Página 1 de 1

Essen kiersbierfestival 2013

Enviado: quinta out 03, 2013 14:47
por Gimleu
Boas!

Numa noite tertuliante no Monje, um apreciador de cerveja holandês (dizia ele que tinha em casa permanentemente 400 cervejas diferentes para ir bebendo...) falou.me deste festival, dedicado exclusivamente a cervejas de Natal.

http://www.kerstbierfestival.be/ENG/

Os preços parecem convidativos, e festival de cerveja é festival de cerveja! ;)

Alguém conhece? Há experiências a referir? Alguém se aventura?

Cumps,
Damas

Re: Essen kiersbierfestival 2013

Enviado: sexta out 04, 2013 10:47
por Gimleu
Viagem marcada!

Alguém se aventura mais? ;)

Re: Essen kiersbierfestival 2013

Enviado: sexta out 04, 2013 13:01
por nogueiraf
Talvez o tom_po conheça, sinceramente desconhecia!! (leitura para mais tarde)

Re: Essen kiersbierfestival 2013

Enviado: quarta dez 18, 2013 22:46
por Gimleu
Regressado da Odisseia de Essen, só vos tenho a dizer que 20 e 21 de Dezembro de 2014, lá estarei novamente!!

Foi absolutamente incrível, divinal! Depois do ArtBeerFest, este foi o segundo festival a que fui...e fiquei maravilhado!

As pessoas são incrivelmente simpáticas e atenciosas. A organização é de um grupo de amigos da cerveja de Essen, muitos já nos 50's, que compram as cervejas de Natal que encontram, provam-nas e, das que julgam merecedoras de um lugar no festival, descrevem a prova, editando um pequeno livrinho que deixam acessível ao público (infelizmente, o meu ficou algures entre o bar after-fest e o hotel...). O sistema é similar ao do ArtBeerFest: tokens, sendo que a grande maioria das cervejas vale 1 token por copo de 15cc, existindo também algumas a 2 e 3 tokens (cada token é 1,70eur). Também existem queijitos, fiambre, uma sopa com pequenas almondegas e um estufado de carne. Bebidas só cola e cerveja; agua nem ve-la.

A malta de lá ficou impressionada com o facto da equipa tuga ter ido propositadamente a Essen ao Festival e com a sua capacidade de durar e durar: ficamos 11h a provar as cervejas que conseguiamos, o melhor que sabiamos, tendo sido poucos - se algum - a ficar de praticamente início até ao fim.

No entanto, aquilo é só prós! Gente com camisolas de BrewClubs, cervejeiras americanas, inglesas, alemas e belgas, gente claramente habitué do evento! Malta muito pró mesmo!

A lotação é para 1000 pessoas...e já tava praticamente cheio quando chegamos... 50min depois da hora de abertura! Mas tuga que é tuga, lá arranjou a sua mesa! No entanto, não houve qualquer desacato, nem cenas de bebedeiras, que seriam de esperar... Quem lá vai, é mesmo pela e para a cerveja!!

Quanto ao nectar... bem, não sei como exprimir o estado de elevação no qual habituei naquelas horas. Cervejas globalmente incriveis, imensamente variaveis em proveniencia, ingredientes, tempos de maturação - algumas em madeira até. Até gluhkriek havia - kriek quente, bebi a 65ºC: genial! Como não tenho o meu caderninho, não tenho muito mais referencias... lembro-me dos valores finais e do meu top 3: ao todo, entre mim e os 2 guerreiros que foram comigo, provamos 72 das 190 cervejas disponíveis, num total de 4,5L cada... Top 3: #3: Tsleesee (acho eu) #2: Stinl nacht #1: Noel du Flo.

Na 6ª feira vou tentar levar as fotos para o encontro do norte.

Aconselho vivamente a irem para o ano. Contas feitas, financeiramente não é nada descabido (nós gastamos cada um, tudo incluido - voos, dormidas, comboios e shuttles, cervejas em Bruxelas e em Essen: 270), e é algo que não deve ser muito comum no mundo.

Detalhe: malta de 38 paises diferentes presente, incluindo de 18 estados dos EUA diferentes.

Abraço

Re: Essen kiersbierfestival 2013

Enviado: quarta dez 18, 2013 22:50
por nogueiraf
Gimleu depois não te safas de colocar as fotos aqui!!!

Re: Essen kiersbierfestival 2013

Enviado: quarta mar 26, 2014 0:04
por Gimleu
Já há data para a XX edição, em 2014: 20 e 21 de Dezembro!