Plantação de Malte e Lupulos

Tudo sobre os ingredientes utilizados no processo de elaboração da cerveja.
andrferreira028
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo set 30, 2012 22:05

Plantação de Malte e Lupulos

Mensagempor andrferreira028 » segunda nov 05, 2012 23:52

Boas Rapaziada, alguem me sabe explicar como é efectuado o processo de maltagem? é que ando com ideias para produzir em fase experimentar um terreno pequeninho com cevada, e de seguida tornar em malte :D e já agora alguem sabe onde comprar sementes para plantar lupulos e os cuidados a ter com os mesmos???

Cumprimentos a todos,
André Ferreira

d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Re: Plantação de Malte e Lupulos

Mensagempor d_pintassilgo » terça nov 06, 2012 20:13

Fiz uma pequena incursão nesse ponto, mas para já deixei em stand-by. (mas hei-de lá voltar)

O processo na minha opinião não rende, é mais pela coisa de testar e de ser engraçado produzir as nossas matérias primas.

Em relação ao malte, pode-se tornar complicado depois saber exatamente a qualidade do malte que produzimos, bem como os ebc's etc...
Em relação ao lúpulo é mais ou menos o mesmo problema, como vou depois saber a quantidade de lupulina que contem cada flor? :?

De qualquer das formas, acho que por uma questão didática é muito boa ideia.

Tenho alguma documentação sobre o tema, mas acho que é coisa para ter direitos de autor e então não poso partilhar, se não partilhava na boa, mas é estar a ser mau, e eu não quero ir parar ao inferno :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

The Homebrewer's Garden
Este livro, tem muita coisa que precisas.

http://www.amazon.com/The-Homebrewers-G ... 1580170102
http://books.google.pt/books/about/The_ ... edir_esc=y

É a tal coisa, se não fosse ilegal eu até te enviava por PM o link para o livro em pdf, mas não posso.

Sementes de lúpulo, nós compramos no amazon, vieram do norte da europa não me lembro bem de onde.
Cevada para semear deve de ser fácil de encontrar em lojas agriculas. De qq das formas a cevada que se compra ás sacas para os animais tb nascem e produzem, não sabemos é o que lá vem, ´né? não sabemos se é de 2 colunas ou não,.. etc....

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta nov 07, 2012 21:18

Bem já vi uma "ramada" de lúpulo caseira, num dos videos do brewing tv, que um dos apresentadores tem em casa, pareceu-me ser algo simples

ao minuto 18:00 aqui

edit: video e info sobre cultivo de lúpulo video 12

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta dez 06, 2012 11:49

Há unas anos comprei 4 plantinhas de lúpulo nesta loja:

http://www.eickelmann.de/Hopfen-Shop/index.php

todos os anos lá faço uma pequena colheita. Mas sinceramente é só pela piada.. O clima no sul do país não é mto bom para lúpulo. nunca consigo lúpulos com bom amargor e o aroma é sofrivel. Mas tem interesse ver a planta crescer, apanhar as flores, secar, etc.

O processo de produção de malte não é propriamente simples. Necessitas de começar com cevada dística para os melhores resultados. depois em relação à maltagem é preciso controlar mto bem a humidade e temperatura para comnseguires um malte com bom potencial diastático. E por último se fizeres as contas à energia que gastas provavelemnte vai sair muito mais caro que comprar.

boas cervejas,

Fernando

Cacildo
Bebedor de minis!
Registado: terça out 23, 2012 19:54

Mensagempor Cacildo » sexta dez 14, 2012 19:19

Cerevisiae Escreveu:Há unas anos comprei 4 plantinhas de lúpulo nesta loja:

http://www.eickelmann.de/Hopfen-Shop/index.php

todos os anos lá faço uma pequena colheita. Mas sinceramente é só pela piada.. O clima no sul do país não é mto bom para lúpulo. nunca consigo lúpulos com bom amargor e o aroma é sofrivel. Mas tem interesse ver a planta crescer, apanhar as flores, secar, etc.

O processo de produção de malte não é propriamente simples. Necessitas de começar com cevada dística para os melhores resultados. depois em relação à maltagem é preciso controlar mto bem a humidade e temperatura para comnseguires um malte com bom potencial diastático. E por último se fizeres as contas à energia que gastas provavelemnte vai sair muito mais caro que comprar.

boas cervejas,

Fernando

Imagina que a coisa até dava umas plantas interessantes, como é que avalias os ácidos alfa? Ou não avalias mas alguma coisa há-de sair? 8)

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda dez 17, 2012 22:32

viva,

o teor de ácidos alfa é de facto um problema. Faço uma estiamtiva baseada nos teores médios da variedade do lúpulo e depois uso metade do maeu lúpulo e outra metade de lupulo comprado onde conheço oteor de ácidos alfa. Deste modo diminuo o erro e a coisa funciona.

boas cervejas,

Fernando

lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Mensagempor lupulado » quinta jan 17, 2013 23:16

Boas Fernando,

E num micro clima como o de Sintra, bem no meio da serra, achas que aumenta o potencial?

Cumprimentos

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta jan 25, 2013 18:26

lupulado Escreveu:Boas Fernando,

E num micro clima como o de Sintra, bem no meio da serra, achas que aumenta o potencial?

Cumprimentos

Sintra é de facto um pequeno País à parte. pode ser que dê.

a plantinha precise de muita água e de muito sol, mas não de calor em excesso. Boa sorte !

Fernando

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » domingo jan 27, 2013 10:07

Na zona da Bragança/Gimone tem muita tradição de plantação do lúpulo. Quem quer passar lá mais tempo, pode fazer isso na "Casa de Lúpulo"

Além de um constituinte da cerveja, o lúpulo é cultivado como trepadeira ornamental em jardins em áreas sub tropicais e temperadas. Também é usado em pequena escala na alimentação, produzindo o chamado "aspargo de lúpulo".
A região de Bragança e, em especial, a aldeia de Gimonde, possuem excelentes condições naturais para o cultivo do Lúpulo de grande qualidade.
O local onde está implantada a “Casa do Lúpulo”, fazia parte de uma extensa propriedade, dedicada ao cultivo desta espécie. Daí o seu nome.
A casa dispõe de 5 quartos todos com WC privativa, ar-condicionado, televisão. Dispõe ainda de duas salas, dois jardins, onde poderá apreciar a plantação de Lúpulo, e uma cozinha.
Lúpulo é uma liana europeia da espécie Humulus lupulus, da família Cannabacea e,a mesma da maconha. O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte, a cevada e o levedo, na fabricação de cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo liberta suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico.
Além de um constituinte da cerveja, o lúpulo é cultivado como trepadeira ornamental em jardins em áreas sub tropicais e temperadas. Também é usado em pequena escala na alimentação, produzindo o chamado "aspargo de lúpulo".
A região de Bragança e, em especial, a aldeia de Gimonde, possuem excelentes condições naturais para o cultivo do Lúpulo de grande qualidade.
O local onde está implantada a “Casa do Lúpulo”, fazia parte de uma extensa propriedade, dedicada ao cultivo desta espécie. Daí o seu nome.

http://escape.sapo.pt/boa-cama/guia-hot ... ulo-109713

E aqui na zona da Braga, onde eu moro, também havia plantação do lúpulo, mas já não tem mais...

mais dois links de interesse:

http://www.jornalnordeste.com/noticia.a ... QT9X7-5V8E

http://codigopostal.ciberforma.pt/dir/5 ... aga-c-r-l/

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » domingo jan 27, 2013 10:19

andrferreira028 Escreveu: e já agora alguem sabe onde comprar sementes para plantar lupulos e os cuidados a ter com os mesmos???

Visite a "Bralupulo", talvez eles podem te ajudar...

http://codigopostal.ciberforma.pt/dir/5 ... aga-c-r-l/

Voltar para “INGREDIENTES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante