Stout vs. Porter

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

Homer
Beer Hunter
Registado: segunda jul 14, 2008 23:31

Stout vs. Porter

Mensagempor Homer » terça jan 06, 2009 22:29

Amigos,

hoje estava a beber ao fim do dia uma guiness com um colega e de repente assaltou-me esta dúvida: qual as diferenças mais significativas entre uma stout e uma porter? Já pesquisei em vários sites mas nenhum dá uma resposta definitaiva. Aliás, ainda me criaram mais confusão: uns dizem que não há diferença nenhuma, outros dizem que a stout tem mais maltes de especialidade...??? Em que ficamos?

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » terça jan 06, 2009 23:39

A dúvida é pertinente e assolou-me recentemente quando "tratei da saúde" a um Flying Dog Gonzo Imperial Porter. Numa prova cega jurava a pés juntos que seria uma stout :D Mas estes problemas ocorrem sempre que há exemplos extremos de Imperial <fill out the style>.

Na realidade os dois estilos estão intimamente ligados desde a sua origem. O Porter foi o termo dominante para as cervejas escuras com um forte sabor a malte torrado. Os cervejeiros faziam os Porters com várias gravidades e teores alcoólicos. As mais robustas, ou seja "stouter", gradualmente foram-se refinando acabando por se tornarem num estilo próprio.

Ou seja, para responder à tua pergunta, eu diria que a principal diferença entre um Porter e uma Stout, será o corpo da cerveja.

Abraço

Fernando

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » quarta jan 07, 2009 11:43

E a Stout terá mais café e/ou chocolate na sua composição (malte, entenda-se ) :lol:

Mas sim, é dos estilos mais complicados de diferenciar para mim, principalmente para stouts mais milds, ou para Porters mais encorpadas, ficam ali num limbo difícil de catalogar.

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta jan 07, 2009 12:45

Boas,

Tem piada que ainda ontem estive a "estudar" esta matéria.

Completando as palavras do Barbas e indo ao encontro da explicação do Rasec:
- "Stout" significa em inglês, robusto, forte, encorpado;
- originalmente existiam as "Porter" com um determinado ABV (alcool by volume) e
- existiam também as "Stout Porter", ou seja, uma "Porter" mais encorpada com um ABV superior.

Com o tempo, a designação de "Stout Porter" reduziu-se a "Stout".
Com a vulgarização e distinção como estilo, passou a ser abordada como "Porter".
Mais tarde, como o sucesso da "Stout" era grande (com a exportação deste estilo para a Irlanda, originando uma versão pela Guinness), começaram a esquecer a "Porter".
Com a taxação do álcool a evoluir ao longo do tempo e procura pelas cervejas mais comedidas no ABV, reduzir o álcool "Stout" vulgar.
Hoje, assiste-se ao inverso do que era comum na época áurea da "Porter":
- a "Porter" tem geralmente um ABV superior ao da "Stout" comum.

Podem dar uma vista de olhos em: http://www.camra.org.uk/page.aspx?o=180680. Infelizmente não consegui encontrar o Website que li ontem...

Abraço,
Pedro

Bormanico
Bebedor de minis!
Registado: terça fev 24, 2009 0:47

Mensagempor Bormanico » terça fev 24, 2009 1:15

Os meus dois cêntimos:

A melhor maneira de as distinguir é pensar em Chocolate quando se pensa em Porters e em Café quando se pensam Stouts.
O problema que aqui surge é que a Intrepertação Americana das Porters e Stouts apresenta ambos os perfis (café e Chocolate) podendo ser dificil diferencias ambas.

Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes