A AGUA (AGAIN)

Tudo sobre os ingredientes utilizados no processo de elaboração da cerveja.
RAPOZINHO
Beer Hunter
Registado: sábado ago 27, 2016 18:30

A AGUA (AGAIN)

Mensagempor RAPOZINHO » quarta set 14, 2016 23:20

Biba!

Hoje comprei, talvez por impulso, uns garrafões de 5 lts de água 7 Fontes a 0.49€ para a proxima cerveja!
(ainda não provei a primeira e já planeio a proxima :o )
Vou repetir o kit all grain pilsener!

Na primeira vez usei água Continente com ph 6.52 marcado no rotulo, e ainda:
Ca2+ 7.3 mg/l
Na+ 10.6 mg/l
Cl- 8.4 mg/l
HCO3- 26.9mg/l
Mg ?
So4 ?
Mineralizaçao total 90mg/l

A 7 fontes tem PH 4.8
Ca2+ 0.5mg/l
Na+ 4.2mg/l
Cl- 7.3mg/l
HCO3- <0.3mg/l
Mg2+ 0.7mg/l
So4 ?
Mineralização total 26.8mg/l

A minha duvida é, :~~ com esta composição, a 7 fontes serve para uma pilsener, ou é melhor a continente?
Preciso corrigir os sais? E o PH?

Outra duvida importante:
Queria carregar estes valores no brun Water, mas falta o valor do So4, como faço?
Estes valores de mg/l entram directos no brun water ou é necessário algum tipo de conversão?

Obrigado pelas respostas! :wink:

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: A AGUA (AGAIN)

Mensagempor goaman » quinta set 15, 2016 11:24

Por partes,

O PH deve ser corrigido para valores entre 5.2/5.5. Isso é ponto assente e prioritário, mesmo que não exista possibilidade de outro tipo de correcções.

O Brun pede introdução de dados em mg/l ou ppm. Nesse caso como já tens num desses formatos, penso que seja de introdução directa. Não te preocupes se faltarem dados... não é por aí que a cerveja vai sair melhor ou pior.

Assim olhando atravessado e pensando na agua de Pilsen, eu usaria a 7 Fontes, apenas acertando o ph com acido fosfórico (por exemplo, ou umas gotas de sumo de limão).

RAPOZINHO
Beer Hunter

Mensagempor RAPOZINHO » sexta set 16, 2016 13:38

Obrigado pela reposta!

O meu problema (e o de todos) é que quero aprender tudo depressa, e isso é impossivel.

Já estive a trabalhar com o brun's water e já começo a entender a coisa! com tempo vou lá!!
(Estive também no brewers friend, e é curioso que não encontrei opçoes para corrigir o PH, apenas correção de sais! Estranho!!!)

Não tenho acido fosfórico, mas tenho acido tartárico! Serve?
Consegui arranjar numa drogaria;
Comprei lá também Sulfato de Magnésio Industrial (1kg - 5,5€) e Cloreto de Calcio em palhetas (1kg - 2,5€) Posso usar isto ?!
Bicarbonao de sódio tb tenho;
E falta-me gesso; serve o das obras?

PS: Ontem comprei água Caldas de Penacova - Dia a 0.42 €!
Tem a mais completa informação, e é barata!
É a unica que encontrei até agora com todos os parametros necessários (em mg\l):

PH: 5.3
Cloreto: 9.1
bicarbonato: 2.6
sulfato: 1.2
nitrato: 1.8
sodio: 5.7
magnesio: 1
calcio: 0.7

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » sábado set 17, 2016 23:45

Muito honestamente, eu não me preocuparia com a agua nesta fase. Não vai influenciar em nada o teu produto final.
Uma boa cerveja pode ser elaborada com água directamente da torneira! Acredita que eu sei o que digo... ganhei um concurso assim! :mrgreen:

Li hoje um artigo sobre ajustes de água que vou partilhar:

"I really do believe great beer can be produced without water manipulation and strongly recommend homebrewers attend to a few other aspects of their process before investing much energy in this issue. You can nail a specific water profile and have a mash pH in the perfect range, but it won’t do much to save a beer that is significantly under-pitched and fermented in a 90°F garage. I tend to view water manipulation as more of a final step in a homebrewer’s development where already tasty recipes are taken to the next level by honing in on a specific water profile. Water is a polishing agent and you can’t polish a turd."

Esta ultima frase é brutal. O ajuste da água é como se fosse para "polir" a cerveja... e uma cerveja que não seja boa, não vai servir de nada.

Concentra-te no básico, como manter temperaturas na brassagem, sparging, boa fervura, tempo de arrefecimento, bom pitching, temperaturas controladas de fermentação, boas praticas de limpeza e desinfecção do equipamento... quando tiveres isto dominado, aí sim, lima-se as arestas!

Eu sei que a "fome" de conhecimento é muita e queremos fazer o máximo que pudermos, mas esse é o caminho para algo correr mal, e não se conseguir saber o que aconteceu por existirem demasiadas variáveis.

É apenas um conselho... a decisão é sempre tua!

Cumprimentos!

RAPOZINHO
Beer Hunter

Mensagempor RAPOZINHO » segunda set 19, 2016 12:24

OK!

Vou então corrigir apenas o ph da melhor maneira possivel!
Depois penso no resto...

Obrigado!

Voltar para “INGREDIENTES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes