Lúpulo

Tudo sobre os ingredientes utilizados no processo de elaboração da cerveja.
Atlanta
O que é uma cerveja?
Registado: terça mar 10, 2009 18:21

Mensagempor Atlanta » quinta mar 12, 2009 0:22

emsfc Escreveu:Caro Atlanta,

antes de mais sê muito bem-vindo ao fórum.

Obrigada :wink:
Relativamente ao site onde vendem os rizomas, não te posso ajudar muito, porque não percebo nada de alemão.

))não faz mal, eu também não percebo :lol: e eu não preciso dos rizomas, eu disse logo))...eu preciso dos cones :)
Relativamente à flor de lúpulo seca, podes encontra-las facilmente nas duas lojas portuguesas dedicadas à produção artesanal de cerveja:

http://www.cervejartesanal.com e http://www.cervejacaseira.com

Estas lojas ficam aonde, só por curiosidade..? :wink:
Ambas as lojas são de confiança e podem enviar-te o lúpulo pelo correio, e por isso não necessitarás de te deslocar directamente à loja.

A é? Mas..por exemplo, vê la neste link - http://www.cervejacaseira.com/produtos/lupulo.html, há lúpulo de aroma e há de amargor..então, o quê é que isto significa, podes me dizer, se conheces melhor esta planta e as variedades? Porque eu preciso a planta natural, nada de aromas e artificiais!(por acaso, nunca pensei que o lúpulo pode ser artificial, mas não natural)
Espero ter ajudado.

Sim, ajudaste me muito)), obrigada), porque finalmente há sítio onde pode comprar esta planta, noutra cidade, mas pelo menos em Portugal :lol: , estou a falar do teu segundo link(o primeiro link não deu resultados, ali não tem nada sobre a venda do lúpulo), vi os preços e tudo - não é barato :lol: ...agora só tenho dúvidas sobre a naturalidade da planta(é o que estou a perguntar-te) e sobre o encaminhamento para minha cidade e sobre o pagamento, porque..espero que este site não engana do envio pelo correio e estas coisas todas :-|

Homer
Beer Hunter
Registado: segunda jul 14, 2008 23:31

Mensagempor Homer » quinta mar 12, 2009 0:48

"Lúpulo Natural: é o lúpulo em folha no formato de cones os quais passaram por um processo de secagem e depois são prensados e armazenados em fardos. Esta maneira de utilização apesar de hoje ainda ter aplicação, é a mais inconsistente em nível de rendimento, é volumosa, apresentando péssimas condições de estocagem pelo espaço que ocupa. Convém salientar que a nível mundial existem cervejarias que não abrem mão da utilização do lúpulo natural.

Lúpulo em pellets: “Pellets” de lúpulo são basicamente lúpulos em folha que foram moídos e depois prensados em forma de pequenos cones. Os lúpulos moídos se mantêm unidos nestes pequenos cones comprimidos, por causa da resina natural do lúpulo. Nenhum aditivo é colocado num “pellet” padrão do tipo 90. Esse produto é acondicionado então em uma embalagem fechada à vácuo. A maior vantagem é menos espaço para armazenagem, melhor consistência e utilização acentuada. No caso do lúpulo ser moído e pelletizado como ele é colhido, o pellet é denominado T-90. Porém no caso do lúpulo sofrer uma retirada das folhas o pellet é denominado T-45 obtendo-se mais ácido alfa em volumes menores.

Lúpulo Extrato: Muitas cervejarias espalhadas pelo mundo usam uma forma liquefeita de lúpulos chamada de extrato de lúpulo. Basicamente esse processo remove a resina da matéria vegetativa do lúpulo. Existem muitas espécies desse produto. As vantagens são: a consistência, menor espaço de estocagem, deterioração mínima e maior utilização. Uma desvantagem é que o lúpulo foi alterado em sua essência."

A Loja da Cerveja Artesanal fica próximo de Coimbra e a Loja da Cerveja Caseira fica em Lisboa.

Em princípio todos os lúpulos podem transmitir amargor ou aroma à cerveja. Tudo depende se queres uma cerveja mais ou menos aromática e mais ou menos amarga. Consoante isso utilizas um ou mais lúpulos. O falar-se em aroma não significa que exista alguma coisa artificial. Porque não existe.

"O lúpulo tem sua principal aplicação na fabricação da cerveja. Ele dá à cerveja sabor e aroma, atua como um conservante natural e auxilia na formação da espuma. No passado já foi utilizado como sedativo em travesseiros, chás de lúpulo e como agente aromatizante na fabricação de queijos e pães. Já esteve e agora voltou a ter utilização na área de cosméticos.

O uso de lúpulo na fabricação de cerveja remonta a 736 DC no sul da Europa Central. Para os Estados Unidos ele foi levado em 1629 pelos colonizadores. Hoje em dia, praticamente todo o lúpulo cultivado comercialmente se encontra nos estados do noroeste pacífico: Washington, Oregon e Idaho.

Lúpulos são plantas permanentes que podem ser machos ou fêmeas. As plantas macho são utilizadas para reprodução (fertilização) e não tem aplicação na cerveja. Já as plantas fêmeas produzem um cone de lúpulo que contém as propriedades químicas que são utilizadas no processo de fabricação de cerveja. Esse material é conhecido por lupulina.

Existem basicamente dois tipos de lúpulo: o aromático e o amargor. Os lúpulos aromáticos são caracterizados por terem teores ácidos alfa baixos, níveis mais altos de ácidos beta e um perfil de óleo associado a bom aroma. Esses lúpulos geralmente são usados como lúpulos de acabamento ou condicionadores e são adicionados ao mosto normalmente nos minutos finais da fervura. Lúpulos amargos possuem um nível bem mais elevado de ácidos alfa do que de ácidos beta. Esses geralmente são utilizados no processo de fervura para extração do amargor. Existem algumas variedades que são consideradas “duais” como, por exemplo, o Northern Brewer, Cluster entre outras."

Obviamente que retirei toda esta informmação de um site. Espero ter ajudado.

Atlanta
O que é uma cerveja?

Mensagempor Atlanta » quinta mar 12, 2009 1:35

Homer Escreveu:"Lúpulo Natural: é o lúpulo em folha no formato de cones os quais passaram por um processo de secagem e depois são prensados e armazenados em fardos.
Obviamente que retirei toda esta informmação de um site. Espero ter ajudado.

Sim, ajudaste, claro)..obrigada :wink: , mas...eu preciso das plantas secas, como se fosse um pacote das ervas normais(cones de lúpulo secos, e deve ser fêmeas mesmo), sem serem prensados, mas pronto se for assim, não faz mal, como um pacote da camomila seca, por exemplo..percebes? :D
Homer Escreveu:Convém salientar que a nível mundial existem cervejarias que não abrem mão da utilização do lúpulo natural.

Е...о quê é que isso quer dizer? E existem que abrem mão?)) Se o lúpulo foi secado e prensado e não sei o quê mais - isto é um lúpulo natural na mesma, sem conservantes nem corantes :lol: ...isso não significa que ele é artificial, isso é que é importante para mim :wink: Eu sempre pensei que o lúpulo deve ser pelo menos um pouco aromático))) e ainda por cima deve ser amargo, isto é que deve ser.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta mar 13, 2009 15:03

Atlanta Escreveu: Sim, ajudaste, claro)..obrigada :wink: , mas...eu preciso das plantas secas, como se fosse um pacote das ervas normais(cones de lúpulo secos, e deve ser fêmeas mesmo), sem serem prensados, mas pronto se for assim, não faz mal, como um pacote da camomila seca, por exemplo..percebes? :D

Quer contactes uma ou outra loja (Cerveja Caseira ou Cerveja Artesanal) serás por certo bem atendido. Manda-lhes um email e expõe as tuas dúvidas que eles com certeza te esclarecerão.

Abraço,

Atlanta
O que é uma cerveja?

Mensagempor Atlanta » sábado mar 14, 2009 11:27

bmxutos Escreveu:Quer contactes uma ou outra loja (Cerveja Caseira ou Cerveja Artesanal) serás por certo bem atendido. Manda-lhes um email e expõe as tuas dúvidas que eles com certeza te esclarecerão.

Sim, eu sei, mas..))eu conheço mais ou menos o sistema das lojas on-line, mas o que eu esperei que alguém aqui por nobreza e solidariedade :D , que me alguém ofereça pelo menos 100 ou 150 gramas dos cones :oops: e enviar para algarve nem tão caro, mas..as lojas é que requerem muito, na mesma :? , por 100 gramas de cones de lúpulo a pessoa tem que gastar quase 10 euros, por causa do preço da erva e do preço de envio, mas... eu sei que envio de Portugal para Portugal, é barato, e esta erva não tem que ser tão cara, mas..se alguma coisa, eu podia combinar sobre isso com aqui alguém, eu podia transferir algum dinheiro de envio, se eu podia chegar ao acordo com alguém aí :roll: :( ...? Se alguém me pedisse de enviar alguma erva, eu enviasse, pois, primeiro a pessoa tinha que transferir alguma coisa(não é muita) para o nib da pessoa, mas isso é a questão de confiança, por tanto eu nunca enganasse alguém que me transfere o dinheiro e que está a espera da erva :-| ...por isso..eu é que estou a riscar...e se alguém engana alguém, ele vai estar enganado algum dia também e por duas vezes mais.

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sábado mar 14, 2009 13:39

Que grande confusão :shock: :shock: :shock:

Mas tu afinal queres os cones para quê?

Brewmaster
Atlanta
O que é uma cerveja?

Mensagempor Atlanta » sábado mar 14, 2009 18:12

Rasec Escreveu:Que grande confusão :shock: :shock: :shock:

Não é nada :lol: ...diz la, qual é a confusão?))

Para....para insónia da minha avó.. :D porquê?

jfoca
Bebedor de minis!
Registado: quarta abr 01, 2009 2:21

Mensagempor jfoca » quinta abr 16, 2009 16:21

Atlanta Escreveu:

Para....para insónia da minha avó.. :D porquê?

(WLNL)) Impagável!!! Estive a ler este tópico pela primeira vez e com ENORME interesse mas nunca esperei por um final como este! Põe os olhinhos aqui Alfred! (Hitchckok)

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda set 28, 2009 22:55

Link de uma empresa chinesa que produz pellets e extracto de lúpulo:

http://www.elimnatural.com

RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » domingo out 11, 2009 21:38

Estas notícias são assustadoras...

http://info.abril.com.br/noticias/tecno ... 009-39.shl

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta jan 29, 2010 14:23

Link para uma empresa canadiana que vende lúpulo para a Europa:

"we are hop selling company based in canada have excellent quality product from europe for great prices please visit our website www.globalhops.com "

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » domingo jul 11, 2010 19:27

Vou aproveitar este velho post para chamar a atenção para um outro post no blog da Thornbridge onde é feito um "apanhado" dos tipos de lúpulo e respectivas características. Muito interessante para os produtores e não só:

http://beerevolution.wordpress.com/2010/03/30/we-love-hops/

Abraço

Fernando

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda jul 12, 2010 15:29

Caro Atlanta,

Desliga o complicador e envia um e-mail às lojas!
Se ainda não o fizeste, ajuda-te a ti próprio...

Se achares caro, podes sempre encontrar um fornecedor mais em conta e informar as lojas disso, pois elas existem para servir...

Se alguém precisa de lúpulo para dormir, beba cerveja!

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » domingo set 05, 2010 18:07

Saaz, Hallertau, Cascade, Fuggles ou Amarillo não devem ser nomes desconhecidos para grande parte dos frequentadores do fórum. Mas Delta, Nelson Sauvin, Sorachi Ace, Teamaker ou Citra? Dizem alguma coisa?

As novas variedades de lúpulo em http://www.imbibemagazine.com/New-Hops-Breeds

Abraço

Fernando

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta set 15, 2010 23:04

Muitas das variedades "clássicas " também foram novidades resultantes de novos cruzamentos. nunca se sabe se as novas variedades irão "fermentar".

Hop It

Fernando

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado mai 19, 2012 20:19

Venda de lúpulo no Brasil:

http://www.profilservice.com.br/index.html

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » segunda jun 04, 2012 15:47

Para quem quiser plantar lúpulo em Portugal :mrgreen:

http://www.jardimdaceleste.com/index.ph ... ct_id=1461

nicko
Beer Hunter
Registado: domingo set 25, 2011 12:13

Mensagempor nicko » segunda jun 04, 2012 16:07

Que variedade será?

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » segunda jun 04, 2012 17:05

Imagino que nenhuma de jeito! :mrgreen:

Parece que o propósito é só ornamental. Mas na verdade lúpulo é lúpulo, sabe-se lá se não obtemos um bom amargor e aroma desta variedade...

nicko
Beer Hunter
Registado: domingo set 25, 2011 12:13

Mensagempor nicko » terça jun 05, 2012 10:50

Pois... também suspeitava isso mesmo!

De todo o modo, em semente, será a melhor forma de plantar o lúpulo?

Questiono isto, porque do que tenho visto, online, sempre que se fala em transferir, plantar e até comprar/vender lúpulo, com intuito de plantar, é quase sempre nas sua forma de rizoma.

AB

chimay
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 29, 2006 14:10

Mensagempor chimay » sexta jul 13, 2012 17:28

Boa síntese feita pela revista Mash:

http://www.revistamash.com/detalle.php?id=147

Voltar para “INGREDIENTES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante