Temperatura da fermentação um pouco alta

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
bullshift
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta abr 20, 2017 22:31

Temperatura da fermentação um pouco alta

Mensagempor bullshift » segunda jun 19, 2017 21:09

Viva,

Tenho um problema relativamente urgente e gostava de ter a vossa opinião.
Fiz ontem uma cerveja tipo kolsch e coloquei fermento wyeast para kolsch (que recuperei de uma primeira produção que saiu muito bem).
Acontece que nao estava a espera que a temperatura aumentasse tanto e ela agora está a fermentar vigorosamente A 24 graus, o que é acima do máximo recomendado (~21).

O que dizem? Ver o que sai ou tentar baixar a temperatura com um banho de gelo?

Ps: moro na holanda portanto normalmente tenho mais problemas em subir a temperatura do que propriamente baixar! <<<>>>

Obrigado desde já

ppecas
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta abr 14, 2016 16:12

Re: RE: Temperatura da fermentação um pouco alta

Mensagempor ppecas » quarta jun 21, 2017 22:09

bullshift Escreveu:Viva,

Fiz ontem uma cerveja tipo kolsch e coloquei fermento wyeast para kolsch (que recuperei de uma primeira produção que saiu muito bem).
Acontece que nao estava a espera que a temperatura aumentasse tanto e ela agora está a fermentar vigorosamente A 24 graus, o que é acima do máximo recomendado (~21).

Ps: moro na holanda portanto normalmente tenho mais problemas em subir a temperatura do que propriamente baixar! &lt;&lt;&lt;&gt;&gt;&gt;

Obrigado desde já

Viva, se tiveres como baixar a temperatura é o ideal, caso contrário não são 3 graus que vão estragar o lote. Acho eu.

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através de Tapatalk

bullshift
Já saca as caricas fora!

Re: Temperatura da fermentação um pouco alta

Mensagempor bullshift » quinta jun 22, 2017 9:09

Obrigado pela resposta.

Acabei por deixar estar, portanto daqui a um par de semanas já posso falar um pouco mais do resultado final.
De qualquer forma, mudei uma série de variáveis relativamente ao primeiro lote, portanto não vou saber se realmente este problema da temperatura influenciou muito:
-pela primeira vez recuperei levedura de uma garrafa do primeio lote através de um starter.
-pela primeira vez juntei irish moss para tentar clarear;
-tentei acertar a densidade juntando um pouco de agua no final, ao passo que da primeira vez deixei estar.

Digamos que ainda estou a aperfeiçoar o meu método :lol:

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quinta jun 22, 2017 15:11

se queres efectivamente avaliar a mudança de algo, apenas podes alterar isso. Se não acabas por dizer que a cerveja nunca sai bem e estas sempre a mudar tudo!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
bullshift
Já saca as caricas fora!

Mensagempor bullshift » quinta jun 22, 2017 15:24

Sim, concordo que de facto desta vez foi um bocado exagero!

Comecei a fazer ceveja AG (BIAB) há coisa de 6/7 meses e já fiz 9 lotes (salvo erro). A minha ideia é mesmo ir fazendo experiências e aprimorar a técnica. Ainda não tive que deitar nenhum lote fora, e os amigos costumam elogiar, portanto alguma coisa estarei a fazer certo :D

Já agora - e um pouco off-topic - tenho pensado evoluir o meu sistema porque estou limitado ao meu tacho de 10l. Estou na dúvida se deverei optar por um tacho maior (30l) e continuar BIAB, ou quiçá experimentar o método tradicional com 3 recipientes. Algum testemunho?
(se calhar mais tarde vou criar um tópico dedicado a esta pergunta)

cumps

ppecas
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta abr 14, 2016 16:12

Mensagempor ppecas » quinta jun 22, 2017 19:46

Eu mudava para o método tradicional, vais ganhar em rendimento.

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através de Tapatalk

Chembrew
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta mar 06, 2015 14:15

Mensagempor Chembrew » quinta jun 22, 2017 20:50

bullshift Escreveu:Viva,

Ps: moro na holanda portanto normalmente tenho mais problemas em subir a temperatura do que propriamente baixar! <<<>>>

Obrigado desde já

A temperatura de fermentação é dos aspectos mais importantes, se não o mais importante, e não deve ser nunca menosprezado. Os 3 C acima do limite superior da levedura é suficiente para teres subprodutos indesejados quer no aroma quer no sabor. Principalmente neste caso, uma vez que uma Kolsch deve ser fermentada à volta dos 16 C e a sua base simples não te deixa esconder off-flavours.
Posto isto e respondendo à tua segunda pergunta, mais que o upgrade para um sistema de 3 panelas considera investir numa câmara de fermentação.
cheers

bullshift
Já saca as caricas fora!

Mensagempor bullshift » segunda jul 17, 2017 8:49

Rápido update a este tópico:

Agradeço as dicas. Também concordo com a questão da temperatura de fermentação e estou a tentar encontrar um frigorífico em segunda mão para resolver esse problema no futuro.
Relativamente ao produto final penso que saiu bem..Ainda não vai ser desta que eu deitarei pela pia abaixo :D
Penso que a primeira vez que fiz terá ficado efectivamente um pouco melhor, mas com tantas alterações não posso dizer que foi só a levedura a responsável.

PS: Parece-me que ficou mais clara, portanto aquele Irish moss nos últimos 15 minutos da fervura parecem fazer realmente diferença

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante