Belgian Wit

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

r3b3l
Beer Hunter
Registado: sexta dez 28, 2007 13:17

Belgian Wit

Mensagempor r3b3l » sexta dez 28, 2007 14:40

Fiz recentemente uma belgian wit, com casca de laranja, sementes de coentros e cominhos que ficou um mimo.

Ficou um pouco mais escura que o suposto porque usei uma panela mais pequena do que o que devia ter usado e caramelizou um pouco o mosto, mas mesmo assim ficou muito boa.

Alguém aqui já fez alguma do género?
Última edição por r3b3l em sábado dez 29, 2007 0:43, editado 1 vez no total.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta dez 28, 2007 23:49

Já tive o prazer de beber wits quer do Cerevisiae quer do ptlsousa. E ambas me agradaram sobremaneira. Aliás, acho que mesmo que não estivessem muito boas eu teria gostado, pois aprecio e muito as cervejas de trigo belgas.

Abraço,

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » domingo dez 30, 2007 10:33

Fica aqui uma imagem dela! Ficou mesmo mais escura que o suposto mas bebe-se bem!

Imagem

Levou extracto de malte de trigo, lúpulo tettnanger e saaz, casca de laranja amarga, sementes de coentros e uma pequenissima pitada de cominhos. A levedura foi a Brewferm Blanche, tenho de experimentar com Wyeast.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo dez 30, 2007 15:31

O rótulo foi feito por ti? Está bem engraçado.

De facto, a cor está um bocadinho para o escuro, até porque as wits costumam ser de um amarelo bastante pálido. Mas há variações, como a Blanche des Honnelles, que já começa a fugir ligeiramente para o âmbar.

Abraço,

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » domingo dez 30, 2007 16:05

Sim, o rotulo fui eu que fiz! Não dá para ler bem na foto, mas diz "jolas do Migas" :D e "Belgian Wit". É a vantagem de ser designer, posso fazer rótulos com bom aspecto. Costumo trabalhar material de ponto de venda para centralcer, e é óbvio que prefiro fazer rótulos para a minha, lol.

Realmente a cor ficou completamente fora do suposto, e isso deve-se ao facto de até ontem (porque entretanto fui comprar uma de 30L) a panela maior que eu tinha ser de 4 litros. Ou seja, para fazer 10 litros usei uma panela de 4 e fervi tudo em cerca de 3 litros de agua. O mosto fica mais denso tipo a fugir para o xarope e carameliza durante a fervura, só por isso é que ficou tão escura. De qualquer forma a foto que acompanhava a receita que segui (retirada do livro "An enthusiat's guide to homebrew beers" de Sam Calagione, fundador da Dogfish Head Craft Brewery) é mais para o laranja que para o amarelo pálido, mas a minha ficou mesmo foi um âmbar alaranjado.

Antes desta costumava fazer com kits, esta foi a primeira só com extrato, lúpulo e maltes de especialidade. Antes não precisava da panela grande, agora preciso, mas já a tenho portanto nas próximas não tenho esse problema.

Tenho também aqui a fermentar ao meu lado 12L de kriek (de kit) e 10L de uma estilo abadia belga, com extracto claro, malte chocolate, special B, lúpulo cascade e northern brewer, com passas de uva, que pelo cheiro promete bastante :D, mas ainda vai estar mais 2 semanas no fermentador de guarda e pelo menos 1 mês a maturar na garrafa, portanto primeiro que esteja pronta para beber ainda falta. Estou a apontar para os 7% de álcool e 25 IBUs.

O que vale é a kriek que vou por em mini-barris de 5L e dá para beber a bela da imperial até a outra estar pronta, até porque a wit vai de certeza desaparecer amanhã no fim de ano :P .

Que fique aqui um conselho a quem se quiser aventurar no homebrewing: Precisam MESMO de uma panela grande, se não dá nisto!

Abraço,

Miguel :D
Última edição por r3b3l em segunda dez 31, 2007 0:03, editado 1 vez no total.

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo dez 30, 2007 23:03

E por falar em rótulos, em que tipo de papel imprimes os rótulos? Que tipo de impressão usas? Que cola utilizas para cola-los?
Penso que impressão a jacto de tinta não é recomendável, já que com a humidade o rótulo ficaria facilmente estragado. Talvez a impressão a laser seja melhor para este caso, ou não?
Quanto à cola, já li em qualquer lado que há uma cola especial para colar rótulos. Uma espécia de pó ou granulado que se dissolve em água quente. É isso que usas, ou é outro tipo de cola? E a cola que usas consegue-se depois tirar facilmente?
Desculpa estas perguntas todas, mas também quero fazer uns rótulos para as minhas produções, só que tenho ainda algumas dúvidas acerca de como os fazer. Já que fazes os teus próprios rótulos pensei que talvez me conseguisses esclarecer algumas dessas dúvidas :D

Abraço

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » segunda dez 31, 2007 0:00

Bem, o papel é papel de escritório 80g/m2 normalíssimo.

A impressão é realmente a lazer, o que deixa o papel com uma textura completamente diferente da do jacto de tinta.

Quanto é cola uso cola em spray da 3M, à venda em boas papelarias, do tipo que permite reposicionar o objecto a colar, não do tipo permanente, porque descobri que cola perfeitamente o rotulo ao vidro, mas é bastante fácil de tirar depois de beber a cerveja, para engarrafar e rotular outra.

Provavelmente a cola especifica para rótulos será mais barata.

Podes sempre imprimir uma folha A4 numa jacto de tinta com vários rótulos iguais e depois tirar fotocopias em papel autocolante. Sai mais caro no entanto, mas também funciona. Pondo vários rótulos na mesma folha sempre se poupa mais um pouco.

Também podes comprar papel autocolante para impressoras de jacto de tinta. É rápido e fácil e desde que mantenhas a garrafa relativamente seca, o que não é difícil, não tens problemas.

Miguel

Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante