Página 1 de 2

À base de cerveja

Enviado: quinta dez 18, 2008 14:32
por bmxutos
Caríssimos,

é com muita honra que anuncio que foi hoje inaugurada no site uma nova rubrica chamada "À base de cerveja". Na minha opinião, a qualidade e interesse dos artigos está mais do que assegurada, visto os mesmos serem da autoria do nosso confrade barbas.

De facto, nunca escondi a minha admiração pelos conhecimentos cervejeiros quase que enciclopédicos do Fernando que, felizmente, não se resumem à parte meramente teórica. Sendo o objectivo do site e do fórum a divulgação da cultura cervejeira, porque não contar com os melhores nessa área? Foi por isso que convidei o barbas a escrever, sem periodicidade definida, textos para publicação no site, onde ele possa explanar e partilhar todos os seus conhecimentos.

A proposta do barbas foi a seguinte: a partir de uma base da sua extensa colecção (mais de 9000), comenta-se um pouco a própria cerveja, a cervejaria que a produz e depois... bem depois é dar largas à imaginação.

O 1º artigo já está online e podem lê-lo em:

http://www.cervejasdomundo.com/Barbas1.htm

Infelizmente o local que me pareceu mais adequado para colocar a rubrica é no Vamos Falar de. E digo infelizmente pois eu próprio não gosto nada da apresentação dessa página. Mas até ter novas ideias para apresentar os temas e algum tempo para o fazer, vai permanecendo assim...

Estes artigos servirão, por certo, para me incentivar também a escrever, já que a motivação para o fazer não tem sido muita. E quem sabe não aparecem mais pessoas interessadas em partilhar as suas histórias e conhecimentos...

Um abraço,

Enviado: quinta dez 18, 2008 19:28
por barbas
Uau

Tanta pompa e circunstância. Estou a corar :oops:

Foi com muito prazer que aceitei o convite do Bruno. O objectivo é mesmo incentivar toda a gente que queira partilhar as suas experiências e conhecimentos, tal como o Bruno referiu.

A primeira base (faço tenção de ir buscar "inspiração" à última que recebi) acabou por ser de uma cerveja checa do Azerbaijão. Confusos? Eu também fiquei :?

Espero que gostem da nova rubrica. Aceitam-se críticas, elogios e donativos de bases :D

Abraço

Fernando

Enviado: sexta dez 19, 2008 11:52
por RTS157
Boa tarde,

estive a ler o artigo e achei o seu conteúdo muito interessante. Parabéns pela iniciativa. Será, por certo, uma secção de visita obrigatória.

Desejo também a todos os frequentadores deste espaço e, no geral, aos apreciadores de cerveja, um feliz Natal, cheio de paz, descanso e harmonia.

RTS.

Enviado: sábado dez 20, 2008 20:55
por beertruck
Muito bom o artigo. Mais uma para a lista: a famosíssima cerveja indiana Cobra é, na verdade... Inglesa... Mas concordo: o importante é o provarmos o que está lá dentro, independentemente do rótulo.

Enviado: domingo dez 21, 2008 16:58
por canecao
Li agora o texto. Está bastante interessante. Venham mais (App)

Enviado: sexta dez 26, 2008 12:58
por tom_po
Gostei a tua historia, Fernando.

Aquelas bases, que consegui na cervejaria tchecha em "Havlickuv Brod" e te mandei, quando trabalhei este ano lá, foi um sacrificio tambem.

Só depois ter tomado algumas canecas do saboroso Pils deles, foi dado esse oferta. Mas pensando bem, o sacrificio nao era tao grande..que saudades...

Enviado: sexta dez 26, 2008 18:01
por TIRSENSE
beertruck Escreveu:Muito bom o artigo. Mais uma para a lista: a famosíssima cerveja indiana Cobra é, na verdade... Inglesa... Mas concordo: o importante é o provarmos o que está lá dentro, independentemente do rótulo.


Bem, pelo que li nas minhas pesquisas relativamente à cerveja Cobra ( coleccionador oblige :D ) e no sentido de catalogar as minhas caricas, segundo me recordo, de facto a empresa proprietaria foi fundada no RU, mas a cerveja foi inicialmente produzida na India... e exportada para o RU (onde é que eu já vi disto ..?) Só em 1997 ( sete anos depois da fundação da empresa) é que começou a ser produzida no RU e depois em outros países ( Polonia, Belgica, Holanda... e também na India ) Agora deixo no ar a questão.... desde 1989 até 1997 esta cerveja considerava-se Indiana ( porque era ali produzida) ou Inglesa? ( por a empresa que a criou estar sediada no RU)

Enviado: sábado dez 27, 2008 15:08
por Homer
Boa, boa, gostei do texto e das considerações que eestiveram na base. Há coisas que nunca tinha pensado, como as ditas pelo tirsense e que me fazem lembrar de outras ainda. Por exemplo, a guinness feita na Bélgica ou na nigéria deve ser considerada um produto irlandês ou de cada um desses países. É que pelo que sei, são cervejas até bem diferentes!

É o que dá a globalização!!! :roll:

Enviado: sábado dez 27, 2008 19:18
por barbas
Só pelo facto de estarmos aqui a discutir estes assuntos faz-me pensar que valeu a pena começar o "À base de cerveja". O próximo tema ainda vai dar mais que falar... :D

Em relação à Cobra, o nosso confrade Tirsense tem toda a razão. Desde 1990 até 1997 a Cobra foi produzida em Bangalore, sendo que, a partir dessa data, a operação passou para a Wells & Young em Bedford.

Do ponto de vista do coleccionador existem múltiplas abordagens, nenhuma delas melhor que a outra. No que me dia respeito, para efeitos de catalogação, as minhas 4 bases da Cobra são da Índia. Sempre que não tenho a certeza absoluta sobre o país de origem de uma base, considero que a mesma é originária do país onde foi produzida pela primeira vez. Quando tenho a certeza do país de origem da base (muitas vezes não o da cerveja), catalogo-a como originária desse país. Por exemplo, tenho 120 bases da Guinness, catalogadas em 21 países diferentes.

Abraço

Fernando

Enviado: sábado dez 27, 2008 22:03
por beertruck
barbas Escreveu:Em relação à Cobra, o nosso confrade Tirsense tem toda a razão. Desde 1990 até 1997 a Cobra foi produzida em Bangalore, sendo que, a partir dessa data, a operação passou para a Wells & Young em Bedford.
Um pouco off-topic e apenas para baralhar um pouco :lol: : à data, apenas Wells; Wells & Young só mais recentemente desde que a Charles Wells comprou a Young...

Enviado: sábado dez 27, 2008 22:58
por barbas
beertruck Escreveu:Um pouco off-topic e apenas para baralhar um pouco :lol: : à data, apenas Wells; Wells & Young só mais recentemente desde que a Charles Wells comprou a Young...


Livra que este pessoal não deixa escapar nada :D Tens razão Wells & Young's só desde 2006. Esse também é um tema pertinente. As fusões e aquisições e as compras de marcas entre as cervejeiras. Por exemplo, um Courage Bitter em que cervejeira é que deve ser catalogado?

Courage & Co (1787-1797)
Courage & Donaldson (1797-1888)
Courage (1888-1955)
Courage, Barclay & Co (1955-1960)
Courage, Barclay, Simonds & Co (1960-1970)
Courage Ltd (1970-1972)
Courage (Imperial Tobacco Group) (1972-1986)
Courage (Hanson Trust) (1986-1990)
Foster's Brewing Group (1990-1995)
Scottish Courage (1995-2007)
Wells & Young’s (2007-)

Pick your poison :D

Abraço

Fernando

Enviado: domingo dez 28, 2008 12:29
por bmxutos
A discussão está boa pelo que só pode melhorar!

Eis o segundo artigo do nosso barbas, mais uma vez muito bem elaborado e com curiosidades interessantíssimas.

http://www.cervejasdomundo.com/Barbas2.htm

Abraço,

Enviado: domingo dez 28, 2008 21:25
por beertruck
barbas Escreveu:
beertruck Escreveu:Um pouco off-topic e apenas para baralhar um pouco :lol: : à data, apenas Wells; Wells & Young só mais recentemente desde que a Charles Wells comprou a Young...


Livra que este pessoal não deixa escapar nada :D Tens razão Wells & Young's só desde 2006. Esse também é um tema pertinente. As fusões e aquisições e as compras de marcas entre as cervejeiras. Por exemplo, um Courage Bitter em que cervejeira é que deve ser catalogado?

Courage & Co (1787-1797)
Courage & Donaldson (1797-1888)
Courage (1888-1955)
Courage, Barclay & Co (1955-1960)
Courage, Barclay, Simonds & Co (1960-1970)
Courage Ltd (1970-1972)
Courage (Imperial Tobacco Group) (1972-1986)
Courage (Hanson Trust) (1986-1990)
Foster's Brewing Group (1990-1995)
Scottish Courage (1995-2007)
Wells & Young’s (2007-)

Pick your poison :D

Abraço

Fernando

Pronto, pronto... :(


















Já não se pode dizer nada!... :roll:

Enviado: domingo dez 28, 2008 22:17
por beertruck
Mais uma vez, muito bom o artigo do Fernando, centrado na La Trappe (mas que vai além desta cervejeira trapista), a propósito da qual volto à carga com a Youngs e Wells & Youngs (coincidência apenas; não se trata de nenhum fetiche).
Quando a Youngs foi recentemente comprada pela Wells e viu a sua mítica Ram Brewery de Londres fechada e a produção das suas famosas cervejas (entre as quais a Double Chocolate Stout), temia-se pela queda da qualidade. Curiosamente, até agora, parece que isso (ainda?) não aconteceu. Antes pelo contrário, tenho ouvido e lido relatos de que a qualidade está muito mais consistente e terá até eventualmente melhorado.

Enviado: domingo dez 28, 2008 22:28
por barbas
beertruck Escreveu:Quando a Youngs foi recentemente comprada pela Wells e viu a sua mítica Ram Brewery de Londres fechada e a produção das suas famosas cervejas (entre as quais a Double Chocolate Stout), temia-se pela queda da qualidade. Curiosamente, até agora, parece que isso (ainda?) não aconteceu. Antes pelo contrário, tenho ouvido e lido relatos de que a qualidade está muito mais consistente e terá até eventualmente melhorado.


Essas excepções à regra são sempre bem-vindas. Curiosamente não pus o olho em nenhuma Young's ou Wells na minha última visita a Londres. A grande maioria dos pubs que visitei eram da Greene King ou da Fuller's.

Abraço

Fernando

Enviado: segunda dez 29, 2008 20:41
por beertruck
barbas Escreveu:
beertruck Escreveu:Quando a Youngs foi recentemente comprada pela Wells e viu a sua mítica Ram Brewery de Londres fechada e a produção das suas famosas cervejas (entre as quais a Double Chocolate Stout), temia-se pela queda da qualidade. Curiosamente, até agora, parece que isso (ainda?) não aconteceu. Antes pelo contrário, tenho ouvido e lido relatos de que a qualidade está muito mais consistente e terá até eventualmente melhorado.


Essas excepções à regra são sempre bem-vindas. Curiosamente não pus o olho em nenhuma Young's ou Wells na minha última visita a Londres. A grande maioria dos pubs que visitei eram da Greene King ou da Fuller's.

Abraço

Fernando

Também não estive em nenhum. Ou melhor estive num Youngs mas quando acabei de por as minhas tralhas na mesa e ia a caminho do bar, tocaram a campainha. Cinco segundos depois do toque já não serviam nada... :cry:

Estou a vender o peixe pelo preço que mo venderam a mim...

Enviado: terça dez 30, 2008 1:43
por ptlsousa
Os meus parabéns!

Os dois artigos estão excelentes!
Este barbas é um Senhor! :D

Força com o próximo!

Enviado: terça dez 30, 2008 23:27
por barbas
ptlsousa Escreveu:Os meus parabéns!

Os dois artigos estão excelentes!
Este barbas é um Senhor! :D

Força com o próximo!


Obrigado Pedro

Agora, Senhor? Isso só se conseguisse fazer uma IPA como se faz lá para os lados da Maia. Isso sim, é de Senhor.

Grande abraço e um óptimo 2009 extensível a todos os membros do Fórum.

Fernando

Enviado: quarta dez 31, 2008 3:00
por ptlsousa
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pois, já tenho saudades dessa cerveja...

Um Óptimo 2009, pleno de sucesso e com os dias refrigerados com as melhores cervejas que se produzem no mundo...

Abraço,
Pedro

Enviado: sexta mai 08, 2009 14:37
por bmxutos
Para quem gosta de boa escrita, boas histórias e boas cervejas, por certo não quererá perder mais um À Base de Cerveja do nosso barbas.

Passem pelo site e confiram:

http://www.cervejasdomundo.com/Barbas3.htm

Enviado: quinta jun 18, 2009 16:47
por beertruck
bmxutos Escreveu:Para quem gosta de boa escrita, boas histórias e boas cervejas, por certo não quererá perder mais um À Base de Cerveja do nosso barbas.

Passem pelo site e confiram:

http://www.cervejasdomundo.com/Barbas3.htm




Só agora vi... mais uma vez, uma bela prosa e mais uma mala para a nossa bagagem de cultura cervejeira...

Obrigado, barbas!

Enviado: quinta jun 18, 2009 16:50
por beertruck
..., ou como em cinco minutos vamos de S. Petersburgo a Coimbra...

Enviado: quinta jun 18, 2009 23:43
por barbas
beertruck Escreveu:Só agora vi... mais uma vez, uma bela prosa e mais uma mala para a nossa bagagem de cultura cervejeira...


Obrigado João

Próxima paragem: Polónia, com uns desvios pelos Estados Unidos, Alemanha e Leça do Balio :D

Stay tuned

Abraço

Fernando

Enviado: terça jun 15, 2010 23:45
por bmxutos
O último post do barbas neste tópico já tem algum tempo mas, tal como ele prometeu, a passagem faz-se pela Polónia, um pouco dos E.U.A. mas nada de Leça do Balio. Pudera, o texto é sobre cerveja...

Leiam mais um grande artigo do barbas em:

http://www.cervejasdomundo.com/Barbas4.htm

Enviado: quarta jun 16, 2010 0:19
por barbas
bmxutos Escreveu:O último post do barbas neste tópico já tem algum tempo mas, tal como ele prometeu, a passagem faz-se pela Polónia, um pouco dos E.U.A. mas nada de Leça do Balio. Pudera, o texto é sobre cerveja...


Algum tempo é favor.... Quase um ano :oops:

Com este interregno, já nem faço ideia do que é que queria dizer sobre Leça do Balio, mas não devia ser coisa boa :mrgreen: Huumm, Super Bock 0,0% Maçã

Vou tentar que o próximo ABDC seja mais rápido a aparecer nas bancas. Já tem ponto de partida: Dendermonde, Bélgica. A chegada, logo se verá onde será.

Abraço

Fernando

Enviado: sexta jul 02, 2010 23:49
por barbas
Caros confrades

Resolvi dar ao ABDC os seus 15 minutos de fama e criar um blog onde poderão ver os textos já publicados aqui no "Cerveja do Mundo" e os que se seguirão.

Enquanto o Bruno me quiser aturar, os textos serão publicados em simultâneo nos dois sites.

E pronto, espero a vossa visita ao http://abasedecerveja.blogspot.com/.

Abraço

Fernando

Enviado: sábado jul 03, 2010 12:52
por bmxutos
Não só quero continuar a publicar como proponho desde já uam parceria para troca de banners! :mrgreen:

E venham de lá muitos e bons textos!

Abraço,

Enviado: domingo out 17, 2010 23:48
por barbas
Está disponível um novo artigo do ABDC nos sítios do costume: http://abasedecerveja.blogspot.com/2010/10/vai-uma-black-smoked-oaked-imperial.html e http://www.cervejasdomundo.com/Barbas5.htm

Abraço

Fernando

Enviado: terça abr 26, 2011 0:29
por barbas

Enviado: segunda mai 02, 2011 18:17
por beertruck

Mais uma vez, muito bom!
Já lá deixei comentário.
Abraço,
J