La Birra Italiana...!!!

Já visitou os EUA, a Austrália ou o Japão? Vai fazer uma viagem em breve? Este é o local ideal para nos contar as suas experiências nesses países e recomendar bares e cervejas locais.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

La Birra Italiana...!!!

Mensagempor bmxutos » segunda nov 06, 2006 11:53

Caros amigos,

eis-me de volta desse bonito país que é a Itália mas que, em termos cervejeiros, não deixou grandes memórias.
No aspecto cultural, arquitectónico e histórico, acho que não preciso de vos fazer uma grande descrição. Cidades como Milão, Génova e Roma dispensam quaisquer apresentações.
Os aspectos negativos passam, claro está, pela cerveja e pelos preços exorbitantes. De facto, é tudo bastante caro para os padrões nacionais, sendo que, só para dar um exemplo, em Milão muito dificilmente se bebe um expresso por menos de 1,5€. Quanto à cerveja, o preço médio num restaurante por uma garrafa de 33cl é de 4€! É verdade: 4€! E não estamos a falar de grandes cervejas, apenas das habituais Moretti, Nastro Azzurro e Peroni. Para além destas, as internacionais Carlsberg, Heineken, Beck's e afins. O que é curiosos é que em Itália se bebe cerevja... não italiana!!! Encontramos todas as marcas conhecidas da Alemanha, frança e mesmo bélgica mas italianas, para além das já atrás mencionadas... nem vê-las!!!

Posso compreender que as cidades italianas tenham muitos turistas e que os estabelecimentos comerciais tentem agradar a estes, vendendo cervejas dos seus países de origem. Mas tal tb não tem muita lógica, se transpusermos tal situação para o vinho, que é quase só italiano e caro!

À noite, o pessoal bebe muito vinho a copo, cocktails (média de 7€ por um mai tai, caipirinha ou mojito) e pouca cerveja. Uma das excepções tem a ver com um dispositivo que me pareceu bastante engraçado chamado Heineken shuttle. A ideia não é completamente inovadora mas o formato acaba por ser engraçado. Então, é como se fosse um barril, que vem para a mesa e são as próprias pessoas que se servem. O que é engraçado é que o dispositivo não tem formato de barril, antes sendo tipo o copo de uma liquidificadora, estilizado, a ver-se o líquido. Pareceu-me ter bastante aceitação, apesar do preço: 9€ por litro!

Infelizmente, ao chegar verifiquei que estou sem internet em casa. Parece-me ser um problema de ligação ao isp. Vamos a ver se me resolvem isso depressa. Se tal acontecer, mais tarde continuo este texto e incluo umas imagens.

Abraço.

Bruno
CervejasDoMundo.com

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 06, 2006 18:28

Aqui ficam algumas imagens de Milão e Génova e o tal dispositivo da Heineken (esta imagem tem muita pouca qualidade mas a luz era muito fraca...) 8)

Imagem Imagem

Imagem Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 06, 2006 19:33

Bom, voltando à história da cerveja em Itália.... Não há, de facto, muito mais a contar. Ao jantar os italianos bebem essencialmente água e por vezes vinho. E ninguém os pode censurar, ao preço que estão as cervejas e tb os vinhos. Quanto a comida é massas e pizzas para a frente! É claro que se podem comer pratos típicos italianos como os risotto, ossobuco, costoletta ou a casoeula, mas preparem-se para pagar perto de 20€ apenas pelo prato. E é claro, qualquer restaurante em Itália cobra o chamado "copperto". Digamos que é o pagamento do serviço, da toalha, do empregado à mesa, etc, etc. Não é propriamente a gorjeta pois há pessoas que para além do copperto ainda deixam uns trocos. Voltando um pouco atrás, o copperto costuma ser 2€ por pessoa. podem pois imaginar ao preço que fica uma refeição!!!!

Quanto a locais, dois ficaram na retina: o A Tutta Birra, uma pequena loja bem próximo da estação central, com centenas de cervejas, algumas de países bem exóticos e com vários artefactos relacionados com cerveja; e a La Ratera, a oeste da cidade, não muito longe da Piazza San Giovanni, onde se pode comer pratos confecionados com cerveja e escolher de entre uma variedade de aproximadamente de 100 cervejas, entre elas uma chamada Bibock, produzida em Milão por um brewpub chamado Birrificio Italiano, o qual nunca cheguei a encontrar.... Curiosamente, ou não, nem nas lojas especializadas encontrei cervejas portuguesas!!!

Estas foram tz as melhores experiências relacionadas com a cerveja, num país que está de costas voltadas para esta deliciosa bebida, algo estranho se conviermos que a França e a Alemanha são já ali ao lado....

Escaravelho
Beer Hunter
Registado: quarta ago 09, 2006 23:31

Mensagempor Escaravelho » terça nov 07, 2006 23:41

Estranho, de facto. Ou não tão estranho, visto que em Portugal também é mais ou menos o que se passa, e acho que italianos e portugueses são povos muito semelhantes a vários níveis.

Bom post , Bruno :!: Gostava imenso de ir a Itália, fazer uma tour pela costa mediterrânica, e tal, mas, com esses preços, é complicado. Não tinha a noção de que as coisas em Itália fossem assim tão caras.

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta nov 08, 2006 13:47

Amigo Escaravelho,

espero que o meu texto não te tenha desincentivado a viajar quer a Itália, quer à costa Mediterrânica! Apenas tentei dar uma noção das coisas como de fcato elas são, isto é, algo caras para o orçamento médio português e para aquilo que estamos habituados. No entanto, acredita que a Itália acaba por ser um mal menor. Se falarmos dos países escandinavos, da Inglaterra ou Irlanda, Áustria e outros, aí sim podemos falar em preços exorbitantes. Portanto, para uma bolsa portuguesa, a Itália ainda é dos países mais acessíveis. E a beleza do país merece mesmo um esforço financeiro da nossa parte! :wink:

Por outro lado, a região do norte, que inclui a Lombardia, a Ligúria, o Veneto e a região dos Grandes Lagos (Como, Maggiore, Garda...) é a mais cara de Itália. Cidades como Milão, Génova, Turim ou Veneza podem ser muito bonitas mas são incomparavelmente mais caras do que outras cidades, não tão grandes mas tb excepcionalmente interessantes, como Pádua, Assis, Siena, Florença, Pisa ou Bari. Para além do mais, Roma tb é fabulosa e acaba por não ser mto cara, tz por ser mto grande e ter um leque de ofertas muito vasto, desde pequenos restaurantes e hotéis até estabelecimentos de luxo. É, pois, provavelmente, um bom sítio por onde começar.

Mais tarde volto com umas dicas sobre restaurantes e outros assuntos. Deixo apenas mais algumas imagens para aguçar o apetite, neste caso de Roma, onde estive há cerca de um ano.

Um abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quarta nov 08, 2006 18:27

bmxutos Escreveu:Estas foram tz as melhores experiências relacionadas com a cerveja, num país que está de costas voltadas para esta deliciosa bebida, algo estranho se conviermos que a França e a Alemanha são já ali ao lado....
Eu, felizmente, acabo de vir de umas férias (daí a minha ausência do forum nos últimos dias) onde pude aliar o "sightseeing" a uma boa experiência "cervejeira". Consegui fazer agora a tal viagem a NY que tinha planeada para inícios de Outubro (e que, em tempos, referi noutro thread). NY - e acho que o resto dos EUA - é um verdadeiro paraíso para o amante de cerveja. Assim que tiver um tempinho, deixo umas notas no tal thread.

chimay
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 29, 2006 14:10

Mensagempor chimay » quarta nov 08, 2006 18:38

Eh pá! Vocês os dois estão-me a fazer inveja!!!! :roll:

Imagino que os States sejam mesmo um paraíso para qq apreciador de cerveja. Não só os melhores sites são de lá como toda a informação que se vê sobre a cerveja local, exceptuando as macro lagers, é muito positiva. Imagino que nem um ano inteiro lá dê para um tipo conhecer todas as marcas e produtoras de cerveja!!!

E ao Bruno um obrigado pelas bonitas imagens lá de Itália. Tava a estranhar não te ver aqui pelo fórum há tanto tempo!!! pelos vistos foi uma ausência produtiva. :wink:

Tenho também de começar a pensar em juntar uns trocos para dar uma voltinha e sair desta pasmaceira!!! Cumps.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 13, 2006 22:05

Bom, para finalizar a "história" sobre a Itália, farei então uma pequena dissertação sobre a culinária deste país.

Como já antes referi, os preços são pouco menos que exorbitantes, o que não invalida que os italianos gostem de comer bem, quer em qualidade quer em quantidade.

É claro que grande parte da sua gastronomia se baseia em pastas e pizzas. Há centenas de restaurantes dedicados apenas à execução deste tipo de pratos. Nas pastas, utilizam massas como o penne, o farfalle, o fusilli, o cappelletti, o spaghetti, etc. A estas, adicionam-se n coisas, maioritariamente queijo e especiarias. Daí, resultam iguarias como o Bucatini all'Amatriciana (spaghetti servido com toucinho, tomate e cebola, tudo polvilhado com queijo de ovelha ralado), Gnocchi alla Romana (pequenos bolos de sêmola, servidos com batata ou manteiga), Agnolotti com Pesce (pedaços de massa recheados com perca, bróculos e salsa).

Nas pizzas, há uma diferença substancial entre as pizzas romanas (com massa fina) e as pizzas napolitanas (de massa mais alta e fofa). Nesta área, quase tudo é válido como "topping", desde o queijo e presunto, até à alcachofra e cogumelos, passando por ingredientes mais estranhos como as alcaparras e as anchovas.

Não se pense, no entanto, que tudo se limita às massas e pizzas. Também há excelentes pratos de carne e peixe como o Saltimbocca (vitela recheada com presunto e salva), a Casoeûla (porco e couve servido com polenta), o Ossobuco (carne de vitela estufada, servida com osso e tutano) ou a Trinca Ripiena (peixe assado recheado com pão ralado, queijo parmesão, louro ) e salsa. De destacar também os excelentes pratos de arroz - Risotto.

Nas entradas há a típica Bruschetta ou os Suppli (croquetes de arroz recheados com queijo ou urtigas) e nas sobremesas o tradicional Tiramisù, o Panettone ou então uma bola de um qualquer gelado italiano (geralmente são muito bons!!!).

Ao pequeno almoço geralmente vai um cornetto (pequeno croissant, geralmente recheado) e um cappuccino e ao fim da tarde há o engraçado Apperitivo ou Happy Hour. Neste período, entre as 18h e as 20h, se for a um local específico, pode-se pedir uma bebida (tipo campari com laranja), que não fica nada barata (cerca de 6-7 euros) mas em compensação tem-se acesso livre a alguns acepipes como azeitonas, croquetes, focaccia, mini-pizzas, etc.

Quanto a cervejas, como também já atrás mencionei, com a excepção de alguns bons (poucos) locais, temos de nos contentar com as internacionais Heineken, Carlsberg, Bud ou as internas Nastro Azzurro, Peroni ou Moretti. Enfim...

Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » terça nov 14, 2006 20:32

Caro bm,

obrigado pelas excelentes fotos e descrições. fiquei apenas com uma duvida ao ler os vários textos. em nenhum dos casos falaste em cervejas que não fossem lagers. os tipos não têm cervejas pretas ou do género da nossa bohemia? é que se não tÊm mesmo, percebe-se que bebam pouca cerveja e que optem pelo vinho.... :P

Cheers!

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado out 27, 2007 1:17

Nesta minha recente ida a Itália descobri uma pequena mas adorável loja em Pádua, a Passione Birra!

Imagem

Imagem

paulito
Bebedor de minis!
Registado: sexta mai 16, 2008 20:24

Mensagempor paulito » sábado mai 17, 2008 14:28

poi é eu dentro de 3 semanitas viajo para itália com uns amigos para passar 1 semanita.

ficaremos alojados em milãoe iremos tentar dar uma visita a algumas uotras cidades eu sei que é muito pouco tempo para isso mas é o que se pode.

amigo bmxutos esses dois locais que refere são em milão certo?
se tiver alguns conselhos ou dicas eu agradeço.

Bormanico
Bebedor de minis!
Registado: terça fev 24, 2009 0:47

Mensagempor Bormanico » terça fev 24, 2009 15:32

Apesar de a Itália não ser a minha primeira escolha para um destino de viagem, devo admitir que a explosão de micro cervejas e cervejas artesanais lá, me desperta o interesse.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta jul 01, 2011 21:33

Mais uma voltinha pela Itália, que continua a ser um país com um grande amor pelo vinho mas onde já se encontram excelentes cervejas. Exemplo disso foi esta 32 Oppale, da Via dei Birrai.

Imagem

Comprei-a numa loja no centro de Rimini, na Corso d'Augusto (a rua, pois não me lembro do nome da loja), que vai desembocar na bonita Piazza Cavour:

Imagem

Outro ponto alto da viagem, pelo menos em termos gastronómicos e cervejeiros, foi uma paragem em Cortona, onde bebi um pint de Affligem que me soube maravilhosamente bem:

Imagem

Ainda parei em Montepulciano para beber uns bons vinhos (sim, nós os apreciadores de cerveja não somos snobs, não temos problemas em dizer que gostamos e bebemos vinho) e em Pienza para comprar uns pecorinos, isto antes de chegar a Siena, com a sua fabulosa catedral.

Imagem

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jul 24, 2011 22:00

Texto sobre o panorama da cerveja artesanal em Itália: http://paragrafo11.com/2011/05/03/panor ... na-italia/

Voltar para “VIAGENS E CERVEJA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes