Paris e Bélgica

Já visitou os EUA, a Austrália ou o Japão? Vai fazer uma viagem em breve? Este é o local ideal para nos contar as suas experiências nesses países e recomendar bares e cervejas locais.
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Paris e Bélgica

Mensagempor Rasec » domingo nov 02, 2008 21:43

Boas ppl,

nos próximos 15 dias vou fazer dois raids à Europa central, nomeadamente a Paris (5 dias) para uns dias românticos com a "esposa" e uma semana mais tarde, 3 dias à Bélgica para visitar um grande amigo que viveu comigo 4 anos nos tempos de Uni. mas que já não vejo há 2 anos. Passarei um dia em Bruxelas e 2em Antuérpia.

Alguém quer deixar palpites cervejeiros (ou nem por isso) sobre estes locais??

Não é a primeira vez que vou a nenhum deles, já passei inclusivamente um mês na Bélgica, mas já lá vão uns aninhos (aí uns 6) e como tal todas as dicas são bem vindas.

Dicas como: "Onde é que posso apanhar umas westveleteren" valem pontos a dobrar na escala da amizade!!!

:P :P

Brewmaster
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » domingo nov 02, 2008 22:29

Em Bruxelas, o templo a visitar é o "Bier Tempel" :mrgreen:

Fica perto da Grand Place e com alguma sorte podes dar um pontapé numa Westvleteren 8 ou 12.

Fica na Rue Marché Aux Herbes 56.

Abraço

Fernando

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 03, 2008 12:22

Boas, para que a malta nao seja preguiçosa, não vou falar sobre Paris ou Bruxelas. O pessoal que se ponha a escrever e deixe uma dicas boas!!! :wink:

Vamos então a Antuérpia. Devo confessar que é das cidades belgas que menos aprecio. Em termos arquitectónicos e relativamente ao próprio ambiente. Mas atenção: não me estou minimamente a referir aos pubs. Antuérpia tem dezenas de pubs, especialmente na parte velha da cidade, alguns deles muito interesantes.

Como com certeza sabem, Antuérpia é a casa da de Koninck. Por isso, não é de admirar que essa marca de cerveja prevaleça em toda a cidade.

Pessoalmente, o bar que prefiro é o Kulminator (Vleminckveld 32). Se não fui lá todos os dias que estive em Antuérpia foi por pouco! Fica localizado numa rua escura mas acreditem que merece uma visita. Dentro do bar pode-se vislumbrar um espaço com temperatura controlada e onde as cervejas envelhecem. Não se surpreendam se encontrarem algumas gueuze ou trapistas com 10 anos. É claro que o preço é de acordo com a qualidade da cerveja... É um sítio fantástico e de visita obrigatória.

Próximo da catedral há dois bons bares: o Pater's Vaetjs (que não tem nada de jeito on tap mas que possui uma boa coleccção em garrafa) e o Rooden Coninck (Vlasmarkt), que tem as paredes cheias de artefactos antigos, muito engraçado.

Na pequena cidade de Lier, a apenas alguns Kms de Antuérpia, recomendo o Bistro Den Extra. Quando lá fui tinham mais de 200 cervejas! Ambiente agradável.

Espero que a lisat ajude. Aconselho mesmo o Kulminator. Um abraço,

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » segunda nov 03, 2008 12:32

Lembro-me de quando estive em Antuérpia (espero não estar a confundir com outra cidade), ter ido a um pub que ficava numa espécie de catacumbas, o chão era de palha, tudo com luzes ténues, mesas e bancos corridos, música de monges a cantar, enfim, dava mesmo a ideia de estarmos na idade média lá dentro! Lembro-me que o menu era composto por algumas dezenas de raridades, lembro-me também de entrar no bar... não me lembro é de sair :mrgreen:

Sabes de qual estou a falar Bruno? Não faço a menor ideia de onde era, excepto que era na parte velha da cidade, curiosamente acho que a cidade até era agradável, é engraçado que não foi assim há tanto tempo quanto isso e tenho memórias mesmo muito ténues da Bélgica, e não, não estava sempre bêbado, nem pouco mais ou menos!! :wink:

Gostava também de voltar a Leuven, foi sem dúvida a minha cidade favorita, vamos ver se o gajo quer ir lá comigo!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 03, 2008 14:00

Rasec Escreveu:Lembro-me de quando estive em Antuérpia (espero não estar a confundir com outra cidade), ter ido a um pub que ficava numa espécie de catacumbas, o chão era de palha, tudo com luzes ténues, mesas e bancos corridos, música de monges a cantar, enfim, dava mesmo a ideia de estarmos na idade média lá dentro! Lembro-me que o menu era composto por algumas dezenas de raridades, lembro-me também de entrar no bar... não me lembro é de sair :mrgreen:

Rasec, sei que és uma pessoa conscienciosa e que não beberias até tal ponto mas pela descrição, não estaremos a falar da... manjedoura em Belém!!! :mrgreen:

Agora a sério: pela descrição não conheço. Mas como existem tantos pubs em Antuérpia, muitos deles temáticos, não me admira nada que exista um com esse ambiente.

Leuven é bonito sim senhor. Merece uma visita assim como Gent, uma das cidades que mais gostei. Almocei por lá, num restaurante japonês, e bebi uma das melhores wits da minha vida. Estupidamente (leia-se muito estupidamente) não apontei a marca e até hoje nunca consegui recordar-me da mesma. Enfim... (Bang)()

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda nov 03, 2008 14:15

Meu caro Rasec

Paris não será um paraíso cervejeiro, mas confesso que quando lá estou, aquela cidade fascina-me tanto que quase nem me lembro de procurar a bela bebida. No entanto, há uma pequena loja chamada Cave à Bulles, no 45 da rue Quincampoix (muito perto do Centro Pompidou) que vale a pena visitar se quiseres comprar para levar contigo. É que ali, além de muitas das boas cervejas belgas, tens uma vasta gama de cervejas das micro-cervejeiras francesas que é muito difícil arranjar noutro lado.
Há também uma coisa recente nos Champs Elysées, a Culture Biére, que ao que me disseram, se trata de uma nova filosofia cervejeira, mas não conheço ainda. No entanto, ao que sei, parece ser interessante.
Quanto a Bruxelas, nem precisas procurar, não é?. Como diz o barbas, para comprar é mesmo o Bier Temple, apesar de em alguns supermercados conseguires encontrar preços maiss baixos. Mas no Temple encontras de certeza as Westvleteren (ou quase de certeza).
Antuérpia não conheço. Pena que não vás a Brugges, que aí sei que encontrarias muitos sítios extraordinários, além de que no fim de semana de 15/16 tem lugar o Festival Cervejeiro da cidade.
E já agora, no dia 22 há uma festividade, a Quintessence Brassicole à la brasserie Cantillon, em Anderlecht.

Boas viagens!

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » segunda nov 03, 2008 14:33

Excelentes dicas amigos!!

Quanto ao pub em Antuérpia, realmente a descrição que dei não foi a melhor de sempre :mrgreen: , era de facto um espaço muito bonito, a apelar à idade média e ao culto dos monges. Lembro-me de estarem uns 40ºC lá fora (o verão mais quente da história da Bélgica) e de se estar tão bem lá dentro, pela música super relaxante, por ser muito fresco, e pelo consolo de umas cervejas que nem faço ideia quais foram, mas foram certamente óptimas!

Já agora VicMaP, adicionei o teu blog aos meus feeds, vais passar a ter menos um visitante nas tuas estatísticas, mas continuarei sempre a ler com a mesma atenção!!! Continua com o excelente trabalho!!!

Brewmaster
Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta nov 14, 2008 12:02

No seguimento da minha viagem à cidade das luzes, a belíssima Paris, onde passei uns dias muito "românticos" com a namorada.

Já conhecia a cidade, mas é sempre uma experiência única visitar este poço de arquitectura, boa comida e locais retirados de postais turísticos em cada esquina...

Em termos cervejeiros, acabou por não ser grande coisa, bebi umas coisas normaizitas, umas Grimbergens, Affligems, Leffes, Duvel, "Blanche de Brugges", enfim, coisas boas mas nada de verdadeiramente exótico ou novo.

Tive muito azar, fui à Cave à Bulles 3 vezes, e estava sempre fechada :cry: tive o azar de ser feriado na 3ª e muitas lojas não terem sequer aberto as portas na 2ª feira, e então nada feito... fica para uma próxima visita à cidade.

A única coisa realmente nova que provei, foi uma cerveja da Córsega, num restaurante típico da Córsega, chamada Serena, acompanhou uns excelentes enchidos, queijos, foi gras entre outros petiscos Corsegos, no entanto a cerveja era apenas uma lagerzita fraquinha... não deixou memórias.

Depois ponho aqui umas fotos para ilustrar o tópico, assim que descarregar as 800 e tal fotos que tirei para o pc e tiver tempo de as ver uma a uma e fazer upload para um servidor qq.

E para o próximo fds, Bélgica!! Aí sim, sem namorada, vai ser cerveja a sério!! :P :P

Brewmaster
Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo nov 23, 2008 23:55

Vamos deixar o post sobre Paris que em termos cervejeiros teve muito pouco interesse, e relatar estes 3 últimos dias em que fui à Bélgica, um dia em Bruxelas, e dois dias em Antuérpia.

Antes de mais, estava um frio de cão na Bélgica, mas frio mesmo... ao ponto de hoje ter nevado como se não houvesse amanhã e o voo se ter atrasado em função disso, basicamente, entre neve, chuva e muito frio... a vontade de sair à rua era pouca! Só de acrescentar que fui com um amigo Português que trabalha comigo em Dublin visitar um outro amigo que depois de correr meio mundo está agora a trabalhar em Antuérpia. Eramos 3 grandes amigos na Universidade que se reencontravam passados vários anos!! (O meu amigo que foi comigo de Dublin estava constipado e com febre, então passou parte desses dias a chá e chocolate quente... desgraçado :))

Imagem

Comecemos por Bruxelas, basicamente foi chegar e almoçar, escolhemos um restaurantezinho muito simpático na zona do Groot Markt, onde uns extraordinários escargots e uns mussels divinais foram
acompanhados por uma leffe Brune (sem descrição porque todos conhecemos esta cerveja, o restaurante tinha pouca oferta).

Imagem

Fomos depois dar uma volta ali pelo centro, encontrei o Bier Planet, loja extraordinária, como uma oferta maravilhosa. Havia de tudo... menos westvleteren, e esse era o santo graal que a minha demanda buscava!!! Curiosamente eles tinham westvleteren, só que não vendiam... só ofereciam uma a quem gastasse 100€ em cerveja na loja :-| raio de política mais estranha...

Imagem

Imagem

Fomos então, já meio trucidados pelo frio, a um barzinho muito simpático na Praça Central, beber qualquer coisa para aquecer, optei por uma Tongerlo Triple, uma típica tripel belga, alcoólica e frutada, bastante cítrica e lupulada, equilibrada, mas sem ser fantástica:

Imagem

Imagem

Fomos depois ao Bier Temple, esse marco da cultura Belga, aqui sim, depois de análise cuidada à oferta da loja, lá perguntei pelo Santo Graal e lá estavam elas (Love) , comprei 5 (hehehe) e mais umas DeuS, uma La Trappe Bockbier, uma Barbar Winter Bok. Tinha de ter muito cuidado com o peso, e foram as minhas opções. Essencialmente adoro Bocks e dentro do mundo que havia, trouxe estas duas...

Imagem

Imagem

Imagem

Ao final do dia lá fomos para Antuérpia, o meu amigo recebe-nos com mais umas cervejas que tinha comprado para nós (algumas para me oferecer) o pobre não sabia que Leffe e Duvel não são propriamente coisas muito exóticas, mas não se pode criticar um tipo que compra umas cervejas para os seus amigos cheio de boa vontade!

Tirei aqui uma foto com o que eu tinha comprado mais algumas das coisas que ele tinha lá por casa, e a segunda foto, o Santo Graal das cervejas, 5 anos depois, voltava a beber uma:

Imagem

Imagem

Esta wesvleteren 12 é sem dúvida uma cerveja especial, se é a melhor cerveja do mundo... é pá... não faço ideia... mas é sem dúvida um momento único quando se abre e saboreia uma!!!

Cor castanha escura, Rubi à contraluz, espuma cremosa de cor creme pouco estável, mas que deixa lacing pelo copo.

Aroma fumado, mistura de bagas vermelhas com maltes especiais, mas há lá fumo... não me lembrava de haver fumo... hmmm, mas há fumo sem dúvida... e bagas, frutos vermelhos... e fumo!! Bolas, mas há frutos vermelhos com fartura... bolas, vamos é lá beber isto :))

Prova-se a medo... é amarga... e doce... é boa, corpo brutal, e oleosa, com um mouthfeel tremendo, que coisa assombrosa! Há ali especiarias, caramelo, açucar candi, será baunilha.... é pá, há tanta coisa, e tanto sabor... que orquestra de sentidos, o meu nariz e boca pareciam baralhados, nem sabia o que fazer a seguir... Beberam-se 3 nessa noite... Sobraram duas, vou tentar envelhecer uma delas (se resistir) não será fácil!

Nessa noite ainda se bebeu uma Leffe Blue 9º que a foto relata, mas não é nada de extraordinário... também depois de uma westvleteren 12, era difícil haver competição. Essencialmente parecia alcoólica demais, sem corpo para suportar tanto álcool, pouco sabor... nada de mais.

Imagem

No dia a seguir, nada demais durante o dia, bebeu-se uma Tongerlo 6 Dubbel Bruin (Não conhecia a Tongerlo, mas parecia estar em todo o lado) ao almoço, esta era uma cerveja de abadia de cor rubi, aromas tostados e caramelos, doce e equilibrada (sem foto).

Durante a tarde não houve cerveja, e à noite fomos ao Kulminator, onde se beberam umas 3 coisinhas muito boas:

1) busch Noel (Tap) - extraordinária

2) Gouden Carolus Classic - cerveja Rubi muito forte, doce, reconfortante, magnífico aspecto, pena só ter bebido uma, tem 8,5% de álcool, é indicada como data de validade sem limite, 18 ºP, cerveja extraordinária!!!

3) Uma Oude Geuze - não é o meu género de cerveja, não sou mesmo fã de cervejas de fruta... Dava para ver no entanto que é algo de muito especial dentro do género! Uma mistura de batches com 3 anos distintos (

Imagem

Imagem

Imagem

O Kulminator é de facto um espaço muito próprio e muito especial, seja pelo facto de se poder passar lá horas a bater umas cartas, fumar uns cigarros (ainda é possível) e deliciarmos-nos com tantas maravilhas a preços inimagináveis (sim, é bastante barato)! Pela simpatia dos donos, pelo sabor dos seus queijos... enfim, é um bar parado no tempo! De paragem obrigatória para quem vai a Antuérpia!

Infelizmente chegamos já tarde e a partir da 1h da manhã não servem mais nada, comprei então uma Eku 28 (que dá o nome ao bar) para trazer para Dublin, espero poder descrevê-la em breve!

No dia seguinte, destaque para uma St. Feuillien Cuvée De Noël, que era também algo de extraordinário, com um corpo fantástico e um sabor de morrer...foi a minha despedida da Bélgica

Imagem

E uma visão do aeroporto antes da partida:

Imagem

Com tudo coberto de neve!!

Ainda comprei mais umas coisas no aeroporto, e isto foi o que tinha na bagagem quando cheguei a casa :)) :

Imagem

Sim, chocolates, que nem só de cerveja vivem os belgas :P (já agora o copo da DeuS foi oferta da Bier Temple pelos cerca de 70€ que lá se gastaram em cerveja.

Brewmaster
canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » segunda nov 24, 2008 18:10

Excelente!!!

Magnífica descrição!!!

(App) (App) (App)

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda nov 24, 2008 21:37

Eheheheh! Realmente torna-se difícil resistir a emborcar as Westvleteren. Também cá tenho 3 a envelhecer, só falta saber quanto tempo resisto à tentação (já lá vão 9 meses...)
Realmente, meu caro Rasec, esta coisa de não se poder levar líquidos na bagagem de mão é uma chatice e limita muito o que se pode trazer. Nada como ir de carro :D
As cervejas da St. Feuillen são realmente boas, e estou a ver se mando vir umas da La Maison Belge.
Fiquei elucidado sobre Antuérpia. Vamos ver se a minha viagem à Bélgica "sai" cedo. Agora ainda fiquei mais entusiasmado a ir.

Abraço

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda nov 24, 2008 23:37

Magnífico....

:D :D :D

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta nov 26, 2008 14:36

Parabéns pelo post Rasec.

bem sei o trabalho que dá compilar toda essa informação e respectivas fotos. O meu agradecimento pessoal.

Ainda bem que gostaste do Kulminator. Para o bem da Humanidade, acho que devia existir um barzinho como esse em cada capital de distrito. É um convite à degustação de boas cervejas, à boa conversa, ao convívio, à leitura... enfim, um manancial de prazeres da vida que, nós portugas, só indo ao estrangeiro podemos apreciar.

Um abraço,

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quarta nov 26, 2008 14:49

Não tens que agradecer!

Mas ainda continuamos à espera da tua descrição da viagem à Irlanda, nada de muito exaustivo, só as considerações mais importantes. Quando tiveres tempo :wink:

Brewmaster
beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » domingo dez 21, 2008 11:52

Grande report, Rasec!

Quando me ponho a pensar nas vezes que fui à Bélgica quando ainda não ligava à cerveja... (Bang)()

Voltar para “VIAGENS E CERVEJA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante