Levedura Liquida

Tudo sobre os ingredientes utilizados no processo de elaboração da cerveja.
brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Re: Levedura Liquida

Mensagempor brunosoliveia » sexta nov 07, 2014 8:07

Boas, a ideia muito boa mas bate num problema que muito português, que é, no papel e na intenção de criar algo, tudo bonito e toda a gente quer, quando se passa ao real, poucos são os que continuam e por vezes as ideias vão abaixo.

É claro que por mim seria interessante haver um banco/microproduçao de leveduras, podia esbarrar em termos legais porque partimos de estirpes de outras empresas e não sei até que ponto temos permissões comerciais delas, o que inviabiliza a comercialização. Mas para "comércio" interno do clube seria interessante, basta saber se as pessoas estavam dispostas a assumir os custos ou se preferem continuar a comprar as leveduras liquidas normais.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Mensagempor Nucleum » sexta nov 07, 2014 13:24

Concordo plenamente com o brunosoliveia que o pior é depois de alguém começar, todo o apoio desaparece e é uma situação complicada.

Quanto aos direitos legais, certamente é uma situação a considerar. Mas há várias alternativas a essa situação, mais ou menos complicadas.

As leveduras podem ser isoladas de cervejas com a fermentação secundária em garrafa, nem precisamos saber que estirpe é, apenas que é adequada aquele estilo. Podemos fazer varrimentos de coleções que já existem em outros clubes ou até mesmo em universidades, sei que a universidade do Minho tem uma coleção de leveduras de vinho com perto de 300 estirpes. Há ainda a hipotese de fazer o isolamento de leveduras das mais variadas fontes, como o meu trabalho de isolamento de leveduras da cachaça, e testá-las em cerveja. Eu tenho um bom exemplo de uma levedura dessas no meu laboratório.

Mas claro que para evitar chatices de ordem legal, a produção de levedura para consumo próprio de um clube é o mais simples. Acima de tudo é preciso ver se realmente há procura e mercado e se o mercado está disposto a pagar o que queremos vender.

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sexta nov 07, 2014 13:56

Há procura de mercado porque a malta da Letra está e investir num equipamento de reprodução de leveduras. Eles tem o próprio banco deles de leveduras liquidas e o Gonçalo da Maldita tinha falado que ia apostar nessa área parceria com a universadade de Aveiro.

Fora estes dois players, há mais gente que procura as leveduras liquidas e gosta do sei efeito, tal como eu, mas, para se fazer um trabalho satisfatório não é só preciso fazer um investimento inicial mas também ter alguém competente de "fascina" ao banco para quando alguém precisar de poder tratar da encomenda e isso é mais um custo.

De maneira nenhuma quero demover as pessoas deste investimento mas no final, ele terá que ter um custo por unidade a rondar os 3€ ou senão as pessoas continuam a optar pelas secas ( uma vez que o transporte das liquidas acarreta mais despesas para as refrigerar minimamente)

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » sexta nov 07, 2014 14:33

O pessoal da Letra até há pouco tempo tinha todo o apoio, em termos de leveduras, num laboratório do departamento de engenharia biológica onde os moços tinham feito o doutoramento.

Mas nada inviabiliza o mesmo tipo de cooperação, eu trabalhei 7 anos na universidade do Minho e tenho a certeza que era possivel utilizar as instalaçºoes da universidade para uma iniciativa dessas, incluindo por exemplo uma spin-off. Mas isso são outras viagens...

Acho que a ideia do clube primeiro, e depois ve-se o apoio que a inicitiva tem.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta nov 07, 2014 15:43

Sim o problema dos portugueses é que normalmente (dando o exemplo de uma equipa de corrida automovel) começando pelos karts começam logo a discutir os problemas de estarem na F1, o que não ajuda nada. Lançar as bases sim mas se tiver um planeamento a longo termo pode-se ir vendo essas questões.

Se o pessoal conseguir replicar com sucesso leveduras em casa estilo para 3/4 lotes acaba por ter um custo de levedura menor que das secas, alem do mais que depois dá para trocar entre a malta e assim consegue-se uma base para arrancar o banco de levedura.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sexta nov 07, 2014 19:44

Eu não sou muito de ver as corridas da F1, mas se conseguirmos criar uma base de "negócio" em condições, depois não temos que andar a remendar as coisas. Há que pensar onde se quer ir e planear os todos os passos de forma a que uns não invalidem os outros e assim seguir em frente.

E pelo que ouvi hoje, há uma empresa que esta a entrar no mercado das leveduras liquidas.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » sexta nov 07, 2014 20:56

Concordo com ambos, não se pode perder a cabeça com obstáculos futuros, mas não faz mal nenhum identificar possíveis problemas e ir preparando soluções ou formas de os evitar.

Neste assunto, percebi que as empresas que comercializam levedura não tem reais direitos sobre as leveduras, já que não se pode ter posse sobre um ser vivo, excepto se realmente este tiver sido modificado e for algo nao natural. Tem sim direitos sobre , a Safbrew WB-06 pertence à Fermentis. Contudo, como a maior parte das leveduras foram isoladas de algumas cervejarias ja implementadas, fica sem lógica eles quererem ter direitos.

Quanto à empresa com produção de levedura, é um boa noticia. Mesmo indo de encontro, e com força, à nossa ideia, haver alternativas no mercado beneficia toda a gente. Tens informação mais detalhada brunosoliveia??

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sexta nov 07, 2014 21:05

Ainda não sei, mas em breve já dou notícias sobre esta empresa que está a aparecer no mercado.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » sábado jan 24, 2015 23:33

Alguma novidade sobre a tal empresa de produção de levedura?

fmartins
Beer Hunter
Registado: domingo abr 06, 2014 1:34

Mensagempor fmartins » segunda jan 26, 2015 16:06

A ideia do clube parece-me ótima.. a partir de vários users daqui pode se ir replicando leveduras, tirando duvidas, melhorando métodos.. e depois logo se vê o que dá :)

Importante é começar..

o pior que nos pode acontecer é o pessoal do FBI inscrever-se no fórum para investigar se estamos a produzir armas biológicas e acabarem convertidos à cerveja artesanal :P :P :P :)) :)) :))

=================================================
Beer is proof that God loves us and wants us to be happy.
Benjamin Franklin
=================================================
A Fermentar:
A Maturar : Midland Mild Ale - Muntons
Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » segunda jan 26, 2015 16:11

fmartins Escreveu:o pior que nos pode acontecer é o pessoal do FBI inscrever-se no fórum para investigar se estamos a produzir armas biológicas e acabarem convertidos à cerveja artesanal :P :P :P :)) :)) :))

:):)

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » segunda jan 26, 2015 20:57

De momento ainda não consegui mais informações.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça fev 03, 2015 12:19

fmartins Escreveu:o pior que nos pode acontecer é o pessoal do FBI inscrever-se no fórum para investigar se estamos a produzir armas biológicas e acabarem convertidos à cerveja artesanal :P :P :P :)) :)) :))

O pior é se for a ASAE ainda vêm pedir workshops!!!! :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “INGREDIENTES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante