Irish Red Ale - IRA

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Irish Red Ale - IRA

Mensagempor Rasec » domingo out 15, 2006 16:37

Como o forum tem estado meio parado nos últimos dias, vou tentar lançar uma base de discussão / conversa. O que conhecem das Irish Red Ales?

O que sabem sobre o género? Já provaram alguma IRA, o que acaharam? Para os que conhecem o que apreciam mais no género? E menos?

Em termos de imagem, o que acham que deve figurar no rótulo de uma IRA, que imagens associam a uma cerveja leve irlandesa?

Todas as opiniões são bem vindas!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Re: Irish Red Ale - IRA

Mensagempor bmxutos » domingo out 15, 2006 19:29

Rasec Escreveu:Como o forum tem estado meio parado nos últimos dias, vou tentar lançar uma base de discussão / conversa.

Boa noite Rasec! Obrigado pelo esforço de pôr isto a mexer! Também tenho andado com muito pouco tempo pelo que não tenho tido oportunidade de lançar novos temas e responder aos já existentes com tanta frequência.
Por outro lado, continuam a existir alguns membros que entram e saem de fininho, sem "postarem" nada. como diz o mitos, a timidez corta-lhes o pio! :)

Vamos lá então às Red Ales. Seria um tema bem caro ao Francisco José Viegas, como se pode constatar pelo seu livro 99+1!

Devo confessar que este não é um dos meus estilos preferidos. A bonita cor, a habitual presença de cereais tostados e caramelo e aquela luta constante entre amargo/doce não é suficiente para lhe dar algumas das caracteristicas que costumo apreciar nas cervejas. Um pouco leve demais para o meu gosto. Apesar de tudo, quando equilibradas e com aquele típico final seco (sem se aproximar muito das Bitter), vão excelentemente com um queijinho ou um patê! Ou seja, algo salgadinho para contrabalançar!

Relativamente a marcas, as que logo saltam aos olhos são a Murphy's Irish Red e a Kilkenny. Melhor a segunda do que a primeira mas mesmo assim longe dos melhores exemplares do estilo. Também gostei da Beamish mas já não a bebo há muito tempo. Aliás, devo dizer que já nem a encontro!
Quanto a marcas que não se encontram por cá, não tenho muitas experimentadas dentro deste estilo. É bem mais fácil experimentar uma IPA ou uma Pilsener do que uma IRA. Das minhas anotações, a que tem melhores memórias foi uma Harpoon Hibernian Ale que um amigo me trouxe numas férias. Curioso, a melhor IRA para mim vem de Boston! 8) Também neste caso sou suspeito pois gostei de todas as cervejas que experimentei da Harpoon (tb foram só 3...), especialmente a Winter Warmer.

O que deve aparecer no rótulo? Sinceramente não faço a mínima ideia.... Talvez as cores da Irlanda, verde ou laranja ou as duas, ou então um trevo ou um duende como na Hobgoblin. Acho que, em geral, os rótulos portugueses são muito sérios. A Chopp tem um grafismo novo mas a combinação de cores parece-me bastante má. Bem sei que tentam associá-las às cores brasileiras mas não está bem conseguido. A melhor apresentação é mesmo a da Stout: sóbria mas muito elegante. Aliás, a Stout deveria de ser como um farol para a Unicer, não só em termos de aspecto como também de qualidade...

Presumo que demore algum tempo até termos rótulos como o da Mère Noel ou da Stille Nacht...

Imagem Imagem

Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » domingo out 15, 2006 21:44

Boas!

não tenho grande conhecimento deste tipo de cervejas. Acho q já bebi a Kilkenny naquele bar irlandês que existe no cais do sodré, mas na altura não me importava de estar a beber cerveja ou mijo de égua. Desde q fosse amarela (o q não era bem o caso :lol: ) Sinceramente não me lembro da impressão com q fiquei.

Quanto à questão do aspecto, concordo com o bmxutos. As cervejas portuguesas são um bocado bota de elástico. há umas mesmo feias tipo a cergal, tagus, chopp, etc. Até os da sb e sagres me parecem datados. Não seria possível fazer um lifting sem perderem a idêntidade? Se calhar não, mas não gosto muito.
A mais bonita é mesmo a stout e acho que a tango tb não ficou mto mal.

RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » segunda out 16, 2006 18:25

Não sendo propriamente uma Irish Red Ale, pois não vem da Irlanda mas sim do Brasil, gosto imenso da Baden-Baden Red Ale, uma cerveja com tons avermelhados, algo amarga devido à forte presença de lúpulo e um toque floral extremamente agradável. Já à venda em diversos locais de São Paulo e Rio, sempre que vou ao Brasil aproveito para beber umas quantas, a par da minha preferida a Eisenbahn. Como por cá não se produzem cervejas idênticas, as minhas restantes experiências são nos irish pubs, com as Murphy's e Kilkenny's. Não são más mas falta-lhes algum açúcar para me agradarem mais um pouco. O aspecto destas Red's é que é mesmo extraordinário. Muito bonitas. Quase que só pelo aspecto dá vontade de as beber!

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » terça out 17, 2006 19:45

Pois.... tb só conheço a kilkenny dos bares irlandeses. Não me parece uma má cerveja mas gosto delas um pouco menos amargas. Para ruivas, prefiro a Sagres Bohemia. Não quero com isto dizer que a Bohemia seja melhor do que a Kilkenny ou qq outra irish red ale. Mas como não experimentei muitas, prefiro o estilo da Bohemia.
Aliás, à uns tempos atras, quando ia ao bar irlandÊs, bebia muito era a strongbow, uma sidra que eles tinham e que entretanto deixou de ser comercializada. Ou pelo menos eu já não a encontro. Tenho pena pois era bem agradável e refrescante, muito diferenta da decider. Apesar de não desgostar da decider, a strongbow era bem melhor!!!

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quarta out 18, 2006 19:07

Rasec,
Quer isto dizer que vamos ter brevemente uma IRA no mercado protuguês, produzida em Portugal? :lol:
Infelizmente, não te posso dar grande ajuda. Só conheço a Kilkenny (pressão) e a Marston's (garrafa) e nehuma delas me entusiasmou. Gostei mais da K que da M. Quanto a imagens a figurar no rótulo, e tendo em conta que a harpa celta já é usada pela Guinness, eu diria que um trevo ou qualquer outra imagem que se associe à Irlanda (a "Irlanda" vende bem em Portugal).

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quarta out 18, 2006 20:54

beertruck Escreveu:Rasec,
Quer isto dizer que vamos ter brevemente uma IRA no mercado protuguês, produzida em Portugal? :lol:
Infelizmente, não te posso dar grande ajuda. Só conheço a Kilkenny (pressão) e a Marston's (garrafa) e nehuma delas me entusiasmou. Gostei mais da K que da M. Quanto a imagens a figurar no rótulo, e tendo em conta que a harpa celta já é usada pela Guinness, eu diria que um trevo ou qualquer outra imagem que se associe à Irlanda (a "Irlanda" vende bem em Portugal).

LOL

Claro que sim!! E vocês ficaram a saber de ante-estreia! :wink:

É informação que ando a recolher para um projecto pessoal, vamos ver se vai sair alguma coisa daqui...

Brewmaster
RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » quinta out 26, 2006 19:23

Cá está uma notícia que se enquadra neste tema: uma Guinness Red

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=248206

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta ago 31, 2007 12:01

Parece que a Guinness Red sempre foi para a frente! Será que o Rasec já teve oportunidade de a experimentar?

http://www.meiosepublicidade.pt/2007/08 ... meira-vez/

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta ago 31, 2007 18:01

"A mais recente versão terá os mesmos ingredientes da tradicional Guinness Draught mas ser-lhe-á adicionada cevada tostada para modificar a sua cor e o seu sabor, de maneira a torná-la mais doce."

Patético...

E não, ainda não provei, mas já sabia deste desenvolvimento há alguns meses (quase um ano), a Guinness tem vindo a desenvolver este produto há muito tempo!

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sexta ago 31, 2007 18:08

... essa malta anda a ficar esquisita! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta ago 31, 2007 22:34

Rasec Escreveu:"A mais recente versão terá os mesmos ingredientes da tradicional Guinness Draught mas ser-lhe-á adicionada cevada tostada para modificar a sua cor e o seu sabor, de maneira a torná-la mais doce."

Sweet Irish Red Stout ???? :shock:

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta ago 31, 2007 22:38

Não será uma stout mas sim uma Irish Red Ale!

Brewmaster
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta ago 31, 2007 22:40

Rasec Escreveu:Não será uma stout mas sim uma Irish Red Ale!

Eu sei, mas como existe a sweet stout decidi brincar com os estilos :D

Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante