Densidades

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Densidades

Mensagempor ppedroso » sexta abr 14, 2017 18:40

Olá a todos,

Venho pedir a vossa ajuda para tentar entender um problema com que me tenho defrontado quando faço cerveja. Vou relatar a experiência que tive hoje ao fazer uma American Pale Ale (all-grain), relativa às densidades. Fiz 3 verificações da densidade:

1ª - Após a postura: 1.076
2ª - Após a filtragem (com a adição da água): 1.064
3ª - Após a fervura: 1.040

Estes valores para mim não podem estar bem, certo? De acordo com o Beersmith, o 2ª valor deveria ter sido 1.051 (mas aí até dou de barato que possa estar diferente), e o 3ª valor 1.058. E é neste 3ª valor que me surge a dúvida: a Densidade após a fervura aumentou, o que é normal, julgo eu; mas os valores que medi são completamente o contrário, a densidade desceu de 1.064 para 1.040...o que eu acho um exagero. Mas em todas a medições tive o cuidado de rectificar a temperatura e de verificar por duas vezes.

Alguém me consegue ajudar a explicar o que poderá ser ou que poderei estar a fazer mal?

O equipamento que uso é uma panela da Brewferm de 30 Lt e o densímetro é tipo este:
http://www.oficinadacerveja.pt/loja/pt/ ... metro.html

Obrigado pelas ajudas que vierem ;)

Chembrew
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta mar 06, 2015 14:15

Re: Densidades

Mensagempor Chembrew » sábado abr 15, 2017 1:43

boas
epa isso é fisicamente impossível...portanto o erro tem de estar na medição.
Os meus 2 centimos
-temperatura da leitura..quanto mais alta maior o erro..Apesar de teres tabelas de correcção na net o melhor é medir proximo de 20 C.
-mistura heterogenea do mosto..Não sei como, mas por algum motivo podes estar a medir uma parte mais concentrada/ou mais diluida a determinado momento..da-lhe uma agitação antes de medir.

Sinceramente não sei o que poderá ser mais. Se entretanto souberes avisa porque não é todos os dias que se desafia as leis da física :)
abc

ppecas
Bebedor de minis!
Registado: quinta abr 14, 2016 16:12

Mensagempor ppecas » sábado abr 15, 2017 17:40

Viva, acho que devias fazer as leituras próximo de 20 graus, caso contrário o erro pode ser muito grande. A água que adicionas se for demais irá diluir e fazer baixar a densidade.

ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Mensagempor ppedroso » terça abr 18, 2017 14:06

Chembrew Escreveu:
-mistura heterogenea do mosto..Não sei como, mas por algum motivo podes estar a medir uma parte mais concentrada/ou mais diluida a determinado momento..da-lhe uma agitação antes de medir.

Obrigado pelas respostas aos dois!

Realmente pela lógica, a razão que mais justifica o que está a acontecer é pela amostra do mosto que estou a tirar não ser a melhor amostra.

Mas a amostra que estou a tirar é através da torneira da panela que estou a usar (brewferm 30LT). Costumam usar outra forma de tirar as amostras do mosto?

RAPOZINHO
Beer Hunter
Registado: sábado ago 27, 2016 18:30

Mensagempor RAPOZINHO » quarta mai 03, 2017 19:57

Biba!

Tb me deparei com um problema nas medições!

Será que com um refratometro o erro é menor?

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda mai 29, 2017 15:02

os densimetros são calibrados a 20ºC, logo se medirem com temperaturas superiores ou inferiores vão dar valores diferentes, e nessa altura têm de ver a temperatura a que estão a tirar a densidade e procurar uma tabela na net (ou no densimetro) e fazer a devida correcção da densidade

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quarta set 13, 2017 12:28

Se não adicionaste mais água depois da filtragem, então a densidade só pode subir depois da fervura (para a mesma temperatura) já que há água que se evapora. Se dizes que estás a medir à mesma temperatura só pode ser erro na medição.

Enviado do meu SM-G950F através de Tapatalk

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes