Essen kiersbierfestival 2013

Conhece alguma festa, conferência ou competição onde o tema central é a cerveja? Já foi a algum destes eventos e quer contar aos outros como foi divertido? Pode fazê-lo aqui!

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Essen kiersbierfestival 2013

Mensagempor Gimleu » quinta out 03, 2013 14:47

Boas!

Numa noite tertuliante no Monje, um apreciador de cerveja holandês (dizia ele que tinha em casa permanentemente 400 cervejas diferentes para ir bebendo...) falou.me deste festival, dedicado exclusivamente a cervejas de Natal.

http://www.kerstbierfestival.be/ENG/

Os preços parecem convidativos, e festival de cerveja é festival de cerveja! ;)

Alguém conhece? Há experiências a referir? Alguém se aventura?

Cumps,
Damas

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
Gimleu
BeerMaster

Re: Essen kiersbierfestival 2013

Mensagempor Gimleu » sexta out 04, 2013 10:47

Viagem marcada!

Alguém se aventura mais? ;)

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta out 04, 2013 13:01

Talvez o tom_po conheça, sinceramente desconhecia!! (leitura para mais tarde)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Gimleu
BeerMaster

Mensagempor Gimleu » quarta dez 18, 2013 22:46

Regressado da Odisseia de Essen, só vos tenho a dizer que 20 e 21 de Dezembro de 2014, lá estarei novamente!!

Foi absolutamente incrível, divinal! Depois do ArtBeerFest, este foi o segundo festival a que fui...e fiquei maravilhado!

As pessoas são incrivelmente simpáticas e atenciosas. A organização é de um grupo de amigos da cerveja de Essen, muitos já nos 50's, que compram as cervejas de Natal que encontram, provam-nas e, das que julgam merecedoras de um lugar no festival, descrevem a prova, editando um pequeno livrinho que deixam acessível ao público (infelizmente, o meu ficou algures entre o bar after-fest e o hotel...). O sistema é similar ao do ArtBeerFest: tokens, sendo que a grande maioria das cervejas vale 1 token por copo de 15cc, existindo também algumas a 2 e 3 tokens (cada token é 1,70eur). Também existem queijitos, fiambre, uma sopa com pequenas almondegas e um estufado de carne. Bebidas só cola e cerveja; agua nem ve-la.

A malta de lá ficou impressionada com o facto da equipa tuga ter ido propositadamente a Essen ao Festival e com a sua capacidade de durar e durar: ficamos 11h a provar as cervejas que conseguiamos, o melhor que sabiamos, tendo sido poucos - se algum - a ficar de praticamente início até ao fim.

No entanto, aquilo é só prós! Gente com camisolas de BrewClubs, cervejeiras americanas, inglesas, alemas e belgas, gente claramente habitué do evento! Malta muito pró mesmo!

A lotação é para 1000 pessoas...e já tava praticamente cheio quando chegamos... 50min depois da hora de abertura! Mas tuga que é tuga, lá arranjou a sua mesa! No entanto, não houve qualquer desacato, nem cenas de bebedeiras, que seriam de esperar... Quem lá vai, é mesmo pela e para a cerveja!!

Quanto ao nectar... bem, não sei como exprimir o estado de elevação no qual habituei naquelas horas. Cervejas globalmente incriveis, imensamente variaveis em proveniencia, ingredientes, tempos de maturação - algumas em madeira até. Até gluhkriek havia - kriek quente, bebi a 65ºC: genial! Como não tenho o meu caderninho, não tenho muito mais referencias... lembro-me dos valores finais e do meu top 3: ao todo, entre mim e os 2 guerreiros que foram comigo, provamos 72 das 190 cervejas disponíveis, num total de 4,5L cada... Top 3: #3: Tsleesee (acho eu) #2: Stinl nacht #1: Noel du Flo.

Na 6ª feira vou tentar levar as fotos para o encontro do norte.

Aconselho vivamente a irem para o ano. Contas feitas, financeiramente não é nada descabido (nós gastamos cada um, tudo incluido - voos, dormidas, comboios e shuttles, cervejas em Bruxelas e em Essen: 270), e é algo que não deve ser muito comum no mundo.

Detalhe: malta de 38 paises diferentes presente, incluindo de 18 estados dos EUA diferentes.

Abraço

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta dez 18, 2013 22:50

Gimleu depois não te safas de colocar as fotos aqui!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Gimleu
BeerMaster

Mensagempor Gimleu » quarta mar 26, 2014 0:04

Já há data para a XX edição, em 2014: 20 e 21 de Dezembro!

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock

Voltar para “FESTIVAIS E OUTROS EVENTOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante