II Concurso de Cervejas Caseiras e Artesanais-Junho 2013

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
chimay
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 29, 2006 14:10

Re: II Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais-2

Mensagempor chimay » quarta fev 13, 2013 21:02

bmxutos Escreveu:Boas!

Este tema tem sido adiado e adiado e só vos posso pedir desculpas por isso. Mas os muitos afazeres têm-me impedido de dedicar ao site/fórum, quanto mais à organização de um concurso destes.

Por outro lado, o anterior concurso foi um sucesso, pelo que ter menos de 17 participantes e trinta e tal cervejas seria um retrocesso. E a atividade cervejeira andou um bocado parada com o encerramento da loja de Lisboa. Felizmente que a coisa reavivou, como se pode ver aqui pelo fórum, que vai estando com algum movimento.

O I Concurso teve ainda a grande vantagem de, para além da Loja da Cerveja Caseira ainda estar aberta, o que facilitou e muito a questão do espaço para o evento, ter resultado de um trabalho partilhado entre mim e o Fernando Gonçalves, o dono da loja. Sem ele e sem os contactos dele nada teria acontecido.

Mas bom, como penso convencer o Fernando a gastar mais uns trocos valentes e perder algumas noites de sono, e como também, neste mundo pequeno, conheço o Gonçalo da Oficina da Cerveja e o Pedro da loja do Porto, quem sabe não organizamos algo interessante.

Felizmente que este ano já temos em perspectiva a realização de dois ou três eventos ligados à cerveja. Mas trata-se de cerveja artesanal, o que não tendo nada de mau, antes pelo contrário, não abarca o mundo que nos vai trazendo a muitos por cá: o homebrewing, a cerveja caseira.

Depois desta conversa toda, o que fica? Vamos lá organizar isto!

Primeiro e muito importante: datas para realização. Para ser uma coisa bem feita temos de ter tempo e julho/agosto/setembro são meses de férias e muito calor, por isso desaconselháveis. Apesar de parecer muito longe apontemos para o mês de outubro. Acho que é o necessário e suficiente para fazermos uma coisa bem feita.

Regulamento: espero colocá-lo aqui até ao final do mês.

Participantes: todos vocês, mais o amigo e o primo que faz cerveja, ou seja, toda a gente que vocês conheçam e que partilha este hobby.

Estilos: como anteriormente, um estilo livre e um estilo fixo. Já decorreu uma votação na área de sondagens e o mais votado foi IPA. Seja pois o estilo em destaque o India Pale Ale.

De resto.... vão-me dando o vosso feedback, opiniões, sugestões, colaborações e... continuem a fazer cerveja.

Abraço,

Uma Boa Notícia! (App)

De facto isto já estava a ficar um bocado esquisito, com tantos adiamentos. Mas imagino que não seja fácil organizar um evento como esses e para mais tendo em conta o que aconteceu logo no primeiro, que foi um verdadeiro marco na cena cervejeira tuga.

Força com isso!!!

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Re: II Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais-2

Mensagempor Cerevisiae » quarta fev 13, 2013 23:05

bmxutos Escreveu:Boas!

Este tema tem sido adiado e adiado e só vos posso pedir desculpas por isso. Mas os muitos afazeres têm-me impedido de dedicar ao site/fórum, quanto mais à organização de um concurso destes.

Por outro lado, o anterior concurso foi um sucesso, pelo que ter menos de 17 participantes e trinta e tal cervejas seria um retrocesso. E a atividade cervejeira andou um bocado parada com o encerramento da loja de Lisboa. Felizmente que a coisa reavivou, como se pode ver aqui pelo fórum, que vai estando com algum movimento.

O I Concurso teve ainda a grande vantagem de, para além da Loja da Cerveja Caseira ainda estar aberta, o que facilitou e muito a questão do espaço para o evento, ter resultado de um trabalho partilhado entre mim e o Fernando Gonçalves, o dono da loja. Sem ele e sem os contactos dele nada teria acontecido.

Mas bom, como penso convencer o Fernando a gastar mais uns trocos valentes e perder algumas noites de sono, e como também, neste mundo pequeno, conheço o Gonçalo da Oficina da Cerveja e o Pedro da loja do Porto, quem sabe não organizamos algo interessante.

Felizmente que este ano já temos em perspectiva a realização de dois ou três eventos ligados à cerveja. Mas trata-se de cerveja artesanal, o que não tendo nada de mau, antes pelo contrário, não abarca o mundo que nos vai trazendo a muitos por cá: o homebrewing, a cerveja caseira.

Depois desta conversa toda, o que fica? Vamos lá organizar isto!

Primeiro e muito importante: datas para realização. Para ser uma coisa bem feita temos de ter tempo e julho/agosto/setembro são meses de férias e muito calor, por isso desaconselháveis. Apesar de parecer muito longe apontemos para o mês de outubro. Acho que é o necessário e suficiente para fazermos uma coisa bem feita.

Regulamento: espero colocá-lo aqui até ao final do mês.

Participantes: todos vocês, mais o amigo e o primo que faz cerveja, ou seja, toda a gente que vocês conheçam e que partilha este hobby.

Estilos: como anteriormente, um estilo livre e um estilo fixo. Já decorreu uma votação na área de sondagens e o mais votado foi IPA. Seja pois o estilo em destaque o India Pale Ale.

De resto.... vão-me dando o vosso feedback, opiniões, sugestões, colaborações e... continuem a fazer cerveja.

Abraço,

Boas Bruno, então ressuscitamos o concurso ?

parece-me bem. Desta vez não tenho espaço nem uma série de outros apoios logísticos, mas podem contar comigo para organizar o evento.

Em relação às datas parece-me melhor junho. é certo que de Julho para a frente é impensável devido a férias, mas outubro tb não é bom. A maioria do pessoal aproveita as temperaturas amenas da primavera para fermentar, já no verão está demasiado calor para fermentar o que torna complicado ter cerveja pronta em outubro. Assim sugiro o mês de Junho.

o que acham ?

Fernando

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Re: II Concurso de Cervejas Caseiras e Artesanais-Outubro 20

Mensagempor bmxutos » quarta fev 13, 2013 23:19

Boas!

Tinha excluído junho porque julgava que o Artbeerfest seria nesse mês. Mas estive a confirmar e é em julho.

Temos menos tempo para preparar as coisas mas, na verdade, com a experiência dá para perceber que o grande óbice agora é mesmo a questão do espaço. Mas quem sabe não ressuscitamos a Loja da Cerveja Caseira (em termos físicos, entenda-se) nem que seja por um fim de semana!

Junho seja então! Vamos lá mudar o título ao tópico.

Será por certo mais uma fabulosa colaboração entre a Loja da Cerveja Caseira e o CervejasDoMundo! :mrgreen:

E toca a fazer cervejas e em especial IPAs!

Abraço,

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Re: II Concurso de Cervejas Caseiras e Artesanais-Junho 2013

Mensagempor canecao » quarta fev 13, 2013 23:55

Porra, finalmente!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Parabéns pela iniciativa!

telmott
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 21, 2012 13:15

Mensagempor telmott » quinta fev 14, 2013 12:05

vou já a correr comprar o livro das IPA's...

o que preciso fazer para ajudar na organização, contem comigo :):)

lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Mensagempor lupulado » quinta fev 14, 2013 14:06

Boas,

Excelente iniciativa, claro! Também estarei lá. Lá vou eu ter o desgosto de fabricar ipa's atrás de ipa's :)

Relativamente ao espaço, o que é necessário? Quantos m2 serão necessários? Num restaurante a coisa pode funcionar? Conheço quem esteja interessado nisso.

Abraço

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta fev 14, 2013 15:00

Caros,

Obrigado pelo vosso apoio e entusiasmo. Naturalmente que precisaremos de toda a ajuda que pudermos obter.

A questão do espaço é fulcral e por isso a proposta do lupulado pode ser muito interessante. Ficamos todos gratos por isso. :):)

Estamos ainda numa fase embrionária e o importante agora é ir divulgando o evento e começar a produzir essas maravilhosas poções caseiras que todos vocês fazem. Já obtivemos um patrocínio e um elemento para o júri que acho que poderão ser uma mais-valia. Em breve conto divulgar os nomes.

Como prometido, lá para o final do mês teremos o regulamento.

Entretanto, se alguém tiver a habilidade e tempo suficientes para fazer um banner/anúncio para promoção do evento, isso seria muito agradecido. Confesso a minha falta de capacidade para o fazer, pelo que todas as ofertas serão bem vindas.

Um abraço,

Cacildo
Bebedor de minis!
Registado: terça out 23, 2012 19:54

Mensagempor Cacildo » quinta fev 14, 2013 21:59

Boas a todos,

também tenho interesse em participar, e quanto ao banner eu posso fazer assim como material gráfico se for preciso.

Abraço

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quinta fev 14, 2013 22:31

Bruno, Fernando

Já sabem que podem contar comigo para o que necessitarem, até para criar logótipos manhosos :mrgreen:

Imagem

Abraço

Fernando

Imagem
lupulado
Beer Hunter

Mensagempor lupulado » quinta fev 14, 2013 22:52

barbas Escreveu:Bruno, Fernando

Já sabem que podem contar comigo para o que necessitarem, até para criar logótipos manhosos :mrgreen:

Imagem

Abraço

Fernando

Simples e muito bonito!

chimay
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 29, 2006 14:10

Mensagempor chimay » quinta fev 14, 2013 23:05

Podíamos era fazer um concurso de logos. Para ir aquecendo os motores para o concurso principal!
Não sei é o que se poderia pôr a prémio... :roll:

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta fev 15, 2013 12:32

barbas Escreveu:Bruno, Fernando

Abraço

Fernando

Caro amigo,

Contamos com a ajuda de todos, especialmente a tua. Certamente para servir copos mas espero que desta vez também como júri. Fica o convite feito.

Aliás, o júri desta edição será por certo diferente, para não estar a sobrecarregar os avaliadores. Creio que dois painéis de 4 será a melhor solução. Ainda a estudar.

Quanto ao logo: caro, se este é manhoso nem consigo imaginar o esmerado! Está excelente. Venham mais! :D

Obrigado e um abraço,

mmmoura
Beer Expert
Registado: domingo fev 22, 2009 23:32
Contacto:

Mensagempor mmmoura » sábado fev 16, 2013 2:44

eia tanta movimentação! parece que desta vez é para andar! eu que ja tinha a melhor IPA do mundo feita para o concurso anterior ... pena ter bebido toda!

Agora vou ter de fazer a 2nda melhor do mundo!
Tal como ja foi referido, tambem estou à disposiçao para ajudar na organização. E em relaçao ao cartaz/imagem do concurso, vou ver se consigo arranjar alguma coisa!

Cumprimentos Cervejeiros
Manuel Moura

blog: http://sergas-aminhacerveja.blogspot.com/
rrogel
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta jan 04, 2013 11:43

Mensagempor rrogel » quarta fev 27, 2013 2:51

Poxa, minha vida deu uma grande revira-volta e estou me mudando para Madrid. Mesmo assim ainda poderia participar????

Saudações,

Rafael

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado mar 02, 2013 21:13

rrogel Escreveu:Poxa, minha vida deu uma grande revira-volta e estou me mudando para Madrid. Mesmo assim ainda poderia participar????

Saudações,

Rafael

Claro que podes participar! O interesse é ter o maior número de participantes e cervejas possível e pôr o país a produzir e falar sobre cerveja. Cerveja a sério, entenda-se.

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta mar 06, 2013 9:57

Caros,

Os sites Cerveja Caseira e Cervejas do Mundo têm a honra de vos dar a conhecer o Regulamento do II Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, a ocorrer em junho a data ainda a definir.

Estou a preparar uma página no site que contenha mais informações sobre o Concurso mas para já, e para rapidamente dar a conhecer aos concorrentes os trâmites processuais, podem fazer o download do documento neste link: http://cervejasdomundo.com/Regulamento_2013.doc

Qualquer dúvida podem colocar aqui ou enviar mensagem para o email do site/fórum: cervejasdomundo@gmail.com

Boas produções e um abraço,

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » quarta mar 06, 2013 12:02

bmxutos Escreveu:Caros,

Os sites Cerveja Caseira e Cervejas do Mundo têm a honra de vos dar a conhecer o Regulamento do II Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, a ocorrer em junho a data ainda a definir.

Estou a preparar uma página no site que contenha mais informações sobre o Concurso mas para já, e para rapidamente dar a conhecer aos concorrentes os trâmites processuais, podem fazer o download do documento neste link: http://cervejasdomundo.com/Regulamento_2013.doc

Qualquer dúvida podem colocar aqui ou enviar mensagem para o email do site/fórum: cervejasdomundo@gmail.com

(App)

E já há sítio?

telmott
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor telmott » quarta mar 06, 2013 12:22

venho por este meio informar que em respeito pelo ponto 4 do presente documento...

...não estou disponivel para fazer parte da organização :wink:

está muito "profissional" este concurso, vou já começar a tratar da minha entrada na categoria em destaque, e ler as normas do BJCP.

:):)

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta mar 06, 2013 14:08

(App) (App) (App) (App) (App) (App)
Agora é ler o regulamento a ver se consigo participar :mrgreen:

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta mar 07, 2013 15:20

canecao Escreveu:

(App)

E já há sítio?

Ainda não. Já temos ofertas mas continuamos a aceitar outras propostas! :wink:

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta mar 07, 2013 15:36

Caros,

Já há data para o evento: dia 22 de junho. Atualizarei o Regulamento em conformidade.

Abraços,

GothTec
Beer Hunter
Registado: segunda mar 11, 2013 16:23

Mensagempor GothTec » sexta mar 15, 2013 13:13

Excelente iniciativa. Falta ler o regulamento e analisar as condições mas considero-me muito inexperiente para poder participar. Vamos ver, até Junho pode ser que tudo mude e que avance com qualquer coisa.

In cervejae veritas
#1º Pilsen (grão) 10-03-2013
#2º Brewferm Diabolo (kit) - No fermentador
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça mar 19, 2013 9:52

GothTec Escreveu:Excelente iniciativa. Falta ler o regulamento e analisar as condições mas considero-me muito inexperiente para poder participar. Vamos ver, até Junho pode ser que tudo mude e que avance com qualquer coisa.

Acho que se queres participar deves participar, independentemente da experiencia. Na pior das hipoteses sais de lá com uma opinião sobre a tua cerveja que podes usar para melhorar na próxima.

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » terça mar 19, 2013 10:08

Até Junho conto ter feito mais uma ou duas produções portanto será uma situação a ter em conta. Tal como disseste, é sempre bom ter alguém que perceba do assunto a opinar acerca das nossas cervejas. Vemos assim o que se pode melhorar.

In cervejae veritas
mmmoura
Beer Expert
Registado: domingo fev 22, 2009 23:32
Contacto:

Mensagempor mmmoura » terça mar 19, 2013 12:55

Além de que como tu, irá haver muito mais gente principiante com muito para aprender! Vamos pela desportiva!

Cumprimentos Cervejeiros
Manuel Moura

blog: http://sergas-aminhacerveja.blogspot.com/
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mar 26, 2013 15:42

Caros,

Eis a imagem do nosso concurso. Divulguem!

Imagem

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » terça mar 26, 2013 16:13

Está uma imagem muito bem conseguida. Gosto muito...

In cervejae veritas
telmott
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor telmott » terça mar 26, 2013 17:02

está brutal, parabéns :):)

lupulado
Beer Hunter

Mensagempor lupulado » terça mar 26, 2013 18:58

Está mais do que boa. Mas para divulgar, e deixa-me só dar um reparo, não deveria ter mais informação? Como participar, onde ir buscar regulamentos, etc, etc.

Abraço cervejeiro

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes