Sagres Bohemia e Super Bock Abadia

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

Diogobc
Bebedor de minis!
Registado: quinta fev 20, 2014 4:02

Sagres Bohemia e Super Bock Abadia

Mensagempor Diogobc » terça dez 02, 2014 15:32

Olá gente!

Tenho uma dúvida já há algum tempo em relação aos estilos da Bohemia e Abadia. Afinal de que estilo são estas cervejas?

No ratebeer a Bohemia é uma Dunkel e no Beeradvocate é uma simples Dark Lager. Dark Lager não são as SB e Sagres pretas? Ou são Schwarzbiers?

A Abadia é uma Heller Bock no Ratebeer e uma Red Lager no Beeradvocate...

Afinal em que ficamos? :~~

ps.: Uma coisa é certa: a Abadia não é uma "Abbey" xD

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: Sagres Bohemia e Super Bock Abadia

Mensagempor nogueiraf » sexta dez 05, 2014 14:52

Dark Lager = schwarzbier
Bock = Lager pelo que bock ou red lager pode ser o mesmo :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta dez 05, 2014 22:28

Muito boa questão! :):)

Bom, em termos de estilos, e com a evolução que temos tido, torna-se muito difícil definir o que é isto ou o que é aquilo. Vejam, por favor, a título de exemplo o draft do BJCP para os estilos de 2014.

Vamos então às cervejas. Como sabemos, as macro produzem essenciamente Lagers. Portanto, e salvo raras excepções, devemos apontar para que as cervejas produzidas pela Unicer e Centralcer são Lager. Super Bock Stout: European Dark Lager, sem dúvida. Escura, caramelização "forçada", pouco corpo, etc, etc. Sagres Preta: muito menos doce que a SB, mais cerveja, mais malte torrado, Lager sem dúvida. Apontaria para uma Schwarzbier, apesar de não estar próxima dos melhores exemplares do estilo. Não sendo também a melhor olhemos para a Kostritzer como um arquétipo para a Schwarzbier.

Pelo BJCP ainda em vigor - o de 2008 - Red Lager não é um estilo. As Helles Bock não tem quase caramelização nenhuma e têm alguma presença de lúpulo nobre, pelo que a Abadia e Bohemia não cabem aí (carradas de açúcar). Assim, e socorrendo-me apenas dos estilos definidos no BJCP, aquilo que está mais próximo é de facto a Munich Dunkel. Agora... quem bebeu uma Dunkel sabe que quer uma quer outra estão bem longe.

Olhando para a classificação da Brewers Association também não melhoramos muito. Estaríamos no máximo a apontar para uma European Style Dark/Münchner Dunkel.

Como vos disse, se querem ainda complicar mais vejam os estilos que o BJCP propôs no seu draft para 2014. Por mim, e para as definir, criaria algo como European Red Macro Lager. :mrgreen:

Abraços,

Diogobc
Bebedor de minis!

Mensagempor Diogobc » quinta dez 11, 2014 22:55

Ora muito obrigado mas agora tenho ainda mais dúvidas :P

Então qual é a diferença entre uma Dark Lager e uma Schwarzbier? É a intensidade dos sabores? Eu percebo a Kostritzer como Schwarbier mas a Sagres preta acaba por ser bem diferente... Ou seja para mim a Sagres está mais próxima da Super Bock Stout do que da Kostritzer :roll:

E qual é a diferença entre uma European Dark Lager e uma American Dark Lager? É só a origem ou têm diferenças fundamentais? Mas indo ao BJCP não existe "European Dark Lagers" mas apenas "Dark American Lager", "Munich Dunkel" e "Schwarzbier"...

Voltando às Bohemia e Abadia, podias dar outras cervejas semelhantes como exemplos? E em que estilo as porias no BJCP 2014?

Tive a passar os olhos pelo BJCP 2014 e... meu deus :shock: Agora que já me estava a entender bem com o de 2008, com este fico à toa. Há coisas que nem nunca tinha ouvido falar... :~~

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta dez 12, 2014 0:11

A Schwarzbier é uma Dark/Black Lager.

Agora a minha maneira de ver a coisa...

Se tiveres o Beersmith provavelmente vais entender melhor.
Quando escolhes um estilo, ele tabela alguns parâmetros que fazem com que essa cerveja que estamos a desenhar se enquadre nesse estilo.

Vamos a esse exemplo da Schwarzbier.

Segundo o Beersmith, para ser uma cerveja dentro deste estilo tem que estar tabelada assim:

Densidade Inicial Estimada: 1,046 a 1,052
Amargor: 22 a 32 IBU's
Cor: 33,5 a 59,1 EBC's
ABV Estimado: 4,40% a 5,40%

Jogando com estes valores, mas desde que dentro deles, podem haver cervejas bem diferentes, mas Schwarzbiers na mesma!

Diogobc
Bebedor de minis!

Mensagempor Diogobc » quarta dez 17, 2014 14:02

Pois lá está... agora entramos no campo das coisas que eu não percebo. Tirando o abv obviamente, esses valores dizem-me pouco. :?

Já li umas coisas, já vi tabelas, já vi a Mikkeller que dizem ter 1000 IBU's, mas nada disto me diz muito lol

Paulo AG
Beer Expert
Registado: quarta nov 11, 2015 20:49
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » quinta nov 12, 2015 20:43

bmxutos Escreveu:Muito boa questão! :):)

Bom, em termos de estilos, e com a evolução que temos tido, torna-se muito difícil definir o que é isto ou o que é aquilo. Vejam, por favor, a título de exemplo o draft do BJCP para os estilos de 2014.

Vamos então às cervejas. Como sabemos, as macro produzem essenciamente Lagers. Portanto, e salvo raras excepções, devemos apontar para que as cervejas produzidas pela Unicer e Centralcer são Lager. Super Bock Stout: European Dark Lager, sem dúvida. Escura, caramelização "forçada", pouco corpo, etc, etc. Sagres Preta: muito menos doce que a SB, mais cerveja, mais malte torrado, Lager sem dúvida. Apontaria para uma Schwarzbier, apesar de não estar próxima dos melhores exemplares do estilo. Não sendo também a melhor olhemos para a Kostritzer como um arquétipo para a Schwarzbier.

Pelo BJCP ainda em vigor - o de 2008 - Red Lager não é um estilo. As Helles Bock não tem quase caramelização nenhuma e têm alguma presença de lúpulo nobre, pelo que a Abadia e Bohemia não cabem aí (carradas de açúcar). Assim, e socorrendo-me apenas dos estilos definidos no BJCP, aquilo que está mais próximo é de facto a Munich Dunkel. Agora... quem bebeu uma Dunkel sabe que quer uma quer outra estão bem longe.

Olhando para a classificação da Brewers Association também não melhoramos muito. Estaríamos no máximo a apontar para uma European Style Dark/Münchner Dunkel.

Como vos disse, se querem ainda complicar mais vejam os estilos que o BJCP propôs no seu draft para 2014. Por mim, e para as definir, criaria algo como European Red Macro Lager. :mrgreen:

Abraços,

Gostei desse estilo novo! European Red Macro Lager. Ou Caramel E150 red

Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes