Boas,
Ultrapassada mais uma etapa complicada da vida académica e já tendo posto o sono em ordem (e não me estou a referir à queima das fitas), voltei a ter algum tempo para descontrair e dedicar à arte que todos admiramos neste fórum.
Para "ressuscitar" este tópico e motivar a malta da cerveja artesanal ao cultivo do lúpulo (mesmo que não façam cerveja, comprem um vaso e...), venho apresentar umas plantas que têm motivado algumas visitas ao quintal (às vezes a horas "estranhas" e com o recurso de uma lanterna...):
Deste lúpulo apenas sei a origem: Guarda. Desconheço a qualidade e nunca vi dar flor (será planta masculina?). É extremamente resistente, mantendo o crescimento nos meses mais frios. Apesar disto, nos meses quentes não cresce tanto como as qualidades seguintes.
O conhecido Magnum! Cresce com muito vigor!
Hallertauer Tradition!
Hersbrucker!
Spalter Select!
Um dos problemas mais frequentes na cultura de lúpulo: as aranhas!
Tecem uma teia quase invisível debaixo das folhas que as deforma à medida que a planta cresce. Estas aranhas podiam ser minhas amigas dedicando-se à caça incondicional do insecto seguinte...
Afídeo. Mede até 3 milímetros de comprimento e suga a seiva da planta. Eu recorro a água com sabão de potássio (aquele sabão branco raiado de azul, em barra).