É impressão minha ou...

Fale-nos do seu estilo de cerveja preferido, dos livros que tem e coloque dúvidas e opiniões sobre outros aspectos técnicos da cerveja, desde que não estejam relacionados com o Home Brewing.

Canecas
Moderador
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Contacto:

É impressão minha ou...

Mensagempor Canecas » sexta nov 17, 2006 14:52

A cerveja que é exportada tem outro sabor, diferente da de Portugal, não sou só eu a nota-lo. para mim a Super Bock que bebo na Suíça é melhor que a que bebo em Portugal. Tera alguma coisa a ver com o facto de ser exportada (tipo, conservantes ou assim)?

Imagem
chimay
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 29, 2006 14:10

Mensagempor chimay » sexta nov 17, 2006 16:35

Como raramente saio de Coimbra, não posso falar muito sobre a experiência de beber cervejas portuguesa fora do país. Aliás, acho que nunca bebi cerveja portuguesa lá fora, pensando bem...

O que o Canecas deve estar a falar é de Saudade! :) Quando estamos longe de algo que gostamos e temos a oportunidade de a experimentar, traz-nos à memória outras coisas agradáveis, neste caso do nosso país. Digo eu! deve ser bastante fixe estarmos a viver e trabalhar num país estrangeiro e podermos de vez em quando matar saudades de casa bebendo uma Sagres ou uma Super Bock. Deve ser igual aquilo que se passa no futebol. Sempre que as nossas equipas vão jogar a países como a França, Suiça ou Alemanha, há sempre centenas de emigrantes a apoiá-las, independentemente de serem do Porto, Sporting ou Benfica. E já não seria a primeira vez que um estádio nesses países tinha mais adeptos portugueses do que da equipa local!

Canecas
Moderador
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Contacto:

Mensagempor Canecas » sexta nov 17, 2006 16:48

Pode também se saudade. mas não sou o único a notar a diferença. alias este ano tive para trazer uma cerveja de Portugal para fazer a comparação. por exemplo, a cerveja que customo aqui beber parece-me um cerveja mais bem conseguída, com mais corpo, mais apaladada. vou ver se mando vir uma de la e depois ja digo algo

Imagem
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo nov 19, 2006 23:38

Pois, tou um pouco como o chimay: raramente bebo cerveja portuguesa quando estou no estrangeiro. O facto também tem uma explicação simples. Como cá por Portugal as marcas estrangeiras têm muita dificuldade em entrar, sendo que, aqui em Lisboa, um dos poucos sítios onde há uma boa variedade de cerveja estrangeira à venda e a um preço aceitável é no El Corte Inglês, sempre que viajo aproveito ao máximo para experimentar cervejas que não conheço e que não são, como é óbvio, portuguesas. Provavelmente gostava de matar saudades de uma Sagres Europa, ou da Green Sands que já falámos noutro local.

Relativamente às condições de transporte e ao uso de conservantes desconheço por completo a situação, pelo que não faço ideia se existe, de facto, alguma diferença entre a cerveja que por cá se vende e aquela que é exportada.

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » segunda nov 20, 2006 12:42

Se dissessem que a cerveja exportada era pior, eu acreditava, agora melhor... é estranho!

O que eu vos posso dizer, é que a cerveja quando é feita, não se sabe se vai para exportação ou para mercado interno, e só na altura em que é filtrada é que se sabe o seu destino. Mas na prática, uma cuba de fermentação, ou um tanque de cerveja filtrada, pode dar para encher garrafas de 0,33 cl tara perdida + 0,25 cl exportação + 0,20 cl tara retornável, por exempo.

Ou seja, é exactamente a mesma cerveja que vai para a Suiça, ou para Bragança, Inglaterra ou Algarve, para garrafas pequenas ou grandes.

E não acredito que seja a viagem que a torne melhor... mas quem sabe!

Brewmaster
mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta nov 24, 2006 9:38

pois nao parece fazer mto sentido ser melhor, a ser alguma coisa seria pior pq a viagem a degradava

o q eu acho é q com a saudade e a distancia elas sabem melhor, mas nao sao melhores ;-)

uma das melhores cervejas da minha foi a super bock q bebi qd cheguei a timor, depois de uns 6 meses a beber cerveja banal ou má, muito poucas coisas na vida me souberam tao bem

Ega
Bebedor de minis!
Registado: sexta out 13, 2006 17:28
Contacto:

Mensagempor Ega » domingo dez 03, 2006 19:46

Isso de ter um sabor diferente de um local para outro o mais provável é que seja só devido a factores subjectivos. A mesma cerveja sabe de forma diferente tendo em conta o local onde a bebemos, o nosso estado de espírito, a própria temperatura ambiente, a nossa sede, o que acompanha em termos de comida e outros factores deste género.
Mas também pode não ser totalmente descabido que, por uma factor extraordinário, e durante o transporte das cervejas para a Suiça, aconteça algo que altere não significativamente as cervejas.
Por exemplo, e claro que não se pode comparar, conta-se que havia uns barris de vinho do porto que eram colocados em navios que iam para o Brasil e depois regressavam no mesmo navio.Quando chegavam cá verificou-se que aqualidade do vinho era bastante superior em relação ao dos barris com o mesmo vinho que tinham ficado nas caves de Gaia. Até poderá acontecer um fenómeno idêntico com as cervejas que vão para a Suiça. Nunca se sabe.

Cumprimentos

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta jan 10, 2007 18:38

O factor "companhia" influencia muito o sabor da cerveja...

Pensem nisto! :D

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!

Voltar para “ESTILOS DE CERVEJA, LIVROS E OUTROS ASSUNTOS TÉCNICOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes