Qual é "o teu estilo"...?

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Qual é "o teu estilo"...?

Mensagempor ptlsousa » quarta nov 21, 2007 20:11

Caros Amigos,

Para combater esta inactividade inquietante no fórum, lembrei-me de colocar a seguinte questão:

- Qual o estilo de cerveja que gostariam de ver realizado, pelos cervejeiros caseiros portugueses?

:D

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta nov 21, 2007 22:42

Belgian Dubbel sem dúvida!

É o estilo onde se inserem as minhas cervejas preferidas. Sem dúvida que será das primeiras que farei, ou pelo menos que tentarei fazer, assim que virar homebrewer.

Abraço

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta nov 21, 2007 23:36

Já agora, porque preferes a Dubbel à Trippel?
Tem a ver com a percentagem de álcool?

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » quinta nov 22, 2007 10:21

Uma boa Weiss, não uma Cristal weiss permanentemente "velha" e com aroma a cebola...

Uma boa weiss, fresca, encorpada, com uns 5,0% de álcool, aroma a baunilha e banana, easy drinking, perfeita para beber num verão quente...

Basicamente uma hoegaarden portuguesa.

É a minha cerveja preferida? Não, nem de perto...

É o meu estilo de cerveja preferido? Não, nem de perto...

Então porquê?

Porque se fosse bem feita e bem publicitada teria saída, o mercado português já está habituada à Erdinger, Franziskaner etc, logo o impacto seria menor do que se fizéssemos uma Imperial Sout ou uma ESB, e é óptima para o tempo quente ou para beber num início de noite, podendo ser servida em grandes quantidades (copos de pint) ajudando a escoar o produto mais facilmente.

É a minha visão mais economicista do que de cervejeiro, confesso 8)

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta nov 22, 2007 10:28

Boas,

no meu caso seriam sempre estilos de cerveja a que tenho alguma dificuldade de acesso. Deste modo, não desdenharia uma Barley Wine, uma Oatmeal Stout, uma Lambic-Unblended ou uma Roggen, só para mencionar algumas... :mrgreen:

Para o produtor não sei qual será pior: se trabalhar com Brettanomyces, aveia ou malte de centeio... Mas aqui fica o desafio! :wink:

Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta nov 22, 2007 22:41

ptlsousa Escreveu:Já agora, porque preferes a Dubbel à Trippel?

Tem... Acho as Trippel muito fortes para o meu gosto. Não só pela questão do álcool, penso que o elevado extracto também tem a sua influencia. E se nas Tripple já noto isso, então nas Quadruppel ainda mais. Podem não acreditar, mas a única vez que bebi a Rochefort 10, não a consegui beber até ao fim. Não, não caí para o lado de tão bêbedo que estava :D , simplesmente achei-a forte de mais e não a conseguí acabar de beber. Ainda tenho que lhe dar uma segunda oportunidade, mas agora está difícil de a encontrar.
Fico-me pelas Dubble, que é sem dúvida o meu estilo de cerveja de eleição.

Abraço

mcQueen
Bebedor de minis!
Registado: sexta nov 23, 2007 17:11
Contacto:

Mensagempor mcQueen » sábado nov 24, 2007 1:58

"Havia um tempo em que as cervejas eram todas iguais. Minto: em que nós, inocentes julgávamos que as cervejas eram todas iguais. eu recordo coisa simples como essa. O gosto do primeiro golo de cerveja- o da primeira aventura como adolecentes . era verão. Tinhamos quinze anos havia um brilho imbecil nas tardes de verao "8) ainda hoje com mais um aninhos bons, continuo a descoberta do verdadeiro néctar … Gosto de uma boa STOUT “ Guinness” Gosto de uma boa cerveja de Abadia “Chimay”
:wink: e gosto de uma Sagres ahahahhahaha “ á pois é …imaginem-se algum tempo fora de Portugal e quando chegam ao aeroporto para apanharem o avião de regresso a casa e esta cara a cara com uma hospedeira de bordo o que é que vocês pedem ….á pois é…. uma PORTUGUESA . (Love)

McQueen

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado nov 24, 2007 2:34

E porque não uma Super Bock, Tagus ou Cintra?

á pois é …imaginem-se algum tempo fora de Portugal e quando chegam ao aeroporto para apanharem o avião de regresso a casa e esta cara a cara com uma hospedeira de bordo o que é que vocês pedem ….á pois é…. uma PORTUGUESA .

Não me parece que na Lufthansa sirvam Sagres...

Penso como o Rasec, venha quem vier, a Cristal é diferente de todas. Até dispensa publicidade.

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sábado nov 24, 2007 23:28

estilos preferidos...

ai ai ai

Barley wine (mais para o inverno), Old Ale e oatmeal stout, Dubbel sempre, Wit com rodelinha de limão principalmente no verão e uma boa Plzen para matar a sede.

Espero que as bocks, weizens, IPA's e outros estilos não se sintam desprezados.

Vou beber qq coisa ...

Fernando

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » domingo nov 25, 2007 0:50

Já que pedir não custa eu puxava a brasa à minha sardinha pedindo qualquer coisa dentro de um dos meus estilos preferidos, a Bière de Garde.

Por outro lado, alinhando com aquilo que o nosso prezado administrador referiu, qualquer coisa de fora do comum também vinha a calhar, talvez na linha do que hoje em dia tem-se visto nos EUA e que se convencionou chamar "Extreme Beer" (eu chamar-lhe-ia experimentalismo).

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda nov 26, 2007 13:41

Bom, a questão é um pouco difícil, mas antes um peâmbulo relaciuonado com algumas opiniões anteriormente deixadas pelos meus caros confrades:
Prefiro qualquer Trappist, embora nuns casos prefira as dubbel, noutras as trippel, e não tem nada a ver com o grau alcoólico, mas sim com um gosto que...é difícil explicar. por exemplo, na La Trappe prefiro a dubbel. E no entanto, nunca dispenso uma Rochefort 10 :D
Agora, quanto à que preferia ver feita por cá, talvez uma strong ale, ou então uma barley wine, pelas mesmas razões do Bruno

Abraço

Vic

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » segunda nov 26, 2007 23:48

Eu preferia uma IPA americana ou uma Saison. As principais razões são:

1) Não existem cá;
2) Das poucas que provei de cada um dos estilos, gostei bastante;
3) São cervejas muito versáteis: bebem-se bem a qualquer hora do dia ou época do ano e acompanham bem grande parte refeições.

Não sei se são os meus estilos preferidos (bebi para aí duas de cada estilo, mas gostei bastante das que bebi); de uma maneira geral, os meus estilos preferidos são belgas (dubbel, tripel, belgian strong pale ale, belgian strong dark ale...) e gosto tb bastante de weizens. Mas, em Portugal, já se conseguem encontrar com relativa facilidade alguns dos melhores exemplares, a nível mundial, destes estilos.

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça nov 27, 2007 0:06

emsfc Escreveu:

Tem... Acho as Trippel muito fortes para o meu gosto. Não só pela questão do álcool, penso que o elevado extracto também tem a sua influencia.

Vou-te recomendar a Tripel que te vai fazer mudar de opinião sobre o dito estilo: a Tripel Karmeliet. O teor alcoólico não é inferior às suas primas (deve andar pelos 9ºABV) mas é uma Tripel bastante leve, frutada e aromática. Não te nada a ver com uma La Trappe, por exemplo. Prova e vem cá contar.

emsfc Escreveu:

E se nas Tripple já noto isso, então nas Quadruppel ainda mais. Podem não acreditar, mas a única vez que bebi a Rochefort 10, não a consegui beber até ao fim. Não, não caí para o lado de tão bêbedo que estava :D , simplesmente achei-a forte de mais e não a conseguí acabar de beber. Ainda tenho que lhe dar uma segunda oportunidade, mas agora está difícil de a encontrar.

Percebo o que queres dizer quanto às Quadrupel... agora, daí até não beberes uma Rochefort 10 até ao fim :shock: Tinhas deixado aqui uma PM e já não se desperdiçava... :lol: vá lá... dá lá outra oportunidade à miúda que ela é boa moça... :wink:

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça nov 27, 2007 10:48

Está prometida essa segunda oportunidade. É só encontrá-la à venda que não escapa. É que dessa cerveja só se houve falar bem, e por isso quero dar uma segunda oportunidade, para apagar a imagem menos boa que tenho dela.
Não é que a cerveja fosse má, mas achei-a forte demais para o que estava habituado a beber.Mas também como foi uma das primeiras cervejas estrangeiras que bebi, talvez tenha sido por causa disso. Agora que as minhas papilas gustativas já estão habituadas a cerveja de qualidade, talvez fique com uma impressão diferente. A ver vamos... :D
Outras cervejas que tenho bastante curiosidade em provar são as Westvleteren. Dizem que são das melhores, ou senão as melhores dentro das Trappistes. Não deve é ser fácil encontrá-las à venda em Portugal. Se alguém souber de algum sítio onde se possa comprar que me diga.

Abraço

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » terça nov 27, 2007 12:11

emsfc Escreveu:Outras cervejas que tenho bastante curiosidade em provar são as Westvleteren. Dizem que são das melhores, ou senão as melhores dentro das Trappistes. Não deve é ser fácil encontrá-las à venda em Portugal. Se alguém souber de algum sítio onde se possa comprar que me diga.

Abraço

Em Portugal? Esquece! E se aparecessem poderias contar com 10€ ou mais por garrafa. Acho que as westvleteren só mesmo lá ou então importando num daqueles sites online que existem. Mas ai ainda vinha mais cara que os 10€..... :shock:

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » terça nov 27, 2007 14:19

emsfc Escreveu:Está prometida essa segunda oportunidade. É só encontrá-la à venda que não escapa. É que dessa cerveja só se houve falar bem, e por isso quero dar uma segunda oportunidade, para apagar a imagem menos boa que tenho dela.
Não é que a cerveja fosse má, mas achei-a forte demais para o que estava habituado a beber.Mas também como foi uma das primeiras cervejas estrangeiras que bebi, talvez tenha sido por causa disso. Agora que as minhas papilas gustativas já estão habituadas a cerveja de qualidade, talvez fique com uma impressão diferente. A ver vamos... :D
Outras cervejas que tenho bastante curiosidade em provar são as Westvleteren. Dizem que são das melhores, ou senão as melhores dentro das Trappistes. Não deve é ser fácil encontrá-las à venda em Portugal. Se alguém souber de algum sítio onde se possa comprar que me diga.

Abraço

Eu considero/me um apreciador de cerveja e também não morro de amores pela Rochefort 10, não digo que não é uma boa cerveja, mas dificilmente a peço seja onde for. Acho-a uma cerveja demasiado complicada, onde não consigo retirar grande prazer.

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça nov 27, 2007 15:09

É por isso que gosto de cerveja! Apesar de sermos todos diferentes somos todos iguais!

Todos iguais porque todos gostamos de cerveja.
Todos diferentes porque nunca seríamos unânimes num hipotético top10, 30 ou mesmo 50 das melhores cervejas do mundo.

Posto isto, a Rochefort 10 está no meu top5. Ponto. E não é só final. Também é parágrafo.

É muito complexa? Sem dúvida.

Serve para todas as ocasiões? Não!

Então se se quiser algo não complexo? Estou-me a lembrar de umas quantas mas, como sou de consensos, apontaria para uma Cristal. Sim, sim, a portuguesa...

Abraços,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça nov 27, 2007 15:15

Lembrei-me de outro estilo que gostava de ver produzido por cá, não porque seja dos meus preferidos mas apenas por curiosidade técnica da sua produção: uma Flemish Sour Ale. Ai aqueles ácidos lácticos... :roll:

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » terça nov 27, 2007 22:46

bmxutos Escreveu:
Então se se quiser algo não complexo? Estou-me a lembrar de umas quantas mas, como sou de consensos, apontaria para uma Cristal. Sim, sim, a portuguesa...

Abraços,

:mrgreen:

Estiveste a guardar essa até agora!

(!!!C)

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça nov 27, 2007 23:43

Rasec Escreveu:
bmxutos Escreveu:

Abraços,

:mrgreen:

Estiveste a guardar essa até agora!

(!!!C)

Yep, é verdade. Esta maturou algum tempo em cascos de carvalho!!! :mrgreen:

Na pura brincadeira. Mesmo.

Forte abraço,

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta nov 28, 2007 12:50

Mas sinceramente, apenas pelo gozo (de a fazer e beber), um dia destes tento imitar a Cristal... :D :D :D

Afinal, sempre a posso utilizar para converter os mais incrédulos ao mundo das cervejas caseiras! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quarta nov 28, 2007 15:19

ptlsousa Escreveu:Mas sinceramente, apenas pelo gozo (de a fazer e beber), um dia destes tento imitar a Cristal... :D :D :D

Afinal, sempre a posso utilizar para converter os mais incrédulos ao mundo das cervejas caseiras! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Digo-te desde já que não será nada fácil! às vezes as coisas que parecem mais fáceis são as mais difíceis de conseguir!

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta nov 28, 2007 15:55

Eu sei disso, Rasec!
Começa com a elaboração da receita, depois a empastagem com milho (com o qual nunca fiz cerveja) e no final, a fermentaçáo.
Acho muito difícil conseguir a mesma cor e carácter delicado.

É um verdadeiro desafio, mesmo para quem utiliza os ingredientes e processos utilizados no fabrico da Cristal.

Quando tiver mais tempo livre, meto mãos â obra...

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!

Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes