Lúpulo para o jardim

Tudo sobre os ingredientes utilizados no processo de elaboração da cerveja.
doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: segunda fev 18, 2008 21:23
Contacto:

Lúpulo para o jardim

Mensagempor doudoufina » domingo mar 15, 2009 11:41

Bom dia a todos. Esta semana resolvi lançar me no cultivo de lúpulo.
Para isso encomendei 2 pés num site inglês aconselhado por várias pessoas que fazem cerveja caseira com ingredientes caseiros e que trabalho (e que estão contentes) com este site. Não têm uma grande variedade. São só lúpulos ingleses. Para mim, escolhi os seguintes:

- Cobb Golding (http://www.aplus-hops.co.uk/a/osc/product_info.php/products_id/50),

- Fuggle (http://www.aplus-hops.co.uk/a/osc/product_info.php/products_id/47).

Alguem conhece este Cobb Golding ?
Já utilizam e/ou já plantaram estes lúpulos?
O segundo é mais conhecido.

Até breve para mais informação sobre a recepção da encomenda e plantação dos mesmos.
Um abraço,
Jorge.

jfoca
Bebedor de minis!
Registado: quarta abr 01, 2009 2:21

Mensagempor jfoca » quinta abr 16, 2009 16:46

Boas,

Como Brewer Rookie tenho andado a ler umas coisas :lol: e pelo que sei, o grande inconveniente do lúpulo é não podermos determinar a %AA (para alguns feiticeiros será fácil) mas pelo que já li, a não ser em anos excepcionais, essa % é (quase) sempre inferior ou igual aos comercializados. Claro que o local e as condições de temperatura, humidade, vento, etc da plantação terão a sua influência mas penso que não seja assim tão grave, o importante será que cada um conheça aquilo que produz e se adapte.

Também parece ser verdade que algumas castas poderão ser viáveis em vaso, o que desde logo facilita a vida à rapaziada da cidade (como eu!)

De qualquer forma, estou pronto para fazer uma encomenda de lúpulos num site alemão (não tenho aqui o link mas é o mesmo que já foi referido noutro post sobre lúpulo) só que ainda não escolhi os que encomendar. Como também já foi aqui dito, isto de plantar lúpulo parece-me ser mais por graça do que para poupar uns €€€ por isso, sugeria que fizessemos um "banco" de castas/produtores e assim podiamos trocar entre quem estiver interessado.

Sugestão (se isto tiver algum interesse): um administrador fazia um post e, há medida que houvesse respostas, ía editando a lista de interessados e o respectivo lúpulo.

Cheers! (!!!C)

mmmoura
Beer Expert
Registado: domingo fev 22, 2009 23:32
Contacto:

Mensagempor mmmoura » quinta abr 16, 2009 18:20

a ideia do banco de produtores é muito bem pensada. Para isso era necessario que cada um mandasse vir lupulos de variedades diferentes, para n termos mt do mesmo. Tmb tou a pensar mandar vir, ou arranjar lupulo para plantar no alentejo, mas n sei como se darao com o clima, e a terra, antes tenho que pesquisar mais sobre as condiçoes favoraveis ao crescimento da planta.

Podiamos começar a fazer uma lista, com os nomes das pessoas aqui do forum que têm plantaçoes, e os tipos que cada um tem. seria mais facil para todos.

jfoca
Bebedor de minis!
Registado: quarta abr 01, 2009 2:21

Mensagempor jfoca » sexta abr 17, 2009 13:00

Para quem pretende cultivar lúpulo, deixo aqui um link que pode ajudar:

http://www.brew-winemaking.com/ProductPDF/7088.pdf

Cheers! (!!!C)

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jul 06, 2009 0:48

Boas,

ainda não pretendo cultivar lúpulo mas um amigo brasileiro solicitou-me umas sementes para ver se aquilo pega por lá.

Alguma sugestão sobre onde encontrar as sementes (sem ser necessariamente de um site estrangeiro)?

Obrigado.

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda jul 06, 2009 23:56

bmxutos Escreveu:Boas,

ainda não pretendo cultivar lúpulo mas um amigo brasileiro solicitou-me umas sementes para ver se aquilo pega por lá.

Alguma sugestão sobre onde encontrar as sementes (sem ser necessariamente de um site estrangeiro)?

Obrigado.

Sementes não tenho, mas talvez consiga, com boa vontade, arranjar uns rizomas mas só lá para Janeiro - Fevereiro...

Esta é a altura ideal para plantar, no hemisfério norte. No Brasil n sei!

Respondendo tb ao mmmoura. Alentejo n me parece. O lúpulo dá-se bem em climas temperado, agoira n me lembro das latitudes.
O meu Pai tem umas plantinhas na Quinta do Conde, entre Lisboa e Setúbal e no Verão o lúpulo ressente-se do calor excessivo.

De qq modo o ideal é um sítio com boa luz solar e água. Normalmente encontras o lúpulo nativo junto a ribeiros, etc.

Hop I Help

Fernando

doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: segunda fev 18, 2008 21:23
Contacto:

Mensagempor doudoufina » quarta jul 08, 2009 9:28

Será difícil encontrar sementes de lúpulo. Nas procuras que efectuei na net para encontrar lúpulo, nunca encontrei sementes. Foram sempre rizomas e não é nesta altura. Mesmo que estes sites os tenham nesta altura, ao entrar em contacto com os vendedores, estes dizem que só lá para o fim de ano é que os vão ter. Esta será a melhor opção para arranjar lúpulo. Outra opção é pedir a quem já os tenha, e caso tenha muitos, ver se te arranjam algum rizoma. Outra opção ainda, como o Cerevisiae disse, mas mais difícil, é procurar junto a ribeiros, como aqui perto na zona de Soure, onde antigamente havia produção/cultivo de lúpulo para as cervejeiras nacionais.

Jorge.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda jul 13, 2009 8:46

Viva,

Semear lúpulo, esqueçam... Já tentei algumas vezes e não é viável! Li sobre o assunto e ninguém recomenda!

Quanto ao lúpulo selvagem, existe em muitos sítios que ando a "controlar" para saber se é planta feminina. Já o encontrei na Guarda, rio Sousa (em diversos locais, sempre perto de moinhos, ao que parece por ter existido uma ordem Beneditina que produzia cerveja...), Ponte de Lima e Bragança.

Já me avisaram de que viram lúpulo noutros locais que ainda não visitei.

Alguem conhece este Cobb Golding ?

Sim, também faz parte da minha colecção! :D
Não vai crescer muito!
Atenção ao tamanho dos vasos (são bons a desenvolver os rizomas para mais tarde propagar).

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jul 13, 2009 21:32

Cerevisiae Escreveu:
Sementes não tenho, mas talvez consiga, com boa vontade, arranjar uns rizomas mas só lá para Janeiro - Fevereiro...

Esta é a altura ideal para plantar, no hemisfério norte. No Brasil n sei!

Respondendo tb ao mmmoura. Alentejo n me parece. O lúpulo dá-se bem em climas temperado, agoira n me lembro das latitudes.
O meu Pai tem umas plantinhas na Quinta do Conde, entre Lisboa e Setúbal e no Verão o lúpulo ressente-se do calor excessivo.

De qq modo o ideal é um sítio com boa luz solar e água. Normalmente encontras o lúpulo nativo junto a ribeiros, etc.

Hop I Help

Fernando

Assim sendo, aceito de muita boa vontade esses rizomas, quando eles decidam aparecer.

Obrigado.

Abraço,

incogniscivel
O que é uma cerveja?
Registado: segunda ago 24, 2009 20:39

Mensagempor incogniscivel » terça ago 25, 2009 3:03

Viva,

Desde já queria dar os meus parabéns pelo fórum, só hoje tive conhecimento, já estive a dar uma vista de olhos e gostei do que li.

Bem eu queria vos pedir umas informações sobre o lúpulo. Eu tenho uma quinta no distrito de Vila Real onde pretendia fazer uma plantação de vários tipos de lúpulo, mas o meu grande problema é que eu vi fotos que podiam chegar aos 4 metros de altura que poderá ser um problema a nível estético paisagístico. O meu outro senão é se o clima é apropriado para a plantação. E só mais uma pergunta, tendo um pé de uma variedade de lúpulo ele ao passar dos anos é possível fazer mais pés.

Já agora onde poderei comprar lúpulo para plantar

Abraço a todos e mais uma vez os meu parabéns pelo fórum

Homer
Beer Hunter
Registado: segunda jul 14, 2008 23:31

Mensagempor Homer » terça ago 25, 2009 10:26

Viva. Pelo pouco que sei, Vila Real será um dos bons distritos em Portugal para produzir lúpulo. Não é muito quente e tem em geral boa humidade. O tamanho que o lúpulo atinge pode ser controlado. Mas é verdade que podem atingir alturas enormes, como qualquer liana.

Encontrei este texto na net sobre onde comprar lúpulo. Parece-me norte-americano pelo que é provável que exsitam lojas mais próximas como na Alemanha ou Inglaterra.

http://www.growinghopsyourself.com/grow ... -rhizomes/

incogniscivel
O que é uma cerveja?

Mensagempor incogniscivel » terça ago 25, 2009 10:58

Viva,

obrigado pela resposta, mas não consigo encontrar preços. existe algum produtor de lúpulo em Portugal que me possa vender?

Abraço a todos

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » terça ago 25, 2009 12:11

incogniscivel Escreveu:Viva,

obrigado pela resposta, mas não consigo encontrar preços. existe algum produtor de lúpulo em Portugal que me possa vender?

Abraço a todos

O primeiro post deste tópico tem links com preços. Cá em portugal... só lúpulo para fazer cerveja. Não conheço quem venda lúpulo para cultivo. (((~~~~

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça ago 25, 2009 13:20

Viva,

Já tentei a todo o custo encontrar produtores de lúpulo em Bragança, falei com muitos locais, telefonei para muitas associações de agricultores e cooperativas sempre sem sucesso.

Espero que vocês tenham mais sorte!

Se o camarada incogniscivel quer comprar lúpulo, aconselho a encomendar das poucas lojas que existem. O lúpulo vem em boas condições, livre de doenças que o afectam muito mas sempre sujeito às pragas que adoram esta planta.

No sentido económico, a produção só dará algo que se note no segundo ano. Pode propagar-se o rizoma velho, cortando-o em pedaços que vão originar uma nova planta. Ou utilizar a técnica do mergulho quando este já começou a rebentar.

Na produção de lúpulo, na Alemanha o normal é conseguir 1750kg/ha.

Existem livros sobre o assunto que certamente o poderão ajudar.

Só por curiosidade, uma senhora que mora na mesma zona que eu mas natural de Bragança, conta que quando jovem, participava na apanha do lúpulo. Era um produto muito valorizado pelos locais e que mexia com a economia da região.

Abraço,
Pedro

incogniscivel
O que é uma cerveja?

Mensagempor incogniscivel » terça ago 25, 2009 16:30

Viva,

desde já obrigado pelas ajudas, mas tenho uma serie de duvidas em relação ao lúpulo.

que tipo de produtos são usados para a planta não ser atacada?
que tipo de cuidados devem se ter para que a planta cresça saudável?

eu pergunto isto porque na minha quinta somos produtores de vinho verde, e os cuidados são tantos que chegamos ao ponto de fazer analises a própria uva.

Abraço a todos e mais uma vez obrigado

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça ago 25, 2009 17:06

Viva,

Vinho Verde? Não deve ser em Vila Real.... :D
Eu vivo na região do V. Verde.
De onde é o camarada?

Em relação ao lúpulo, eu apenas uso adubo para fertilização e água com sabão de barra azul (muito usado antigamente) para as pragas. Aprendi a usar a solução de sabão num dos cursos de agricultura biológica que fiz.

O princípio funcional da solução de sabão é fazer as pragas escorregar na superfície da planta.

Podem-se utilizar muito pesticidas, mas se se utilizar o lúpulo na cerveja teremos contaminantes.

Eu só uso essa técnica para ajudar a planta a mostrar as suas flores. Como a produção é sempre pequena, serve apenas para decoração e formação.
Para se conseguir uma produção a sério, tem de haver dedicação.
Se for para vender, necessita de análises, determinação da % de ácidos alpha, etc.

Abraço,
Pedro

Abraço,

P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
incogniscivel
O que é uma cerveja?

Mensagempor incogniscivel » terça ago 25, 2009 17:17

Viva,

obrigado pelas dicas, mas já tem plantação com algum porte ou ainda são pequenas?

a aplicação da agua e sabão é como o sulfato?

eu falei em Vila Real mas na verdade tenho a minha quinta em Ribeira de Pena ou seja que faz parte do distrito de Vila Real, mas as nossas vinhas encontram-se na no inicio do Minho noutra propriedade da família chamada Quinta da Parada que fica mesmo perto de uma vila chamada Atei que já pertence a Mondim de Basto acho eu. o Nosso vinho tem o nome de Casal de Morgade, foi o único vinho verde com maior pontuação em Portugal ate hoje.

Abraço a todos

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça ago 25, 2009 17:22

Viva,

Acho que já nos conhecemos e/ou possuímos amigos em comum!

Vou contactá-lo em privado!

Abraço,
Pedro

RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » domingo set 20, 2009 16:21

Almaminha
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo out 04, 2009 10:31

Mensagempor Almaminha » terça out 06, 2009 1:34

Sem querer fugir muito ao tópico: 30 toneladas de lúpulo produzidas em T-o-M são suficientes para a Unicer? E as restantes cervejeiras abastecem-se aonde?
Já agora, alguém sabe quais são os lúpulos que andamos a meter para o corpo cá no rectângulo?

PS: parabéns pelo sítio e pelo forum, ambos *****.

Por questões de dieta deixarei de beber cerveja durante 2 semanas. Calculo que perderei cerca de 14 dias :)
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta out 07, 2009 18:37

Almaminha Escreveu:Sem querer fugir muito ao tópico: 30 toneladas de lúpulo produzidas em T-o-M são suficientes para a Unicer? E as restantes cervejeiras abastecem-se aonde?
Já agora, alguém sabe quais são os lúpulos que andamos a meter para o corpo cá no rectângulo?

PS: parabéns pelo sítio e pelo forum, ambos *****.

Lúpulo compra-se na Alemanha, Belgica, Inglaterra etc.

Se queres saber quais os Lúpulos usados pelas nossas Cervejas experimenta perguntar-lhes.

Será engraçado ver se eles respondem, ou o que respondem. :)

Dulcídio
Bebedor de minis!
Registado: segunda ago 25, 2014 15:04

Re: Lúpulo para o jardim

Mensagempor Dulcídio » segunda ago 25, 2014 22:16

Eu moro na Polónia e aqui é facil arranjar de tudo para produzir cerveja e então os preços não se podem comparar. Eu já encontrei lúpulo em sementes à venda e uma embalagem pode custar pouco mais de 2€ por 10 sementes. Agora aqui o tempo já está a ficar mau para se plantar e também não sei se preciso porque por 2,5€ consigo comprar 100g de lúpulo.
Se quiserem alguma informação sobre os produtos e como conseguir fazer os mesmos chegar a Portugal acho que posso ajudar

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » segunda ago 25, 2014 23:00

Dulcídio, conheces lojas aí que façam venda pela internet? Era interessante comparar preços.

Obrigado.

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
fmartins
Beer Hunter
Registado: domingo abr 06, 2014 1:34

Mensagempor fmartins » terça ago 26, 2014 14:35

Dulcídio Escreveu:Eu moro na Polónia e aqui é facil arranjar de tudo para produzir cerveja e então os preços não se podem comparar. Eu já encontrei lúpulo em sementes à venda e uma embalagem pode custar pouco mais de 2€ por 10 sementes. Agora aqui o tempo já está a ficar mau para se plantar e também não sei se preciso porque por 2,5€ consigo comprar 100g de lúpulo.
Se quiserem alguma informação sobre os produtos e como conseguir fazer os mesmos chegar a Portugal acho que posso ajudar

Boas Dulcídio,

Era uma boa ideia, se os custo de transporte nao forem excessivos, e sem abusar da tua boa vontade, até podiamos pensar em algumas compras em grupo.

=================================================
Beer is proof that God loves us and wants us to be happy.
Benjamin Franklin
=================================================
A Fermentar:
A Maturar : Midland Mild Ale - Muntons
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta set 05, 2014 16:27

hmmm lúpulo em semente interessante!!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Dulcídio
Bebedor de minis!
Registado: segunda ago 25, 2014 15:04

Mensagempor Dulcídio » sexta set 05, 2014 21:45

O site e a loja que eu costumo ir é http://www.piwopiweczko.pl
Em polaco lupulo é CHMIEL
depois têm os varios paises
quem quiser ver que me avise o mais rápido possível porque amanha eu vou comprar coisas e na próxima semana vou enviar para um amigo meu em portugal e no dia 20 deste mês estou em portugal de ferias e posso entrar em contacto.
Eu sou de Vila Nova de Gaia

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quarta set 17, 2014 19:13

Se vais plantar agora penso que já vais tarde, o melhor é no início da Primavera, para dar tempo para a planta se desenvolver decentemente antes do Inverno. Este ano plantei um pé de Lúpulo por volta da Primavera e só agora comecei a ver crescimento na parte de fora da terra. Espero que cresça o suficiente para ter energia para aguentar o Inverno, a ver se no próximo ano já dá alguma coisa.

HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » quinta set 18, 2014 1:56

A minha (que trouxeste da Alemanha) está grande (deve estar com uns 2,0m) mas ainda não se vê flor, pelo que não espero ter nada este ano.
Vou ver se amanhã lhe dou uma olhadela e tiro umas fotografias para mostrar.

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quinta set 18, 2014 11:29

Depende da planta que te calhou, algumas eram provenientes de plantas jovens e outras de plantas mais velhas. As que são de uma fonte mais jovem tem mais dificuldade em se adaptar. Mas à duas semanas atrás já estava com uns 30cm que cresceram em apenas uma semana, agora quando voltar a Portugal espero já a encontrar maior.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta set 26, 2014 15:26

A minha esta estavel com as diferenças de temperatura deve estar na duvida de qual a época do ano!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “INGREDIENTES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante