Participariam num Concurso Nacional de Cerveja Artesanal?

Vote numa sondagem existente ou crie a sua para saber a opinião dos outros.

Participariam num Concurso Nacional de Cerveja Artesanal?

Sim, grande ideia!
11
61%
Talvez, depende do regulamento.
4
22%
Ainda somos muito poucos...
2
11%
Ehhh... Não!
1
6%
Eu quero é bujas!
0
Sem votos

Total de votos: 18
mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » segunda jan 21, 2008 13:27

bem vou entao começar a minha produçao de bolachas artesanais de cerveja que vai dinamizar pra sempre o meu negocio de venda ambulante durante o evento

espero q a organização nao autorize mais nenhuma concorrencia ;-)

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jan 21, 2008 13:48

mitos Escreveu:bem vou entao começar a minha produçao de bolachas artesanais de cerveja que vai dinamizar pra sempre o meu negocio de venda ambulante durante o evento

Asseguro que a Bolachas do Mundo será a única empresa credenciada para alimentar a boca dos famintos participantes! :mrgreen:

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jan 21, 2008 13:54

Rasec Escreveu:HURRAAYYY!!!!

Avisa-me, vou criar um campanha de publicidade direccionada ao evento com o nosso incrível orçamento de 1€ por dia :)) :))

Já que não poderei participar, fica assim a minha contribuição num evento histórico!

A ajuda do Rasec na divulgação do CdM e em especial do fórum tem sido inestimável. Não sei se as pessoas já se aperceberam mas o site e o fórum aparecem muitas vezes como link patrocinado nas pesquisas do Google. E tal só é possível devido ao nosso amigo Rasec. Uma qualquer divulgação do evento desse modo será ouro sobre azul e, mais uma vez, fico em dívida contigo.

Já agora, todo o pessoal que, de algum modo, conheça alguém que possa querer participar ou possa ajudar na divulgação do evento, agradeço que façam lobbying. Todos não somos muitos neste propósito de divulgarmos a nossa arte!

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda jan 21, 2008 14:51

Caros amigos:

É DESTA !!!!!!

Com o o Bruno diz estaremos a fazer história pelo que contamos com todos os que puderem concorrer, ajudar na divulgação, etc.

Saudações Cervejeiras,

Fernando

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda jan 21, 2008 14:53

mitos Escreveu:bem vou entao começar a minha produçao de bolachas artesanais de cerveja que vai dinamizar pra sempre o meu negocio de venda ambulante durante o evento

Mitos posso ficar como teu fornecedor exclusivo de dreche :-)

Só cobro umas bolachinhas por kilograma de dreche. ;-)

Assim que tiver mais "matéria prima" dou-te um toque ...

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda jan 21, 2008 15:06

Estive a ler o regulamento e fiquei com a seguinte dúvida:
- O que são cervejas com características comerciais?

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jan 21, 2008 18:38

ptlsousa Escreveu:Estive a ler o regulamento e fiquei com a seguinte dúvida:
- O que são cervejas com características comerciais?

Características comerciais: produção industrial, em série, em empresas com algum volume de negócio e já um nível sofisticado de maquinaria.

Calma Pedro, as tuas, por muito boas que sejam (e são) ainda não atingiram um nível comercial... :wink:

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda jan 21, 2008 20:58

Ok!
Calmo e esclarecido! :mrgreen:

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » terça jan 22, 2008 9:00

nao atingiram o nivel comercial???

eh eh eh malandrice

zacpinto
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda jul 02, 2007 15:45

Mensagempor zacpinto » terça jan 22, 2008 18:25

Boas!!

A algum tempo que não passava por aqui. Mas como sempre ha sempre boas novidades, como esta.

demais sera dizer que estas ideias sao sempre de louvar.

Eu adorava participar, mas há condições logísticas, da minha parte claro, que poderam não o permitir, mas se todo correr como previsto, poderei participar.

Vou estando atento, e a pensar nas cervejas.
Algumas duvidas:
- Quando se fala de kits, falamos de receitas kits da LCC, ou kits para iniciantes?
- Que quantidade mínima, teremos que dispor?

Para já e tudo.

PS: Claro que eu também gostava de poder num evento histórico, fazer historia já é outro filme.

:wink:

Abraço

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça jan 22, 2008 18:39

zacpinto Escreveu:Boas!!

A algum tempo que não passava por aqui. Mas como sempre ha sempre boas novidades, como esta.

demais sera dizer que estas ideias sao sempre de louvar.

Eu adorava participar, mas há condições logísticas, da minha parte claro, que poderam não o permitir, mas se todo correr como previsto, poderei participar.

Algumas duvidas:
- Quando se fala de kits, falamos de receitas kits da LCC, ou kits para iniciantes?

Para já e tudo.

PS: Claro que eu também gostava de poder num evento histórico, fazer historia já é outro filme.

Abraço

Caro zac,

ainda bem que gostaste da ideia e que pensas em participar.

Aliás, do pessoal que eu acho e sei que pode participar, os comentários têm sido que acham que vão participar mas não sabem se vão ter tempo, condições, etc, etc. Tudo bem. Quem não puder participar não pode. Há sempre questões pessoais e profissionais, assim como outros imponderáveis que nos limitam naquilo que gostaríamos de fazer. Mas o que eu vos peço é que façam um esforço por participar, seja com uma receita all-grain, a partir de extracto ou de um kit. O facto relevante aqui é conseguirmos levar isto para a frente, conseguirmos ter um número decente de participantes, de haver convívio, troca de ideias, confraternização. Se a receita saiu muito boa ou muito má? Bom, é claro que é importante, até porque em princípio a irei beber :P , mas acho que aqui o que importa é unirmo-nos e sairmos desta letargia em que a arte cervejeira portuguesa anda.

Portanto força com essas receitas, força com essas brassagens, força com esses engarrafamentos. Se não sair bem, sabemos que para o ano há mais e tivemos oportunidade de nos divertir com amigos e amantes da mesma arte!

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça jan 22, 2008 21:25

zacpinto Escreveu:Boas!!

Algumas duvidas:

Para já e tudo.

Abraço

Pode ser o que tu quiseres desde que seja cerveja. Podes ver uma receita na net e por em prática. Podes também juntar alguma da tua criatividade!

É sabido que se deres duas receitas iguais a doi cervejeiros vão sair cervejas diferentes. Há sempre questões como temperaturas, a água e o cuidado que cada coloca na elaboração que se irão reflectir no produto final.

Quer seja uma cerveja elaborada a partir de kit ou integralmente com cevada do teu quintal o importante é concorrer.

1 abraço,

Fernando

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça jan 22, 2008 21:59

Porque se aprende muito mais com o que corre mal do que com o que corre bem!!!

Força pessoal! Quero ver artigos no Público e nas curiosidades do CM :))

Brewmaster
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça jan 22, 2008 22:47

Aproveitando esta maré de esclarecimento de dúvidas relativamente ao concurso, aqui vai:

- Para poder participar é necessário estar presente no día? Quero muito lá estar, mas neste momento não posso garantir a minha presença.

- Relativamente a ingredientes, há alguma restrição/limitação?

- As cervejas de kits, extracto e grão serão avaliadas da mesma forma?

Abraço

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça jan 22, 2008 23:03

Boas!

Não é necessário estar presente para participar. É óbvio que nós gostávamos de contar com a presença de todos mas sabemos que é quase impossível. Logo, pode-se ganhar o 1º prémio a 400 kms de distância! :wink:

Ingredientes: vale tudo menos tirar olhos!!! Bom, ok, quase tudo. Os estilos do BJCP estão bem definidos e como a avaliação vai ser feita segundo esses parâmetros, existem alguns limites naturais mas que não restringem a imaginação das pessoas. Portanto, cacau, cominhos, casca de laranja, cerejas, etc, etc, não estão impedidos. Ah, convém é ter lúpulo, malte e água :mrgreen:

Ainda pensámos em criar uma categoria para grão e outra para extracto e kits. Mas como não somos assim tantos, era estarmos a dividir ainda mais algo que já por si é relativamente pequeno. Portanto, a classificação para kits, extracto e grão será a mesma. É lógico que as de grão levam vantagem mas tal é apenas na teoria; como o processo de kit e extracto é relativamente mais fácil de controlar, podem surgir grandes surpresas. Eu próprio já experimentei cervejas de extracto que, antes de saber, jurava a pés juntos que eram all-grain e que tinham uma qualidade excepcional. Tudo depende do kit que se escolhe...

Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça jan 22, 2008 23:16

Esclarecidíssimo! Vou tentar fazer os possíveis para estar presente no día do concurso, e em príncipio também levarei o meu cervejeiro assistente. Um amigo a quem já conseguí pegar o gosto pela cerveja e que me vai ajudar a produzir o meu primeiro batch, neste caso, o nosso primeiro batch.
Conheço uma pessoa relativamente importante na área do jornalismo nacional. Pode ser que consiga convencê-lo a escrever qualquer coisa sobre o concurso.
O Francisco José Viegas é que era... De certeza que não se importaría de ser jurí de um concurso de cervejas caseiras. O problema é que tinha que escrever outro livro logo a seguir com o título "99 cervejas + 15 caseiras" :D

Abraço

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta jan 24, 2008 3:45

bmxutos Escreveu:Eu próprio já experimentei cervejas de extracto que, antes de saber, jurava a pés juntos que eram all-grain e que tinham uma qualidade excepcional. Tudo depende do kit que se escolhe...

Numa cerveja de extracto, o mashing foi feito por um profissional, logo, a matéria prima da fermentação tem de ser boa.

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta jan 24, 2008 14:18

ptlsousa Escreveu:Numa cerveja de extracto, o mashing foi feito por um profissional, logo, a matéria prima da fermentação tem de ser boa.

Grande Frase ! Muito bem dito!

De facto o mosto contido numa lata de extracto ou num kit foi feito a partir da brassagem de malte. Tem tudo para ser bom. A maior diferença que noto numa cerveja feita de extracto ou grão é que a primeira por vezes parece um pouco mais oxidada e por vezes com notas de caramelo. Isto é devido a a transformações (oxidação, caramelização, reacções de Maillard, etc.) que se dão lentamente na lata desde o dia do embalamento até ao glorioso dia em que é aberta para fazer cerveja.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta jan 24, 2008 16:48

Cerevisiae,

E com o extracto de malte em pó, notas a mesma oxidação?

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta jan 25, 2008 11:31

ptlsousa Escreveu:Cerevisiae,

E com o extracto de malte em pó, notas a mesma oxidação?

Não fiz nenhum teste lado a lado. Em teoria as reacções que falei acima são mais lentas ou quase inexistentes no extracto em pó.
Parece-me (sem provas conclusivas) quue o extracto em pó não tem tantas notas de oxidado.

Mesmo assim o extracto em pó não tem de longe a frescura de um mosto feito com malte moído de fresco!

O extracto em pó tem uma vantagem. podes usar em qq quantidade, ou seja não estás limitado ao tamanho da embalagem. No caso do xarope tens que abrir uma lata e usar tudo. Com o pó podes usar 1/2 pacote ou 300g ou qq outro valor. Isto torna mais fácil conseguir aquela densidade exacta.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta jan 25, 2008 16:42

:):)

Voltar para “SONDAGENS, VOTAÇÕES E ESTATÍSTICAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante