Rotulos de cerveja [nacional]

Vote numa sondagem existente ou crie a sua para saber a opinião dos outros.

O que achas dos rotulos das nossas cervejas?

Muito bons
0
Sem votos
Bons
3
13%
Mais ou menos
14
58%
Maus
5
21%
Muito maus
1
4%
Depende
1
4%

Total de votos: 24
Canecas
Moderador
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Contacto:

Rotulos de cerveja [nacional]

Mensagempor Canecas » sexta nov 17, 2006 15:50

Boas.

Gostava de saber a vossa opinião a nível dos rótulos das nossas cervejas, e estou a falar a nivel geral. Grafismo, Descrição do produto, capacidade apelativa etc. etc.

Imagem
chimay
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 29, 2006 14:10

Mensagempor chimay » sexta nov 17, 2006 16:27

Acho que alguém já tinha falado sobre isto há um tempo atrás. Não sei quem é que disse mas falava-se que os nossos rótulos são muito sóbrios. E dentro dessa sobriedade há uns bons e outros menos bons. Por exemplo, o rótulo da Chopp é bastante mau. O rótulo que mais gosto é o da Super Bock Stout. As cores conjugam muito bem e fica espectacular com a cor da garrafa. Aliás a Super Bock tem um linha de continuidade nos seus rótulos, onde apenas mudam as cores e alguns pormenores. Mas se gosto da Stout, já não gosto muito do rótulo da Cool. É mauzito, tal como a cerveja. :wink:

Também gosto do rótulo da Cristal, por ter um formato diferente do habitual. Outros rótulos horríveis são os da Imperial e cintra. Gosto particularmente do rótulo da Bohemia que até nisso ganha à Abadia. Especialmente aquela garrafa grande de 0,75cl fica muito bonita.

Finalmente a Tagus. O rótulo é assim assim e se calhar não faz juz à qualidade da cerveja.

em conclusaõ votei no assim assim. Acho que os nossos rótulos ficam na média. Há grandes cervejas com rotulos completamente anónimos, caso da Chimay e outras que não valem nada e têm rótulos muito bonitos.

Cumps.

Canecas
Moderador
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Contacto:

Mensagempor Canecas » sexta nov 17, 2006 16:31

Ops, que idiota :x criei a votação e não votei logo.

Bom votei mais ou menos porque não ando muito a para de rotulos nacionais mas os que conheço são por assim dizer assim assim.

Imagem
Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » segunda nov 20, 2006 14:09

Tb votei no mais ou menos.... Sinceramente, não costumo olhar muito para os rótulos na hora de comprar. tem tudo mais a ver com o preço e a disponibilidade.
Até porque como exemplo acho a duvel uma grande cerveja e o rótulo não é nada de especial, antes pelo contrário.
Neste caso concordo com o chimay e acho o conjunto rótulo/garrafa da super bock stout como o mais bonito do mercado Portugues.
Mas isso não quer dizer que não haja rótulos bonitos, como se pode ver por aki http://cervejasdomundo.com/Forum/viewtopic.php?t=18 especialmente o da paulaner, oktoberfest e o fruit defendu.

RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » quinta nov 23, 2006 11:55

Por falar em rótulos de cerveja, uma notícia sobre... o aspecto das latas, neste caso das de Super Bock:

"A Super Bock apresentou o restyling das latas de 20 e 50 cl, que passam a ser totalmente vermelhas. Numa primeira fase, o restyling aplica-se apenas a Super Bock original, estando já disponível no formato 20 cl e prevendo-se que chegue em breve também à embalagem de 50 cl. Em breve o restyling deverá ser alargado a toda a gama. Não está prevista nenhuma campanha de comunicação para dar a conhecer a nova imagem."

in Meios e Publicidade, 23/11/2006

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta nov 24, 2006 9:34

tb ja vi estas novas latas e nao gostei

ate pensei q era tango e tive quase pra nao beber, mas depois o empregado explicou-me q era a normal q tinha mudado

penso q o objectivo sera diferenciar da sagres, ambas as latas sao brancas com logos vermelhos e lado a lado de facto sao quase iguais. podiam era ter mudado pra melhor

por um logo vermelho num fundo vermelho nao me parece grande solução, mas pode ser q esteja enganado e q tenha havido um cerebro mais iluminado q o meu ;-)

em relaçao aos rotulos em geral votei no depende pq adoro esta resposta :-), mas de facto depende, podem ser mto bons ou mto maus, passo a explicar

qual é a funçao dum rotulo?

é ajudar o consumidor a identificar a marca q quer comprar?

neste caso os rotulos das nossas cervejas sao bons, simples, directos, sem floreados, com boa leitura do nome da marca, pecando somente por os dois lideres serem muito semelhantes e por nao haver uma cor associada à marca (como o verde à heineken por exemplo). em relação a este aspecto estao bem portanto

ou é transmitir alguns dos valores da marca?

aqui a porca começa a torcer o rabo, de facto estes rotulos transmitem mto pouco dos valores da marca, um equilibrio entre modernidade e tradiçao, simplicidade, em suma low profile e ficamos por aqui. se é isto q as marcas querem entao estao bem, se isto é o melhor q conseguem entao parece-me q se deviam esforçar mais

ou é ter aspirações a ser uma obra de arte?

e aqui a porca ja tem o rabo todo torcido. os rotulos sao desinteressantes, chatos, sem qq ponto interessante, o mais convencional q se pode ter, sem qq ponta de criatividade

na minha humilde opiniao o primeiro aspecto deve valer uns 50%, o segundo uns 40% e o terceiro os restantes 10%, mais coisa menos coisa

so do ponto de vista estético gosto do rotulo da tagus, da marina e da cergal (mas aplica-se o q referi acima). aturo os normais da sagres e super bock, menos o da cintra. e real acho fraquinhos o da bohemia e da abadia. greens, tangos, chopps e cools nem comento de tao maus q sao :-)

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta nov 24, 2006 17:34

Pois, esta transformação das latas de SB é algo estranha, pensei até que fosse uma promoção de Natal!!! 8)

O produto não me parece ter ganho grande identidade com esta alteração, apesar de concordar com o mitos em relação ao facto das latas das duas majors serem mesmo muito parecidas.

Fugindo um pouco aos rótulos e pegando nas latas, uma das que se vende no mercado nacional e que acho extremamente elegante é a da Guinness. Bem sóbria mas eficiente.

Imagem

e o que me dizem desta lata de SB feita para o mercado japonês?

Imagem
Última edição por bmxutos em sexta nov 24, 2006 17:48, editado 1 vez no total.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta nov 24, 2006 17:41

Só por curiosidade, descobri recentemente uma imagem da cerveja S. Jorge, da Central, que eu quase acreditei que não existisse mesmo. Pelos vistos existe e é feita para o mercado espanhol, nas versões com e sem álcool. eis a lata comprovativa:

Imagem

mcQueen
Bebedor de minis!
Registado: sexta nov 23, 2007 17:11
Contacto:

Mensagempor mcQueen » sábado nov 24, 2007 13:13

Num mercado que é fechado, e a maioria dos bebedores de cerveja, bebem cerveja como refrigerante a aposta na publicidade não deve de ser a coisa mais importante para as cervejeiras nacionais

ImagemImagem

deixo aqui um dos alguns plagios da publicidade MADE IN TUGA

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sábado nov 24, 2007 23:36

Não ligo muito a rótulos, gosto mais de apreciar o produto.

Gosto dos rótulos antigos da sagres e das campanhas da Superbock da década de 90.

tenho algumas coisa guardadas qd tiver tempo meto cá as fotos.

Patricia
Beer Hunter
Registado: segunda out 10, 2011 17:11

Mensagempor Patricia » quinta out 13, 2011 16:18

Ligo bastante aos rótulos e os nossos acho maus. Todos iguais, cheios de medalinhas dos prémios "não sei do quê", enfim...

chimay
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 29, 2006 14:10

Mensagempor chimay » sexta out 14, 2011 12:05

Acho a apresentação das Abadia Super Bock bastante interessante. Pena que o conteúdo não acompanhe esse esforço de diferenciação.

aneker
Beer Expert
Registado: sexta out 31, 2014 23:18

Re:

Mensagempor aneker » sexta nov 14, 2014 20:21

Patricia Escreveu:Ligo bastante aos rótulos e os nossos acho maus. Todos iguais, cheios de medalinhas dos prémios "não sei do quê", enfim...

Concordo.

Especialmente no que toca aos rótulos das cervejas ditas industriais... Pobres e denotam falta de inspiração e de gosto... Basta ver aquele rótulo que surgiu recentemente uma chamada de Lusa (esta pelos vistos não é industrial mas parece), a julgar pelo rótulo parece que já está no mercado há 500 anos... Algo de parecido com as águas luso... Só pelo rótulo já era incapaz de a comprar...

Alguns são mesmo intragáveis como os da Imperial e Cintra que até tem as letras em itálico... têm algo de piroso.

Voltar para “SONDAGENS, VOTAÇÕES E ESTATÍSTICAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante