Lúpulo

Tudo sobre os ingredientes utilizados no processo de elaboração da cerveja.
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Lúpulo

Mensagempor ptlsousa » segunda set 18, 2006 23:25

Caros amigos,

Ontem, em visita à fantástica festa das Feiras Novas em Ponte de Lima, eis o que encontrei, numa das ruas menos movimentadas, dessa que foi, a primeira vila de Portugal:

- Lúpulo

Imagem

Imagem

Imagem

Fotografias tiradas com o telemóvel!

Está claro que trouxe amostras e que já provei o seu sabor (amargo) tão familiar...

Abraços,
Pedro Sousa

Nota:
Se por acaso alguem possui destas plantinhas em casa e/ou sabe onde se podem comprar, por favor partilhem essa informação comigo.
Agradecido!

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça set 19, 2006 9:17

Nunca vi lúpulo "ao vivo". Ou, se vi, não sabia do que se tratava.
Uma curiosidade: este lúpulo era selvagem ou plantado?
Ao que sei, o lúpulo dá-se bem em climas frescos e húmidos, pelo que o Minho deve ser um bom "habitat natural"...

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça set 19, 2006 13:31

Boas...

O terreno onde o encontrei era pequeno, estava ao abandono (cheio de ervas grandes e algumas silvas) e não tinha mais lúpulo à vista. Portanto, suponho que era selvagem ou então uma reminescência de uma antiga plantação de lúpulo.

Atenção para o seguinte:
Esta planta é espontânea na zona norte e era vulgarmente conhecida sobre outros nomes. Era prática comum encherem almofadas com as flores secas com o objectivo de combater as insónias.

Pelo que sei, nos distritos de Braga e Bragança existem ainda culturas de lúpulo (descobri este facto à algum tempo atrás através de uma pesquisa).

Abraço,
P. Sousa

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça set 19, 2006 14:38

Não tenho o livro comigo, pelo que estou a falar de cor, mas creio que na introdução do "99+1..." o FJV refere que o avô dele tinha sido, em tempos, produtor de lúpulo no distrito de Bragança...

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça set 19, 2006 14:42

ptlsousa Escreveu:Era prática comum encherem almofadas com as flores secas com o objectivo de combater as insónias.

Ao que sei, o lúpulo é uma planta da família do (ou, pelo menos, com algumas características semelhantes ao) cânhamo...

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » quarta set 20, 2006 9:26

Um artigo com umas bonitas fotografias de lúpulo:
http://www.ratebeer.com/Beer-News/Article-643.htm

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta set 20, 2006 21:41

Está excelente esta "thread" sobre o lúpulo.

Obrigado ao ptlsousa não só pelas fotos como tb por todas as informações interessantíssimas que tem acrescentado ao nosso fórum.

Também já vi lúpulo em estado selvagem, no norte, mais propriamente na região de Boticas, Trás-os-Montes. Em plantação nunca tive essa oportunidade.

Encontrei este artigo interessante sobre o cultivo desta planta no norte do país:

http://www.diariodetrasosmontes.com/rep ... php3?id=31

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

plantar

Mensagempor Cerevisiae » segunda dez 04, 2006 1:18

Já vou no meu 3º post ... caramba

Acho muito interessante o achado de lúpulo nativo (selvagem) no norte do País. Eu tenho uma pequenissima plantação (4 plantas) de lúpulo a sul de Lisboa. Parece-me que o clima aqui não é o ideal para esta planta. no primeiro ano colhi umas 20g, no segundo ano (2006) colhi quase 100g. ainda não experimentei numa cerveja ... depois digo.
Já agora para quem tiver alguns palmos de terra e jeito para a agricultura poderá experimentar a plantação. Eu comprei as minhas plantinhas bébé em:
http://www.eickelmann.de/Store/index.html

Alguém experimentou fazer uma cerveja com lúpulo selvagem ?

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » segunda dez 04, 2006 3:00

LOL!!

Este tópico está fantástico!!

Parece um tópico de produtores de Marijuana! Toda a gente a falar em "plantinhas"!

Também já apanhei umas plantas de lúpulo para os lados de Celorico de Basto, mas na altura não percebia grande coisa do assunto, achei piada e segui. Tanto quanto sei são plantas que se ressentem muito com a poluição.

Brewmaster
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

canabinaceas

Mensagempor Cerevisiae » segunda dez 04, 2006 14:51

Para quem não saiba o Lúpulo (Humulus Lupulus) é uma canabinácea. Daí o colocar-se nas almofadas e ainda hoje se vender nas ervanárias lúpulo para fazer chá contra as insónias.
Ora como já devem estar a ver alguém se lembrou de usar outra canabinacea (vulgo marijuana) na cerveja:

http://www.onr.com/user/liberty/Marijua ... MBeer.html

e até há um livro sobre o assunto:

http://www.amazon.com/Marijuana-Beer-Ma ... 093255122X

Enfim isto parece-me confuso. Será que se fuma a cerveja e bebem-se uns charros :shock:

r3b3l
Beer Hunter
Registado: sexta dez 28, 2007 13:17

Re: plantar

Mensagempor r3b3l » quinta jan 24, 2008 15:33

Cerevisiae Escreveu:Já vou no meu 3º post ... caramba

Acho muito interessante o achado de lúpulo nativo (selvagem) no norte do País. Eu tenho uma pequenissima plantação (4 plantas) de lúpulo a sul de Lisboa. Parece-me que o clima aqui não é o ideal para esta planta. no primeiro ano colhi umas 20g, no segundo ano (2006) colhi quase 100g. ainda não experimentei numa cerveja ... depois digo.
Já agora para quem tiver alguns palmos de terra e jeito para a agricultura poderá experimentar a plantação. Eu comprei as minhas plantinhas bébé em:

Alguém experimentou fazer uma cerveja com lúpulo selvagem ?

Isso é uma coisa com muita piada! Estou quase tentado a encher o quintal da minha avó de lúpulo... Quanto mais não seja para fazer cerveja caseira com ingredientes caseiros :P .

Eles vendem só plantas pequenas ou vendem rizomas também? Mais um mês e é a altura ideal para os plantar...

Por falar nisso encontrei este livro na amazon http://www.amazon.com/Homebrewers-Garden-Easily-Prepare-Brewing/dp/1580170102/ref=pd_bbs_12?ie=UTF8&s=books&qid=1201188950&sr=8-12 alguém conhece? Vale a pena?

Abraço,
Miguel
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta jan 24, 2008 16:46

O único problema que encontrei na cultura de lúpulo, é no facto das pontas em crescimento serem atacadas por afídeos que sugam a seiva da planta e a impedem de desenvolver. As aranhas também não ajudam chegando mesmo a fazer as folhas dobrar à medida que crescem (por efeito das teias que tecem debaixo delas).

O lúpulo encontrado na Guarda, continua a crescer mesmo durante os meses mais frios, período durante o qual o lúpulo alemão está letárgico.

O chá deste lúpulo é muito bom para o colesterol (e não é preciso ferver durante 60 min. :mrgreen: ).

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Rauchmalz
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta jan 03, 2008 16:30
Contacto:

Mensagempor Rauchmalz » quinta jan 24, 2008 19:35

Na minha região existe muito lupulo selvagem, muito dele é tratado quase como uma "praga"!!:shock:
Plantei vários "pés" em minha casa e eles dão se muito bem!
Quanto ao livro, é um excelente livro sobre cultivar o próprio lupulo, diferentes ervas para usar na nossa cerveja, como fazer o nosso proprio malte, tecnicas, receitas, etc...
É um bom livro para quem gosta de saber como se faz, e como no meu caso produzir em casa o que for possivel... :D

A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama e que nos quer ver felizes. (Benjamin Franklin)
r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quinta jan 24, 2008 19:39

E usas o lúpulo para fazer cerveja? Apanhas-te um pé selvagem e plantaste em casa ou compraste uma variedade conhecida? Já agora se usas na cerveja, como fica? É mais para o amargor ou para o aroma? (Desculpa o bombardeamento de perguntas)
Última edição por r3b3l em quinta jan 24, 2008 23:17, editado 1 vez no total.

Abraço,

Miguel
Rauchmalz
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor Rauchmalz » quinta jan 24, 2008 20:17

Já usei, mas os resultados foram um bocado incertos, pois usei lupulos de diferentes plantas, em diferentes cervejas....
Usei como lúpulo de aroma, para ver o efeito.. :?
Mas agora com a minha plantação espero conseguir estabilizar uma variedade, testa-la e depois caracteriza-la de acordo com os resultados.
Vamos ver o que dá!! :mrgreen:

A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama e que nos quer ver felizes. (Benjamin Franklin)
r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quinta jan 24, 2008 22:00

E usaste fresco ou seco? Quanto a usa-lo para aroma parece lógico, visto ser impossível saber o teor de ácidos alfa dos mesmos...

Abraço,

Miguel
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta jan 25, 2008 11:09

Viva,

Tinha falado há uns tempos na minha plantação de lúpulo. Pois bem no segundo ano já colhemos mais de 100g de lúpulo. Este peso é depois de seco!
Tenho duas variedades plantadas:
Magnum
Hallertau Mittelfruh

O problema é que na colheita o meu pai misturou tudo! Ele fez uma cerveja usando esta mistura de lúpulos como aroma e N. Brewer como amargor. A cerveja ficou boa e com um aroma agradável.
Isto demonstra que é possível cultivar lúpulo a sul do Tejo, mas a quantidade de lúpulo que se consegue é pequena. Enfim é mais pela piada.

Rauchmalz
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor Rauchmalz » sexta jan 25, 2008 11:12

Usei seco... :?
Agora quero tentar com ele mais verde...
Se queres saber mais sobre lúpulo, aconselho-te o livro que falas-te.

Abraço e bons Lúpulos!

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta jan 25, 2008 11:25

Rauchmalz Escreveu:Usei seco... :?
Agora quero tentar com ele mais verde...

O lúpulo deve ser seco! esta necessidade prende-se principalmente com a conservação do mesmo. Se for guardado com demasiada humidade deteriora-se facilmente. O mais provável é ganhar bolor :oops:

Tb não convém lúpulo demasiado "verde" pois ainda terá um sabor herbáceo muito vincado que se irá repercutir na cerveja!

Rauchmalz
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor Rauchmalz » sexta jan 25, 2008 11:56

O que usei estava muito seco, por isso é que disse que ia usar agora mais verde..
É claro que se o quiser guardar, este não pode estar completamente verde!! É mais que certo que vai ganhar bolor...
Muitas vezes até chego a fazer uma cura para atingir melhores resultados!

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta jan 25, 2008 16:39

Cerevisiae Escreveu:Isto demonstra que é possível cultivar lúpulo a sul do Tejo, mas a quantidade de lúpulo que se consegue é pequena. Enfim é mais pela piada.

Exacto! É mesmo pela piada que vale a pena!
É apenas pelo prazer de olhar para a planta e admirar o seu crescimento (e cheirar o púpulo também...).

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » domingo mai 11, 2008 12:09

Boas,

Ultrapassada mais uma etapa complicada da vida académica e já tendo posto o sono em ordem (e não me estou a referir à queima das fitas), voltei a ter algum tempo para descontrair e dedicar à arte que todos admiramos neste fórum.

Para "ressuscitar" este tópico e motivar a malta da cerveja artesanal ao cultivo do lúpulo (mesmo que não façam cerveja, comprem um vaso e...), venho apresentar umas plantas que têm motivado algumas visitas ao quintal (às vezes a horas "estranhas" e com o recurso de uma lanterna...):

Imagem

Deste lúpulo apenas sei a origem: Guarda. Desconheço a qualidade e nunca vi dar flor (será planta masculina?). É extremamente resistente, mantendo o crescimento nos meses mais frios. Apesar disto, nos meses quentes não cresce tanto como as qualidades seguintes.

Imagem

O conhecido Magnum! Cresce com muito vigor!

Imagem

Hallertauer Tradition!

Imagem

Hersbrucker!

Imagem

Spalter Select!

Imagem

Um dos problemas mais frequentes na cultura de lúpulo: as aranhas!
Tecem uma teia quase invisível debaixo das folhas que as deforma à medida que a planta cresce. Estas aranhas podiam ser minhas amigas dedicando-se à caça incondicional do insecto seguinte... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Imagem

Afídeo. Mede até 3 milímetros de comprimento e suga a seiva da planta. Eu recorro a água com sabão de potássio (aquele sabão branco raiado de azul, em barra).

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo mai 11, 2008 20:20

Fantástico...
Onde arranjas-te os pés de lúpulo? É fácil de comprar cá em Portugal?
Os meus pais têm um grande quintal e acho que não se importariam de me emprestar uns metros quadrados para estas experiências!
Pode ser que aceitem cerveja em troca :D

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda mai 12, 2008 1:24

Boas,

Onde arranjas-te os pés de lúpulo? É fácil de comprar cá em Portugal?

O lúpulo que vés nas fotografias (excepto o selvagem) foi comprado no eBay e veio da Alemanha.
Existem algumas lojas que vendem rizomas e até plantas na Web.
Não compres sementes pois germinam muito mal.

Se comprares, escolhe outras variedades diferentes das minhas para podermos trocar.

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda mai 12, 2008 19:47

Tenho então que dar uma vista de olhos no ebay.
Num dos fórums que costumo visitar regularmente têm uma área dedicada ao cultivo de lúpulo e outros ingredientes para usar na cerveja.
Aquí fica o link:

http://www.bodensatz.com/forum/index.php

Quando tiver um tempo livre tenho que procurar mais umas informações e tentar comprar uns pés.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda mai 12, 2008 22:16

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça mai 13, 2008 12:18

ptlsousa Escreveu:Dá uma "espreitadela" nesta loja: http://www.eickelmann.de/Store/pd-1832737921.htm?categoryId=8

Era mesmo disto que precisava...

Abraço

Dirk Naudts

Atlanta
O que é uma cerveja?
Registado: terça mar 10, 2009 18:21

Re: plantar

Mensagempor Atlanta » terça mar 10, 2009 18:51

Cerevisiae Escreveu:Eu comprei as minhas plantinhas bébé em:

Olá! Neste link que tu deste, está "Stück", de 1 até...até que quantidade? Ou seja, uma peça custa 5 euros, mas o qué é uma peça? É uma cone só? Não é um pacote, por exemplo, é uma plantinha só, ou não? :? Porque lá não se percebe se em gramas ou em..qualquer outra medida...Podes dizer, por favor? Como é que compraste? É muito urgente! Eu não preciso das rizomas, eu preciso as plantinhas prontas, crescidas, como se pudesse comprar em farmácias! :(
Obrigada pra já :wink:
Última edição por Atlanta em terça mar 10, 2009 19:21, editado 4 vezes no total.

Atlanta
O que é uma cerveja?
Registado: terça mar 10, 2009 18:21

Preciso urgente!!!

Mensagempor Atlanta » terça mar 10, 2009 19:11

ptlsousa Escreveu:
Existem algumas lojas que vendem rizomas e até plantas na Web.

Mas..onde estão estas lojas? Eu estou em Algarve, e...aí não encontrei, (não estou a perceber), eles até não conhecem a planta :x ! Só num ervanário a rapariga conhece, mas não se vende alí, não sei se é temporariamente ou nunca se vendeu naquela loja, nas farmácias também não há e não conhecem!...(...) ....alguém pode me enviar as flores da cerveja secos, gramas 200 ou 300, por favor? :cry: Se alguém vai me entender em que estou a pedir e vai decidir de enviar-me a plantinha, contactam comigo através do email ou mensagens privadas, por favor! :(

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça mar 10, 2009 22:22

Caro Atlanta,

antes de mais sê muito bem-vindo ao fórum.
Relativamente ao site onde vendem os rizomas, não te posso ajudar muito, porque não percebo nada de alemão.
Relativamente à flor de lúpulo seca, podes encontra-las facilmente nas duas lojas portuguesas dedicadas à produção artesanal de cerveja:

http://www.cervejartesanal.com e http://www.cervejacaseira.com

Ambas as lojas são de confiança e podem enviar-te o lúpulo pelo correio, e por isso não necessitarás de te deslocar directamente à loja.
Espero ter ajudado.

Abraço

Dirk Naudts

Voltar para “INGREDIENTES”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante