Amesterdão

Já visitou os EUA, a Austrália ou o Japão? Vai fazer uma viagem em breve? Este é o local ideal para nos contar as suas experiências nesses países e recomendar bares e cervejas locais.
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Amesterdão

Mensagempor barbas » sábado out 06, 2007 17:26

Por razões profissionais, a capital que melhor conheço na Europa, para além da nossa Lisboa, claro está, é Amesterdão.

Cidade sobejamente conhecida pelos seus canais, casas centenárias e outros atractivos no Red Light District :mrgreen: , é também um excelente destino para os amantes da cerveja.

Tal como na vizinha Bélgica, praticamentre todos os bares têm uma razoável escolha de cervejas à pressão e em garrafa, locais ou belgas.

Destaco, no entanto, duas "mecas" que não deixo de visitar religiosamente.

A primeira é um bar especializado em cerveja (um proeflokaal - local de provas - em holandês) que fica bem no centro da cidade na zona do Damrak. Dá pelo nome de "In de Wildeman" e tem um aspecto acolhedor que não anda muito longe de uma castiça taberna portuguesa: balcão de mármore, bancos em madeira e muito fumo. Na realidade o local trata-se de uma antiga destilaria de jenever, uma espécie de gin tradicional da Holanda.

Imagem

Quanto a cervejas, a dor de cabeça é escolhê-las :D Cerca de 200 em garrafa e uma selecção cuidada de cerca de 20 à pressão. Neste último caso, tal como nos bons pubs ingleses, há uma rotação mensal que traz sempre algumas novidades (muitas delas de fabricantes artesanais holandeses, bastante difíceis de encontrar). Na última vez que lá estive destaco a presença "on tap" de duas estrangeiras: a Anchor Small Beer (Love) (Love) (Love) e a Scherlenka Rauchbier.

Antes de viajar para o aeroporto, façam um favor a vocês próprios, e passem pelo "De Bierkoning" (junto ao Palácio Real, na Dam), a melhor loja de cerveja que conheço (bom, talvez um empate técnico com a Pitfield em Londres). Contém com quase 1000 :shock: cervejas por onde escolher, com muitas raridades holandesas e belgas (sim, também podem comprar Sagres e Super Bock :D ).

Algumas holandesas que normalmente trago na bagagem e que aconselho vivamente são:

Christoffel Blonde - Uma pilsener da Bierbrouwerij St. Christoffel com lúpulo "on steroids"

Columbus - Uma strong ale de estilo belga feita pela Brouwerij ’t IJ, bom malte e notas de lúpulo fora do comum dentro do estilo

Jopen Koyt - Da Jopen em Haarlem (embora tenha ouvido que é fabricada na Bélgica). O último exemplar conhecido das "gruit biers", cervejas onde em vez de ser utilizado lúpulo era usado um conjunto de ervas aromáticas, o chamado "gruit". O resultado é fantástico. Uma ale escura, com um bouquet fantástico.

Fernando

PS: A foto não é minha. É do site do "In de Wildeman":
http://www.indewildeman.nl

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sábado out 06, 2007 17:57

... não admira que tenham tantas cervejas!
As gargantas em Amesterdão andam todas secas.... do "fumo"! :)) :))

É uma bela cidade! Tenho pena de não ter tido tempo para a conhecer na totalidade. Das cervejas que vi a ser servidas, não fugia muito da Heineken (talvez por ser Agosto e a clientela não ser local...).

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda out 08, 2007 13:31

Nunca estive em Amsterdam...mas não deve faltar muito.
Grandes dicas, barbas!
Já agora: não haverá nenhuma loja holandesa que faça vendas através da net? Alguém sabe?

Abraço

Vic

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » segunda out 08, 2007 16:09

comprei duas vezes e em lojas online belgas: belgianbeershop e beermania. Cada cerveja ultrapassou os 4€! Acho que só mesmo comprando em grandes quantidades, por causa dos custos de envio e mesmo assim.... :roll:

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » segunda out 08, 2007 17:53

VicMaP Escreveu:Nunca estive em Amsterdam...mas não deve faltar muito.
Grandes dicas, barbas!
Já agora: não haverá nenhuma loja holandesa que faça vendas através da net? Alguém sabe?

Abraço

Vic

Estive na Bierkonig em Abril que é, de facto, uma perdição. Infelizmente, não enviam cerveja para o estrangeiro...

Lembrei-me agora que tenho, desde Abril, uma crónica de uma ida a Amesterdão prometida num post aqui ao lado... :oops:

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça dez 25, 2007 23:43

Este post vem com umas duas semanas de atraso, mas veio 8)

Estive em Amesterdão, uma das minhas cidades preferidas em todo o mundo há coisa de duas semanas, lembrei-me de ir lá numa sexta feira à noite, marquei o voo às 3h da manhã, e apanhei o avião às 6h da manhã de sábado :lol: , só para terem uma ideia de como esta viagem foi bem planeada!!! Mas a companhia era boa, e acabei por perder a cabeça e o amor aos euros.

Basicamente, entre visitas à casa da Anne Frank, ao museu Van Gogh, ao Red Light e às respectivas coffee shops, tive tempo de beber umas cervejas muito engraçadas.

A primeira cerveja do fim de semana que me surpreendeu foi uma Amstel Bock

Imagem

não é frequente ver uma grande marca apostar numa Bock (erradamente na minha opinião, sempre defendi que é uma cerveja fácil de produzir, beber, vender e de comunicar). Esta cerveja situava-se bem no estilo, doce, encorpada, equilibrada, alcoólica. Boa surpresa, bebi umas quantas por lá.

No entanto o melhor do fim de semana, foi quando no domingo à tarde, já cansados e enquanto esperávamos pela hora de nos deslocarmos para o aeroporto, descobrimos uma dessas casas de prazer (não é dessas :wink: , é das outras) tão típicas no norte da Europa.

A casa contava com umas 100 cervejas em garrafa e umas 15 em barril. Pedimos umas cervejas da casa, turvas, equilibradas, espuma maravilhosa, cítricas, maravilhosas. A minha, uma De Manke Monnik, Tripel, cerveja com uns 9% de álcool foi das melhores cervejas que já bebi... absolutamente fantástica! A outra, a Blonde Ros, muito boa também, contava com uns 5% de álcool e foi a companhia das senhoras. Viva as produções de cerveja artesanais! (Love)

Imagem

Mais tarde, e já como despedida de Amesterdão, pedi uma Barley Wine Old Foghorn da Anchor Brewing, mas já todos devem conhecer este "potento" da engenharia cervejeira e como tal não me vou alongar sobre ela, continuo a criticar a falta de espuma da mesma, mas a apreciar de forma desmedida o aroma a frutos silvestres e caramelo, deliciosa! Um licor sob a forma de cerveja!

Imagem

Brewmaster
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quarta dez 26, 2007 13:26

Rasec Escreveu:
A casa contava com umas 100 cervejas em garrafa e umas 15 em barril.

Pelas fotos e pela descrição, foste a um De Beiaard. Realmente as cervejas deles são bastante boas. Provaste a de trigo (Witte Ros)? É uma das minhas wittes preferidas.

Por incrível que pareça há uns anos atrás ainda tinham mais cervejas à venda (incluindo a gama inteira da Brouwerij t'IJ). Há coisa de 3/4 anos compraram uma micro (a Brouwhuis Maximilaan, perto do Red Light District) e começaram a ter uma oferta própria bastante boa. Infelizmente deixaram de vender algumas cervejas da "concorrência" (caso da Columbus, da Zatte ou da Vlo) e abandonaram algumas especialidades da Maximilaan (Bethanian, Speltbier, Maximator, etc.).

Abraço

Fernando

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta dez 26, 2007 22:53

Caro Rasec, obrigado por este pequena viagem e pelas recordações que me trouxe. Não que conheça o local que referiste ou as cervejas que bebeste (incluindo a Old Foghorn, o que é para mim um motivo de verdadeiro pesar) mas as fotos não desmentem o fabuloso ambiente que se vive nos cafés e cervejarias de Amesterdão.

E ainda bem que utilizaste este tópico pois não tinha ainda lido a entrada do barbas que também é excelente. Cada vez mais me convenço que este homem é uma verdadeira enciclopédia cervejeira ambulante. Marcas e empresas é com ele. O meu obrigado também a ele pelo magnífico post e por também me relembrar dos proeflokaal, esses fabulosos antros de jenever.

Abraço,

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quarta dez 26, 2007 23:16

bmxutos Escreveu:Cada vez mais me convenço que este homem é uma verdadeira enciclopédia cervejeira ambulante. Marcas e empresas é com ele.

Devem ser reflexos da minha colecção de bases. :mrgreen:

Como tenho tudo organizadinho por países, marcas e fábricas a coisa acaba por interiorizar-se :D O que vale é que não é só fama, mas também proveito. Das cervejas de que se falam no post só não bebi duas: a De Manke Monnik (pela descrição do rasec, não me escapa da próxima vez que for a Amsterdão) e a Old Foghorn. Curiosamente a Anchor Small Beer que falo no post (e que adoro) é uma "small beer" feita do aproveitamento do mash da Old Foghorn.

Abraço

Fernando

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta dez 26, 2007 23:25

barbas Escreveu:
Devem ser reflexos da minha colecção de bases. :mrgreen:

Como tenho tudo organizadinho por países, marcas e fábricas a coisa acaba por interiorizar-se :D O que vale é que não é só fama, mas também proveito. Das cervejas de que se falam no post só não bebi duas: a De Manke Monnik (pela descrição do rasec, não me escapa da próxima vez que for a Amsterdão) e a Old Foghorn. Curiosamente a Anchor Small Beer que falo no post (e que adoro) é uma "small beer" feita do aproveitamento do mash da Old Foghorn.

Abraço

Fernando

Aceito a explicação mas não deixas de ser uma enciclopédia! :mrgreen:

É curioso que tenho cá por casa uma Liberty Ale e uma Steam, mas nada de Foghorn... IA_= E não é nada fácil de encontrar essas coisa por cá. E quando digo por cá estou a falar em Europa, pois em Portugal... 8)

Voltar para “VIAGENS E CERVEJA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes