Página 1 de 1

Praxis em Coimbra

Enviado: quarta out 29, 2008 22:20
por bmxutos
Caríssimos,

recebi um email que apresenta uma nova cerveja artesanal ao mercado: a Praxis. Esta cerveja é produzida em Coimbra e, em breve, contará com um espaço (Bar e Restaurante) onde poderá ser degustada.

Já existe um site para o local mas, para já, ainda não tem muita informação. Acompanharemos os desenvolvimentos com grande interesse.

http://www.praxis.pt

Abraço,

Enviado: quinta out 30, 2008 10:54
por doudoufina
Olá, é verdade que está (quase) para abrir esta cervejaria Praxis. Esta já está a elaborar a sua própria cerveja à já algum tempo, para testes e fazer a sua reserva, de vários tipos de cerveja. É um projecto de já alguns anos, e quando soube da abertura da mesma, já antes da sua construção (trabalho para uns dos fornecedores) fiquei na esperança de ter em Coimbra uma cervejaria de qualidade com a sua própria cerveja (que será de qualidade com certeza, visto esta pertencer a um grupo que prima pela qualidade de produtos e serviços). Estando em fase de acabamentos, deverá abrir daqui poucos dias ou semanas.
Serei logo um dos seus clientes e darei também notícias.
Mais uma vez, Coimbra e sua região mereciam ter um local destes, para poder apreciar e reunir mo nos á volta da nossa bebida preferida.

Enviado: quinta out 30, 2008 15:29
por Cerevisiae
Boas notícias :-)

Espero que a Praxis tenha boa cerveja e dure muitos e bons anos!

Talvez comecem a aperecer outros projectos deste tipo noutros sítios.

1 brinde,

Fernando

Enviado: sábado dez 20, 2008 23:44
por beertruck
Já abriu? Que tal?

Enviado: segunda fev 02, 2009 17:42
por beertruck
Já abriu? Que tal?

Enviado: sexta fev 27, 2009 6:12
por mmmoura
parece me uma iniciativa mt boa. pena serem poucas, e esta ser tao longe :P

Alguem sabe de cervejeiras parecidas na zona centro? com produçao caseira, mas que vendam á clientela. Gostava de alterar um pouco o que tenho andado a beber, e cerveja "caseira" ainda n tive o prazer de provar.

Enviado: sábado mar 07, 2009 15:00
por TIRSENSE
beertruck Escreveu:Já abriu? Que tal?


Parece que está com agum problema burocratico... segundo parece está tudo pronto... instalações... equipamento... Não liguem à data nas fotos...erro de principiante !!!
Imagem
Imagem
Imagem

Enviado: sábado abr 25, 2009 14:53
por doudoufina
Aqui está ela aberta, esta Nossa Cervejaria Praxis em Coimbra, de Coimbra...
Abriu então ontem, com inauguração ficando para mais tarde. O principal é ela estar aberta (demorou um pouco, explicado noutro tópico deste mesmo Fórum) e agradar ao pessoal que por lá passe.
Abriu então ontem logo de manhã pelas 8h00. Estando cheia a tarde toda assim como à noite. Muita gente mesmo para descobrir, beber e apreciar as 4 cervejas ali disponíveis, e que são:

- 1 Pilsener,
- 1 Weiss,
- 1 Âmbar,
- 1 Dunkel.
Imagem

Estando já previsto alongar esta lista de cervejas caseiras até ás 8 ou 10 cervejas no total, daqui pouco, esperamos, o tempo de ver a aceitação destas primeiras e de evoluir em termos de capacidade de armazenamento (que está agora á volta de 8000 litros totais).

Por agora podemos encontrar estas 4 cervejas, de estilos bem diferentes, de teor alcoólico parecido (entre os 5 e 5,5º para as 3 primeiras), menos a Dunkel (por volta dos 6,5 e 7º).
Servidas ali em pequenos copos de amostra tipo tulipa (10cl), outras tulipas (25cl) e canecas (50cl) podemos então descobrir as cores que vão da loura clara (Pilsener), passando pela branca turva (Weiss), pela ruiva clara (Âmbar) e pela última bem escura (Dunkel) entre as ruivas escuras e as stout pretas.

Elas caracterizam-se pela cor uniforme, a espuma persistente e fina, pelo pouco gás mas sempre presente até ao fim. Este mesmo gás, que foi descrito como fraquinho por algumas pessoas ali presentes (pouco habituadas a apreciar cervejas de qualidade, habituadas ás 2 grandes marcas de cervejas nacionais e industriais, com uma grande quantidade de gás e que faz um pouco esquecer o sabor e o aroma da cerveja). Deve se dizer que esta mais pequena quantidade de gás faz nos apreciar melhor o sabor, o aroma e a qualidade destas novas cervejas, podendo assim descobrir sabores como o caramelo e mesmo o café numas delas.

Imagem

Para falar agora desta cervejaria, pode se encontrar facilmente à entrada principal ao sul de Coimbra numa zona onde se encontram o Mosteiro da Rainha Santa Isabel, O Portugal dos Pequeninos e o Hotel Quinta das Lágrimas, isto tudo em Santa Clara. Com vista para a zona alta e histórica de Coimbra e a nova zona verde do centro da cidade junto ao Rio Mondego.
Encontramos logo á entrada um bom ambiente, acolhedor e moderno com zona interior e exterior com ou sem cobertura e isto tudo com vista para a zona de produção que se encontra num edifício adjacente com paredes em vidro, com as suas cubas em cobre e inox (como se podem ver nas fotos publicadas mais acima pelo nosso amigo TIRSENSE).

Vou acabar, por hoje, recomendando uma visita à nova Cervejaria Praxis na vossa próxima passagem pela bela Cidade de Coimbra.

Imagem

Enviado: sábado abr 25, 2009 19:12
por emsfc
Acredita que será mesmo um local de passagem obrigatória num futuro muito próximo.
Um bom motivo também para um encontro do CdM em Coimbra!

Abraço

Enviado: domingo abr 26, 2009 16:02
por mmmoura
abriu mesmo a calhar! no proximo fim de semana estarei em coimbra, por razoes que facilmente descobrirao (queima de coimbra :P), e sendo assim n poderei passar por la sem ir ao praxis!

Enviado: domingo abr 26, 2009 20:12
por bmxutos
emsfc Escreveu:Acredita que será mesmo um local de passagem obrigatória num futuro muito próximo.
Um bom motivo também para um encontro do CdM em Coimbra!

Abraço


Uma excelente ideia!

E os meus parabéns ao pessoal da Praxis pela (finalmente) inauguração!

Enviado: terça abr 28, 2009 11:35
por ptlsousa
Finalmente aberta!

Já lá tinha estado à uns meses atrás a conversar com o P. Baptista e não estava fácil...

Burocracia não combina com cerveja...

Enviado: segunda ago 24, 2009 23:18
por bmxutos
Boas!

Por ocasião da nossa ida ao evento cervejeiro no Casino da Figueira, eu e o Fernando da LCC arranjámos um tempinho para ir almoçar à cervejaria Praxis, em Coimbra.

Situada junto à nova ponte, num local moderno e muito bem arranjado, a Praxis apresenta um bom menú, com algumas especialidades alemãs, acompanhadas pelas suas cervejas. Não ficámos com certeza absoluta mas parece-nos que na Praxis não se vende SB, Sagres ou qualquer outra cerveja comercial. Boa!

Enquanto o Fernando se entretinha com um Eisbein, eu comi umas salsichas Bratwurst. Pratos bem confeccionados, apenas a necessitarem do acerto em alguns pormenores, nomeadamente a inexistência de uma boa mostarda. Mas ainda assim bastante positivos.

Mas vamos ao que interessa: as cervejas. Preços interessantes e quatro tipos disponíveis: Weiss, Dunkel, Pilsner e Âmbar. Comecemos pela pior: a Âmbar. O próprio nome já indica alguma indefinição no estilo, algo que perpassa durante toda a prova. Felizmente que não é excessivamente doce, mas mostra pouco carácter. Em seguida vem a Pilsener. Trata-se de uma pilsener decente, equilibrada, mas apenas isso. Com aquele equipamento e se se querem realmente diferenciar das cervejas comerciais, deviam e podiam ter ido mais longe. Agradável mas apenas isso. A Dunkel já se revelou uma cerveja muito interessante, com algum corpo e boa presença de aromas torrados. Uma cerveja ainda assim leve e óptima para acompanhar os pratos algo condimentados que estávamos a saborear. E, finalmente, a estrela da companhia, a Weiss. Uma cerveja magnífica, desde a aparência, passando pelo aroma e acabando no sabor. Não sei se seria por acaso mas mais de metade das pessoas estavam a beber este tipo de cerveja. Faz-se uma grande Weiss em Coimbra!

Foi um almoço bastante agradável, num espaço bonito, com boa comida e melhores cervejas. Se ainda se pode melhorar? Penso que sim, em especial na Âmbar e na Pilsener. Mas trata-se de uma aposta que devemos apoiar e que, na minha óptica, tem tudo para ser bem sucedida. Assim o pensem os conimbricences e todos os que passem por essa bonita cidade à beira do Mondego.