A historia da Weiss em Portugal?

Nós damos-lhe as novidades. Você aplaude, sugere, comenta ou critica.
delgadoconduto
O que é uma cerveja?
Mensagens: 3
Registado: sexta abr 17, 2009 13:14

A historia da Weiss em Portugal?

Mensagempor delgadoconduto » sábado abr 18, 2009 14:27

Tenho muita pena de ter sido descontinuada a Cristal Weiss.
Sou pouco conhecedor de cerveja, mas adorava esta cerveja.


Alguem me pode contar a historia da Weiss em Portugal, e porque foi tão mal amada.



1 abraço
B DC


Avatar do Utilizador
bmxutos
Site Admin
Mensagens: 3047
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo abr 19, 2009 13:58

Boas!

Trata-se de uma questão que já várias vezes abordámos nos nossos encontros mensais e para a qual só mesmo a empresa poderá ter uma resposta. Mas obviamente que é preferível gastar 5 milhões de euros para ser a marca que passa as 24h do Ano Novo em todas as televisões do que suportar, ainda que com prejuízo, um estilo de cerveja que é relativamente novo no mercado e para o qual seria necessário um forte investimento em publicidade.

Façamos um exercício curioso: pesquise-se por "cristal weiss" no google.pt, escolhendo a opção resultados em português. Quantas entradas temos? 175 que no final se resumem a 63 (aquela história do Para mostrar os resultados mais relevantes, omitimos algumas entradas bastante semelhantes às 63 já exibidas.). 63 entradas para um produto da Unicer!!! O CdM lá vai fazendo humildemente a sua função, com 2 entradas nos 20 primeiros tópicos de pesquisa. Qual o significado destes dados?

Tudo o que direi em seguida é do meu puro entendimento sendo que, como referi no início do texto, apenas a firma poderá explicar cabalmente o que se passou com essa marca.

Em primeiro lugar, estranhe-se a opção de se ter colocado a Weiss sob o rótulo da família Cristal, ainda que esta seja a mais antiga marca do mercado nacional. Quem é que vai a um café, bar ou restaurante e pede uma Cristal? Ou é SB ou é Sagres. E, como seria expectável, a unicer seguiu esse conceito com todos os seus novos produtos: SB Green, SB Abadia, etc. Até a Twin foi rebaptizada como Super Bock Sem Álcool. A marca SB é tão forte que suporta todas estas variações sobre um mesmo chapéu. Mas não convinha pôr a Weiss, um produto tão estranho, sob esta protecção. Toca então a mandá-la para a Cristal.

Para além do erro de marketing que esta acção me parece ter sido, entenda-se ele como propositado ou não, o certo é que a Weiss começou a aparecer nas prateleiras mais baixas e escondidas dos supermercados e cafés. Se a isto associarmos uma publicidade tímida ou mesmo incipiente, facilmente se compreende o insucesso deste lançamento.

Por outro lado, apesar das Weiss serem um estilo muito apreciado pelos adeptos da boa cerveja, para o consumidor comum e menos conhecedor não deixa de ser um estilo estranho. Turva, com notas de frutos como banana ou citrinos, compostos fenólicos... não é uma cerveja fácil à primeira e que precisa de ser bem explicada ao consumidor. É NATURALMENTE TURVA, não está estragada!!! Quem gasta 6 milhões de euros a patrocinar a Carlsberg Cup ou 40,5 milhões de euros em publicidade só no primeiro semestre de 2007, bem poderia gastar uns tostõezitos a divulgar convenientemente um novo produto.

Conclusão: sempre que alguém se queixar à Unicer de que já deveriam ter lançado uma Weiss no mercado nacional, a resposta será rápida e fácil: já lançámos e o consumidor não aderiu. Vendemos x litros em 2 anos e parte da produção teve de ser deitada fora. Portanto, toma lá SB e siga.

Entenda-se que isto não é uma crítica unicamente direccionada à Unicer. pelo menos lançaram algo. Já a Central... continuamos à espera. Mas se calhar é melhor esperarmos sentados, enquanto vamos bebendo uma Ayinger Weiss ou uma Andechser Weissbier.

Abraço,


Avatar do Utilizador
Rasec
THE BrewMaster
Mensagens: 457
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » domingo abr 19, 2009 15:13

A Weiss teve vários problemas, como o Bruno bem indicou teve sérios problemas de marketing e a empresa aprendeu muito com eles!


O que pouca gente sabe, é que as nossas instalações em Portugal não estão muito adaptadas para se fazer uma cerveja com estas características, e como tal do ponto de vista produtivo é muito complicado!


A cerveja saía normalmente contaminada (entenda-se por contaminada como off-flavours desagradáveis e não nenhum tipo de doença :wink: ), a baixa rotação obrigava a ficar com a cerveja parada durante muito tempo em cuba, o que ainda piorava as coisas, aumentar aos stoks de matérias primas, etc.

Portanto foi um todo que correu mal, e o produto teve de morrer, e felizmente houve a coragem de a matar a tempo em vez de se andar a arrastar um zombi como aqueles. A empresa aprendeu o erro!

Eu fiz vários batches de Weiss na Instalação Piloto e posso-vos dizer que é um estilo de cerveja difícil de produzir e cuja levedura é muito difícil de controlar! Em ambiente industrial é ainda pior!


Não pensem que as cervejeiras não querem inovar, elas querem, mas tem de haver um custo benefício, fazer uma Weiss a sério, com instalações novas construídas de raiz para o efeito, publicitada de forma intensiva e global, nunca o investimento iria ser coberto pelo consumo!

Por isso a culpa não é só das cervejeiras!


Brewmaster

Voltar para “NOVIDADES, DÚVIDAS E SUGESTÕES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante