IPA

Conhece algum bar, café ou restaurante onde se possa beber ou comprar uma boa cerveja? Partilhe connosco os locais onde adquire cerveja, seja no supermercado ou naquela pequena loja lá do bairro que tem sempre uma cerveja diferente.
r3b3l
Beer Hunter
Registado: sexta dez 28, 2007 13:17

IPA

Mensagempor r3b3l » domingo dez 30, 2007 18:30

Alguem sabe algum sitio onde se possa comprar/beber uma IPA?

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo dez 30, 2007 19:50

Boas,

assim de cabeça não tenho nada. Aliás, a última IPA que bebi e que me deixou extasiado foi elaborada pelo nosso confrade ptlsousa. Uma preciosidade.

Quanto a supermercados, por vezes surge umas Bass no El Corte Inglês mas, como já deves saber, não são algo de excepcional e andarão mais próximo de uma Bitter do que de uma IPA. Mas pode ser que alguém se lembre de mais alguma coisa... :roll:

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda dez 31, 2007 3:02

Queres um bom conselho?
- Vai à Inglaterra!

Desconfia de qualquer IPA exportada para Portugal...
Além de ficares com uma má ideia acerca do estilo, não a bebes no ambiente adequado...

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » sexta jan 04, 2008 0:24

Assim de repente, só estou a ver a Old Empire da Marston's que costuma haver à venda no ECI... mas não é grande coisa...
Bem melhor era a do amigo ptl (Love) ... mas parece que está esgotada :( ...

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sexta jan 04, 2008 0:40

Acabei de beber uma IPA do amigo ptlsousa, mas como depois bebi uma 0,75cl da La Trappe, não estou em condições de fazer nenhuma apreciação.

Depois faço a apreciação da cerveja no sítio do costume.

Brewmaster
canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » sexta jan 04, 2008 0:42

Rasec Escreveu:Acabei de beber uma IPA do amigo ptlsousa, mas como depois bebi uma 0,75cl da La Trappe, não estou em condições de fazer nenhuma apreciação.

Depois faço a apreciação da cerveja no sítio do costume.

Boa dose!!! :mrgreen: ))))

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta jan 04, 2008 1:00

É assim mesmo! Força Rasec...
Temos de mostrar a essas 0,75 quem manda...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » domingo jan 06, 2008 0:01

A IPA do ptl sousa foi a melhor que bebi por cá
As Bass e Martsons esquece. Só mesmo para ficar com má imagem do estilo.

Acho que tens duas hipóteses: Ou vais a Inglaterra (como aconselha o ptlsousa) ou fazes a tua ... tal como o ptlsousa

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » domingo jan 06, 2008 0:08

Estava mesmo mais a pensar em fazer a minha, eh eh. Para a semana vou passar pela loja para me abastecer de ingredientes para uma receita que aqui tenho que parece interessante...

Miguel
Última edição por r3b3l em domingo jan 06, 2008 1:06, editado 1 vez no total.

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » domingo jan 06, 2008 1:05

beertruck Escreveu: mas parece que está esgotada :( ...

A cerveja caseira parece ter esse problema. Fica esgotada num instante :P

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » domingo jan 06, 2008 1:17

ptlsousa Escreveu:Queres um bom conselho?
- Vai à Inglaterra!

Desconfia de qualquer IPA exportada para Portugal...
Além de ficares com uma má ideia acerca do estilo, não a bebes no ambiente adequado...

Já agora outra pergunta: o que queres dizer com ambiente adequado?

Um abraço,
Miguel

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » domingo jan 06, 2008 5:05

r3b3l Escreveu:Já agora outra pergunta: o que queres dizer com ambiente adequado?

Beber um Real Ale, certificado pela CAMRA, é a melhor coisa que só podes fazer na Inglaterra. Em Portugal não consegues encontrar um cask ale tirado com uma bomba manual e à temperatura correcta (pelo menos que eu conheça)...

O que é o ambiente correcto para se beber uma IPA?
"Estás na Inglaterra, são 23H00 e estás num pub cheio de malta com sede. Já vieste a este sítio duas ou três vezes nesta semana...
Pedes uma IPA da marca x, vês a jovem de serviço a tirá-la num copo de pint. Ela pousa-a no balcão com um sorriso, enquanto ficas deslumbrado (primeiro com o sorriso, depois...), com o efeito que a cerveja apresenta, transformando-se da cor creme (espuma), num castanho claro, límpido e cristalino...

Pegas no copo, sentes o aroma e atiras-te logo ao primeiro trago...
É perfumada, refrescante (mas não fria), tem um corpo leve mas aveludado. Fascina-te e bebes o segundo gole enquanto olhas para o lado. Notas que o restante pessoal também está de copo na mão e a conversar. Estão ali pela cerveja feita como é tradição.

Enquanto descobres novos aromas e sabores neste líquido que parece muito simples na aparência, repleto de aroma e fácil de beber, levantas o copo para o observar contra a pouca luz existente no pub. Alguém repara e mete conversa contigo, referindo a evidência de que estás a apreciar o momento e de que não és local...

Com o copo vazio, os teus novos amigos oferecem-te um pint do melhor ale produzido pelo pub, que afinal também é uma cervejaria..."

Espero ter sido claro!

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » domingo jan 06, 2008 9:55

que descrição maravilhosa, Pedro, que saudades....

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jan 06, 2008 13:54

ptlsousa Escreveu: Beber um Real Ale, certificado pela CAMRA, é a melhor coisa que só podes fazer na Inglaterra. Em Portugal não consegues encontrar um cask ale tirado com uma bomba manual e à temperatura correcta (pelo menos que eu conheça)...

"Estás na Inglaterra, são 23H00 e estás num pub cheio de malta com sede. Já vieste a este sítio duas ou três vezes nesta semana...
Pedes uma IPA da marca x, vês a jovem de serviço a tirá-la num copo de pint. Ela pousa-a no balcão com um sorriso, enquanto ficas deslumbrado (primeiro com o sorriso, depois...), com o efeito que a cerveja apresenta, transformando-se da cor creme (espuma), num castanho claro, límpido e cristalino...

É perfumada, refrescante (mas não fria), tem um corpo leve mas aveludado. Fascina-te e bebes o segundo gole enquanto olhas para o lado. Notas que o restante pessoal também está de copo na mão e a conversar. Estão ali pela cerveja feita como é tradição.

Enquanto descobres novos aromas e sabores neste líquido que parece muito simples na aparência, repleto de aroma e fácil de beber, levantas o copo para o observar contra a pouca luz existente no pub. Alguém repara e mete conversa contigo, referindo a evidência de que estás a apreciar o momento e de que não és local...

Com o copo vazio, os teus novos amigos oferecem-te um pint do melhor ale produzido pelo pub, que afinal também é uma cervejaria..."

Espero ter sido claro!

Há descrições comerciais de certas cervejas que são apenas balelas, tangas, se me entendem!
Se eu visse uma descrição como esta, apaixonava-me pela cerveja antes de a beber!!! Excelente foto Pedro! Sim, porque isto é uma pura imagem: fez-me parecer que estava a visualizar, in loco, todo o acontecimento. Abraço,

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » segunda jan 07, 2008 9:40

Hummm.... Parece-me bem :P!!!

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda jan 07, 2008 10:43

:D

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quinta jan 10, 2008 23:28

ptlsousa Escreveu:Desconfia de qualquer IPA exportada para Portugal...

Mas não desconfies das produzidas em Portugal :D

A IPA do ptlsousa é mesmo uma referência para mim no que respeita às provadas cá no burgo.

Quanto à Inglaterra, depois daquela fantástica descrição, o que mais se pode acrescentar?

Confesso, no entanto, que tenho uma grande curiosidade pelo que se anda a fazer nos USA. A IPA é um dos estilos que as micros americanas mais acarinham e ao que parece com excelentes resultados. A minha experiência resume-se à RedHook (que achei bastante boa). Alguém já experimentou alguma coisa de assinalável do outro lado do Atlântico?

Fernando

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » sexta jan 18, 2008 1:29

barbas Escreveu:Confesso, no entanto, que tenho uma grande curiosidade pelo que se anda a fazer nos USA. A IPA é um dos estilos que as micros americanas mais acarinham e ao que parece com excelentes resultados. A minha experiência resume-se à RedHook (que achei bastante boa). Alguém já experimentou alguma coisa de assinalável do outro lado do Atlântico?

Fernando

A minha experiência com IPA's americanas é (infelizmente) muito curta: apenas duas (e uma delas não sei se conta porque era uma Double IPA).
A IPA que bebi foi uma Stone (a regular, não a Ruination IPA que tem este nome por "arruinar" as papilas gustativas de quem a bebe...). A Stone é considerada das melhores cervejeiras dos EUA e a sua IPA é tb considerada das melhores. Bebi-a à pressão, bem servida. Achei-a uma cerveja óptima, das melhores que já bebi, bem lupulada, com aroma e sabores frutados e com um toque cítrico qb conferido pelo lúpulo, assentes numa boa base de malte. Uma cerveja intensa mas, ao mesmo tempo, muito equilibrada, boa para todas as ocasiões e estações do ano. Uma cerveja para se beber umas atrás das outras...
Já a DIPA (uma Dogfishead 90 minutes) achei-a apenas boa. Apesar de ter aroma e sabores frutados interessantes achei-a uma cerveja desequilibrada, ao mesmo tempo doce e com o alcoól muito evidente, a tornar-se mesmo algo enjoativa (mas só um bocadinho) mas sem que estes fossem compensados pelo amargor do lúpulo (também exagerado). Provavelmente seria uma boa cerveja para se ir "sipping" lentamente, após o jantar enquanto nos espregiçamos no sofá... que não foi o caso (bebi-a num fim de tarde, ainda antes do jantar)...
E é esta a minha experiência com IPA's americanas. A julgar pela Stone, espero que venham muitas mais.

zacpinto
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda jul 02, 2007 15:45

Mensagempor zacpinto » terça jan 22, 2008 18:52

ptlsousa Escreveu:
..."

..."

Uma imagem nao teria sido nunca tão explicita. Parabéns pela discrição tão envolvente.
Fiquem com vontade, de provar uma IPA, e conhecer a BarWoman (Love)

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta jan 24, 2008 3:38

Ainda bem que gostaste, Zac!

Espero fazer mais IPA em breve... se tiver algum sossego...

cdmhb
Já saca as caricas fora!
Registado: sábado mai 25, 2013 14:54

Re:

Mensagempor cdmhb » sábado jun 01, 2013 16:12

ptlsousa Escreveu:Ainda bem que gostaste, Zac!

Uma pergunta de Noob mas faço na mesma ( sei que podia pesquisar no google mas quer-me parecer que as respostas daqui vão ser mais interessantes :lol: ). O que é uma IPA ? :roll:

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sábado ago 20, 2011 20:46

Re: Re:

Mensagempor HugoG » sábado jun 01, 2013 20:59

cdmhb Escreveu:
ptlsousa Escreveu:Ainda bem que gostaste, Zac!

Uma pergunta de Noob mas faço na mesma ( sei que podia pesquisar no google mas quer-me parecer que as respostas daqui vão ser mais interessantes :lol: ). O que é uma IPA ? :roll:

India Pale Ale

andregoncalves
Beer Hunter
Registado: terça jun 26, 2012 16:21

Re: IPA

Mensagempor andregoncalves » sexta jun 14, 2013 10:46

Olá pessoal,

Daquilo que provei prefiro muito mais as IPAs americanas às inglesas. Tendo em conta que o que se andam a fazer em todos os outros países (espanha, suécia, dinamarca, etc.) são IPAs americanas, tens boas probabilidades de viajar e encontrar IPAs interessantes.

Em portugal tens duas IPAs actualmente: "Cerveja Artesanal do Minho India Pale Ale" e "Sovina IPA". Gostei bastante mais da do Minho, mas o melhor é mesmo experimentares as duas :-)

EDIT: esqueci-me dos camaradas da Dúbia. Há também a Dúbia IPA que nunca provei mas que talvez esteja para breve.

O "el corte ingles" em Lisboa costuma ter a belga "Martin’s IPA" de 75cl, mas parece-me que o preço é puxado e os ratings que tenho lido poderão não compensar o dinheiro gasto.

O "Ça sent la biere" vende a Viven Imperial IPA que é uma IPA bastante mais carregada de amargor, lúpulo e alcool.

A melhor IPA que provei foi a Titan IPA da Great Divide, mas não é fácil de a apanhar pela europa porque é americana. Muito provavelmente a IPA estilo americano mais fácil de encontrar pela europa será a Punk IPA da Brewdog que é bastante boa. Se viajares para Espanha tens algumas dezenas de IPAs à disposição.

Um abraço,
André

lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Re: IPA

Mensagempor lupulado » segunda jun 17, 2013 21:09

Tive oportunidade de provar dezenas de ipa's nos ultimos tempos. As americanas são sem dúvida as melhores. E a badalada 60 minute IPA da dogfish head é, realmente, um produto magnífico.

Voltar para “BARES, CAFÉS, RESTAURANTES E OUTROS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante