Perguntas que me colocam por e-mail...

Nós damos-lhe as novidades. Você aplaude, sugere, comenta ou critica.
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » segunda mar 17, 2008 22:33

Rasec Escreveu:A pergunta agora impõe-se, e porquê algumas cervejas, têm as espumas não brancas, mas num gradiente que pode ir ao creme, cinza, castanho, etc?

De um ponto de vista estritamente empírico, eu diria que a explicação estará relacionada com as duas questões aqui levantadas. A utilização de malte mais escuro, açucares ou mesmo a levedura em suspensão que reside nas cervejas não filtradas ou bottle conditioned deverá ter um papel na formação de alguma coloração na espuma (basta pensar no swirl que fazemos com as Hefe-Weizen e o resultado na espuma :mrgreen: ).

Por outro lado, a carbonatação deverá estar também intimamente ligada à refracção da luz. Em cervejas cuja carbonatação não seja muito elevada (uma stout por exemplo) o ar existente nas bolhas é menor e a concentração das mesmas é mais elevada, levando à absorção da cor. No caso das stouts também ajuda serem pretas :mrgreen:

Abraço

Fernando

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta mar 28, 2008 23:54

Tenho uma dúvida em relação à cor da espuma.

Porque é que a guiness de pressão ou lata tem uma espuma branca e na guiness export a espuma é acastanhada?

são ambas stouts e da mesma marca :~~

devo confessar que nunca investiguei sobre o assunto, se alguém tiver uma boa (ou má) explicação agradeço.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta abr 04, 2008 1:27

"Olá, boa tarde! Acabo de visitar seu web-site e gostei bastante! Muito rico e completo nas informações. Acabo de voltar da Bélgica, após 15 dias a viajar, e já sinto saudades das cervejas... Já disseram-me que aqui no Porto existe uma cervejaria onde vende-se cervejas belgas, mas não sei onde se localiza. É capaz de me dizer onde se localiza? Sei que é próxima à Avenida da Boavista. É a única informação que me deram.
Por favor, ajude-me a encontrar esse lugar!"

Alguém pode ajudar? Confesso que desconheço por completo os bares do Porto... :-|

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » sexta abr 04, 2008 12:40

bmxutos Escreveu:"Olá, boa tarde! Acabo de visitar seu web-site e gostei bastante! Muito rico e completo nas informações. Acabo de voltar da Bélgica, após 15 dias a viajar, e já sinto saudades das cervejas... Já disseram-me que aqui no Porto existe uma cervejaria onde vende-se cervejas belgas, mas não sei onde se localiza. É capaz de me dizer onde se localiza? Sei que é próxima à Avenida da Boavista. É a única informação que me deram.
Por favor, ajude-me a encontrar esse lugar!"

Alguém pode ajudar? Confesso que desconheço por completo os bares do Porto... :-|

Na Av. Boavista há uma loja gourmet - a Trago - que tem (ou tinha, já lá não passo há uns anos) cervejas belgas. Talvez eles saibam...

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sexta abr 04, 2008 14:55

- Norteshopping: Surbias
- Arrabidashopping: [procure, não me recordo do nome do estabelecimento que é muito fácil de encontrar pois tem muita publicidade às cervejas]
- Hipermercados

Sinceramente, nos bares, restaurantes e afins encontra-se alguma coisa decente mas é preciso sorte. Apesar disto, na aldeola onde vivo, há um café ao pé da porta que oferece chimay e similares (e não é por minha influência).

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta abr 04, 2008 16:56

ptlsousa Escreveu:- Norteshopping: Surbias
- Arrabidashopping: [procure, não me recordo do nome do estabelecimento que é muito fácil de encontrar pois tem muita publicidade às cervejas]
- Hipermercados

Sinceramente, nos bares, restaurantes e afins encontra-se alguma coisa decente mas é preciso sorte. Apesar disto, na aldeola onde vivo, há um café ao pé da porta que oferece chimay e similares (e não é por minha influência).

Obrigado Pedro. :wink:

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado mai 17, 2008 22:15

Acho que esta questão que me colocaram não está bem formulada, mas aí vai:

"Olá,

Uma vez um colega meu colocou um corante em minha cerveja e ela se tornou malzbier, não consegui não me lembro do corante e não tenho mais contato com este amigo, já procurei em diversos supermercado e ninguém nunca ouviu falar deste corante, vocês sabem de algo do tipo e onde eu posso comprar?"

Obviamente que uma cerveja não se transforma numa malzbier pela simples adição de um corante. Mas talvez seja possível adicionar algo que torne uma cerveja clara numa cerveja escura. Há algum corante que não altere substancialmente as propriedades da cerveja e que tenha esse efeito?

Abraço,

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » domingo mai 18, 2008 1:50

bmxutos Escreveu:Acho que esta questão que me colocaram não está bem formulada, mas aí vai:

"Olá,

Uma vez um colega meu colocou um corante em minha cerveja e ela se tornou malzbier, não consegui não me lembro do corante e não tenho mais contato com este amigo, já procurei em diversos supermercado e ninguém nunca ouviu falar deste corante, vocês sabem de algo do tipo e onde eu posso comprar?"

Obviamente que uma cerveja não se transforma numa malzbier pela simples adição de um corante. Mas talvez seja possível adicionar algo que torne uma cerveja clara numa cerveja escura. Há algum corante que não altere substancialmente as propriedades da cerveja e que tenha esse efeito?

Abraço,

Corante de caramelo ou extracto de malte. São ambos usados em industria cervejeira para corrigir a cor da cerveja. Em pequeníssimas quantidades alteram a cor sem alterarem dramaticamente as características da cerveja.

Penso que seja isto que ele está a falar.

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mai 20, 2008 19:03

Obrigado pela ajuda. Mesmo que não fosse isso que ele queria, pareceu-me ter ficado bastante satisfeito com a resposta! :wink:

Abraço,

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta mai 22, 2008 22:51

Boas,

Parece-me que foi num post colocado neste fórum que li sobre um xarope lançado no Brasil para se adicionar no Chopp. Mudava a sua cor e sabor dependendo das gotas adicionadas...

Será este o tal "corante"?

Infelizmente não encontrei nada nas pesquisas que fiz...

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta jul 09, 2008 1:08

Para os meus amigos homebrewers, uma pergunta colocada pela Naena, do Brasil:

"Gostaria de saber por que a levedura reduz o diacetil? Qual o mecanismo?"

Desde já agradeço a vossa ajuda.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta jul 09, 2008 3:21

Boas,

Diz a essa senhora que procure a figura em: http://www.draymans.com/articles/arts/03.html

Abraço,
Pedro

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda out 20, 2008 21:20

Viva,

Recebi o seguinte ,mail:

Boa tarde,
Gostaria de saber se vocês podem criar uma cerveja comemorativa para o Natal.
A intenção é vender essas cervejas ou dar como brinde nas lojas dde nosso clientes, com nosso logo
A quantidade seria de 2.000 dúzias. Vocês trabalham com BV.
Obrigada.

Os tipos nem repararam que o meu site é de Portugal! Típico!
Alguém pode fornecer o endereço de alguma(s) micro no Brasil que pudessem estar interessados na encomenda. Os tipos são de São Paulo.

Obrigado,

Fernando

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 20, 2008 22:46

Cerevisiae Escreveu: Alguém pode fornecer o endereço de alguma(s) micro no Brasil que pudessem estar interessados na encomenda. Os tipos são de São Paulo.

Obrigado,

Fernando

Ainda não há muitas micros brasileiras a produzir cervejas de Natal. Apesar de 2000 dúzias ser uma quantidade a considerar, não sei até que ponto já não estaremos muito próximo da data para alguém imaginar uma receita e pô-la em prática.

Vieram-me dois nomes à cabeça, entre muitos outros que também poderiam (e mereceriam) ser referenciados: o Sérgio Fraga e o Leonardo Botto.

Links para os respectivos sites:

http://www.cervejariafraga.com.br/
http://www.bottobier.com.br/index.asp

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda out 20, 2008 22:53

Boas,

Acho que já era hora de cobrar a consultoria (neste caso de nível comercial) a esse pessoal!
Sempre dava para manter o fórum no servidor durante uns tempos...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço,
Pedro

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça out 21, 2008 0:40

Obrigado Bruno.

Acho que o ptlsousa tem razão deviamos cobrar uma comissão ...

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 21, 2008 9:25

Por esta altura já estava rico!!! :mrgreen:

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta mai 13, 2009 16:15

Esta é das perguntas mais fantásticas que já em colocaram:

"gostaria que me esclarecessem uma grande dúvida
tenho um amigo que quando sentamos á mesa para degustarmos nossa querida cerveja.... é batata!!!
toda vez que ele coloca a mão no copo....toda a espuma do mesmo desaparece...mas toda a espuma mesmo, e toda vez sem excessão!
já ouvi boatos de que seja problemas com o fígado, mas não acredito!
poderiam me esclarecer essa dúvida?????"

Sugestões? :D [/b]

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta mai 13, 2009 16:49

Viva,

Se esse amigo apenas toca no exterior do copo e a espuma desaparece instantaneamente (sem passar com a mão por cima do copo), então aconselho-o a beber vinho, com o qual não deve ter problemas dessa natureza.

Se por acaso, ele toca na cerveja com os dedos ou passa a mão por cima do copo, pode "acidentalmente" introduzir substâncias que degradam a espuma da cerveja, ela vai desaparecer.
Se a mão estiver gordurosa, isso acontece de certeza!

Podem ver em: http://www.chemie.uni-regensburg.de/Organische_Chemie/Didaktik/Keusch/D-beer_foam-e.htm

Abraço,
Pedro

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quarta mai 13, 2009 17:18

bmxutos Escreveu:toda vez que ele coloca a mão no copo....toda a espuma do mesmo desaparece...mas toda a espuma mesmo, e toda vez sem excessão!

Hummm.... Este post no dia 13 de Maio?? Não me parece que seja coincidência :mrgreen:

Abraço

Fernando

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta mai 13, 2009 18:21

A mim também me acontece o mesmo, cada vez que toco num copo de cerveja a espuma desaparece. Desaparece a espuma e tudo o resto que está no copo. E se for uma Dubbel desaparece num instante! :D :D :D

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta mai 13, 2009 20:21

Macumba, bruxedo.
Ou ilusionismo.
Ou hipnotismo.
Na pior das hipoteses, magia.
Se não entrar em contacto com o líquido, só estou a ver uma descarga electrica... mas nem sei se isso faria desaparecer a espuma...

:D

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta mai 13, 2009 22:07

emsfc Escreveu:A mim também me acontece o mesmo, cada vez que toco num copo de cerveja a espuma desaparece. Desaparece a espuma e tudo o resto que está no copo. E se for uma Dubbel desaparece num instante! :D :D :D

Abraço

Está escolhida a resposta vencedora. Agradeço aos outros participantes mas esta pela sua cientificidade e clareza, esta merece ser a nomeada!!! :mrgreen: :mrgreen:

Agora sim começo a perceber o intuito da pergunta. O mesmo me acontece com as Rochefort, Chimay, Pannepot e afins.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta fev 18, 2010 19:41

Outro email com um teor muito semelhante a um que já aqui tinha colocado. Este fenómeno é extraordinário!!! :mrgreen:

"Sou uma apreciadora da cerveja mas fiquei anos sem apreciá-la devido a um problema esquisito que eu tenho.
Enquanto o copo de todos os meus amigos estão espumando, como é esperado, o meu, logo após eu dar uma bebidinha perde a espuma por completo e muda de cor.
Voltei a beber cerveja de novo, pensando que fosse uma coisa passageira e que já tivesse passado e nada. Meu copo não espuma mesmo. O que pode ser?
Será que minha saliva contém algo que acaba com espuma? Faz com que o gás se liberte rapidinho e é por isto que ela muda de cor?
Aguardo uma resposta.
Grata."

A única coisa em que consigo pensar é no batom e mesmo assim...

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta fev 18, 2010 20:07

Que beba por uma caneca de barro!

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quinta fev 18, 2010 23:07

Para responder a essa pergunta preciso de mais informações:
para que cor é que a cerveja muda?
de que cor era a cerveja?
como é que estava o tempo?
que roupa é que ela estava a usar no momento em que bebeu a cerveja?
e 17 dias antes?

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » quinta fev 18, 2010 23:36

beertruck Escreveu:Para responder a essa pergunta preciso de mais informações:
para que cor é que a cerveja muda?
de que cor era a cerveja?
como é que estava o tempo?
que roupa é que ela estava a usar no momento em que bebeu a cerveja?
e 17 dias antes?

concordo. todos esses factores são relevantes. mas se calhar tb era importante saber o número do soutien. pode ter muita influencia no assunto....

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » domingo fev 21, 2010 11:26

bmxutos Escreveu:Outro email com um teor muito semelhante a um que já aqui tinha colocado. Este fenómeno é extraordinário!!! :mrgreen:

"Sou uma apreciadora da cerveja mas fiquei anos sem apreciá-la devido a um problema esquisito que eu tenho.
Enquanto o copo de todos os meus amigos estão espumando, como é esperado, o meu, logo após eu dar uma bebidinha perde a espuma por completo e muda de cor.
Voltei a beber cerveja de novo, pensando que fosse uma coisa passageira e que já tivesse passado e nada. Meu copo não espuma mesmo. O que pode ser?
Será que minha saliva contém algo que acaba com espuma? Faz com que o gás se liberte rapidinho e é por isto que ela muda de cor?
Aguardo uma resposta.
Grata."

A única coisa em que consigo pensar é no batom e mesmo assim...

provavelmente baton

KS!!!= KS!!!= KS!!!=

ou lábios gordurosos, p. ex. depois de comer algo com gordura.

Experimentem comer coisas gordurosas e deixar os beiços bem sebentos, depois peguem no copo da cerveja e dêm um bom gole. deixem que a gordura dos lábios contacte com o líquido ... poisem o copo ...e voilá a espuma começa a perder persitência. toda a gente sabe que a presença de gordura nos copos arruina a espuma de cerveja.

Quanto ao mudar De côr, será do baton? ou de já ter bebido uns copos ?!

KS!!!= KS!!!= KS!!!=

beijos gordurosos,

Fernando

Voltar para “NOVIDADES, DÚVIDAS E SUGESTÕES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes