Brasil

Já visitou os EUA, a Austrália ou o Japão? Vai fazer uma viagem em breve? Este é o local ideal para nos contar as suas experiências nesses países e recomendar bares e cervejas locais.
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Brasil

Mensagempor barbas » segunda jan 28, 2008 22:15

Em princípio irei ter um compromisso profissional em Março no Brasil, em Brasília ou Belo Horizonte. Como sou desconhecedor do que para aquelas bandas se passa em termos de cerveja, queria pedir-vos a opinião sobre os melhores sítios para degustação e compra de cerveja nestas duas cidades.

Já agora, que cervejas devo procurar? A minha experiência com a cerveja brasileira resume-se às marcas de grande consumo, mas tenho na cabeça alvos como Baden Baden, Eisebahn ou Falke. Mais algumas que devo procurar?

Abraço

Fernando

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça jan 29, 2008 10:30

Boas barbas,

o Brasil tem apresentado um desenvolvimento muito interessante no que respeita ao mercado de cervejas. O aparecimento de inúmeras microcervejarias tem levado ao surgimento de boas cervejas e de estilos muito variados. Infelizmente, essa distribuição não é uniforme e se os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro ou São Paulo são já um destino interessante para os amantes da cerveja, os Estados do interior e norte apresentam ainda uma actividade cervejeira muito ténue.

Relativamente às marcas que referiste, todas me parecem recomendáveis. Pessoalmente só conheço a Eisenbahn e a Baden-Baden. Já ouvi dizer muito bem da Falke mas nunca experimentei nada da companhia. A Eisenbahn tem uma gama muito vasta de cervejas (têm mesmo uma rauch) e a distribuição é já bastante boa. Quanto à Baden, foi recentemente comprada pela Shincariol, pelo que espero que os seus produtos não tenham diminuído de qualidade. É claro que a capacidade logística da Schin vai fazer com que a Baden-Baden chegue a mais pessoas.

Em termos de cervejas mais comerciais, acho que só tenho curiosidade pela Caracu que é um clássico, e pelas novas da Bohemia, a cerveja mais antiga do Brasil que agora juntou à sua gama uma escura, uma weiss, entre outras.

Em termos de micros, aconselho vivamente a Schmitt (caso a encontres) e as cervejas da Colorado. Há, com certeza, marcas tão boas como estas mas como nunca experimentei...

Em Belo Horizonte/Minas Gerais...

fui contactado recentemente pelos donos duma micro chamada Cervejaria Artesanal. Produz essencilamente chope e fica em Capim Branco, a 56 Km de Belo Horizonte.

A Cervejaria Backer, que não fica na cidade, já distribui os seus produtos por alguns restaurantes da capital do Estado. Tem chope, Pale Ale, Weizen, etc.

A Falke, claro, que fica localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

A Krug Bier, que tem um bar em BH e, se possível, experimenta a Austria Bier, uma cerveja também produzida por eles e da qual tenho ouvido dizer muito bem. Vendem também no Botequim Maria de Lurdes em BH.

Fiz há pouco tempo uma entrevista com o pessoal da Wals, que também é de BH. Eles só produziam chope mas fizeram recentemente uma Wals Dubbel que tem um aspecto assim parecido com a DeuS. Promete.

Há também um restaurante muito em voga, a Churrascaria Porcão, que vende cerveja ou da Backer ou da Krug, não tenho bem a certeza.

Ou seja, em Belo Horizonte acho que não vais ter probelmas em saciar a sede... :P

Já em Brasília, desconheço grandes bares ou micros. Conheço apenas a Stadt Bier, que me parece ter um espaço muito engraçado e que distribui para outros bares do Distrito Federal. E há também a Cervejaria Platz, da qual pouco conheço mas que, segundo li nosite, é um espaço muito amplo e onde se serve cerveja estupidamente gelada (sim, está lá escrito!!!). Portanto, não sei se a quererás visitar... :?

Espero que tenha ajudado um pouco... Pode ser que alguém tenha mais ideias sobre o assunto.

Abraço,

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » terça jan 29, 2008 12:12

bmxutos Escreveu:Espero que tenha ajudado um pouco... Pode ser que alguém tenha mais ideias sobre o assunto.

Bruno

Ajudaste bastante com a tua excelente descrição sobre o mercado brasileiro. Parece que Belo Horizonte é o destino certo :D

Abraço

Fernando

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » terça jan 29, 2008 13:55

Só posso dizer que há um conhecido meu brasileiro radicado por cá, que afirma que Blumenau é a capital cervejeira do Brasil!
:D
Boa viagem e boa estadia...e boas cervejas

Abraço

HugoMR
O que é uma cerveja?
Registado: domingo abr 27, 2008 8:19

Mensagempor HugoMR » segunda abr 28, 2008 19:03

Cheguei atrasado pra resposta. Contudo, apenas pra registro, caso alguém venha fazer alguma busca: :)

Brasília é um lugar complicado. Ainda imperam os típicos lugarzinhos da moda. Mas ainda há esperança sim. Recomendo dois lugares

1º. Bauhaus (303sul): pela variedade daqui é o melhor. Sempre sujeito aos importadores e seus problemas, mas eu sempre encontrei uma boa variedade, e algo novo pra experimentar.

2º. Godofredo (408sul): o ambiente é bem legal. O dono é um entusiasta e fez o bar não pra ganhar dinheiro. Não possui tanta variedade como o Bauhaus, mas ainda tem: Wehenstephan, Edinger, Eisenbahn, Baden Baden, Chimay e algumas outras.

A Stadt Bier é uma fábrica de chopp. Eu gostava muito do chopp de lá (um dos melhores que já bebi), mas isso era antes de conhecer qualquer cerveja Weiss.

Abraços.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda abr 28, 2008 23:50

[quote="HugoMR"]Cheguei atrasado pra resposta. Contudo, apenas pra registro, caso alguém venha fazer alguma busca: :)
[quote]

Caro Hugo,

a sua resposta não veio tarde pois agora quem ler este post já fica a saber algo mais sobre a realidade em Brasília. Pelos vistos não há grande oferta mas já ter dois ou três locais onde se pode degustar uma boa cerveja não me parece nada mau. Aí fica pois a sugestão relativamente ao Bauhaus e ao Godofredo.

Abraço.

joaolustoza
O que é uma cerveja?
Registado: quarta nov 06, 2013 16:39

Re: Brasil

Mensagempor joaolustoza » quinta nov 07, 2013 12:14

Aqui está um guia de turismo cervejeiro em Português com informações sobre algumas cidades da Europa e do Brasil. Saudações.
http://destinocervejeiro.com

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re:

Mensagempor nogueiraf » quinta nov 07, 2013 12:52

VicMaP Escreveu:Só posso dizer que há um conhecido meu brasileiro radicado por cá, que afirma que Blumenau é a capital cervejeira do Brasil!
:D
Boa viagem e boa estadia...e boas cervejas

Abraço

Basicamente um ex colega de trabalho descreveu Blumenau como uma cidade Alemã com tudo o que isso implica :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Re: Brasil

Mensagempor tom_po » sexta nov 08, 2013 11:32

Em 2007 estive na Santa Catarina, escrevi num post alguma coisa sobre esta visita, os links dos meus fotos não funcionam mais, mas tem outras informações neste posting, por ex. do Ricardo!

viewtopic.php?f=21&t=194

Voltar para “VIAGENS E CERVEJA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante