este site (e forum).


Pois na curta lista de links para páginas relativas a cerveja, alguns deles evidentes, que o autor publica no final do livro, está lá de facto o link do Cervejas do Mundo! Não tinha ainda reparado, caso contrário até talvez tivesse conhecido este site um pouco mais cedo.

bmxutos Escreveu:Gostava bastante de um programa que ele tinha onde falava de livros e outros prazeres da vida como charutos, gastronomia, etc.


Acho que ele ainda tem um programa, mas só sobre livros, na RTPN (acho que se chama "Livro Aberto"). Não costumo ver porque me esqueço quase sempre, dado o canal em que dá, mas já vi algumas emissões muito interessantes. Outro programa dele muito interessante foi uma espécie de documentário passado no Brasil ("Avenida Brasil"?).


Imagem
mitos
BeerMaster
Mensagens: 340
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » quarta ago 23, 2006 11:32

Boas

tb tou agora a ler este livro e foi atraves dele q conheci este site/forum

acho q o forum vai engordar mto graças ao livro, e ainda bem

o livro parece-me agradavel de ler, sao mais opinioes dum amador (como nós) do q propriamente notas de prova ou qq coisa do genero assim mto cientifico e profissional. concordo com grande parte do q ja por lá li

so uma curiosidade: ja tinha escolhido o nome "cervejas do mundo" para uma empresa q tou a pensar criar nesta area, plos vistos ja fui tarde :-), agora vou arranjar outro, nao é grave


mitos
BeerMaster
Mensagens: 340
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » quarta ago 23, 2006 11:34

(bem agora parece q ja apareço com o user name certo :-), problema resolvido)

so uma sugestao ao administador (e desculpe a ousadia)

no livro 99 cervejas + 1 vem o email do autor, seria engraçado convidá-lo a este forum, nao so como mais um apreciador de cerveja mas tb por estar a ser aqui citado


Avatar do Utilizador
bmxutos
Site Admin
Mensagens: 3036
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda ago 28, 2006 11:45

Bom, após uma férias retemperadoras, eis-me de regresso ao trabalho e, espero, à actualização do Cervejas Do Mundo.
Agradeço a todos quantos têm participado no fórum e no site, tornando-os mais ricos e interessantes.

Como prometido, lá acabei por ler o 99+1 do Francisco José Viegas. E a primeira observação que retiro é que grande parte das conclusões a que cheguei relativamente ao livro já aqui foram explanadas. De facto, trata-se mais de um livro literário sobre cerveja e menos de um livro técnico de avaliação de cervejas. E ainda bem que assim é. Sendo este um dos primeiros livros que se conhece em português sobre esta temática, ainda por cima com alguma publicidade e vocacionado para o público em geral, não seria lógico apostar em análises detalhadas e muito técnicas. Isso, acredito eu, afastaria os leitores mais comuns e seria dirigido apenas a um nicho de mercado. Neste caso, portanto, a simplicidade parece-me uma virtude.

O toque do livro é bom e o seu grafismo apelativo. Pena que, como referiu o beertruck, a imagem nem sempre corresponder ao texto. De facto, a Spaten Bock não é propriamente a mesma coisa que a Spaten Munchner Hell ou a Chimay Première (equivalente à Chimay Rouge) não é com certeza a imagenm correcta para a Chimay Branca que tem o rótulo branco (aliás, é mais para o creme, mas enfim... :) )

A análise às cervejas é substancialmente simples mas mais do que suficiente para uma pessoa que se define apenas como um amador e não um conhecedor profissional. Aliás, grande parte de nós admite que muito dificilmente faríamos melhor, portanto... Quem quer um bom livro técnico, bem escrito e excelente graficamente procura algum título do Michael Jackson ou do Bill Yenne. O único problema é quer o preço será, com certeza, equivalente à qualidade do livro!

Deixo apenas uma nota negativa mas que já entra na parte das considerações pessoais do autor, pelo que, se faço aqui referência, deve ser vista como uma mera discordância de gostos pessoais. Independentemente da qualidade - já por nós reconhecida - da Bohemia (e Bohemia 1835), 4 valores em 5 parece-me excessivo, algo agravado quando se observa a classificação da Westmalle Tripel: 3/5! Parece-me que isto só é explicável pelo amor confesso que o autor disse ter pelas ruivas e "reds". De resto, e como referi, faria uma ou outra avaliação diferente mas nada que comprometa a qualidade geral do livro.

Conclusão: gostei! Parece-me que os objectivos que o autor e editora se propuseram foram atingidos e, num projecto, esse é um dos factores mais importantes. Para além disso, desbravou caminho e servirá de incentivo a futuras incursões nesta área.


Avatar do Utilizador
Canecas
Moderador
Mensagens: 153
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Localização: Zermatt - Suíça
Contacto:

Mensagempor Canecas » sexta nov 17, 2006 16:55

mitos Escreveu:no livro 99 cervejas + 1 vem o email do autor, seria engraçado convidá-lo a este forum, nao so como mais um apreciador de cerveja mas tb por estar a ser aqui citado


Boa ideia, seria um bom reforço para o fórum :wink:


Imagem
Avatar do Utilizador
Canecas
Moderador
Mensagens: 153
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Localização: Zermatt - Suíça
Contacto:

Mensagempor Canecas » quinta nov 23, 2006 9:17

Ja agora, esta algum confrade da Confraria da cerveja aqui registado? a Confraria sabe da existencia do forum?

Abraços pro pessoal


Imagem
mitos
BeerMaster
Mensagens: 340
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta nov 24, 2006 8:35

acho q nao

ou se está ainda nao se acusou ;-)

esta confraria tinha um grande site, mto bem feito, ha tempo q nao passo por lá


RTS157
Beer Expert
Mensagens: 178
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » sexta nov 24, 2006 12:28

Concordo com o mitos relativamente ao site da Confraria. Muito profissional e apelativo. Talvez feito em flash, acho...
Tenho é pena que os confrades sejam, na maior parte dos casos, apenas pessoas conhecidas do que verdadeiros apreciadores de cerveja. Uma pessoa que aparece nas revistas do jet-set pode ser confrade. Um anónimo que estuda e bebe cerveja há mais de 20 anos muito dificilmente é convidado.
Não sei mesmo quais são as condições para se entrar para a dita Confraria. É preciso tirar algum curso, responder a algum inquerito ou demonstrar um mínimo de interesse pela cerveja?
Ou seja, bom o site, não tão bom o conceito.


mitos
BeerMaster
Mensagens: 340
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta nov 24, 2006 12:46

concordo plena/ ctg

excelente site, conceito discutivel

mas as confrarias sao assim, elitistas por natureza

penso q a entrada é so mm por convite

mas o nosso forum tem mto mais pinta e nao passamos plo ridiculo de aparecer nas revistas cor de rosa :-)


Beer-fan
Beer Hunter
Mensagens: 71
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » sexta nov 24, 2006 13:01

mitos Escreveu:concordo plena/ ctg

excelente site, conceito discutivel

mas as confrarias sao assim, elitistas por natureza

penso q a entrada é so mm por convite

mas o nosso forum tem mto mais pinta e nao passamos plo ridiculo de aparecer nas revistas cor de rosa :-)


outro a concordar com vocês. o site da confraria foi mesmo um dos primeiros sites portugueses que visitei assim que comecei a olhar para a cerveja de outra maneira 8) vê-se que é feito e mantido por profissionais, apesar de eu achar que podia ter bastante mais informação. é pena é essa questão dos convites, mas em relação a isso o colega mitos disse tudo. Não és bonito ou famoso não tens direitop a entrar no clube. eu então que sou perneta e tenho um olho de vidro não tinha hipóteses!!!! :lol: :lol: Abraços à malta

Imagem


Avatar do Utilizador
Canecas
Moderador
Mensagens: 153
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Localização: Zermatt - Suíça
Contacto:

Mensagempor Canecas » sexta nov 24, 2006 16:54

Quer dizer que nos podemos criar uma confraria da cerveja tambem (na brincadeira, e claro) nada nos impede ou impede?

Amanha ja abro um topico sobre o que é o pessoal acha da confraria da cerveja.

Para ja acho mal não haver la uma referencia ao nosso site mas pelo que vi a pagina não esta actualizada.


Imagem
Avatar do Utilizador
bmxutos
Site Admin
Mensagens: 3036
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta nov 24, 2006 17:11

Canecas Escreveu:Quer dizer que nos podemos criar uma confraria da cerveja tambem (na brincadeira, e claro) nada nos impede ou impede?

Amanha ja abro um topico sobre o que é o pessoal acha da confraria da cerveja.

Para ja acho mal não haver la uma referencia ao nosso site mas pelo que vi a pagina não esta actualizada.



:D Caro Canecas, obrigado pela elevada consideração mas acho que eles muito dificilmente olhariam para um site que ainda é tão novo e pequenino. E tb concordo com o facto do site deles já não ser actualizado há algum tempo.

Relativamente a criarmos nós uma confraria, tens desde já aqui um apoiante e um espaço para divulgar as actividades da mesma. Tudo o que seja conversar sobre cerveja, beber e conviver, pode contar comigo.

O que eu mais me questiono na verdadeira Confraria é qual o motivo desta, ou melhor, quem estará por detrás da ideia. Se é uma pessoa bastante interessada em cerveja, porque não convidar outras que tb partilham do interesse por esse assunto, ao invés de convidar apenas pessoas famosas? Ou será alguma empresa do ramo que lança uns quantos eventos por ano, aproveitando a presença da comunicação social e de pessoas conhecidas para divulgar a cerveja?

Independentemente do objectivo, acho que o conceito podia ser melhor explorado, assim como o próprio site. Mas cada um sabe de si.....


Avatar do Utilizador
Ega
Bebedor de minis!
Mensagens: 42
Registado: sexta out 13, 2006 17:28
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagempor Ega » domingo dez 03, 2006 19:26

Relativamente ao site da Confraria, de facto tem uma estética bastante interessante e agradável. Em termos de conteúdo não acrescenta muito. Mas também parece que tem estado parado nos últimos tempos.

Segundo se diz lá, é uma "associação de pessoas apreciadoras e amantes de cerveja, independentemente da cor, marca ou teor alcoólico". Quem são essas pessoas e como funciona a Confraria não esclarece o site.

Mas de intenções anda o mundo cheio. E para além do trabalho do Bruno no CdM não vejo em Portugal, sem contar com as páginas das cervejeiras, mais nada de interessante e com informação de qualidade sobre o mundo das cervejas.

Cumprimentos e continuação do bom trabalho no CdM e aqui no forum bmxutos!


Avatar do Utilizador
bmxutos
Site Admin
Mensagens: 3036
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo dez 03, 2006 21:18

Ega Escreveu:Relativamente ao site da Confraria, de facto tem uma estética bastante interessante e agradável. Em termos de conteúdo não acrescenta muito. Mas também parece que tem estado parado nos últimos tempos.

Segundo se diz lá, é uma "associação de pessoas apreciadoras e amantes de cerveja, independentemente da cor, marca ou teor alcoólico". Quem são essas pessoas e como funciona a Confraria não esclarece o site.

Mas de intenções anda o mundo cheio. E para além do trabalho do Bruno no CdM não vejo em Portugal, sem contar com as páginas das cervejeiras, mais nada de interessante e com informação de qualidade sobre o mundo das cervejas.

Cumprimentos e continuação do bom trabalho no CdM e aqui no forum bmxutos!


Caro Ega,

muito obrigado pelas tuas palavras. Acredita que são incentivos como o teu e o facto de entrar no fórum e ver novos utilizadores e novas mensagens que me dão vontade de continuar. E não digo isto por estar desiludido. O CdM não me exige um grande esforço físico, mental ou monetário. O problema é mesmo temporal. Algo que presumo te seja familiar, dado também teres um (excelente) blog para manter. E fico triste ao entrar no site e saber que já há alguns dias que não o actualizo, ou pensar nas tantas ideias que queria pôr em práctica e saber que mal tenho tempo para ir mantendo o conteúdo que já lá está. Portanto, mais uma vez obrigado e espero que continues a ser presença assídua com os teus juízos.

Voltando um pouco atrás e ao tema da Confraria, lembro-me de ter visto uma notícia na televisão, presumo que já no ano passado, que relatava a entrada de novos confrades na dita. Fiz uma pequena pesquisa na net e descobri que a Confraria foi criada pelo então presidente da Unicer, Ferreira de Oliveira. Caso tenham curiosidade:

http://www.e-mercatura.net/html/pt/artigo.asp?id=329


Avatar do Utilizador
Ega
Bebedor de minis!
Mensagens: 42
Registado: sexta out 13, 2006 17:28
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagempor Ega » terça set 18, 2007 0:58

Caros amigos,

Para quem não adquiriu ou por qualquer razão ainda não deu uma vista de olhos, foi disponibilizado online os conteúdos (algumas das notas) do livro 99 Cervejas +1 ou como não Morrer de Sede do Inferno, do nosso amigo FJV.

O sítio é aqui: http://99cervejas.blogspot.com/

E para quem gostou deste livro, foi já anunciado pelo próprio FJV a edição, na próxima Primavera, de um guia com 500 cervejas.

Boas notícias para os amantes desse néctar divino! :D

Cumps.


RTS157
Beer Expert
Mensagens: 178
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » sexta set 12, 2008 13:28

Estive a limpar o pó a alguns dos meus livros, entre os quais se encontram alguns dedicados à nobre bebida: a cerveja!

Entre eles estava o 99+1 do FJV, facto que me relembrou algo: tinha lido algures que o 99+1 iria ser uma base para um novo trabalho, com mais notas de cerveja degustadas pelo FJV. Provavelmente foi aqui neste fórum que li isso, eventualmente no post anterior do membro Ega.

coloco pois as seguintes perguntas:

chegou a sair alguma nova edição do livro na Primavera?

houve mais alguma edição do 99+1 ou o lançamento original terá sido um relativo fiasco?

será que o mercado português é assim tão pobre que não exista espaço para o lançamento de mais um livro sobre cerveja, ainda que do FJV (e digo ainda pois, na minha mísera opinião, o original era bem fraquinho)?


beertruck
BeerMaster
Mensagens: 529
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » domingo set 14, 2008 0:16

Numa entrevista à Beer Passion (creio que na nº 2), o FJV voltou a falar nesse livro das 500 cervejas. Acho que não falou em datas.


Avatar do Utilizador
Bormanico
Bebedor de minis!
Mensagens: 35
Registado: terça fev 24, 2009 0:47
Localização: Seixal

Mensagempor Bormanico » terça fev 24, 2009 1:18

Apesar de ter apreciado o livro bastante quando o comprei, á medida que fui lendo mais coisas fui me apercebendo da quantidade de "biqueiradas" que apareciam no livro.

Estilos mal atribuidos, má designação de estilos, fotos trocadas, etc.
Disto isto, é um excelente livro se se tiver em conta o seu preço e o seu proposito.



Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante