Especial sobre Cerveja FOCUS

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Especial sobre Cerveja FOCUS

Mensagempor Cerevisiae » domingo ago 05, 2007 20:35

Carissimos,

Ontem, durante a minha ida matutina ao quiosque para abastecer de jornais reparei num especial sobre cerveja da revista FOCUS.

Imagem

A capa está bonitinha, folheei, vi que tinha 64 páginas e com grande espanto reparei num anuncio da já famosa neste fórum cerveja Pedras. Achei piada ! Após folhear reparei que havia uma descrição dos estilos de cerveja e uma classificação das melhores cervejas do mundo que me deixou de cabelos em pé, da qual falarei mais tarde. A revista custa 2€ e fiquei com a sensação que talvez fosse melhor investir este dinheiro numa boa cerveja ... mas que diabo, nunca sai nada sobre cerveja e decidi comprar!

Ao meter a revista no saco do “expesso” reparo em mais um anúncio da Pedras ... mau isto já é Pedras a mais. Assim, parado em frente ao quiosque e a cortar a vista aos mirones dos títulos de 1ª página, folheei a revista página a página. Contei 7 anúncios da Pedras de página inteira, sim SETE numa revista com 64 páginas! Falta esclarecer que não vi anúncio de mais nenhuma marca de cerveja nacional ou estrangeira.

Bolas, paguei DOIS EUROS por um panfleto publicitário da PEDRAS !!!!! um ultraje, devia pedir o meu dinheiro de volta. Isto não é uma publicação, é pura e simples publicidade encapotada e pior ainda paga pelo leitor!

De mau humor e com opinião enviesada acabei por ler a maior parte da revista. Começa com uma parte histórica, com algumas gafes (ver próximo post), e continua com o panorama nacional e descrição dos principais estilos de cerveja (mais gafes). Nestes assuntos é preferível ler o que está aqui no CdM: http://www.cervejasdomundo.com/Na_antiguidade.htm e http://www.cervejasdomundo.com/Ale.htm
São dedicadas três merecidas páginas ao Francisco José Viegas e ao seu trabalho reunido no “99+1”. Pena que o autor não tivesse dedicado em toda a revista umas linhas ao Cervejas do Mundo e ao que esta comunidade está a fazer. Já nem falo na parte de homebrewing, que ainda somos meia dúzia de gatos, mas com muita garra! De qualquer forma, não há nesta publicação qualquer referência ao craft brewing, microbreweries e brew pubs que por esse mundo fora estão a mudar um pouquinho o panorama das cervejas.

continua ....

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » domingo ago 05, 2007 20:36

continuando,

na página 26 isto fica completamente surreal. É apresentada a lista das 8 melhores do mundo. E pasme-se:
1.Reissdorf Kolsch
2.Paulaner Munchener Lager
3.Paulaner Premium Pilsner
4.Yebisu
5.Oranjeboom
6.Caporal
7.Taj Mahal
8.Delirium Tremens

e melhor ainda: no final destas oito aperece uma pequena caixa a falar da .... da .... da .... PEDRAS !!!! até parece que é a nona melhor do mundo ! (eu nunca provei este néctar, mas pelo que lí duvido MUUUUUUUITO)

Esta lista é fabulosa quase tudo lagers! Onde estão as Trapistas? uma Imperial Stout? e uma IPA talvez coubesse nas 8 mais, não?

O autor indica como fonte desta lista a fundação World Best Beers. Após pesquisa no Google chegamos a http://www.wbb.com.au/ . Trata-se de uma loja de cervejas na Austrália ! E este conjunto de oito são as “Taster´s Choice The Ultimate Mixed Case” Uma caixa com estas oito por 117,50 AUD. Havia tanto na net onde encontrar uma classificação séria de cervejas ...

A revista está cheia de trivialidades sobre cerveja sem alccol, saúde, cervejarias famosas em Portugal, etc. Houve no entanto uma parte que me chamou a atenção: um artigo sobre combinar cerveja e comida, algo muito frequente em revistas no que diz respeito a vinho e quase inédito entre nós no que toca a cerveja. Estão alguns conselhos básicos e são recomendados alguns alimentos/pratos para acompanhar alguns estilos clássicos de cerveja. Esta parte, pelo que tem de inédito no nosso país deixou-me com uma melhor impressão da revista. Espero que este artigo contribua para trazer a cerveja à mesa e que proporcionar o prazer de combinar a gastronomia com esta bebida. No final algumas receitas culinárias com cerveja como ingrediente.

Enfim talvez valha a pena por esta última parte da ligação da cerveja à gastronomia.

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » domingo ago 05, 2007 20:37

Pérolas

Para acabar vou citar algumas das pérolas encontradas neste especial sobre cerveja. Compreendo que o jornalista que escreveu isto não tem obrigação de possuir conhecimentos técnicos sobre o assunto, mas há algumas demasiado boas para deixar passar:

Logo na introdução, sobre o facto de os romanos preferirem vinho:
“Fiéis à bebida loura, os paises que estavam nos limites do império, por uma razão ou outra, não se converteram ao néctar de Baco”
A cerveja “loura” só surgiu em 1842 na cidade de Pilsen ...

na história: “Os babilónios destilavam 20 tipos diferentes de cerveja ...” Destilavam ??? mas eles estavam a fazer whisky ou cerveja ?

Na descrição dos estilo há duas boas:
“ALE LOIRA BELGA: .... Leva tripla destilação”. O nosso amigo está outra vez a pensar em Whisky !!!!! Estas cervejas são tipo Trippel, que originalmente significava levarem o triplo do malte de uma cerveja “normal”.

“PALE ALE: ... Alto conteúdo de gesso e uma arma súlfúrica interessante.” Esta é fantástica! De facto muitas ales são elaboradas recorrendo a sulfato de cálcio (gesso) para corrigir o pH da água e acentuar o amargor do lúpulo. Arma sulfúrica ???? será que esta cerveja nos atira um jácto de ácido sulfúrico que no corroi a boca? que grande arma .. de destruição líquida

No final temos um tópico sobre curiosidades da cerveja:
“Regras da cerveja: Deve ser sempre servida com dois dedos de espuma...” OK isto parece bem
“... A temperatura ideal é de cinco graus centigrados ...” Pronto estragou tudo! 5ºC para que tipo de cerveja? Será que este tipo bebe uma trapista a 5ºC ? ai ai ...

A melhor é esta:
“A cerveja, tal como todas as bebidas alcoólicas é produzida por fermentação. Este processo é possível graças à acção de bactérias que se alimentam de levedura, que depois defecam”

QUÊ ? O disparate é tão grande que é inqualificável! O processo de fermentação é possível graças à levedura, não a bactérias! Regra geral nem há bactérias numa cerveja. Quem escreveu isto deve ter bebido muita cerveja estragada e ficou com a cabeça cheia de .... fezes . Talvez seja este o processo de produção da cerveja PEDRAS, aparente patrocinador da revista.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo ago 05, 2007 20:43

Tinha iniciado um tópico sobre o assunto em http://cervejasdomundo.com/Forum/viewtopic.php?t=286

Mas como ainda não havia feedback e o Cerevisiae tece umas considerações bastante interessantes sobre o assunto, vou bloquear o anterior tópico e vai ficar este como sendo o oficial para os comentários ao suplemneto da Focus.

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » domingo ago 05, 2007 22:04

OOPS

desculpa Bruno não vi o teu tópico. Tenho andado desatento. Como estou quase quase de férias tive tempo de olhar bem para a banca dos jornais e melhor ainda de ler qualquer coisa.

Talvez tenha sido muito forte nos meus comentários mas senti-me manipulado ao ler uma revista com mais de 10% de publicidade a uma única marca.

abraço,

Fernando

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo ago 05, 2007 22:24

Caro Fernando,

então umas boas férias!!! (!!!C) )))) (!!!C)

E, obviamente, não há que pedir desculpas de nada. Estas coisas acontecem. Aliás, os teus comentários levaram-me a olhar para o fascículo de uma maneira diferente. Nem tinha detectado as falhas que (bem) observaste. Portanto, eu é que agradeço.

A história das Pedras nem me incomoda muito, sinceramente. Se não fosse ela teria sido a Sagres, a SB ou a Heineken portanto, deixar ser a bendita Pedras! Agora, colocá-la de modo sub-reptício junto das melhores do mundo... :)) e essa lista de melhores do mundo vai lá vai!!!

Mas bom, apesar das críticas que possamos fazer, penso que é um bom esforço da Focus ao colocar esta leitura de verão ao dispor do pessoal que vai para a praia e que não tem nada para ler. Em vez de estarem a ler as revistas que a mulher comprou, tipo Maria, Ana + Atrevida e afins, leiam umas coisas sobre cerveja e talvez aprendam que a Carlsberg, provavelmente, não é a melhor cerveja do mundo! :D

Abraço,

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » domingo ago 05, 2007 23:41

Cerevisiae Escreveu:Pérolas

Para acabar vou citar algumas das pérolas encontradas neste especial sobre cerveja. Compreendo que o jornalista que escreveu isto não tem obrigação de possuir conhecimentos técnicos sobre o assunto, mas há algumas demasiado boas para deixar passar:

Logo na introdução, sobre o facto de os romanos preferirem vinho:
“Fiéis à bebida loura, os paises que estavam nos limites do império, por uma razão ou outra, não se converteram ao néctar de Baco”
A cerveja “loura” só surgiu em 1842 na cidade de Pilsen ...

na história: “Os babilónios destilavam 20 tipos diferentes de cerveja ...” Destilavam ??? mas eles estavam a fazer whisky ou cerveja ?

Na descrição dos estilo há duas boas:
“ALE LOIRA BELGA: .... Leva tripla destilação”. O nosso amigo está outra vez a pensar em Whisky !!!!! Estas cervejas são tipo Trippel, que originalmente significava levarem o triplo do malte de uma cerveja “normal”.

“PALE ALE: ... Alto conteúdo de gesso e uma arma súlfúrica interessante.” Esta é fantástica! De facto muitas ales são elaboradas recorrendo a sulfato de cálcio (gesso) para corrigir o pH da água e acentuar o amargor do lúpulo. Arma sulfúrica ???? será que esta cerveja nos atira um jácto de ácido sulfúrico que no corroi a boca? que grande arma .. de destruição líquida

No final temos um tópico sobre curiosidades da cerveja:
“Regras da cerveja: Deve ser sempre servida com dois dedos de espuma...” OK isto parece bem
“... A temperatura ideal é de cinco graus centigrados ...” Pronto estragou tudo! 5ºC para que tipo de cerveja? Será que este tipo bebe uma trapista a 5ºC ? ai ai ...

A melhor é esta:
“A cerveja, tal como todas as bebidas alcoólicas é produzida por fermentação. Este processo é possível graças à acção de bactérias que se alimentam de levedura, que depois defecam”

QUÊ ? O disparate é tão grande que é inqualificável! O processo de fermentação é possível graças à levedura, não a bactérias! Regra geral nem há bactérias numa cerveja. Quem escreveu isto deve ter bebido muita cerveja estragada e ficou com a cabeça cheia de .... fezes . Talvez seja este o processo de produção da cerveja PEDRAS, aparente patrocinador da revista.

Estou absolutamente chocado!?!? Isto veio numa publicação da Focus?!?! Até tinha essa revista em boa conta... :?

Brewmaster
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda ago 06, 2007 10:34

Bem...sejamos justos, a edição da pobre revista é iniciativa da Quattroruote e não da Focus, que se limita a dar o apoio. Tanto que a revista não saiu junto com a Focus.
Cá para mim, é na verdade, uma espécie de "montra" nacional para a Pedras. Depois, fez-se uma busca de forma a elaborar um fascículo bem apresentado sobre a cerveja. Só que se sabe como são estas coisas, há datas a cumprir e uma procura aprofundada requer tempo.
O resultado é o chorrilho de disparates bem anotados pelo Cerevisiae.
A lista das melhores do mundo não passa de uma anedota :D . Mas aí, meus amigos, lá entra o gosto de cada um: se calhar o autor é um amante das lagers.

Abraços

Vic

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » segunda ago 06, 2007 12:49

VicMaP Escreveu:Bem...sejamos justos, a edição da pobre revista é iniciativa da Quattroruote e não da Focus, que se limita a dar o apoio. Tanto que a revista não saiu junto com a Focus.
Cá para mim, é na verdade, uma espécie de "montra" nacional para a Pedras. Depois, fez-se uma busca de forma a elaborar um fascículo bem apresentado sobre a cerveja. Só que se sabe como são estas coisas, há datas a cumprir e uma procura aprofundada requer tempo.
O resultado é o chorrilho de disparates bem anotados pelo Cerevisiae.
A lista das melhores do mundo não passa de uma anedota :D . Mas aí, meus amigos, lá entra o gosto de cada um: se calhar o autor é um amante das lagers.

Abraços

Vic

Quem escreve isto devia perder imediatamente a carteira de jornalista, se é que alguma vez a teve:

Isto merecia um e-mail à revista em causa e um pedido de desculpas público por parte da focus.

Eeeeekkkkk..

Brewmaster
VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda ago 06, 2007 12:56

Rasec Escreveu:
Quem escreve isto devia perder imediatamente a carteira de jornalista, se é que alguma vez a teve:

Isto merecia um e-mail à revista em causa e um pedido de desculpas público por parte da focus.

Eeeeekkkkk..

Por acaso não dei por essa. Parece tratar-se de uma tradução efectuada pelo Babel Fish :))

De qualquer forma, se calhar a Focus - que volto a frisar, não é a editora da revista e sim a Quattroruote - nem um revisor....

Vic

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » segunda ago 06, 2007 13:21

mas aqui fala-se tambem em nome da Focus ou seja da Impala (editora da Focus), da realmente um aspecto estranho para a revista...

http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=834048&div_id=3421

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda ago 06, 2007 14:03

tom_po Escreveu:mas aqui fala-se tambem em nome da Focus ou seja da Impala (editora da Focus), da realmente um aspecto estranho para a revista...

http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=834048&div_id=3421

Sendo assim, então a Focus tem maior responsabilidade, Tom.
Agora o que eu noto também é que essa nota está escrita em excelente português :))
"...concertos onde pára hoje, passando também revista pela opinião de Francisco José Viegas, autor do livro «99 cervejas + 1»."

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » segunda ago 06, 2007 17:20

Pelas mesmas razões do Cerevisiae, tb acabei por comprar essa revista. Bendita a hora em que o fiz! Há muito tempo que não me ria tanto (acho que desde que vi o site da Pedras...). Li-a de uma ponta à outra e aquilo são asneiras umas atrás das outras. Recomendo vivamente a quem ainda não a viu! Óptima leitura para uma tarde de verão quando a bandeira estiver vermelha!...

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda ago 06, 2007 23:17

beertruck Escreveu:Pelas mesmas razões do Cerevisiae, tb acabei por comprar essa revista. Bendita a hora em que o fiz! Há muito tempo que não me ria tanto (acho que desde que vi o site da Pedras...). Li-a de uma ponta à outra e aquilo são asneiras umas atrás das outras. Recomendo vivamente a quem ainda não a viu! Óptima leitura para uma tarde de verão quando a bandeira estiver vermelha!...

:)) :)) :))
Excelente perspectiva beertruck!
De facto não me apercebi que era uma revista da QUATROROUTE com o apoio da FOCUS. É que só vi o logo da focus. Nem conhecia a tal de QUATTROROUTE.

Creio que a maior parte das gafes se deve a uma tradução mal feita e redacção apressada. O mais preocupante é que se foi tradução foram buscar as ideias a algum lado! O disparate anda por ai ...

RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » quarta set 26, 2007 14:55

Parece que vai sair um outro suplemento sobre cerveja, desta vez na Wine Passion, publicação que, sinceramente, desconheço. Eis o texto que refere a publicação do fascículo:

in Meios & Publicidade de 25/09/2007

"A revista Wine Passion vai lançar na sua próxima edição um suplemento dedicado ao mundo da cerveja, revelou ao M&P Maria Helena Duarte, directora da publicação. Intitulado Beer Passion e com 36 páginas, este será o primeiro de vários suplementos temáticos que a revista da editora Alive Word vai começar a lançar periodicamente.Admitindo que o tema cerveja poderá "surpreender" os leitores da Wine Passion, habituados a uma revista dedicada exclusivamente ao universo do vinho, Maria Helena Duarte garante que a temática do primeiro suplemento é "ousada", mas acredita que o Beer Passion será também "construtivo". O objectivo é dar aos leitores mais informação sobre a bebida e a forma como é produzida, uma vez que há "uma massificação do consumo, mas não da informação", refere a directora.

Dependendo da reacção dos leitores ao suplemento, está e aberto a possibilidade de tornar a sua edição trimestral. De qualquer forma, estão já na calha projectos para o lançamento de outros suplementos temáticos já para as edições de Novembro e de Dezembro, cujos temas Maria Helena Duarte se escusou a revelar. O preço de capa da revista mantém-se."

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta set 26, 2007 15:32

Cerevisiae Escreveu:Já nem falo na parte de homebrewing, que ainda somos meia dúzia de gatos, mas com muita garra!

Miauuuuu! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eh pá, quanto à Focus acho que fizeram asneira grossa. Devia estar um "nevoeiro muito espesso" no dia da preparação desse lançamento... Ninguém via o que estava a fazer....

É um caso de dano social! Desperdiçam a oportunidade de informar e aumentar a cultura do cidadão português para o desinformar de uma forma cruel!

Acho que se devia escrever uma carta a expor o sucedido. Não é que valha a pena (porque já o fiz numa publicação portuguesa e não adiantou), mas sim porque ficar parado não muda nada.

A respeito da cerveja "Calhaus", tenho visto muitos outdoors nas vias rápidas e auto-estradas, assim como anúncios em jornais e revistas, a publicitar essa marca. Salvo o erro, acho que já a vi à venda no ""Elefante com o trevo" da Maia...

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
cervisiafilia
Beer Hunter
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » quarta set 26, 2007 15:33

Um tema que "surpreenda", seja "ousado" e "construtivo" e que "O objectivo é dar aos leitores mais informação sobre a bebida e a forma como é produzida, uma vez que há "uma massificação do consumo, mas não da informação".

ESPERA-SE QUE PELO MENOS SEJA SÉRIO!

Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta set 26, 2007 15:39

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » quarta set 26, 2007 16:51