Perguntas que me colocam por e-mail...

Nós damos-lhe as novidades. Você aplaude, sugere, comenta ou critica.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Perguntas que me colocam por e-mail...

Mensagempor bmxutos » sexta ago 24, 2007 11:45

Colocaram-me esta pergunta por e-mail mas não faço a mínima sobre o assunto e também sobre o objectivo. Mas bom, alguém sabe alguma coisa sobre o tema?

"Será possivel efectuar a congelação de copos para imperial em termos legais?"

Abraço e obrigado pela ajuda.
Última edição por bmxutos em quinta nov 29, 2007 19:50, editado 1 vez no total.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sexta ago 24, 2007 13:47

Boas,

Salvo erro e segundo informações que chegaram aos meus ouvidos, em Portugal, arrefecer os copos no congelador (prática muito observada por todo o país), vai contra as normas de higiene e segurança recomendadas pelas autoridades competentes.
Sei que quem o fizer pode incorrer de uma multa...
Mas como não "dá" prisão muita gente o faz! :D :D :D

Se o aparelho de refrigeração da cerveja de barril estiver a funcionar bem e se o barril estiver guardado num local frio, a cerveja sai para o copo gelada, gelando o copo e os dentes de quem a beber de imediato... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sei que existe um problema muito frequente com os aparelhos de refrigeração de cerveja que afecta directamente o seu desempenho: a localização deste!
Se o aparelho se encontrar junto a uma fonte de calor (muito frequente nos cafés e cervejarias, onde o espaço é exíguo), vai sofrer bastante pois tem de refrigerar a cerveja e o calor gerado pelos aparelhos vizinhos.
O pó acumulado junto ao motor do refrigerador vai fazer com que o motor aqueça e, consequentemente, diminua a eficiência deste (terminando, na maioria dos casos, em avaria).
Ou seja, neste caso, temos um motor de refrigeração a gerar calor e a refrigerar pouco. E o líquido que este tem de refrigerar (a água à volta da serpentina por onde a cerveja circula..) também está mais quente devido ao calor do motor.

Basta afastar de uma fonte de calor e verificar se existe pó acumulado (o preço de uma reparação justifica este cuidado), para não ser necessário "congelar" os copos.

Lembrem-se que, esta é apenas a minha análise! :D

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta set 14, 2007 9:36

Bom dia pessoal cervejeiro!

Pelo fórum não dá para perceber mas a quantidade de mails que recebo na caixa de correio electrónico do CdM é algo de espantoso, especialmente mensagens de visitantes brasileiros. E alguns dos temas que me pergunatam são tão interessantes que, a partir das respostas, já fiz dois ou três textos para a rubrica "Vamos Falar de". Aliás, estou mesmo a pensar criar uma nova área chamada consultório onde ficariam as perguntas mais interessantes e aqueles temas que ainda não foram abordados nos outros textos. O problema é que há assuntos que não me encontro particularmente à vontade e outros que não sei mesmo. Está visto que tenho de arranjar uns consultores. O problema é como é que vou remunerá-los!! :roll: :mrgreen:

Vem isto a propósito de uma pergunta que me colocou o Júlio, do Brasil, e que versa o seguinte:

"Tenho uma pergunta a respeito da temperatura em que deve ser servida a cerveja.

Quanto maior for a temperatura em que for servida a cerveja, maior será desprendimento do gás carbônico obtido pela fermentação?

Se a resposta for positiva, qual é a melhor temperatura para melhor apreciar o sabor de uma cerveja e ter um menor desprendimento do gás carbônico."

Any ideas???

Obrigado pela ajuda. Abraços,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta set 14, 2007 11:26

bmxutos Escreveu:Bom dia pessoal cervejeiro!

... Está visto que tenho de arranjar uns consultores. O problema é como é que vou remunerá-los!! :roll: :mrgreen:

Vem isto a propósito de uma pergunta que me colocou o Júlio, do Brasil, e que versa o seguinte:

"Tenho uma pergunta a respeito da temperatura em que deve ser servida a cerveja.

Quanto maior for a temperatura em que for servida a cerveja, maior será desprendimento do gás carbônico obtido pela fermentação?

Se a resposta for positiva, qual é a melhor temperatura para melhor apreciar o sabor de uma cerveja e ter um menor desprendimento do gás carbônico."

Any ideas???

Obrigado pela ajuda. Abraços,

Bruno podes remunerar em cervejas ! :D

Não percebo bem a pergunta. Uma coisa é certa a solubilidade do CO2 em água diminui com a temperatura. Ou seja quanto mais elevada for a temperatura menor a solubilidade do gás e consequntemente este terá maior tendência em libertar-se.
Dito isto, e em reposta à pergunta, parece que o ideal seria servir a cerveja o mais fria possível, perto do ponto de congelação aí uns -2ºC :shock:
Na prática, a relação entre a solubilidade do gás e a temperatura não é assim tão importante. É certo que a uma dada temperatura a cerveja só pode conter uma determinada quantidade de gás e todo o gás em excesso irá libertar-se, mas essa libertação não é instantânea, leva o seu tempo. E há um conjunto de factores que determinam a velocidade de libertação do gás, tais como irregularidades do copo, macromoléculas existentes na cerveja, etc. Ou seja, a menos que o nosso amigo pretenda demorar 1 ou duas horas a beber um copo de cerveja a libertação de gás não é preocupante.

Admito que há alguma relação mas tem mais a ver com o estilo de cerveja. Não é por acaso que as Lagers têm mais gás e são servidas mais frias. E as Ales regra geral com mutio menos gás são servidas a 8-12 ºC. Mas também podemos pensar numa cerveja de abadia tipo Chimay que tem imenso gás e é servida a uns simpáticos 10 ºC. (Neste caso são as macromoléculas que "seguram" o gás).

Acho que o melhor seria ele preocupar-se com a temperatura que mais se adequa ao estilo de cerveja que está a consumir.

espero ter ajudado

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta set 14, 2007 11:47

Excelente explicação Fernando! Obrigado.

Penso que a dúvida do nosso amigo é mais académica do que propriamente de índole práctica. Aliás, seria uma questão importante quando estamos a falar dos barris de cerveja, que estão sobre pressão e onde a questão das temperaturas pode ser fundamental. Mas no que concerne a um copo de cerveja concordo contigo: só se demorasse 1 hora a beber é que tal poderia ter algum interesse, mas mesmo nesse caso seria relativo. Enfim, como questão teórica é interessante.

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda set 24, 2007 17:38

Outro e-mail para o CdM, neste caso não é propriamente uma dúvida. Leiam e digam o que acham...

"ANTES DE MANDAR ESSA MENSAGEM PENSEI MUITO, POIS FIQUEI UM POUCO
ENVERGONHADA, POIS NÃO SOU UMA PESSOA DE FAZER ESSES TIPOS DE PEDIDOS MEU
NOME É S***** TENHO 34 ANOS,TRABALHO MAIS NO MOMENTO ESTOU AFASTADA DO
TRABALHO POR MOTIVO DE DOENÇA, COM ISSO MINHAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS NÃO
ANDAM LÁ MUITO BEM, ENTÃO RESOLVI CONTAR MINHA HISTÓRIA E FAZER UM PEDIDO
TENHO UM IRMÃO MARAVILHOSO QUE FICOU EM PORTUGAL - EUROPA A QUASE 3 ANOS NA
PRÓXIMA QUINTA-FEIRA ELE CHEGA, UMA CHEGADA ESPERADA COM MUITO CARINHO, POIS
NOSSA FAMÍLIA SEMPRE FOI MUITO UNIDA, SOFREMOS MUITO COM A AUSÊNCIA DELE, E
EU GOSTARIA MUITO DE FAZER UMA FESTINHA SURPRESA PARA ELE COM VÁRIOS
AMIGOS, MAIS NÃO TENHO CONDIÇÕES PARA ISSO, JÁ TIVE, MAIS HOJE O QUE RECEBO DO SUS DÁ PARA SÓ PAGAR CONSULTAS E MEDICAMENTOS, TRABALHO DO HOSPITAL MATER DEI NO SETOR DE TOMOGRAFIAE ESTOU AFASTADA COM DEPRESSÃO DESDE MAIO DESSE ANO 2007, MEU IRMÃO QUIS REALIZAR UM SONHO QUE ERA UM BOM TRABALHO VENDEU SUA MOTO E OUTRAS COISAS PARA IR PARA PORTUGAL, MAIS INFELIZMENTE NÃO DEU NADA CERTO E AINDA FICOU SEM SEUS BENS, POR ISSO GOSTARIA DE FAZER UM PEDIDO
MUITO ESPECIAL PARA VOCÊS, REALIZEM MEU SONHO DE DAR UMA FESTINHA SURPRESA
PARA ELE E CLARO QUE NÃO PODE FALTAR A NOSSA CERVEJA PREFERIDA QUE É SKOL,
EU FICARIA MUITO, MAIS MUITO FELIZ DE PODER FAZER ESSA FESTINHA PARA ELE E
SEM A CERVEJA PREFERIDA SKOL NÃO TEM FESTA E NÃO TENHO CONDIÇÕES PARA
COMPRAR, GOSTARIA APENAS DE SER PRESENTEADA COM ALGUMAS LATAS DE CERVEJA SKOL UMA RECEPÇÃO PARA MAIS OU MENOS 100 PESSOAS, POIS ELE É UMA PESSOA DE MUITOS AMIGOS, POR FAVOR REALIZEM MEU SONHO DE PODER DAR ESSA FESTINHA, SEI QUE
DEVEM ESTAR PENSANDO QUE ISSO É UMA CONVERSA DE APROVEITADOR MAIS NÃO, A VERDADE É
AMOR E SKOL PARA COMEMORAR A CHEGADA DE ALGUÉM QUE AMO MUITO! ESPERO ANSIOSA
UMA RESPOSTA POIS JÁ MANDEI UMA E ME RETORNARAM A MESMA MENSAGEM QUE MANDEI, MESMO QUE NÃO SEJA UMA RESPOSTA POSITIVA MAIS GOSTARIA DE TER ATENÇÃO DE VOCÊS POIS SEMPRE FUI FIEL A SKOL, MEU TELEFONE PARA CONTATO É
031-******** OBRIGADO
ATENCIOSAMENTE , ******"

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda set 24, 2007 17:48

Sinceramente....

Não pode ser SB ??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eh pá! Não gosto de ser mau, mas este conto está mal contado...

cervisiafilia
Beer Hunter
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » segunda set 24, 2007 19:32

É isso aí!!!
Não custa pedir, o máximo que pode acontecer é... NÃO!!! .
Deveria ter pedido e dado o endereço de quem está em Portugal, para que trouxesse para o Brasil as costas bem coçadas.

Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » segunda set 24, 2007 21:11

cervisiafilia Escreveu:É isso aí!!!
Não custa pedir, o máximo que pode acontecer é... NÃO!!! .
Deveria ter pedido e dado o endereço de quem está em Portugal, para que trouxesse para o Brasil as costas bem coçadas.
:mrgreen: :)) :mrgreen:

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda set 24, 2007 21:38

LOL

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda set 24, 2007 22:27

Cara amiga

fiquei super comovido com o seu e-mail. Só fiquei com uma dúvida? gosta mesmo do seu irmão? ... é que dar-lhe SKOL !!! eu acho que um irmão merece melhor ... talvez uma IPA para combinar com o amargor da vida :))=
mas prometo, se tiver alguma SKOL envio de certeza! se envio ...

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta nov 29, 2007 19:51

A Marilene de Oliveira Carmo enviou-me este email:

"Ola!
Se possível,
Gostaria de saber que tipo de problema o diacetil pode causar na fabricação da cerveja?"

Alguém quer ajudar?

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta nov 29, 2007 20:45

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » quinta nov 29, 2007 22:05

bmxutos Escreveu:A Marilene de Oliveira Carmo enviou-me este email:

"Ola!
Se possível,
Gostaria de saber que tipo de problema o diacetil pode causar na fabricação da cerveja?"

Alguém quer ajudar?

O teor de diacetilo é uma medida de como a fermentação correu. Se a sua redução correr bem, em principio não houve problemas, já o contrário normalmente indica problemas com a levedura.

Em si, o diacetilo origina uma sabor a manteiga rançosa na cerveja e a biscoito. Algumas cervejas tem carácter a diacetilo (as stouts, as ales, e as cervejas pretas p.e.), mas numa lager é inadmíssivel.

Há muito para dizer sobre este assunto, e milhares de sites na net sobre o assunto, mas realço que é das coisas mais importantes para um cervejeiro profissional, olhar para uma curva de redução de diacetilo e perceber quando a cerveja está "maturada" e pronta para o enchimento.

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta nov 29, 2007 22:32

Pedro e Rasec,

em nome da senhora agradeço as vossas respostas! :wink:

Abraço,

cervisiafilia
Beer Hunter
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » sexta nov 30, 2007 10:06

Resta saber se ela é uma cervejeira.

Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta fev 08, 2008 0:00

Mais uma pergunta algo estranha que me mandaram para o email. Acho que com o número de perguntas que estão a chegar ao email do CdM vou abrir um consultório e passar a cobrar por resposta!!! :)

Alguém me quer/pode ajudar nesta? Como disse, é algo estranha (ou talvez não...)

"Olá meu nome é Luiz Angelo, tenho curiosidade de saber como o fermento cervejeiro é processado para fins alimentícios, ração animal e para cosméticos. Por favor se houver algum site ou arquivos que tenham este assunto me enviem. Obrigado."

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta fev 08, 2008 14:14

Nunca foi bem a minha área, mas sei que a levedura, depois de fazer os seus ciclos normais (digamos 7 a 10 trabalhos=fermentações), é prensada para recuperar a cerveja, e depois é recolhida sendo posteriormente vendida para ração animal (isto em Pt).

Desconheço potenciais usos em cosmética, mas sendo uma fonte pura de proteínas e outros macromoléculas essenciais não duvido que tenha aplicações, bem como em alimentação humana.

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta fev 08, 2008 23:55

Rasec Escreveu:Nunca foi bem a minha área, mas sei que a levedura, depois de fazer os seus ciclos normais (digamos 7 a 10 trabalhos=fermentações), é prensada para recuperar a cerveja, e depois é recolhida sendo posteriormente vendida para ração animal (isto em Pt).

Desconheço potenciais usos em cosmética, mas sendo uma fonte pura de proteínas e outros macromoléculas essenciais não duvido que tenha aplicações, bem como em alimentação humana.

Bom, estou tentado a alterar o teu ranking para algo como beer guru ou head principal first giant consultant master!!! :mrgreen:

Obrigado pelas tuas respostas e por não só me ajudares a mim mas também os outros. Abraço,

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo fev 10, 2008 0:01

bmxutos Escreveu:
Rasec Escreveu:Nunca foi bem a minha área, mas sei que a levedura, depois de fazer os seus ciclos normais (digamos 7 a 10 trabalhos=fermentações), é prensada para recuperar a cerveja, e depois é recolhida sendo posteriormente vendida para ração animal (isto em Pt).

Bom, estou tentado a alterar o teu ranking para algo como beer guru ou head principal first giant consultant master!!! :mrgreen:

Obrigado pelas tuas respostas e por não só me ajudares a mim mas também os outros. Abraço,

Cada vez mereço menos esses títulos, cada vez sei menos do assunto, às vezes estou a falar no MSN com o ptlsousa e dou por mim a pensar que já não percebo nada do negócio :?

Há pessoas neste fórum que merecem esses títulos muito mais do que eu!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo fev 10, 2008 1:59

Caro Rasec,

acredito que o distanciamento da actividade que desempenhaste durante alguns anos te possa fazer sentir que estás um pouco menos apto em determinadas questões. Mas acredita que deste lado te considero uma fonte inesgotável de informação, para além de que, acima de tudo, estás sempre disposto a partilhar o teu conhecimento com os outros e comigo. E isso é o principal, pois há pessoas que sabem muito sobre determinado assunto mas não estão dispostas a partilhar esse conhecimento, ou por falta de tempo ou vontade ou mesmo por egoísmo.

É por isso que tento responder a todas as questões que me colocam por email, mesmo aquelas em que não tenho um conhecimento total. E é também por isso que vos peço ajuda na resposta às questões que não domino por completo, pois acho que se alguém se deu ao trabalho de nos perguntar algo, é porque quer aprender e foi humilde o suficiente para colocar essa questão a um estranho. E na resposta a essas perguntas mais técnicas tu tens sido inexcedível.

Isto tudo independentemente de concordar contigo e achar o Pedro também um supra-sumo na matéria. Mas, apesar de não ter tanto tempo para conversar com ele como gostaria, acho que já lhe disse que também admiro muito tudo o que ele tem feito não só pelo fórum como pelo desenvolvimento da cerveja em Portugal. E se não lho disse pessoalmente fica aqui registado para gerações vindouras! :wink:

Aliás, para ser justo, todos os que por aqui andamos com alguma regularidade merecemos não propriamente uma estátua, mas pelo menos o reconhecimento mútuo do trabalho que temos feito para desenvolver nas pessoas uma imagem diferente da que existe sobre essa nobre bebida chamada cerveja.

Abraço,

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » domingo fev 10, 2008 4:15

Belas palavras!

Suaves e perfumadas como uma WIT... :D

Eu sei que já se fez muito em prol deste líquido. Reconheço e agradeço (e muito) a quem divulgou, suportou, apoiou (vendendo material) e acreditou em toda esta malta. Mas, sinceramente, prefiro olhar para a frente e para o muito que falta ainda fazer.

Pessoalmente, gostaria de começar por participar nos encontros e depois por conseguir dedicar mais tempo a esta arte (porque a pressa é inimiga da perfeição... e do prazer).
Colectivamente, gostava de ver o clube de cervejas (compras) e a associação a funcionar.

Em minha opinião, o Rasec domina o assunto e ainda por cima é humilde.
Se as cervejeiras Portuguesas quisessem fazer boas cervejas, este cérebro ainda estaria na nossa Península... o que é de lamentar.

Mas a esperança é a última a morrer!

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta fev 14, 2008 15:03

Caros,

desta vez não é uma dúvida mas, digamos, uma reclamação. Ora como nós não podemos fazer nada, apenas vos deixo o email deste amigo do Rio de Janeiro que, algo à semelhança do que se passa por cá, se queixa do monopólio da Ambev:

"Gostaria de fazer uma reclamação em relação ao livre comércio de bebidas. A cervejaria Ambev atráves de seu programa de fidelidade tô contigo desfiliou o seguinte estabelecimento comércial ( CAFÉ E BAR SKOL, LOCALIZADO NA RUA VILELA TAVARES 340,BAIRRO LINS DE VASCONCELOS, RIO DE JANEIRO, SOBRE REGISTRO DE CLIENTE NA EMPRESA 25220 E REGISTRO NO PROGRAMA DE FIDELIDADE TÔ CONTIGO 272233) pelo motivo que o mesmo comercializa outra marca de cerveja " itaipava" e não poderia mais permanecer no programa. Por favor gostaria de receber informações sobre essa reclamação uma vez que a empresa fere o direito de livre comércio e o direito do consumidor.

Obrigado.
Ricardo Ferreira"

Quantas vezes é que, cá em Portugal, vamos a um restaurante ou café e nos dizem que só trabalham com SB ou Sagres? Nem no leite, sumos, refrigerantes ou águas a situação é idêntica. Só encontro paralelismo no café...

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça fev 19, 2008 23:55

O melhor que o Ricardo tem a fazer é elaborar a sua própria cerveja para o seu bar e mandar a Ambev para o :))=

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo mar 16, 2008 22:53

Esta é de facto curiosa. Se alguém quiser mandar o seu "bitaite"... :mrgreen:

"Bom dia!

Sempre tive uma duvida a respeito da cor das espumas, e gostaria que vcs me esclarecem essa duvida, o porquê da espuma da cerveja ser branca, sendo que a cerveja tem uma tonalidade amarela. Desde já agradeço, obrigado.

Rodrigo M."

Abraço,

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » domingo mar 16, 2008 23:18

Assim muito rapidamente e sem consultar literatura:
- Os compostos que conferem cor à cerveja são solúveis apenas no líquido (cerveja);
- A espuma é constituída por proteínas do malte;
- O CO2, ao libertar-se da cerveja, arrasta as proteínas para cima deixando os compostos coloridos no líquido.

Espero não estar enganado...
Esperemos pela confirmação do Master Rasec! :D

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » segunda mar 17, 2008 0:54

Não discuto a explicação dada pelo nosso excelentíssimo "Consultor Principal" ptlsousa, mas outra motivação para a cor branca está relacionada com as propriedades físicas da espuma e a refracção da luz na mesma. Está muito resumidamente explicado aqui: http://acept.asu.edu/PiN/rdg/sky/sky.shtml

Abraço

Fernando

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda mar 17, 2008 1:43

(App) (App) (App)

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » segunda mar 17, 2008 9:18

A pergunta agora impõe-se, e porquê algumas cervejas, têm as espumas não brancas, mas num gradiente que pode ir ao creme, cinza, castanho, etc?

O uso de açúcar amarelo ou açúcar mascavado pode conferir essa coloração. No entanto certos tipos de maltes também podem conferir cor à espuma.

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mar 17, 2008 9:39

Excelente!! (App)

era daquelas coisas sobre as quais nunca tinha pensado e, como tal, não tinha a mínima ideia de qual poderia ser a resposta! As perguntas que este pessoal se lembra de colocar!!! :roll:

Abraço,

Voltar para “NOVIDADES, DÚVIDAS E SUGESTÕES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes