Uso lúpulo selvagem há dois anos. Deixei de usar o lúpulo comercial..
Acabei o stock que apanhei do ano passado a 17 de agosto em 120 litros que fiz de uma weiss. Usei cerca de 900 gramas de lúpulo seco.
O sabor herbáceo pode acontecer se usares lúpulo acabado de apanhar. Se o secares isso já não acontece, ou quase não se nota.
Quanto à quantidade a usar tem que ser por tentativas já que não sabemos os alfa ácidos. Eu sempre parti do principio que terá na ordem dos 5%. . Depois é ir afinando pese embora não esquecer que com o tempo o lúpulo perde qualidades e amargor. Por isso tenho-o guardado em vácuo e na arca congeladora.
Fiz também um dry hop na própria garrafa. Ou seja, coloquei cachos de lúpulo dentro da garrafa logo após a fechar. Aí sim, o sabor herbáceo já se nota embora a cerveja tenha ficado uma delícia. Teve que ser bebida dentro de dois meses o que foi uma chatice
No próximo domingo é dia de ir recolher lúpulo que terá que dar até ao próximo ano. Nesta região noto que há duas espécies diferentes que não sei reconhecer. A forma de um cacho e de outro é diferente.
Arrisca. És capaz de ter uma surpresa. Mete lúpulo nisso...