Utilização de Yeast Nutrients

Tudo sobre os ingredientes utilizados no processo de elaboração da cerveja.
Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Utilização de Yeast Nutrients

Mensagempor Nucleum » domingo jan 10, 2016 19:26

Amigos cervejeiros,
eu estou a desenvolver umas "receitas" de nutrientes para melhorar a saúde das leveduras durante a preparação de starters, ou até mesmo em alguns tipos de cerveja. Estas misturas de nutrientes baseiam-se na minha experiência laboratorial e podem ter de sofrer algumas correcções para maximizar o seu efeito.
Assim, eu gostava de convidar alguns cervejeiros que já façam starters a testar as minhas receitas, gratuitamente. Vou precisar de feedback sobre diferenças, positivas ou negativas, durante o starter e na produção de cervejas, aromas e sabores, tempo de fermentação...

Se houver suficientes opiniões positivas, talvez possa começar a disponibilizar este produto à comunidade em geral.

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: Utilização de Yeast Nutrients

Mensagempor nogueiraf » terça jan 12, 2016 14:29

Nucleum Escreveu:Amigos cervejeiros,
eu estou a desenvolver umas "receitas" de nutrientes para melhorar a saúde das leveduras durante a preparação de starters, ou até mesmo em alguns tipos de cerveja. Estas misturas de nutrientes baseiam-se na minha experiência laboratorial e podem ter de sofrer algumas correcções para maximizar o seu efeito.
Assim, eu gostava de convidar alguns cervejeiros que já façam starters a testar as minhas receitas, gratuitamente. Vou precisar de feedback sobre diferenças, positivas ou negativas, durante o starter e na produção de cervejas, aromas e sabores, tempo de fermentação...

Se houver suficientes opiniões positivas, talvez possa começar a disponibilizar este produto à comunidade em geral.

Excelente iniciativa :):)

Uma pergunta é exclusivo para cerveja? É que normalmente apenas uso nutrientes de levedura para o hidromel, mas se calhar devia usar na cerveja também não»? :~~

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » terça jan 12, 2016 16:05

Eu vou tentar várias alternativas, que podem ser utilizadas em cerveja, vinho, hidromel.... A complexidade vai ser diferente conforme a finalidade... A utilização de nutrientes é recomendada para situações em que se queira as células com o máximo de saúde, principalmente em starters, cervejas com elevada SG, e meio "pobres" como o mel... Melhora a saúde das células, diminui aromas e sabores indesejaveis e diminui o tempo de fermentação...

jmbrilha
Bebedor de minis!
Registado: terça ago 25, 2015 14:24

Mensagempor jmbrilha » quarta jan 13, 2016 11:19

obrigado pela proposta :) mas ainda utilizo levedura seca!! talvez um dia!!

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » quarta jan 13, 2016 14:56

A minha stir plate está com problemas mas arranjo um rapaz que certamente testa isso com todo o gosto! :)

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » sábado jan 16, 2016 21:10

Obrigado pela disponibilidade. Contudo necessitava de 4-5 (mínimo) pessoas dispostas a testar as 2-3 diferentes formulações. Apenas 1-2 opiniões sobre os efeitos positivos e/ou negativos não chega para perceber se estou no bom caminho, e se realmente ajuda na produção de melhor cerveja.

Vamos ver se mais pessoas podem ajudar. Volto a lembrar que nesta fase os nutrientes seriam oferecidos. Contactem-me por PM.

Voltar para “INGREDIENTES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes