Viagem a uma das mecas da Cerveja - De volta de Dublin

Já visitou os EUA, a Austrália ou o Japão? Vai fazer uma viagem em breve? Este é o local ideal para nos contar as suas experiências nesses países e recomendar bares e cervejas locais.
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Viagem a uma das mecas da Cerveja - De volta de Dublin

Mensagempor Rasec » segunda fev 05, 2007 17:42

Meus amigos, estou de partida (5ª feira de manhã) para uma das mecas da cerveja, principalmente daquelas mais escurinhas e mais amargas, nomeadamente as Porters, as Stouts e as vermelhinhas Irish Red Ales. :lol:

Como já adivinharam, estou de visita à Guiness, à Kilkenny e aproveito para dar uma saltada à Porters House e à Jameson (porque nem tudo na vida é cerveja :oops: ).

Espero trazer de lá na minha bagagem, bons momentos, boas fotografias, e claro, boas cervejas e muitos copos.

Fica aqui um cheirinho do que me espera, só para aguçar o apetite!

http://www.porterhousebrewco.com/

Abraço a todos
Última edição por Rasec em terça mar 27, 2007 15:00, editado 2 vezes no total.

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça fev 06, 2007 10:51

Então boa viagem! E boas degustações!

Devo confessar que stouts e algumas irish red não são propriamente o meu estilo de cerveja preferido. São demasiado "mild". Mas não deixa de ser uma grande viagem e uma experiência tremenda!

Uma das minhas irmãs teve oportunidade de visitar a fábrica da Guinness e ficou fascinada. Curiosamente, ontem, às tantas da manhã, estava a dar no Canal História um bom documentário sobre cerveja, com especial enfoque na Guinness e outras marcas irlandesas. Parece que no início do Sec. XX a Guinness empregava cerca de 4000 trabalhadores, perto de 25% da população activa de Dublin.

Bom, ficamos à espera de relatos de viagem e fotografias a ilustrar!

Um abraço,

Bruno
CervejasdoMundo.com

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » terça fev 06, 2007 19:03

é nestes momentos que se ve como é dificil a vida de cervejeiro ;-)

boa viagem e aproveita bem

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quarta fev 14, 2007 18:06

Boas a todos,

estou então de volta de mais uma viagem. Como estou sem muito tempo vou só fazer um resuminho e depois vou completando e pondo umas pics.

Estive 6 dias em Dublin em casa de um amigo que está lá a trabalhar, se tivermos em conta a viagem numa Low cost e custos de estadia = zero, foi muito em conta.

A cidade é muito bonita, não estava mesmo nada à espera daquilo que encontrei, muito clássica, com muita arquitetura vitoriana misturada com influências italiana e francesa, com bairros que podiam ter sido retirados de Amesterdão. Tem imensos parques e jardins, edifícios lindíssimos, uma das universidade mais reputadas (e mais bonitas) do mundo, etc.Tudo isto torna a cidade muito atraente...

Falando de cerveja, fiquei um bocadinho desiludido, em todos os Pubs (que são mas centenas largas) em Dublin encontramos a Guiness de pressão e mais umas coisas, mas nada de muito exótico. Parece que também os irlandeses (e os muito emigrantes que por lá vivem) também se renderam às macro lagers, e o que mais se via por lá a ser bebido nos Pubs era Calrsberg, Heineken, Budweiser, etc.. Volta e meia havia um Pub com outra cerveja mais "exótica" naquelas paragens, mas muito habitual para nós portugueses, como Hoegaarden, Erdinger, Fink brau ou outra coisa qualquer. Normalmente também se encontrava muita Kilkenny e/ou Smithwicks. Sidra à pressão também havia em todo lado, sendo a Bulmers a rainha da festa (bebe-se muita Bulmers por lá, acreditem).

Dado que cada Pint custava a módica quantia de 5€ a 6€ :? , era preciso cuidado no que se bebia, e depois de ter descoberto a Smithwicks deixei de beber outras coisas. Fiquei apaixonado pela cerveja!! Já tinha experimentado uma Smithwicks por cá, era de lata e lembro-me que era horrível, por isso quando a bebi por lá e descobri uma cerveja cheia de aroma, doce, com um excelente travo a caramelo e fruta madura, fiquei de queixo caído. Fantástica... vale a pena lá ir só para beber umas quantas!

Microcervejarias só descobri a Porter House, e sinceramente fiquei um pouco desiludido, tem um ambiente demasiado turistico, fazem muito marketing "barato", não deixam ninguém visitar a minibrewery e mesmo as cervejas não são grande coisa. Bebi umas 5 diferentes e nenhum delas se destacou... o ambiente e o serviço "desanimado" também podem ter servido para não ter apreciado condignamente nenhuma das jolas. Não se pode dizer que nenhuma delas fosse má, mas com tanto marketing e com tantas menções a medalhas de ouro e de prata em "campeonatos" mundiais, esperava muito mais.

De resto, uma menção para os irlandeses, que são super amistosos, mesmo impecáveis, dos melhores povos que já conheci, e para as polacas (há em Dublin quase tantas polacas como irlandesas) que são todas "muito interessantes". Acho que a minha próxima viagem será a Polónia! :roll:

NOTA - Depois completo isto melhor e ponho umas fotos.

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta fev 15, 2007 1:04

Boas Rasec!

A tua descrição acaba por não ser muito animadora. Se até a Irlanda já se rendeu às macros, então estamos perdidos! (Surr))

Começo também a perceber qual o motivo que leva os irlandeses que já conheci a considerarem a nossa cerveja tão boa: estavam a compará-la com heineken's e afins! De facto, com essa concorrência nós damos cartas!

De resto, e do que me contaram alguns irlandeses ou portugueses que já lá passaram férias, é preciso sair um pouco de Dublin para se sentir a verdadeira Irlanda e descobrir algumas microcervejarias que valham a pena.

Ficamos à espera de mais relatos e dessa fotos das polacas... quero dizer dos pubs! :roll:

Abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mar 27, 2007 15:09

Pelo que me contaram amigos que já estiveram em Dublin, a melhor micro de todas é mesmo a Porterhouse.

Também aceitável é o brewpub Messrs. Maguire, onde se pode beber uma Guinness mas também cervejas feitas de propósito para o local. O ambiente e as cervejas parecem que não são tão boas como o Porterhouse mas em Dublin parece que não há muitas mais opções. Aqui fica a morada: 1-2 Burgh Quay. Fora de Dublin há coisas mais interessantes, especialmente em Cork. Mas bom, espero que pelo menos este seja alguma coisa de jeito.

Ricardo Antunes da Costa
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta mar 01, 2007 14:33
Contacto:

Mensagempor Ricardo Antunes da Costa » terça mar 27, 2007 15:43

A tua descrição acaba por não ser muito animadora. Se até a Irlanda já se rendeu às macros, então estamos perdidos!

Realmente é muito triste essa contastação.

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo abr 01, 2007 1:00

Boas,

estou então de volta de uma viagem relâmpago a dublin. Basicamente, fui num dia e voltei no outro, o que desta vez não me permitiu grandes "loucuras". Bebi mais algumas cervejas pelas terras dos Leprachauns.

Uma inevitável Smithwicks num Pub ao fim da tarde uma vez que já tinha saudades :P , começo a acahr que vale a pena ir a Dublin só para beber uma!

Depois fui jantar a um restaurante asiático (meio japonês e meio tailandês) e no menu aparecia uma cerveja Iki (Iki Beer) que desconhecia por completo. Lá pedi e tive uma agradável surpresa, pelo que percebi do rótulo, é uma cerveja de influência japonesa (leve e pouco lupulada) com chá na sua composição. É aquilo que se pode chamar uma "thirst quenching beer", agradável para acompanhar comida asiática (tipicamente apurada). É meia escura e turva (mas a turvação não me pareceu levedura), muito carbonatada não criou o típico chapéu de espuma. Acima de tudo nota-se o ácido (cítrico e carbónico) e um aroma a ervas e a fresco mas sem ser aroma a lúpulo), será do chá verde? Um conceito diferente e que me agradou, especialmente pela garrafa bem conseguida!

Imagem

Por fim, fui ao Porter House (tem a vantagem que fica mesmo no meio da cidade), um amigo pediu uma Youngs Double Chocolate Stout (garrafa) e o barman aconselhou-o antes a experimentar uma Chocolate Stout deles, feita para a Páscoa, que tinha acabado de ser feita e que ainda nem tinha sido publicitada. Como os comentários eram positivos, lá acabei a minha Irish Red da Porter House e pedi também uma... fiquei :o :o :o !

Basicamente era uma bomba de secura e aroma intenso a malte chocolate. Escura como deve ser, laivos de vermelho intenso à contraluz, espuma cremosa e beije. Assim que me puseram o copo à frente, dei logo por ele, Malte Chocolate com fartura! Já fiz muitas cervejas com malte de chocolate, é um óptimo malte para dar cor, carácter, aroma e corpo a vários tipos de cervejas, das mais blends às mais encorpadas, mas nunca tinha pensado ver aquilo que bebi. A composição daquela cerveja deve ter mais de 30% de malte de chocolate, o que lhe dava uma aroma brutal, mas com a consequente secura, e quando digo secura, quero dizer que ao pé daquela cerveja, até uma Guiness parecia uma lager de meninos. Cada golo que dava pedia outro imediato, mas apesar do aftertaste seco, sentia-se uma cremosidade intensa que compensava a sensação. Com corpo intenso (diria que tem no mínimo uns 15º Plato) e talvez uns 7/8 % de álcool v/v, a cerveja encheu-me as medidas! Se da primeira vez tinha ficado de pé atrás com este espaço, desta vez tenho de lhes dar os parabéns, revelaram irreverência e acertaram na mouche!!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta set 26, 2007 19:55

Penso que o Rasec já as mencionou todas mas aqui vos deixo um texto que contém alguma informação sobre a cultura cervejeira em Dublin, pubs e outros aspectos interessantes:

http://www.estadao.com.br/suplementos/n ... 6499,0.htm

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo set 28, 2008 23:28

Boas,

estive recentemente na Irlanda pelo que em breve farei um post sobre a minha experiência por essa país "verde".

Para já, deixo-vos apenas umas imagens da Porter House, já aqui falada pelo Rasec. O ambiente é agradável e a oferta cervejeira é bastante razoável. Os preços é uqe são upa upa!!!

Eis pois um armário numa da paredes do pub

Imagem

e duas das bebidas experimentadas no bar: uma sidra e uma XXX Stout

Imagem

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » segunda set 29, 2008 11:01

então bom regresso! :wink:

Homer
Beer Hunter
Registado: segunda jul 14, 2008 23:31

Mensagempor Homer » segunda set 29, 2008 16:33

Olá. estava agora a olhar para a imagem e se bem percebi essa cerveja que bebes-te lá pela irlanda era uma sidra de pêra? Isso existe?

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » segunda set 29, 2008 17:53

Homer Escreveu:Olá. estava agora a olhar para a imagem e se bem percebi essa cerveja que bebes-te lá pela irlanda era uma sidra de pêra? Isso existe?

Existe. Não sei se há uma palavra portuguesa específica mas em inglês tb se diz Perry.
No supermecado do Ikea costumam ter uma cidra de pera sem alcoól (que raio de mania... :roll: ) que até é um refresco agradável.

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » segunda set 29, 2008 18:51

Boas Bruno,

então que tal foi essa viagem? Foi pena não nos termos encontrado, fica para a próxima oportunidade.

Espero que te tenhas divertido e aguardo as fotos dos campos verdes cheios de ovelhinhas :mrgreen: :mrgreen:

Brewmaster
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » segunda set 29, 2008 22:00

beertruck Escreveu:Existe. Não sei se há uma palavra portuguesa específica mas em inglês tb se diz Perry.

Em português diz-se perada. Que raio de palavra :?

Aquela que o Bruno provou é um sucesso nas Ilhas Britânicas, mas é de origem sueca (é feita pela Abro).

Abraço

Fernando

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça set 30, 2008 9:56

canecao Escreveu:então bom regresso! :wink:

Obrigado.

Homer Escreveu:Olá. estava agora a olhar para a imagem e se bem percebi essa cerveja que bebes-te lá pela irlanda era uma sidra de pêra? Isso existe?

Sim, como o beertruck e o barbas bem referiram, é uma bebida idêntica à sidra de maça mas que em vez desta é elaborada com peras. Tal como o João, também só a conhecia por perry. Palavra que devo continuar a utilizar, em virtude da informação do barbas: perada? Que raio!

Já agora esta Rekorderlig é sueca e não a achei grande coisa. Para mais foi servida com gelo o que apesar de ser costume em alguns países, não me parece ser a solução mais adequada. Fresca sim, diluída não.

Rasec Escreveu: Boas Bruno,

então que tal foi essa viagem? Foi pena não nos termos encontrado, fica para a próxima oportunidade.

Espero que te tenhas divertido e aguardo as fotos dos campos verdes cheios de ovelhinhas

Pois, foi pena não termos bebido uma juntos. Esperemos que não faltem outras oportunidades. Assim que tiver um tempo vou postar uns comentários e fotos sobre o país (e as suas muitas ovelhas :mrgreen: ). E, é claro, alguns pensamentos sobre as cervejas.

Abraços,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 21, 2008 22:00

Bom, não está fácil fazer o post sobre a Irlanda. A falta de tempo é do caraças...

Deixo apenas mais uma imagem, neste caso duns agradáveis mexilhões e soberbas ostras acompanhadas por uma... Guinness, claro!

Imagem

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça out 21, 2008 23:47

Bonita foto!

Fiquei com mais inveja dos pratos que do copo.

Pensar que as ostras e mexilhões no sec XIX eram a comida dos pobres que acompanhavam com uma Stout / Porter ...

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quarta out 22, 2008 9:27

hahaha Half Pint???

Espero que seja da "esposa" :roll: :roll:

Não olharam para ti com uma cara estranha quando pediste isso?

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta out 22, 2008 9:52

Rasec Escreveu:hahaha Half Pint???

Espero que seja da "esposa" :roll: :roll:

Não olharam para ti com uma cara estranha quando pediste isso?

Sim, sim, era da namorada!!! :)) :)) :))

Comigo é sempre de pint para cima!!!! :wink:

Voltar para “VIAGENS E CERVEJA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes