Cerveja morta....

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Cerveja morta....

Mensagempor canecao » terça out 17, 2006 19:35

No Sábado à noite fui beber uns copos com uns amigos e como a malta não é rica ficámos pelas imperiais. Aliás, começamos por beber umas Stout de garrafa e depois é que passámos para as imperiais.

O problema: A marca da imperial não interessa pois isto já me aconteceu várias vezes e com marcas diferentes. A cerveja estava completamente morta. Nem um bocadinho de gás ou de espuma. Morta! Bebemos aquela coisa e pedimos outra, desta vez tendo em atenção a forna como foi servida. Os copos pareciam secos e a maneira de tirar não pareceu diferente de todas as outras vezes que já bebi imperial. Mas voltou a acontecer...!!! :evil:

Não sendo isto um problema tão incomum, questiono-me o que é que o poderá originar: copos molhados ou sujos? mal servida? pouca pressão no barril? a cerveja já estará com algum problema? Não consigo perceber mas cada vez mais me parece que servem más imperiais. Não sei a vossa opinião mas tou a começar a beber cerveja apenas de lata ou garrafa. E tenho pena pois uma imperial bem geladinha sabe-me sempre tão bem....

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça out 17, 2006 21:23

Existem variadíssimos motivos para a cerveja PARECER MORTA no copo. 99% desses motivos, relacionam-se na prática com os copos.

PONTO 1

A cerveja não está morta! A cerveja só fica "morta" quando fica uns 5 minutos em cima da mesa, aquece e descarbonata. Fica velha, oxidada (sabe a cartão molhado), quente e descarbonatada, vulgo "morta". Em todas as outras situações, a cerveja não ESTÁ morta, simplesmente parece morta. Em qualquer altura, podem deitar umas migalhas de pão/grãos de açúcar/pedras de sal/ whathever, e verão a cerveja a borbulhar normalmente.

PONTO 2

A cerveja é um produto muito cultural, GENERICAMENTE, os ingleses gostam das suas Ales à temperatura ambiente, espuma moderada e muito pouco CO2, os alemães gostam de muito CO2 e muita espuma, os belgas gostam de tudo um pouco, os brasileiros gostam de cerveja leve sem espuma quase nenhuma, etc.. Os portugueses, vá-se lá entender porquê (eu tenho cá a minha teoria), gostam de ver bolhinhas no copo, e pensam que quanto mais bolhinhas virem, melhor a cerveja está... nada mais falso!! Mas enfim, é uma questão cultural com décadas, e não há nada que se faça que consiga dar a volta ao assunto. Para um

PONTO 3

As bolhinhas, não são mais que bolhas de CO2, que devido a vários fenómenos fisico-químicos, se libertam da estrutura do líquido e ascendem à superfície. Uma coisa importante, é que QUANTOS MAIS PONTOS DE INSTABILIDADE ENCONTRAR, MAIS CO2 SE LIBERTA. Assim, quanto mais sujo, mais riscado, ou mais partículas (levedura p.e.) estiverem no copo, mais CO2 se liberta.

PONTO 4

Muito dificilmente, este problema estará na cerveja, porque a mesma cerveja é vendida para cafés vizinhos, e num a cerveja trabalha, noutro já não. Só se houver um problema num barril pontual...

Muito dificilmente, este problema estará na instalação, visto que todas as cervejeiras têm assistência técnica, que visitam regularmente os cafés para intervenções de higienização frequentemente.

Portanto, se o problema não é da cerveja, nem da máquina, só pode ser do copo!!

Gordura, abrilhantadores, surfactantes, são os piores inimigos da espuma da cerveja, e do "trabalhar", dando o efeito de morta. Portanto, há que ter em conta toda uma data de REGRAS BÁSICAS no que respeita à lavagem de copos:

1) Os copos de cerveja devem ser lavados isoladamente de toda a outra loiça. Pratos de comida, chávenas de café, copos de licores, tudo isso contém resíduos de espécies químicas que aderem ao vidro.

2) Deve ser SEMPRE usado um detergente não gorduroso, que remova toda a sujidade do copo. Em casa, o melhor detergente é a clássica barra de sabão com recurso a um escovilhão.

3) Os copos devem secar naturalmente, em posição invertida, em cima de uma grelha metálica que permita arejamento.

4) O uso de abrilhantadores/secantes cria uma "película" interna ao longo do copo, que inibe a libertação de CO2. Em copos de cerveja em Portugal, deveria ser "proibido".

PONTO 5

Como resposta a esta questão, algumas cervejeiras criaram um mecanismo de gravação de um alto relevo no fundo dos copos de cerveja que permite um maior borbulhar. O que algumas zonas do país pretendiam (a norte do Porto) era que todo o copo fosse um enorme ponto de instabilidade...

Coisas como:

1) Riscar copos de cerveja, é proibido por lei, além de nojento do ponto de vista de segurança alimentar.

2) Copos mal lavados, só passados por água, não lavados de todo, lavados com água salgada, etc., são nojentos, se conhecerem casos desses deviam imediatamente pedir o livro de reclamações.

A falta de formação dos retalhistas e a falta de cultura cervejeira dos consumidores, são problemas muito complicados de dar a volta, mas vamos lá chegar um dia!

PROST!!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 17, 2006 22:33

Boa noite Rasec,

mais um excelente artigo sobre um tema também bastante interessante. De facto, tal como ao canecão, também já passei por várias situações de cerveja dita "morta". Foi algo que sempre me pareceu uma consequência da má lavagem dos copos e, por vezes, da falta de jeito das pessoas que tiram a cerveja. Com estas explicações fico mais esclarecido.

O problema parece-me estar muito na forma como os revendedores lavam os copos. Pegando nos pontos que introduziu, vejamos:

1) Os copos de cerveja devem ser lavados isoladamente de toda a outra loiça. Pratos de comida, chávenas de café, copos de licores, tudo isso contém resíduos de espécies químicas que aderem ao vidro.

Algo de muito raro num café ou restaurante. Ou lavam a louça à mão, com poucas condições de higiene, ou vai tudo para o mesmo "saco", sejam pratos com gordura, chávenas de café ou copos de cerveja.

2) Deve ser SEMPRE usado um detergente não gorduroso, que remova toda a sujidade do copo. Em casa, o melhor detergente é a clássica barra de sabão com recurso a um escovilhão.

Alguém acredita que nos estabelecimentos comerciais se preocupem com a qualidade do detergente? Ou é produto branco, ou é do Dia ou é Xau. Portanto parece-me que por aí eles falham novamente.

3) Os copos devem secar naturalmente, em posição invertida, em cima de uma grelha metálica que permita arejamento.

É tão habitual servirem em copos molhados ou ainda quentes! è verdade, parece impossível mas tenho apanhado com imperiais servidas em copos acabados de sair da máquina de lavar. Impressionante.

Ou seja, o problema não está, como se costuma afirmar, nos produtos e nas cervejeiras mas sim nos cafés e bares que não têm cuidado nenhum na maneira como tratam uma cerveja. Infelizmente, a cerveja continua a ser vista como uma 7up ou coca-cola. É um refersco portanto, porquê incomodarmo-nos? Eu sei que é ridículo mas acreditem que há muito boa gente que pensa assim.

Tomo finalmente a liberdade, aproveitando o facto do Rasec trabalhar no meio, de colocar uma questão para saber se isto é apenas um mito ou se há alguma verdade no assunto. Por vezes comenta-se, durante o Verão e especialmente nos festivais de música, que a cerveja é de muito pouca qualidade e aguada. A justificação reside no facto de as empresas estarem a fazer cerveja "à pressão" e de não lhe darem o tempo de maturação necessário. Há alguma verdade nisto?

Um abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quarta out 18, 2006 20:57

bmxutos Escreveu:
Tomo finalmente a liberdade, aproveitando o facto do Rasec trabalhar no meio, de colocar uma questão para saber se isto é apenas um mito ou se há alguma verdade no assunto. Por vezes comenta-se, durante o Verão e especialmente nos festivais de música, que a cerveja é de muito pouca qualidade e aguada. A justificação reside no facto de as empresas estarem a fazer cerveja "à pressão" e de não lhe darem o tempo de maturação necessário. Há alguma verdade nisto?

Não, é apenas mais um mito!

Sendo as grandes cervejeiras empresas certificadas, com auditorias permanentes, com processos de controlo de qualidade apertados, dificilmente isso poderia acontecer hoje em dia!

É apenas mais uma daquelas coisas que se dizem...

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta out 19, 2006 14:21

Bom, é a minha última mensagem, pelo menos por uns tempos. Vou estar fora do país portanto lamento se a minha participação no fórum for residual. Vai depender dos webcafés que for encontrando.... Pelo mesmo motivo o site vai sofrer poucas actualizações nas próximas semanas.

Este tema que aqui começámos a discutir é bem interessante e encaminhou-se para um outro que também podiamos aproveitar e explorar: os mitos da cerveja! Como o Rasec já referiu e desmistificou, as cervejas dos festivais são precisamente iguais às que nos servem nos cafés e bares. Se são más, tal pode depender do copo (em geral são de plástico), da forma como são servidas ou do acondicionamento.

Muitos outros mitos existem e muitas situações caricatas são originadas por eles. Quem não ouviu dizer que a cerveja preta é sempre mais forte que uma loura? Ou que os ingleses bebem a cerveja quente? Ou que as Ales são sempre mais fortes do que uma Lager? Ou ainda que uma cerveja sabe melhor quando bebida de um copo previamente gelado?

Deixo pois aqui o desafio para o pessoal ir deixando as suas dúvidas e irmos desfazendo alguns mitos já ancestrais (caro Rasec, já podes ver o que te espera.... :wink: ). Um abraço e até breve,

Bruno
CervejasDoMundo.com

canecao
BeerMaster

Mensagempor canecao » sexta out 20, 2006 21:34

Boa ideia!

há muitas ideias erradas e outras, quem sabe, escondidas pelas produtoras, sobre a cerveja. Para além do mito que o bmxutos falou sobre os ingleses beberem cerveja quente, há outro que já ouvi falar diversas vezes: as garrafas claras e transparentes fazem com que a cerveja se estrague mais rapidamente do que em garrafas castanhas ou verdes. Verdade ou mentira? Parece-me verdade, pelas questões da luz e raios ultra-violetas...... Alguém já ouviu falar sobre isto?

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta out 20, 2006 23:10

canecao Escreveu:Boa ideia!

há muitas ideias erradas e outras, quem sabe, escondidas pelas produtoras, sobre a cerveja. Para além do mito que o bmxutos falou sobre os ingleses beberem cerveja quente, há outro que já ouvi falar diversas vezes: as garrafas claras e transparentes fazem com que a cerveja se estrague mais rapidamente do que em garrafas castanhas ou verdes. Verdade ou mentira? Parece-me verdade, pelas questões da luz e raios ultra-violetas...... Alguém já ouviu falar sobre isto?

Isso ERA verdade, uma vez que a luz é dos maiores inimigos da cervejva, provocando várias reacções desagradáveis, trazendo aromas típicos como "doninha" ou "gato molhado".

Aqui ficam as reacções em termos mais científicos:

"Cause:
A chemical reaction occurs when hops are exposed to ultraviolet light creating a skunky aroma (often called catty in Europe). Skunkiness is very common in green or clear glass bottles but can also occur in brown bottles. Certain varieties of hops are more sensitive to ultraviolet light."

"Isohumulones, the main bittering agents in beer, are decomposed by light-induced reactions, thereby leading to radical precursors on the pathway to lightstruck flavour formation. Excited flavins, formed on visible-light irradiation, readily interact with isohumulones, as well as with reduced and oxidized derivatives thereof. From identification of both volatile and non-volatile reaction products thus formed, feasible degradation mechanisms are proposed."

Imagem

Hoje em dia, com a evolução da ciência de materiais, já é possível fazer-se vidro branco ou verde tão bom ou melhor do que o vidro castanho. Já não é uma questão de cor, mas sim de quanto as empresas estão dispostas a pagar pelo vasilhame.

Mesmo assim, pessoalmente, nunca me sinto muito tentado a comprar cervejas em garrafas brancas!

Brewmaster
RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » sexta out 20, 2006 23:58

Boa noite a todos!

Amigo Rasec, este última explicação que deu é excelente. Sempre pensei que aquele característica que os americanos chamam de "skunk" fosse derivada da cor da garrafa e não da questão da qualidade do vasilhame. Aliás, sempre pensei que o vasilhame tivesse sempre uma qualidade uniforme, não havendo vidro de maior ou menor qualidade. Pelos vistos, estamos sempre a aprender.

Concordo consigo relativamente ao facto de raramente gostar de beber cervejas que venham em vasilhame branco/transparente. Parece que escolhem as piores cervejas para virem nesse tipo de garrafas: Corona, Sol, Brahma, Miller, Bud, etc, etc. Aliás, estou a tentar-me lembrar de uma boa cerveja que venha nessa cor de garrafa e não está fácil....

Cumps.

Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » segunda out 23, 2006 18:37

Em relação a estas cervejas de garrafa branca, o que vejo habitualmente fazerem é juntar uma rodela de limão ao líquido. Já vi fazerem isso com a corona ou a sol, por exemplo.
Mas isso não será "estragar" o sabor à cerveja? ou será que a cerveja é tão má que a junção do limão é para disfarçar o mau sabor?
Quando passei pela Alemanha, vi que havia o hábito de beberem as cervejas de trigo com limão. Tal tb me pareceu estranho mas sendo eles um povo com tantas tradições cervejeiras, se calhar é algo de bom ou pelo menos normal.... o que acham?

Imagem

canecao
BeerMaster

Mensagempor canecao » terça out 24, 2006 12:48

Outra dúvida: ontem bebi uma guinness num irlandês que existe perto de minha casa. Na verdade, de irlandês tem apenas a música (por vezes) e a guinness. Mas acho que o dono gosta de pensar que é um verdadeiro bar irlandês! :) A dúvida: na conversa com o dono/barman, ele explicou-me o "segredo" de tirar uma boa guinness e que para obter aquela espuma fabulosa utilizava um equipamento qq com nitrogénio! Nitrogénio? Isso não será perigoso? E a cerveja não perde qualidades? Admito que a espuma é muito cremosa e bonita mas não fiquei lá muito convencido..... :?

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça out 24, 2006 16:14

canecao Escreveu:Outra dúvida: ontem bebi uma guinness num irlandês que existe perto de minha casa. Na verdade, de irlandês tem apenas a música (por vezes) e a guinness. Mas acho que o dono gosta de pensar que é um verdadeiro bar irlandês! :) A dúvida: na conversa com o dono/barman, ele explicou-me o "segredo" de tirar uma boa guinness e que para obter aquela espuma fabulosa utilizava um equipamento qq com nitrogénio! Nitrogénio? Isso não será perigoso? E a cerveja não perde qualidades? Admito que a espuma é muito cremosa e bonita mas não fiquei lá muito convencido..... :?

É verdade! Aquela espuma densa e cremosa é conseguida com ajuda de nitrogénio, que é colocado nos barris. E não é algo que a Guinness faça às escondidas... É do conhecimento público! Da mesma forma, as latas e garrafas de Guinness Draught tb têm uma pequena cápsula de nitrogénio. Quem já bebeu, concerteza reparou numa bolinha de plástico quando a lata se esvazia.
Quanto ao ser perigoso, duvido que o seja. Uma empresa como a Guinness/Diageo não podia correr esse risco.
Já quanto à segunda pergunta (se a cerveja perde qualidades), disso jánão me admirava. Diz quem já bebe Guinness há muito tempo que ela já não é o que foi em tempos (refiro-me ao paladar). Eu próprio, que já a conheço há uns dez anos (embora só há muito menos tempo me possa considerar um verdadeiro apreciador de cerveja) tb me parece que a Guinness já me soube melhor. Mas uma cerveja com o potencial comercial da Guinness (a Guinness é, hoje em dia, um produto "na moda" e de massas) não pode ir atrás de saudosismos/tradições e é natural que vá à procura do grande público. Por muito triste que isso seja...

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça out 24, 2006 16:32

Beer-fan Escreveu:Em relação a estas cervejas de garrafa branca, o que vejo habitualmente fazerem é juntar uma rodela de limão ao líquido. Já vi fazerem isso com a corona ou a sol, por exemplo.
Mas isso não será "estragar" o sabor à cerveja? ou será que a cerveja é tão má que a junção do limão é para disfarçar o mau sabor?
Quando passei pela Alemanha, vi que havia o hábito de beberem as cervejas de trigo com limão. Tal tb me pareceu estranho mas sendo eles um povo com tantas tradições cervejeiras, se calhar é algo de bom ou pelo menos normal.... o que acham?

Imagem

Tb já houvi falar nessa moda da rodela de limão nas Hefe-Weizens. Gostos são gostos, mas parece que não é uma prática muito bem vista pelos conhecedores (e não é o facto de os alemães beberem muita cerveja que os torna conhecedores, da mesma forma que aqueles tipos que passam o dia na taberna a beber copos de tinto não são conhecedores de vinho)...

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 24, 2006 17:32

Caros amigos,

espero que a semana esteja a correr bem e que as experiências cervejeiras também! Por aqui ainda não tive oportunidade de sair muito e experimentar as cervejas locais mas conto no fim-de-semana dar uma volta numa zona que se chama Navigli e que parece ter alguns bares, espera-se que com boa cerveja.

Infelizmente, o tempo para estar na net não é muito, o que limita as minhas participaçõs no fórum. Por outro lado, tb não tenho tempo para responder às questões que me vão colocando através do email do CdM. Já respondi a duas mas esta demora mais tempo e é um bocado ténica. Alguém quer ajudar? Passo a transcrever o email do Frederico Correa do Brasil:

"Gostaria de saber quias os defeitos mais comuns encontrados nas cervejas, e como podem ser evitados nas indústrias cervejeiras...por favor, preciso dessas informações para um trabalho de faculdade e ficaria muito grato caso fosse atendido...obrigado"

Alguém pode/quer ajudar?

Um abraço a todos e até breve.

Bruno
CervejasDoMundo.com

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » terça out 24, 2006 19:45

bmxutos Escreveu:Caros amigos,

espero que a semana esteja a correr bem e que as experiências cervejeiras também! Por aqui ainda não tive oportunidade de sair muito e experimentar as cervejas locais mas conto no fim-de-semana dar uma volta numa zona que se chama Navigli e que parece ter alguns bares, espera-se que com boa cerveja.

Infelizmente, o tempo para estar na net não é muito, o que limita as minhas participaçõs no fórum. Por outro lado, tb não tenho tempo para responder às questões que me vão colocando através do email do CdM. Já respondi a duas mas esta demora mais tempo e é um bocado ténica. Alguém quer ajudar? Passo a transcrever o email do Frederico Correa do Brasil:

"Gostaria de saber quias os defeitos mais comuns encontrados nas cervejas, e como podem ser evitados nas indústrias cervejeiras...por favor, preciso dessas informações para um trabalho de faculdade e ficaria muito grato caso fosse atendido...obrigado"

Alguém pode/quer ajudar?

Um abraço a todos e até breve.

Bruno
CervejasDoMundo.com

Já te enviei um link para um site em que respondia precisamente a isso, está na parte da Cerveja Tunisina. Dá lá uma saltada.

http://www.mrgoodbeer.com/aroma.shtml

Brewmaster
RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » quinta out 26, 2006 16:30

beertruck Escreveu:Quanto ao ser perigoso, duvido que o seja. Uma empresa como a Guinness/Diageo não podia correr esse risco.
Já quanto à segunda pergunta (se a cerveja perde qualidades), disso jánão me admirava. Diz quem já bebe Guinness há muito tempo que ela já não é o que foi em tempos (refiro-me ao paladar). Eu próprio, que já a conheço há uns dez anos (embora só há muito menos tempo me possa considerar um verdadeiro apreciador de cerveja) tb me parece que a Guinness já me soube melhor. Mas uma cerveja com o potencial comercial da Guinness (a Guinness é, hoje em dia, um produto "na moda" e de massas) não pode ir atrás de saudosismos/tradições e é natural que vá à procura do grande público. Por muito triste que isso seja...

Concordo plenamente com o beertruck. A Guinness já foi bastante melhor, apesar de a continuar a achar uma cerveja bastante agradável, dentro do seu género. E como habitualmente a bebo num bar irlandês, toda aquela ambiência e a forma como a tiram acrescenta algo de especial à experiência. Também acho que o nitrogénio não traz um perigo acrescido ao acto. Mas já ouvi dizer que a cerveja perde algum gás ao ser servida deste modo. E é verdade que a Guinness é pouco carbonatada. Mas isso também pode ser de origem e própria do estilo. É claro que aquela espuma extremamente cremosa é bem deliciosa.

Quanto à questão da bolinha dentro das latas de Guinness, nunca tinha reparado mas fiquei curioso e se calhar ainda passo no hiper para comprar umas. Que sacrifício!!! :P

canecao
BeerMaster

Mensagempor canecao » quinta out 26, 2006 16:40

Também confirmo a existência da bolinha dentro das latas da guiness. Agora confesso que não fazia a mínima ideia para que serviria!!!! :lol: :lol:

Se calhar era o brinde!

Quanto à questão da falta de gás, acho que é capaz de ser mesmo do nitrogénio, pois a kilokenny que também existe nos bares irlandeses também sai muito fraquita neste aspecto, apesar daquela espuma fabulosa que tem. E o estilo já é bem diferente da guiness

Mazer_ado
Beer Hunter
Registado: segunda jun 09, 2008 17:36

Mensagempor Mazer_ado » quinta fev 19, 2009 0:04

Pego nesto post tão antigo apenas para "descansar" as lamas mais inquietas:

o Nitrogénio=Azoto é o composto masi abundante do nosso "ar" que respiramos, 78,1% da nossa atmosfera, pode-se beber e peidar por mais!

É inerte, sem cheiro nem sabor é fixe para bombear cerveja porque não oxida a dita cuja como o ar comprimido.

é pá! isto cheira a cerveja! mesmo.
"de Kit em Kit até ao Grão final"
Mazer_ado
Beer Hunter
Registado: segunda jun 09, 2008 17:36

Mensagempor Mazer_ado » quinta fev 19, 2009 0:04

e com este post me torno bebedor de minis!

é pá! isto cheira a cerveja! mesmo.

"de Kit em Kit até ao Grão final"
canecao
BeerMaster

Mensagempor canecao » quinta fev 19, 2009 8:24

Mazer_ado Escreveu:e com este post me torno bebedor de minis!

é ver a coisa pelo lado positivo: pelo menos não és bebedor de tango's, green's ou lima-light's!!! :mrgreen: :mrgreen:

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Re: Cerveja morta....

Mensagempor bmxutos » segunda jul 25, 2011 23:09

canecao Escreveu: O problema: A marca da imperial não interessa pois isto já me aconteceu várias vezes e com marcas diferentes. A cerveja estava completamente morta. Nem um bocadinho de gás ou de espuma. Morta! Bebemos aquela coisa e pedimos outra, desta vez tendo em atenção a forna como foi servida. Os copos pareciam secos e a maneira de tirar não pareceu diferente de todas as outras vezes que já bebi imperial. Mas voltou a acontecer...!!! :evil:

Não sendo isto um problema tão incomum, questiono-me o que é que o poderá originar: copos molhados ou sujos? mal servida? pouca pressão no barril? a cerveja já estará com algum problema? Não consigo perceber mas cada vez mais me parece que servem más imperiais. Não sei a vossa opinião mas tou a começar a beber cerveja apenas de lata ou garrafa. E tenho pena pois uma imperial bem geladinha sabe-me sempre tão bem....

Aproveito este tópico antigo para deixar um link interessante sobre espuma e gordura: http://www.demochem.de/D-beer_foam-e.htm

Abraço,

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re:

Mensagempor seriuskiller » quarta abr 17, 2013 15:43

Rasec Escreveu:PONTO 5

Como resposta a esta questão, algumas cervejeiras criaram um mecanismo de gravação de um alto relevo no fundo dos copos de cerveja que permite um maior borbulhar. O que algumas zonas do país pretendiam (a norte do Porto) era que todo o copo fosse um enorme ponto de instabilidade...

Coisas como:

1) Riscar copos de cerveja, é proibido por lei, além de nojento do ponto de vista de segurança alimentar.

2) Copos mal lavados, só passados por água, não lavados de todo, lavados com água salgada, etc., são nojentos, se conhecerem casos desses deviam imediatamente pedir o livro de reclamações.

PROST!!

Vi os copos riscados recentemente numa cervejaria da Guinness junto ao rio em Coimbra. Nunca tinha visto tal coisa, mas os copos estavam claramente riscados no fundo propositadamente. Por acaso já tinha lido este tópico e fiz um brilharete quando disse a toda a gente o porquê de eles riscarem os copos. :)

Também informei da estupidez do acto, já que não trás nenhum beneficio para a degustação da cerveja.

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Re: Re:

Mensagempor Cerevisiae » quarta mai 08, 2013 15:29

seriuskiller Escreveu:

Coisas como:

PROST!!

Vi os copos riscados recentemente numa cervejaria da Guinness junto ao rio em Coimbra. Nunca tinha visto tal coisa, mas os copos estavam claramente riscados no fundo propositadamente. Por acaso já tinha lido este tópico e fiz um brilharete quando disse a toda a gente o porquê de eles riscarem os copos. :)

Também informei da estupidez do acto, já que não trás nenhum beneficio para a degustação da cerveja.

Pegando no que disse o Rasec é de facto ultrajante, pois além de aldrabar o cliente dando-lhe um percepção errada da gaseificação da cerveja ainda acarreta graves riscos microbiológicos, pois muita bicharada se vai alojar nesses sulcos sendo posteriormente difícil de eliminar.

É o chico-espertismo do tasqueiro no seu melhor !

seriuskiller , apresentas-te queixa ao dono do estabelecimento ? É que merecia.

boas cervejas,

Fernando

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça ago 20, 2013 23:11

Não apresentei, típica reação de tuga, "deixa andar"... :oops:

lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Mensagempor lupulado » quinta ago 29, 2013 1:05

Estive em Montreal e no brewpub Benelux, cujo logo é um X maiusculo, TODOS os copos estavam riscados no fundo, em forma de X em duas dimensões. Dava um efeito engraçado, as bolhas subiam incessantemente em forma de X, do início ao fim. Mas lembrei-me logo deste tópico de discussão e apeteceu-me mandá-los para um sítio qualquer. Mas como bom português...

jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

Re: Re:

Mensagempor jlobo » quarta set 11, 2013 20:10

seriuskiller Escreveu:

Coisas como:

PROST!!

Esta cervejaria e mesmo no centro de Coimbra? e que sou de Coimbra e nunca vi isso de riscarem os copos... Junto ao rio em Coimbra existe uma boa cervejaria a "praxis" com produção própria.

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta out 30, 2013 20:30

É em Coimbra, junto ao rio e é da Guinness, tem outros bares ao lado. Não vez eles a riscarem os copos, olhas é para o fundo do copo e eles estão riscados, só no fundo...

jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

Mensagempor jlobo » quinta out 31, 2013 18:49

Hum, deve ser nas docas... não costumo ir muito para essa zona...

Subbuteiro
Bebedor de minis!
Registado: quarta nov 06, 2013 12:00

Mensagempor Subbuteiro » sexta fev 07, 2014 12:30

seriuskiller Escreveu:É em Coimbra, junto ao rio e é da Guinness, tem outros bares ao lado.

Irish Pub no Parque Verde do Mondego, vulgar "Docas"...

Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante