Participariam num Concurso Nacional de Cerveja Artesanal?

Vote numa sondagem existente ou crie a sua para saber a opinião dos outros.

Sim, grande ideia!
11
61%
Talvez, depende do regulamento.
4
22%
Ainda somos muito poucos...
2
11%
Ehhh... Não!
1
6%
Eu quero é bujas!
0
Sem votos

Total de votos: 18
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado nov 24, 2007 0:54

Participariam num Concurso Nacional de Cerveja Artesanal (em Portugal), à imagem do que faz, por exemplo, a ACervA Carioca?

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sábado nov 24, 2007 2:46

Acho que depende muito do regulamento (falando por mim).
Se fizerem um concurso a sério em que é obrigatório, entregar as cervejas em garrafa de tipo "X" (só para dar um exemplo), à semelhança do que se faz no países pioneiros nestas actividades, acho que dificulta um pouco as coisas... Mas acho que deve ser assim!

Acima de tudo, acho que se deve fazer alguma coisa que dê visibilidade!

O meu aplauso a esta ideia!

:D :D :D

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » sábado nov 24, 2007 9:29

Claro que participava, mas antes que se lembrem de organizar um concurso desses, esperem só mais um bocadinho para eu também poder participar.

Abraço

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sábado nov 24, 2007 11:32

Se estivesse em Pt, sem dúvida!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado nov 24, 2007 12:58

Ok, as vossas respostas já são um ponto de partida. Obrigado! :wink:

P.S.: esqueci-me de dizer que, se por algum motivo eu estivesse envolvido numa organização destas :oops: , haveria também um prova para kits. Só para os kitados não pensarem que já se safaram e não têm nada a ver com isto! :D

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sábado nov 24, 2007 23:46

Olá

o ano passado tentei um evento deste tipo mas havia tão pouca gente interessada que achei melhor não avançar.

pegando no post do ptlsousa para um evento destes ser "a sério" é necessário que as cervejas sejam classificadas por estilo e não "tudo ao molho". Daí a necessidade de haver vários concorrentes para podermos ter vários estilos e ser um concurso interessante.

já agora aproveito para anunciar que em 2008 terá que acontecer. E sim tb se aceitam cervejas de kits, extracto, grão, ingredientes bizarros, etc.
desde que levem cereais e lúpulo ( e levedura é claro) serão aceites como cerveja.

Já tenho +/- um júri e um grupo de cervejeiros interessados. Falta definir os estilos a admitir, regulamento, prémios, patrocinios, etc.

NOTA: como quero fazer parte do juri não vou concorrer.

Esperem notícias no início do próximos ano ...

saudações cervejeiras,

Fernando

mcQueen
Bebedor de minis!
Registado: sexta nov 23, 2007 17:11
Contacto:

Mensagempor mcQueen » domingo nov 25, 2007 0:05

Acho uma grande ideia … sou um homem do desporto , e gosto e sempre gostei de competições. A competição é o SAL da vida e uma forma de poder evoluir, e como tudo na vida por vezes a falta de competição leva as pessoas a que ainda fazem qualquer coisa a desistirem ou a perderem o entusiasmo.

Nota: lembrem –se de uma coisa muito importante quando se esta a fazer uma coisa inédita deve-se privilegiar os participantes e não começar a fazer a separação do trigo do joio para que haja o 1ª , 2º ,3º evento ….

Digo isto por alguma experiência já em eventos desportivos, mas é de LOVAR a ideia :)

Por mim 120% de acordo com a ideia :D
Imagem
Última edição por mcQueen em domingo nov 25, 2007 23:54, editado 2 vezes no total.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » domingo nov 25, 2007 0:10

Porque não pedir ao Fernando Viegas e a alguns gourmet/gastrónomos para participar?

Penso que seria interessante e que teria mais impacto a nível de divulgação!

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo nov 25, 2007 0:13

Eu posso fazer parte do juri!! :roll: :roll:

Pode ser duro eu sei...mas faço-o pelo amor à arte! 8)

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » domingo nov 25, 2007 1:19

McQueen Escreveu:Acho uma grande ideia… sou um homem do desporto, gosto e sempre gostei de competições. A competição é o SAL da vida e uma forma de poder evoluir e como tudo na vida por vezes a falta de competição leva as pessoas a que ainda fazem qualquer coisa a desistir ou a perder o entusiasmo.

Nota: lembrem–se de uma coisa muito importante quando se está a fazer uma coisa inédita, deve-se privilegiar os participantes e não começar a fazer a separação do trigo do joio para que haja o 1ª , 2º ,3º evento ….

Digo isto por alguma experiência já em eventos desportivos, mas é de LOUVAR a ideia

Concordo contigo quanto à evolução e motivação de quem compete.

Só não concordo no seguinte:- Se levas a competição a sério, de certeza ambicionas prémios, reconhecimento e distinção ( Isto obriga a uma distinção do tal "joio" que referiste.) Isto leva que a que na menos participantes apareçam na segunda competição (o que não é desejável).
-Não se distinguindo os produtores mais experientes, desmotiva-se essa malta (que pode sempre motivar ao aparecimento de mais homebrewers.

Penso que às vezes a competição "cega" os participantes! Todos os cervejeiros devem fazer cerveja por prazer e pelo acto criativo. É como uma forma de arte e de afirmação pessoal.

Onde quero chegar?
- Deve-se considerar a criação de várias classes (muitas mesmo), para motivar o aprendiz, permitindo que este ganhe um prémio, sem esquecer a malta já com alguma experiência e a experiente.
-O espírito deve ser de competição saudável, dando ênfase ao convívio e não aos prémios, para evitar "batotas" pelo uso de melhorantes no néctar.
:mrgreen: :mrgreen:

Não estou a criar regras, apenas explícito o meu pensamento.
Acho que existem exemplos de competições já com muitos anos de existência que deviam ser seguidos e adaptados à realidade Portuguesa.

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo nov 25, 2007 12:42

Boas,

ainda bem que esta ideia está a suscitar interesse e discussão. O facto de haver forte competição ou não é-me pouco relevante. Sei que quem produz cerveja em casa é pelo amor à coisa, pois a 25 cêntimos a garrafa de Marina ou Cergal, o único trabalho que se tem é ir buscá-la ao supermercado. Portanto, a minha maior (mas não única) preocupação é que as pessoas adiram à ideia e que, quando chegar a altura, tenhamos um número decente de participantes.

De facto, o amigo Cerevisiae já tinha lançado esta ideia há algum tempo pelo que o objectivo deste post é apenas reavivá-la e lançá-la em definitivo. Através da LCC e do CdM acho que podemos fazer uma boa divulgação do evento. Já tenho mesmo uma base de regulamento mas que discutirei com ele e, em última análise, com todos os interessados, para que o 1º concurso seja um sucesso e muitos mais se lhe sigam. Sinceramente não estava a pensar introduzir muitas categorias, até porque não devem ser muitos os participantes. Talvez na vertente grão uma categoria livre (estilo à escolha do produtor) e uma categoria obrigatória (um estilo pré-definido e escolhido pelo juri), o mesmo se passando na vertente kit. Tenho também algumas ideias relativamente ao que fazer com a(s) receita(s) vencedora(s), em caso de autorização do produtor, é claro, mas isso fica para quando as coisasa estiverem mais definidas.

Continuem a contribuir com as vossas ideias e pensamentos para conseguirmos burilar as muitas arestas que ainda existem.

Abraço,

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » domingo nov 25, 2007 12:56

Não há outra loja de venda de kits/matérias primas em Pt além da LCC?

Podia-se entrar em contacto com o dono para alargar o evento, cetamente que ele também terá os seus próprios clientes.

Brewmaster
mcQueen
Bebedor de minis!
Registado: sexta nov 23, 2007 17:11
Contacto:

Mensagempor mcQueen » domingo nov 25, 2007 14:57

Só não concordo no seguinte:- Se levas a competição a sério, de certeza ambicionas prémios, reconhecimento e distinção ( Isto obriga a uma distinção do tal "joio" que referiste.)

Bem talvez não tenha sido muito explícito, na minha mensagem…

Gosto da competição, e acho que é uma forma de podermos todos crescer e evoluir, é criar um evento deste tipo.

Acho também, que devem ter em atenção, que nas primeiras edições, em ter um evento mais lúdico e de aproximação, isso porquê, porque o insucesso pode levar irremediavelmente á desistência ou o desinteresse para continuar. Tenho alguma experiência na organização de eventos, não nesta área, que estamos aqui a falar mas em eventos desportivos e sei que para se ter sucesso, é muito importante que haja em enorme satisfação de todos os participantes, e isso muitas vezes é a parte mais complicada, “que é agradar a gregos e a troianos”.

Mas não fazer nada, e ainda pior, e se existe vontade vamos em frente.

já agora aproveito para anunciar que em 2008 terá que acontecer. E sim tb se aceitam cervejas de kits, extracto, grão, ingredientes bizarros, etc.
desde que levem cereais e lúpulo ( e levedura é claro) serão aceites como cerveja

P.S.
e porque nao os rolulos ... a imagem tambem é uma coisa importante.

abraço a todos

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça nov 27, 2007 0:29

Acho uma óptima ideia. (App)
Eu tb participaria... como espectador, claro... Porque pôr as mãos na massa... tá quieto!...
bmxutos Escreveu:Tenho também algumas ideias relativamente ao que fazer com a(s) receita(s) vencedora(s), em caso de autorização do produtor, é claro, mas isso fica para quando as coisasa estiverem mais definidas.
Tb tenho uma óptima ideia... ))))

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta nov 29, 2007 19:48

Eis um bom exemplo do tipo de iniciativas que aludo neste tópico:

http://www.eisenbahn.com.br/news/conteu ... pnMk16a3c=

Obrigado ao cervisiafilia pelo link.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta nov 29, 2007 20:48

Já tens o regulamento???? ((Drool)) ((Drool)) ((Drool))

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta nov 29, 2007 22:29

ptlsousa Escreveu:Já tens o regulamento???? ((Drool)) ((Drool)) ((Drool))

Hmmm... Sim. Mas ao mesmo tempo não! :roll:

Eu explico: já tenho uma base de regulamento elaborada por mim aproveitando o que se faz em outros países. A questão é que sendo esta uma primeira iniciativa e tendo já o amigo Cerevisiae demonstrado interesse na organização (aliás, a ideia original é dele, algo que não se concretizou apenas pela falta de participantes), tenho de falar primeiro com ele, pessoalmente, para juntos levarmos isto em frente.

Aliás, esta iniciativa para ter um mínimo de sucesso tem de ter o apoio de todos. Não falo apenas nos membros do nosso fórum mas de todas as pessoas que têm um site, blog ou algo que demonstre um mínimo de interesse pela cerveja. E, claro está, isso engloba também os clientes de todas as lojas de material de cerveja do país e arredores, respondendo ao que atrás questionou o Rasec.

Finalmente, o projecto de regulamento deverá também contar com as vossas colaborações, para que o que se faça, se faça como deve de ser!

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta nov 30, 2007 16:53

Viva

tb tenho um projecto de regulamento.
Acho que o mais importante é garantir:

- Prova cega, ou seja o juri só vê a cerveja no copo e não faz ideia do rótulo, concorrente, etc.
- Um sistema de pontuação justo e equilibrado
- Que só serão aceites cervejas artesanais elaboradas pelos concorrentes

tudo isto não esquecendo que o objectivo é promover o convívio e troca de experiência entre os nossos cervejeiros

A minha grande dúvida prende-se com estilos. como somos poucos acho que teremos que sondar quais os estilos de cerveja que os eventuais concorrentes estão interessados em participar e tentar criar categorias a concurso onde haja um número mínimo de participantes. Seria injusto meter todas as cervejas no mesmo patamar e comparar coisas incomparáveis.

1 abraço cervejeiro,

Fernando

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta nov 30, 2007 23:06

A verdade é que temos que ver isto tal e qual como um concurso canino.

Há concursos por raças, mas também há sempre um concurso global, onde é escolhido um "best in show", isto apesar dehaver cães bonitos e feios, mais peludos e fofinhos, ou menos peludos e menos fofinhos.

Deste modo, um galgo italiano, desde que represente tudo aquilo que os galões da raça padronizam, pode ser considerado o melhor do show, mesmo que no concurso tenhamos belíssimos Samoyedos, Akitas, ou huskies!

Esta é a beleza destes concursos, e desde que haja isenção dos júris, o mesmo acontecerá num concurso cervejeiro. Nunca uma cerveja american macro light lager poderá ser comparada com uma Quadruppel belga, no entanto, em competição, a primeira, segundo os padrões da "sua raça" pode ser considerada superior à segunda! :wink:

Espero que me percebam!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado dez 01, 2007 0:11

Rasec Escreveu:A verdade é que temos que ver isto tal e qual como um concurso canino.

Há concursos por raças, mas também há sempre um concurso global, onde é escolhido um "best in show", isto apesar dehaver cães bonitos e feios, mais peludos e fofinhos, ou menos peludos e menos fofinhos.

Deste modo, um galgo italiano, desde que represente tudo aquilo que os galões da raça padronizam, pode ser considerado o melhor do show, mesmo que no concurso tenhamos belíssimos Samoyedos, Akitas, ou huskies!

Esta é a beleza destes concursos, e desde que haja isenção dos júris, o mesmo acontecerá num concurso cervejeiro. Nunca uma cerveja american macro light lager poderá ser comparada com uma Quadruppel belga, no entanto, em competição, a primeira, segundo os padrões da "sua raça" pode ser considerada superior à segunda! :wink:

Espero que me percebam!

Claro que percebemos! E para além disso concordo totalmente.

A minha ideia era termos três ou quatro classificações diferentes.

Um 1º grupo seria o da competição de kits, onde se escolheria um estilo e eventualmente marca pré-definidos e, dando um mínimo de liberdade aos produtores (isto é, tentar-se-ia evitar a junção de outros ingredientes que não os contidos no kit), veriamos quem com essas limitações conseguia criar uma melhor cerveja.

Um 2º grupo seria o do kit livre, ou seja, o produtor escolhe o kit e marca que quiser e pode "kitar" a fabricação com outros ingredientes à sua escolha (tipo caramelo, grãos de café, whatever).

O 3º Grupo seria o de grão com estilo pré-definido. Escolhia-se assim um estilo clássico ao género de uma stout ou uma belgian ale e o vencedor seria aquele que melhor conseguisse atingir as caracteristicas inerentes a esse tipo de cerveja.

O 4º Grupo seria o do grão livre. Aqui poderíamos ter lagers a concorrer com ales, stouts com pilseners, o que iria importar seria qual a melhor cerveja que bebemos. Isto respeitando, obviamente, o que disse o Rasec. Uma pilsener pode até não nos satisfazer tanto como uma imperial stout mas se tiver captado melhor a essência do seu estilo, então até poderá ser a vencedora.

Os produtores poderiam, caso quisessem, participar num único grupo ou em todos eles.

Mas, como referi, tudo vai depender do interesse demonstrado pelas pessoas em participar, assim como das conversas que formos tendo, em especial com o Cerevisiae.

Abraço,

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » quarta jan 16, 2008 10:41

nao votei na poll acima (por razoes obvias) mas é claro q participaria, numa das seguintes qualidades:

1. vendedor ambulante de bolachas de cervejas durante o evento

2. fornecedor do catering para o almoço

3. experimentador oficial (desde que a opiniao possa ser só gostei ou nao gostei, nada de mais cientifico, sff)

4. dar opiniões (esta sim é a minha especialidade)

parabens pla ideia e pra frente com isso

r3b3l
Beer Hunter
Registado: sexta dez 28, 2007 13:17

Mensagempor r3b3l » quinta jan 17, 2008 20:29

Acho muito boa ideia que avancem com um concurso, e podem contar comigo para participar, apenas pelo gozo de participar. Para além de ser uma forma interessante de ver como se portariam as minhas cervejinhas frente as do pessoal mais experiente, talvez fosse uma excelente forma de divulgar o hobbie que é fazer cerveja em casa, que pelo que percebo, ainda tem muito que andar neste pais em que cerveja de limita a S e SB. (Ou então estamos mesmo todos loucos como a minha avó me diz, "oh meu netinho, fazer cerveja??? Não andas a comer bem e isso está a afectar-te a cabecinha, porque é que não compras, queres que a avó te ofereça umas cervejinhas?")

Se avançar contem comigo...

Abraço,
Miguel
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta jan 18, 2008 12:05

Comecem a estudar as vossas receitas vencedoras. Daremos notícias em breve... :wink:

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta jan 18, 2008 12:24

Em que mês será o concurso?

Já há algum regulamento esboçado?

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » sexta jan 18, 2008 13:25

Segundo o que me contaram ontem acho que é em Maio e que o regulamento vai estar aqui em breve... Eh eh, até já estou a fazer hoje a minha primeira brassagem para me preparar :P

Abraço,

Miguel
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta jan 18, 2008 21:52

Oh pá, então tenho que me apressar. Se o concurso for realmente em Maio, acho que vou participar com a minha primeira criação, por isso tenho que me esmerar na receita...

Abraço

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » sexta jan 18, 2008 22:03

Acho que dá mais do que tempo para fazer alguma coisa de propósito para o concurso.....

Abraço,

Miguel
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta jan 18, 2008 22:06

Pois dá, mas com a falta de tempo livre com que ando, isto não está fácil. Mas vou tentar preparar qualquer coisa de jeito para o concurso. Depois também logo vejo quando saír o regulamento, as categorías que irão ser criadas.

Abraço

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jan 21, 2008 8:49

ptlsousa Escreveu:Em que mês será o concurso?

Caríssimos,

dia 25 de Maio é o grande dia! Ainda hoje o regulamento estará disponível aqui no fórum e posteriormente na página da Loja da Cerveja Caseira.

Espero que dia 25 de Maio TODOS estejamos a fazer História (já não digo fazer cerveja pois essa já deve de estar feita há algum tempo... :) )

Abraço,

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » segunda jan 21, 2008 10:06

HURRAAYYY!!!!

Avisa-me, vou criar um campanha de publicidade direccionada ao evento com o nosso incrível orçamento de 1€ por dia :)) :))

Já que não poderei participar, fica assim a minha contribuição num evento histórico!

bmxutos Escreveu:
ptlsousa Escreveu:Em que mês será o concurso?

Caríssimos,

dia 25 de Maio é o grande dia! Ainda hoje o regulamento estará disponível aqui no fórum e posteriormente na página da Loja da Cerveja Caseira.

Espero que dia 25 de Maio TODOS estejamos a fazer História (já não digo fazer cerveja pois essa já deve de estar feita há algum tempo... :) )

Abraço,

Brewmaster

Voltar para “SONDAGENS, VOTAÇÕES E ESTATÍSTICAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante