A Livraria do Harry Potter

Já visitou os EUA, a Austrália ou o Japão? Vai fazer uma viagem em breve? Este é o local ideal para nos contar as suas experiências nesses países e recomendar bares e cervejas locais.
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

A Livraria do Harry Potter

Mensagempor barbas » sábado nov 01, 2008 0:02

Não, não ensandeci com este título.

Como alguns outros pais que frequentam o fórum, já tive de ver os filmes do Harry Potter várias centenas de vezes. Num dos filmes, o jovem feiticeiro vai comprar os manuais escolares a uma livraria para poder transformar água em cerveja (está bem estou a inventar um bocadinho :D ) Bom, o que provavelmente vocês não sabem é que a tal livraria existe mesmo em Londres, mas na realidade trata-se de um pub e que pub....

O Market Porter é uma instituição. Os prémios da CAMRA que tem expostos falam por si, mas as cervejas, ai as cervejas. A coisa funciona assim, existem 10 taps para cask-conditioned ales que vão rodando de acordo com a voracidade dos consumidores, o que quer dizer que se hoje forem lá, amanhã já lá estão outras cervejas (chegam a ser 55 cervejas diferentes por mês...). Têm ainda mais uns outros 10 taps com coisas mais ou menos banais.

Como já devem ter adivinhado, estive em Londres. Infelizmente fui em trabalho e não tive muito tempo para dedicar às cervejas, portanto aqui fica uma lista não exaustiva do que andei por lá a beber (todas cask):

- Adnams East Green
- Batemans Autumn Fall
- Greene King IPA
- Shepherd Neame Spitfire
- Purple Moose's Mysterious Myrtle Stout
- Atlas Red Squirrel Scottish Ale (A melhor de todas!!!)
- Dunham Masey Cherry Chocolate Mild
- Exe Valley Charter 750
- Dark Horse Whip Cracker
- Newby Wyke White Squall
- Newby Wyke Deck-Aid
- Rudgate Sword Blow
- Hydes Owd Bill
- Acorn Yorkshire Pride
- Harvey's Best Sussex Bitter
- Goacher's Fine Light Ale
- Fuller's London Pride

Ainda tive tempo para algumas exóticas a acompanhar algumas refeições como a Asahi Black (o mestre Jackson dizia bem dela, mas prefiro de longe uma Cintra Preta... Doce demais para uma schwarzbier) e a Baadog Mongolian Craft Beer (Muito boa. A ratebeer diz que é uma Vienna, mas para mim pareceu-me mais uma Belgian Ale à la De Koninck).

Para tornar as coisas ainda mais agradáveis, no outro lado da rua fica o Borough Market, onde está a melhor loja de cervejas de Londres, a Utobeer (a Pitfield's fechou :cry: ). Centenas de garrafas com especial destaque para as micros inglesas, belgas e americanas. Estava a ver que pagava taxa de bagagem no aeroporto :D

Abraço

Fernando

doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: segunda fev 18, 2008 21:23
Contacto:

Mensagempor doudoufina » sábado nov 01, 2008 8:43

Ai !.. Estavas no paraíso...

Para quando sítios destes em Portugal ?
A que horas será o próximo avião para Londres ?

Nota: Também gostei de ver os "Harry Potter" ... várias vezes ...

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » domingo dez 21, 2008 11:25

Também fui a Londres há dias.

Ahh... o Market Porter... bela Harvey's Sussex Best Bitter que lá bebi...
E a Utobeer... que pena nesse dia ter deixado a mochila no hotel...
Já agora: ainda perto do Borough market um bar muito bom com uma grande oferta de cervejas estrangeiras (principalmente Belgas), o The Rake. Dos poucos sítios onde se encontram as cervejas da Brew Dog "on tap".

Já agora uma lista do que bebi por lá:

Fuller's Chiswick
Fuller's Discovery
Fuller's London Pride
Gale's HSB
Fuller's ESB
Fuller's London Porter
(sim, sim... fiz o tour da Fuller's Chiswick Brewery...)
Harvey's Sussex Best Bitter
1648 Winter Warrant
Sierra Nevada Pale Ale
Brew Dog Zeitgeist
Timothy Taylor's Landlord
Bateman's Harvest Autumn Ale
Samuel Smith Old Brewery Best Bitter
Black Sheep Best Bitter
St. Austell Tribute
Pitfield Organic Lager
Wadworth 6X

Tudo cask conditioned excepto a Sierra Nevada e a Pitfield. E a Brew Dog também talvez não fosse...

Os destaques: a TT Landord que bebi no Dog & Duck e a BD Zeitgeist no The Rake.

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » domingo dez 21, 2008 16:25

beertruck Escreveu:Já agora: ainda perto do Borough market um bar muito bom com uma grande oferta de cervejas estrangeiras (principalmente Belgas), o The Rake.

O The Rake é do mesmo dono da Utobeer, pelo que a oferta deve ser bastante interessante. Tenho de lá ir espreitar da próxima vez que for a Londres.

Abraço

Fernando

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » quarta abr 08, 2009 15:47

Mais uns dias em Londres. Desta vez não fui à livraria do Harry Potter embora lá tenha andado muito perto (Borough Market e The Rake). Mas a colheita não foi má (apesar de menos produtiva que a última):

Dark Star Saison
Shepherd Neame Spitfire
Adnams Broadside
Timothy Taylors Dark Mild
BrewDog Punk IPA
Ascot Anastasia's Exile Stout
Stone Ruination IPA
Brains' Bread of Heavens
Camden Bitter
Adnams Extra Special Bitter
Freedom Dark Organic Lager
Sharps Doombar

Todas cask excepto a Stone (tap) e a Freedom (garrafa).
Os destaques: Dark Star Saison @ The Rake e BrewDog Punk IPA @ White Horse on Parson's Green. Muito boa também a Bitter da Camden Brewery, uma micro londrina (uma aqui, outra ali, elas vão aparecendo...).

E para não ressacar trouxe estas garrafitas da Utobeer:

Meantime Coffee Porter
Meantime India Pale Ale
Meantime Pale Ale
BrewDog Punk IPA
BrewDog Coffee Imperial Stout
BrewDog Paradox
Thornbridge Jaipur
Thornbridge Bracia
Samuel Smith Oatmeal Stout
Dark Star Imperial Stout
Stone Arrogant Bastard Ale

Já lá ia outra vez...

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » sexta abr 10, 2009 13:25

beertruck Escreveu:E para não ressacar trouxe estas garrafitas da Utobeer:

Meantime Coffee Porter
Meantime India Pale Ale
Meantime Pale Ale
BrewDog Punk IPA
BrewDog Coffee Imperial Stout
BrewDog Paradox
Thornbridge Jaipur
Thornbridge Bracia
Samuel Smith Oatmeal Stout
Dark Star Imperial Stout
Stone Arrogant Bastard Ale

Já lá ia outra vez...

((Drool)) ((Drool)) ((Drool))

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » terça abr 14, 2009 21:50

beertruck Escreveu:Mais uns dias em Londres. Desta vez não fui à livraria do Harry Potter embora lá tenha andado muito perto (Borough Market e The Rake). Mas a colheita não foi má (apesar de menos produtiva que a última):

Só não me metes inveja porque vou lá no fim do mês. :wink:

Diz-me lá, onde é que fica o The Rake? É mesmo junto ao mercado? E está aberto todos os dias?

Abraço

Fernando

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » segunda abr 20, 2009 20:28

barbas Escreveu:
beertruck Escreveu:Mais uns dias em Londres. Desta vez não fui à livraria do Harry Potter embora lá tenha andado muito perto (Borough Market e The Rake). Mas a colheita não foi má (apesar de menos produtiva que a última):

Só não me metes inveja porque vou lá no fim do mês. :wink:

Diz-me lá, onde é que fica o The Rake? É mesmo junto ao mercado? E está aberto todos os dias?

Abraço

Fernando

14 Winchester Walk
51º 30' 22,50" N
0º05'28,22º W
De quem vai do Market Porter em direcção ao rio, viras na 1ª à direita logo a seguir ao mercado (é no próprio quarteirão do mercado).
Não sei se está aberto todos os dias. Mas pelo menos tem um horario mais alargado que o do mercado (que é só sextas e sábados).

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » segunda abr 20, 2009 22:09

beertruck Escreveu:14 Winchester Walk
51º 30' 22,50" N
0º05'28,22º W
De quem vai do Market Porter em direcção ao rio, viras na 1ª à direita logo a seguir ao mercado (é no próprio quarteirão do mercado).
Não sei se está aberto todos os dias. Mas pelo menos tem um horario mais alargado que o do mercado (que é só sextas e sábados).

Obrigado João

Na próxima 2ª feira por esta hora devo estar com uma Ruination na mão :)

Abraço

Fernando

Homer
Beer Hunter
Registado: segunda jul 14, 2008 23:31

Mensagempor Homer » segunda abr 20, 2009 22:53

Não levem a mal estar a meter-me na conversa mas... o que significam estes caracteres? :?

51º 30' 22,50" N
0º05'28,22º W

Percebo que seja algi como latitude e longitude mas, como utilizam? :oops:

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » segunda abr 20, 2009 23:55

Homer Escreveu:Percebo que seja algi como latitude e longitude mas, como utilizam? :oops:

Nem mais. Ou utilizas num GPS ou no Google Maps ou Google Earth.

No Google tens de tirar o carácter "º", portanto se pesquisares por 51 30' 22.50" N, 0 5' 28.22" W vais ter ao The Rake.

Abraço

Fernando

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » terça abr 21, 2009 0:21

Com esta brincadeira das coordenadas, consegui ver o Market Porter com o "Street View" do Google Earth :-)

Imagem

Abraço

Fernando

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça abr 21, 2009 10:20

barbas Escreveu:
beertruck Escreveu:

Na próxima 2ª feira por esta hora devo estar com uma Ruination na mão :)

Já sabes onde é que vai haver Ruination na próxima 2ªf?
Eu bebi no White Horse @ Parson's Green...
É bom que seja a essa hora... porque depois de uma Ruination não é qualquer cerveja que se aguenta... É a verdadeira "ruína" das papilas gustativas...

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça abr 21, 2009 10:27

barbas Escreveu:Com esta brincadeira das coordenadas, consegui ver o Market Porter com o "Street View" do Google Earth :-)

Imagem

Abraço

Fernando

Como é que se brinca com essa coisa do street view?

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » terça abr 21, 2009 14:49

beertruck Escreveu:Como é que se brinca com essa coisa do street view?

Vê aqui: http://maps.google.com/help/maps/streetview/

Abraço

Fernando

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » terça abr 21, 2009 14:52

beertruck Escreveu:Já sabes onde é que vai haver Ruination na próxima 2ªf?
Eu bebi no White Horse @ Parson's Green...

Tinha ficado com a ideia (não sei porquê) que tinhas bebido no The Rake. Vou ficar perto do White Horse, mas pelo que está no site, já não têm Ruination :(

Vou ter de me entreter com uma Jaipur :D

Abraço

Fernando

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » sexta mai 01, 2009 16:14

E já voltei de Londres. Desta vez não foram só cask ales. Dispersei a minha atenção pela Old Albion, a Bélgica e o Novo Mundo:

As bifes:

- Dark Horse Whip Cracker
- Cottage Norman's Conquest
- Summerskills Hopscotch
- Theakston Old Peculier
- Morland Old Speckled Hen
- St. Austell Proper Job
- Vale Hadda's Spring Gold
- BrewDog Paradox Smokehead
- Young's Special
- Grafton Vintage Gold
- Allgates Jabba The Hop
- Brains SA
- Thwaites Summat Special
- Festival Emerald
- Thornbridge CocoaDance
- George Wright St. George
- Thornbridge Kipling
- Thornbridge Jaipur

As dos devoradores de mexilhão:

- Poperings Hommel Bier
- Troubadour Obscura
- Ultramour
- Boon Oude Geuze Mariage Parfait

As dos cowboys e dos caçadores de crocodilos:

- Stone Oaked Arrogant Bastard
- Little Creatures Pale Ale
- Sierra Nevada Pale Ale

E ainda houve tempo para uma sidra:

- Aspall Dry Premier Cru Suffolk Cyder

Destaques para a Paradox (das cervejas mais complexas que me lembro de ter bebido), Arrogant Bastard (não são só as inglesas que beneficiam de um toque de madeira), Jaipur e Kipling (altamente pedagógica a comparação entre a utilização de lúpulo inglês e americano), Mariage Parfait (o meu novo standard para Gueuze), Norman's Conquest (uns furos acima da Old Peculier. Sacrilégio), Troubadour (algures entre uma Dubbel e uma Red Ale) e as Pale Ales da Sierra Nevada e Little Creatures (hummm, lúpulo).

Abraço

Fernando

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » domingo mai 03, 2009 23:52

Sim senhor!... Isso é que foi trabalhar!...

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » domingo mai 03, 2009 23:53

beertruck Escreveu:Sim senhor!... Isso é que foi trabalhar!...

Tudo em prol da ciência como é óbvio :D

Abraço

Fernando

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » sexta abr 30, 2010 23:52

Regressado de mais uma ida a Londres aqui fica mais uma mini crónica de como andam as lides cervejeiras pela Old Albion.

Ao contrário das últimas vezes andei um pouco arredado do Market Porter. Preferi o White Horse, o Lowlander e o The Rake. Mas o destaque merecido vai para o Wenlock Arms. Embora esteja listado no Ratebeer como o melhor pub de Londres, nunca lá tinha ido, mas não pude adiar mais uma visita depois de ler esta crónica:

Código: Selecionar todos

Very dark and dank with a large bar in the center of the building, surrounded by a seating area that wrapped around the building with booths and high top tables. On the top of the bar and on a shelf wrapping around the building there were very old vintage bottles of different beers from around the world. These bottles were covered in dust and cobwebs adding to the romanticized surreal atmosphere of this place. There is a large chalkboard of the real ales available and in the front of the bar there is a line of handles for the casks, probably ten different real ales. There was a live band but unlike any live band I’ve seen in a pub/bar. It was three old men playing sea shanties and old folk songs. One was playing a piano, barrel-house style, one on washboard and one playing a trumpet. This music just added to amazing atmosphere of this odd neighborhood pub. Another characteristic that adds to the atmosphere of this place were the local patrons. I pulled up to the bar and soon was surrounded by the oddest assortment of people I’ve ever been around. Lots of crusty blue collar neighborhood people, fishermen, a schizophrenic babbling Irishman who would blurt something out and then start cackling and a dwarf. As soon as I sat down some tall toothless blonde haired man looked at me and exclaimed, "I’m fuckin’ pissed" in a cockney accent. Later on in the evening I watched him waltz with the dwarf who I met earlier. This place had so many colorful characters that it almost seemed like a dream to me. It was like something Bunuel and Dali would put in one of their early films. The service at this place was excellent. All of the bartenders were very young but very attentive and knowledgeable. They had a very good variety of bitters, milds, stouts, esbs, etc. They had at least ten beers on cask as well as the standard Guinness, Fosters and the dreaded Guinness Cold. The only problem if you could call it that was that it mainly focused on domestic beers and not much from outside of the UK. I absolutely loved this place. This was definitely the best pub I visited in London and possibly my favorite drinking establishment in the world. I wish I could go back there tonight. I could not recommend this place any higher!

Embora não tenha lá ido a uma 6ª feira ou sábado (dias de música ao vivo) nem tenha visto o anão a dançar uma valsa, tudo o resto é verdade: as teias de aranha, as garrafas poeirentas e uma torrente inesgotável de personagens que pareciam ter saído de um "Feios, Porcos e Maus" made in UK. E ainda nem eram 7 da tarde....

Outro sítio que ainda não tinha ido e que já merecia visita era o Belgo Centraal, um restaurante belga que fica em Covent Garden. Uma boa carta de cervejas belga que embora um pouco atrás do Lowlander é compensada pela presença de uns excelentes mexilhões.

Destaques nas cervejas para as Dark Star Saison e Espresso Stout no White Horse, as Crouch Vale Brewers Gold e Blackwater Mild no Wenlock Arms, a St. Feuillien Saison no Lowlander e para a Stone Cali-Belgique IPA no The Rake. Esta última é mais uma daquelas americanas de nos deixar sem palavras. Uma IPA à americana (lúpulo on steroids + malte qb para aguentar a coisa) com levedura belga (o que lhe dá um carácter muito próximo daquilo que podemos encontrar numa Tripel).

Por último, um salto à Utobeer onde me abasteci de algumas preciosidades da Mikkeller, Nogne O, Dogfish Head, Victory, Flying Dog e uma Chouffe Houblon Dobbelen IPA Tripel que já perseguia há algum tempo.

Rule, Britannia!

Abraço

Fernando

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » quarta mai 05, 2010 17:58

Hummmm! ((Drool)) Que inveja! :( :evil:
Nunca fui ao Wenlock Arms mas, da próxima, não falha... Até agora, o meu preferido continua a ser o White Horse. No The Rake tb se encontram coisas muito boas (em Abril do ano passado bebi lá essa Dark Star Saison que tu bebeste agora - tiveste sorte em lá ir agora, é uma cerveja que só está disponível em Abril) mas falta-lhe qualquer coisa (pessoal simpático, preços decentes...).
Ultimamente tenho ouvido falar muito bem do Cask, em Pimlico. E parece que há um novo - o Jolly Butchers, em Stoke Newington (N1) - que parece que vale a viagem. Quer um quer outro têm sempre várias Dark Star e Thornbridge (entre outras das melhores british ales) em cask e algumas das melhores europeias (belgas, Shlenkerlas, ...) à pressão.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta mai 06, 2010 9:52

Eheh, de facto, a descrição do Wenlock Arms parece que vai buscar umas figuras à imaginação do Charles Dickens. Isto é lindo: "Later on in the evening I watched him waltz with the dwarf who I met earlier." :mrgreen: :mrgreen:

Já está na agenda como "must do".

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça out 12, 2010 23:22

beertruck Escreveu:Hummmm! ((Drool)) Que inveja! :( :evil:
Nunca fui ao Wenlock Arms mas, da próxima, não falha...

Se calhar, não vou mesmo...
http://londonist.com/2010/09/save_the_wenlock_arms.php :cry:

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quarta out 13, 2010 0:59

Triste notícia :(

Aqui ficam algumas imagens no Flickr para quem por nunca lá passou: http://www.flickr.com/groups/wenlockarms/pool/

Abraço

Fernando

Voltar para “VIAGENS E CERVEJA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante