Fermentação

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
nasgas
O que é uma cerveja?
Registado: sábado out 10, 2015 14:39

Fermentação

Mensagempor nasgas » sábado out 06, 2018 22:26

Olá,

comecei a fazer cerveja á cerca de um ano. Com a evolução tenho vindo a melhorar a cerveja e o equipamento.

A última compra que fiz foi uma arca frigorífica para fazer uma câmara de fermentação. Aproveitei um Raspberry Pi que tinha com o kodi e fiz um controlador com o craftbeerpi. Estou bastante satisfeito e já tenho uma IPA a fermentar.

Como faço levas pequenas, 6 a 7 litros, a câmara dá para levar 3 fermentadores. Só faço cerveja ao fim de semana e para rentabilizar a câmara estava a pensar se seria possível fazer o seguinte, fazia a cerveja sem oxigenar e sem adicionar o fermento, na semana seguinte fazia outra cerveja, oxigenava e adicionava o fermento á primeira e as duas faziam o mesmo programa de fermentação. É possível?

Cumprimentos a todos,
Nasgas

melon
Bebedor de minis!
Registado: domingo dez 16, 2012 19:05

Re: Fermentação

Mensagempor melon » quarta out 17, 2018 21:34

acho que com esta tecnica consegues fazer o que queres https://www.winning-homebrew.com/no-chill-brewing.html..

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda out 22, 2018 11:13

Fazes os lotes de kit? ou grão?

em teoria não o devias fazer, a não ser que queiras fazer lambics

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
nasgas
O que é uma cerveja?
Registado: sábado out 10, 2015 14:39

Mensagempor nasgas » sexta out 26, 2018 19:41

melon Escreveu:acho que com esta tecnica consegues fazer o que queres https://www.winning-homebrew.com/no-chill-brewing.html..

Olá,

depois de ter colocado o tópico, encontrei o método no-chill. Pelo que li teria que ajustar o tempo de introdução e a quantidade de lúpulo, para além de que para alguns estilos, IPA's por exemplo, este método não é muito adquado, altera o resultado final.

nogueiraf Escreveu:Fazes os lotes de kit? ou grão?

em teoria não o devias fazer, a não ser que queiras fazer lambics

Faço cerveja a partir de grão.

Tive outra ideia. E se a 1ª cerveja tivesse mais tempo no estágio inicial de fermentação (18ºC)? Ou seja, iniciava a fermentação da 1ª a 18ºC, passados 7 dias colocava a 2ª na arca e fazia mais 5 dias a 18ºC e a partir daqui as duas tinham o mesmo ciclo de fermentação. A 1ª teria 12 dias a 18ºC.

O que acham? Qual seria o impacto na 1ª cerveja?

Cumprimentos,
Nasgas

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes