Qual o tipo de cerveja?

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

GoRDiK
Beer Hunter
Registado: quinta out 23, 2008 18:10

Qual o tipo de cerveja?

Mensagempor GoRDiK » segunda out 27, 2008 19:35

Boas!

Estou a ver o programa Bytes and Beer no Youtube e a beber uma Leffe e pergunto-me...
Como é que eu sei o tipo de cerveja que estou a beber, se é uma India Pale Ale, uma Trapista, uma Lambic? etc.

Algumas Pilsen que se vê no mercado dizem no rótulo...
Mas se não for específico como é que eu sei o tipo de cerveja que estou a beber?

(Maçarico ALERT) :D

Homer
Beer Hunter
Registado: segunda jul 14, 2008 23:31

Mensagempor Homer » segunda out 27, 2008 21:53

Boas!

Isso de perceber o estilo de uma cerveja não é tarefa facil e apesar de ja o tentar fazer há algum tempo, continuo a acertar muitas vezes ao lado.

Para começar, existem excelentes sites que ajudam a perceber cada um dos estilos. Em portugues aconselho obviamente o do nosso administrador

http://www.cervejasdomundo.com/Ale.htm

Se há estilos que são faceis de diferenciar (tipo uma lambic ou uma cerveja de fruta) já há outros que acho que nunca conseguirem discernir. Qual a difreneça entre uma stout e uma porter? Para mim, sinceramente, só se me disserem. Há pessoal que anda por aqui que deve saber perfeitamente como diferencia-las, mas não eu.

O que tento fazer é apanhar as caracteristicas mais fortes de uma cerveja e depois tento encaixá-la num dos estilos existentes. Por exemplo, se uma cerveja é escura, eliminam-se logo as pilsner. Se for loura não é de certeza uma stout, etc, etc.

Sei que não é grande ajuda mas é o que costumo fazer.

Um abraço e boas experimentações.

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » segunda out 27, 2008 21:54

:mrgreen: :mrgreen:

É uma boa pergunta, às vezes não sabes!!

E não te guies pelo rótulo, basta pensar na Super Bock Stout, que na prática é uma Schwarzbier. Ou a Bohemia, cujo nome aponta para uma cerveja clara, amarga, límpida, e na prática não tem nada a ver. E por esse mundo fora são nnn os "erros" de rotulagem, que na prática são jogadas de marketing.

Ora, o mais fácil para saberes o que estás a beber, é beber mais!! :P :P
Eu explico, quanto mais beberes, mais conheces, quanto mais conheces, mais queres conhecer, e é um ciclo vicioso!

Para conheceres os estilos do ponto de vista teórico, nada como leres site do Bruno, cujo tempo perdido na exaustiva classificação dos estilos não deve ser em vão:

As Ales
http://www.cervejasdomundo.com/Ale.htm

As Lager
http://www.cervejasdomundo.com/Lager.htm

e depois podes e deves, ler sobre as outras!

Voltando à prática, muitas vezes é difícil a "olho/palato" saber se é uma Porter ou uma Stout, se é uma Trippel ou uma Quadruppel, se é uma Extra Special Bitter ou uma Pale Ale, etc, porque cada produtor tem a sua ideia do que o estilo deve ser, as cervejas não são todas iguais, etc etc!

Conclusão, nada como ir bebendo, e ires dando as tuas opiniões aqui no fórum!

Brewmaster
GoRDiK
Beer Hunter

Mensagempor GoRDiK » terça out 28, 2008 23:23

Pois, estou a ver.

Beber... beber, e beber. Trabalhar o palato. Com o tempo o gosto vai-se agudizando, desenvolvendo, associando-se.
Mas com tanta variedade não é pêra doce!!! Talvez isso seja o maior incentivo.

Então digam-me lá, qual é a categoria da Leffe e da Chimay? As minhas favoritas até ao momento.

Homer
Beer Hunter
Registado: segunda jul 14, 2008 23:31

Mensagempor Homer » terça out 28, 2008 23:30

A Chimay é fácil: é do super-tipo das trapistas. não há muitas por isso é facil decorar.

Quanto à Leffe acho que depende do estilo pois existem umas 6 ou 7 e que se podem enquadrar em diferentes estilos. No geral são de abadia, mas depois podem ser dubbel, tripel, etc.

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta out 29, 2008 0:13

viva,

sugiro uma consulta ao guia do BJCP (Beer Judge Certification Program)
http://www.bjcp.org/docs/2008_Guidelines.pdf?PHPSESSID=d99ef514d5f56f1998e0949d0285931d

Homer Escreveu:... já há outros que acho que nunca conseguirem discernir. Qual a difreneça entre uma stout e uma porter? Para mim, sinceramente, só se me disserem. Há pessoal que anda por aqui que deve saber perfeitamente como diferencia-las, mas não eu....

esta é fácil! uma stout deve ter aromas torrados, tipo café. Numa porter deves ter uma cor escura mas os aromas torrados devem ser mais reduzidos e possivelmente com notas achocolatadas.
O ideal é provares muitas e começares a ter um quadro mental dos vários estilos e principais características.

E lembra-te os rótulos podem enganar ... e muito.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta out 29, 2008 0:19

Cerevisiae Escreveu:
E lembra-te os rótulos podem enganar ... e muito.

Só por brincadeira e para acrescentar àquilo que o Fernando disse e bem, não apenas os rótulos mas muitas vezes somento o nome pode enganar. Consulta o bjcp e procura o estilo bock. Achas que a definição se encaixa na tua conhecida Super Bock? :mrgreen:

Tudo bem, a história já é antiga, já me explicaram o porquê n vezes, mas serve apenas de exemplo: nem tudo o que parece é.

Abraço,

P.S.: obrigado ao Homer e ao Rasec pela propaganda ao site! :wink:

GoRDiK
Beer Hunter

Mensagempor GoRDiK » sexta out 31, 2008 0:24

Homer Escreveu:A Chimay é fácil: é do super-tipo das trapistas. não há muitas por isso é facil decorar.

Pois, depois de escrever o post lembrou-me de ir ver o rótulo da Chimay - como se trata da Chimay o rótulo deve ser fiável - e pude ver que se auto-intitula de Trapista.

E fiquei a pensar... as Trapistas têm a ver com os monges trapistas "fiscalizarem" a produção da cerveja, para poder autentificar o produto.

Mas como efectivamente isso se processa?

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta out 31, 2008 12:28

Boas!

Sim, a tua suposição é correcta. As cervejas trapistas têm de ser elaboradas (ou com a produção supervisionada directamente) por monges cistercienses pertencentes à ordem trapista. Actualmente, existem sete mopsteiros trapistas que produzem cerveja, seis na Bélgica e um na Holanda, a saber:
Chimay, Westvleteren, Westmalle, Orval, Rochefort, Achel e a holandesa Koningshoeven (La Tappe).

Estes sete mosteiros (mais o alemão de Mariawald, que não produz cerveja mas sim licores) fundaram a Associação Internacional de Trapistas, cujo objectivo é prevenir que produtos não trapistas utilizem essa designação. Para tal, criaram o logo que podes ver na Chimay. Os produtos que utilizam esse logo têm de respeitar determinadas regras de produção e obedecer a conceitos bastante específicos e restritos. Actualmente, há outros mosteiros que pertencem à Associação mas que não produzem cerveja: Brecht, Clairefontaine, etc. Os mosteiros que produzem cerveja são de homens enquanto que os habitados por mulheres produzem queijos, bolos, pão, cogumelos, etc.

Um exemplo curioso: quando comecei a beber cerveja de um modo mais, digamos, consciencioso, as cervejas da La Trappe não podiam apresentar o logo mencionado. Houve uma disputa entre os membros da Associação pois a La Trappe decidiu entregar parte da produção ao gigante Bavaria. Isso feria os princípios do conceito trapista, facto que impediu a La Trappe de utilizar esse logo até 2005 ou 2006, não me recordo bem.

Sinceramente, podia estar aqui horas a falar sobre as trapistas mas há tanto a dizer que isto se podia tornar cansativo para quem estivesse a ler.

Há muitos e bons sites que aludem ao tema. Mas o que aconselho vivamente é que, se possível, experimentes várias do género. É uma grande experiência!

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta out 31, 2008 17:12

bmxutos Escreveu: Mas o que aconselho vivamente é que, se possível, experimentes várias do género. É uma grande experiência!

Mas em dias diferentes!!! :mrgreen: :mrgreen:

Senão ao final da 3ª já não te lembras da primeira!!

Brewmaster
GoRDiK
Beer Hunter

Mensagempor GoRDiK » sábado nov 01, 2008 20:52

bmxutos Escreveu:Sinceramente, podia estar aqui horas a falar sobre as trapistas mas há tanto a dizer que isto se podia tornar cansativo para quem estivesse a ler.

Quando se está a aprender é sempre um prazer. Muito boa explicação sobre as Trapistas.
Pessoalmente qual consideras melhor, de entre esses 7 mosteiros?

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo nov 02, 2008 0:28

Boas!

Posso-te dar a minha opinião, o que não quer minimamente dizer que as minhas preferidas sejam as melhores. Como sempre, o gosto de cada um é que é importante e se alguém me diz que a cerveja preferida dele é uma Bud, posso apenas tentar demonstrar-lhe que existem outras cervejas de maior qualidade no mercado. Mas não lhe posso dizer que ele irá deixar de gostar da Bud...

Sendo as trapistas um dos meus (sub)estilos preferidos, é-me bastante difícil fazer uma análise comparativa, até porque cada marca produz conceito diferentes (não será curial comparar a Chimay Bleu com a Westmalle Tripel).

Mas posso dizer, dentro de cada marca, as minhas preferidas. Façamos então este exercício narcisista que é o de pensar que a minha opinião/gosto poderá interessar a alguém:

Rochefort 10 e Westvleteren 12 à cabeça;
Orval (provavelmente a mais diferente de todas as trapistas, a que não será alheio as características da brettanomyces);
Westmalle Tripel e Chimay Blue
Achel 8 Bruin e La Trappe a fechar o pelotão.

Sinceramente, esta pode ser uma ordenação injusta e muito mutável. Por vezes uma Orval parece-me a melhor cerveja do mundo, outras a Westmalle não me convence assim tanto. Enfim, tudo depende da disposição pessoal, momento/companhia, acompanhamento (leia-se harmonização), etc

Como referi, o melhor é exerimentares por ti próprio e tirares as tuas conclusões que, eventualmente, serão bem diferentes das minhas. Mas, já agora, segue o conselho do Rasec e faz as experiências em dias diferentes. Nós gostamos de promover o consumo de boa cerveja, não de comas alcoólicos. :mrgreen:

Abraço,

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo nov 02, 2008 13:58

Sem contar com a Westvleteren 12, que é tão difícil de arranjar como um porco que dança enquanto serve à mesa, se nos focarmos nos outras que se encontram mais facilmente, a minha escolha é fácil, Chimay Blue! é uma cerveja perfeita perfeita perfeita (e até tem álcool ao contrário da outra)!!

Por outro lado, a Achel e a Rochefort serão talvez as menos excitantes, pelo menos é o que a minha memória me diz.

A La Trapp (De Koningshoeven Brewery, Holandesa) também tem excelentes cervejas, tanto a tripel como a quadrupel são de (Love) (Love) (Love)

Como diz o Bruno, e muito bem, a Orval é um pouco distinta das outras e como tal é mais difícil de ser comparada, eu pessoalmente sou fã!!

Brewmaster
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo nov 02, 2008 19:09

Bom, e já que estamos a falar das Trappistas, também sou um fã incondicional por isso também quero dar a minha opinião.
Ainda não tive a oportunidade de provar todas as cervejas pertencentes a este restrito grupo, mas das que provei coloco a Chimay Bleue em 1º lugar no meu ranking pessoal. Em segundo lugar a Westmalle Dubbel e em 3º talvez a La Trappe Dubbel.
É importanto referir que só ainda não tive a oportunidade de provar o mito Westvleteren 12 (nem qualquer uma das outras) e as Achel.
São todas grandes cervejas, sem dúvida! O facto de ser uma cerveja Trappista é, sem dúvida, sinónimo de qualidade!

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » domingo nov 02, 2008 22:46

Ora aqui está uma discussão interessante. Só para confundir mais as coisas, eu não acho que exista um "estilo trapista". Como aqui já foi referido, não faz muito sentido comparar uma Orval com uma Rochefort 10.

IMHO, devemos ver as trapistas apenas como uma denominação de origem protegida. Agora como classificá-las isso já outra história. Uma Westvleteren 12 é uma Belgian Dark Strong Ale no BJCP Style Guidelines, uma Quadrupel no ratebeer e provavelmente outra coisa qualquer noutro guia/livro/site.

O melhor conselho é mesmo bebê-la, apreciá-la e não pensar muito em rótulos.

Já agora, a minha short list de trapistas é esta: Westvleteren 12, Orval e Rochefort 10.

Abraço

Fernando

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » domingo nov 02, 2008 22:52

bmxutos Escreveu:
Estes sete mosteiros (mais o alemão de Mariawald, que não produz cerveja mas sim licores) fundaram a Associação Internacional de Trapistas

Não produz, mas já produziu...

Aliás, para além de Mariawald existiram mais 9 mosteiros trapistas que produziram cerveja, 6 em França, 1 na Holanda, 1 na Áustria e outro na Bósnia. Sabe Deus que delícias ficaram por descobrir...

Abraço

Fernando

Mazer_ado
Beer Hunter
Registado: segunda jun 09, 2008 17:36

Mensagempor Mazer_ado » quinta dez 11, 2008 19:59

para quem gosta de coisas divinas, recomendo

Imagem

na amazon por 11 dolares mais coisa menos coisa.

é pá! isto cheira a cerveja! mesmo.
"de Kit em Kit até ao Grão final"
beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » sábado dez 20, 2008 19:42

Estou com o Barbas: para mim trapista tb não é um estilo.

Já agora, um site muito completo sobre cerveja trapistas:

http://www.trappistbeer.net/

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » sábado dez 20, 2008 19:45

barbas Escreveu:
bmxutos Escreveu:
Estes sete mosteiros (mais o alemão de Mariawald, que não produz cerveja mas sim licores) fundaram a Associação Internacional de Trapistas

Não produz, mas já produziu...

Aliás, para além de Mariawald existiram mais 9 mosteiros trapistas que produziram cerveja, 6 em França, 1 na Holanda, 1 na Áustria e outro na Bósnia. Sabe Deus que delícias ficaram por descobrir...

Abraço

Fernando

Among the breweries which used to brew Trappist beer are these :

The abbey of Mont des Cats (France)
The abbey of Sept Fons (France)
The abbey of Chambarand (France)
The abbey of Oelenberg (France)
The abbey of Notre Dame du Gard (France)
The abbey of Notre Dame du Port Du Salut (France)
The abbey of Tegelen (Netherland)
The abbey of Engelszell (Austria)
The abbey of Banja Luka (Bosnia)
The abbey of Mariawald (Germany)

(tirado do site referido no post anterior)

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » domingo dez 21, 2008 16:39

beertruck Escreveu:Já agora, um site muito completo sobre cerveja trapistas:

http://www.trappistbeer.net/

Esse site é excelente :):) Já lhe tinha perdido o rasto, mas passou já para os bookmarks obrigatórios. Ia acrescentar que existiam boatos de mais uma cerveja trapista em África, mas isso também está referenciado no trappistbeer.net. Seria na Abadia de Our Lady of Mokoto no Ruanda.

Por falar em trapistas, o tema do próximo "À base de cerveja" vai ser a La Trappe Quadruple.

Abraço

Fernando

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » domingo dez 21, 2008 21:07

barbas Escreveu:
Por falar em trapistas, o tema do próximo "À base de cerveja" vai ser a La Trappe Quadruple.
Grande coincidência: hoje ao almoço bebi uma de 75cl a acompanhar um carito assado no forno. Não é, de maneira nenhuma, das minhas trapistas preferidas. É demasiado "malt bomb" para meu gosto... Não foi mal com o cabrito mas uma Chimay Bleu vai bem melhor (testada e aprovada com o dito jovem caprino)...

Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante