Projest Meadery - Lote 01: Fermentação Forever

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
titus
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta dez 26, 2007 0:37
Contacto:

Projest Meadery - Lote 01: Fermentação Forever

Mensagempor titus » segunda ago 31, 2009 21:02

Caros amigos,

Esta é para os entendidos em hidromel.
Enquanto o nosso lote de IPA está a estagiar, fez-se o primeiro lote de hidromel para experimentar.
Não haja dúvida que o tempo gasto no "brewday" é extremamente menor que no caso da cerveja, mas a fermentação é estupidamente looooooooonga...

Ora o lote que fiz foi de puro e simples hidromel. Usei aproximadamente 1,40 kg de mel para 5L de água, resultando numa densidade inicial de 1,150 e 14,50% de alcool provavel... :mrgreen:
Para obter estas quantidades, utilizei uma calculadora online de um site ao género do gotmead.com.

Tudo decorreu normalmente e coloquei a fermentar com a levedura Wyeast Dry Mead.

Ora, se não me engano, o brewday foi em 20 de Junho.

Começou a fermentar mas nada de muito "alegre" como na cerveja. Deixei as meninas trabalharem até o numero de "cantarolas" reduzir significativamente (1 bolha em 20 segs), e passei para o segundo fermentador. Medi a densidade e se bem me lembro (já la vai algum tempo...) ja quase que não tinha açúcar...
Ora já vamos a 31 de Agosto e aquilo continua a borbulhar... o.O Mais de dois meses...

Das duas três, ou a fermentação ainda não está completa, ou há contaminação de uma bactéria qualquer que está a comer o que não deve... Ou então, o plastico do fermentador está a ser digerido... :P
Em termos de aspecto, não tem alteração significativa...
Li que a fermentação pode ser demorada, mas isto assim é um bocado ridículo para uns 4,5 L de mosto...

O que acham? É normal? Quando embotelhar?
Mesmo que a fermentação esteja assim a decorrer, pode-se embotelhar? Pode é ficar com algum gás. Ou recomendam parar a fermentação com algum químico?

Obrigado,

Tito

PS: Este sábado vai ser Brewday. Desta feita, o nosso lote 05 - Scotch Strong Ale. :wink:

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta set 02, 2009 13:03

Biba,

Provaste? Está doce?

De hidromel não percebo nada!
Espera que o Fernando responda!

Abraço,
Pedro

Mazer_ado
Beer Hunter
Registado: segunda jun 09, 2008 17:36

Mensagempor Mazer_ado » quinta set 03, 2009 23:44

Caro Confrade,

após 3 lotes de Hidromel acho que já posso mandar uns bitaites pró ar, vergando-me sempre à possivel contradição do Guru Fernando.

Eu faria o seguinte : se ainda borbulha - densimetro 1º, se já não tiver nada de acucar avança para o teste da garganta (prova) se estiver seco, usa metabisulfito ou pastilhas campden pra matar o que prai se anda a peidar.engarrafa.
-se já não borbulha, engarrafa e esquece-te do sitio 1 ano pelo menos.

- se estiver bem seco, em 1/3 do lote coloca algumas passas no fundo da garrafa, eu fiz e gostei do resultado. (fica tipo ginga com elas).

O meu ultimo lote não usei sulfitos e apesar de seco ao gosto e no densimetro ao fim de um ano tinha um leve gas , tipo agua das pedras, não foi mau mas não era o pretendido.

é pá! isto cheira a cerveja! mesmo.
"de Kit em Kit até ao Grão final"
titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » sexta set 04, 2009 0:48

Obrigado pelas dicas.

Suponho que seja Metabisulfito de Potassio... Quantidades?

Um ano em garrafa... Onde me fui meter... :D
Até parece que tamos a fazer hidromel "vintage", ehehhe.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quinta set 10, 2009 0:34

...devias de ter começado à um ano atrás... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mazer_ado
Beer Hunter
Registado: segunda jun 09, 2008 17:36

Mensagempor Mazer_ado » sexta set 11, 2009 22:44

campden= 1 pastilha por galão

é pá! isto cheira a cerveja! mesmo.

"de Kit em Kit até ao Grão final"
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda set 14, 2009 16:54

viva,

parece que alguém necessita de um feiticeiro.

caro titus, parabéns por estares a fazer hidromel !

com essa densidade a fermentação completa dura +/- 6 meses :-)

Ainda está no fermentador inicial, já fizeste alguma trasfega?
Já mediste a densidade?
Já provaste?

Só 4,5L !? Shame on you! Mínimo 20L, sempre !

Eu faria o seguinte : se ainda borbulha - densimetro 1º, se já não tiver nada de acucar avança para o teste da garganta (prova) se estiver seco, usa metabisulfito ou pastilhas campden pra matar o que prai se anda a peidar.engarrafa.

Caro mazerado o SO2 ou metabissulfito, nas doses normais não mata leveduras nem para uma fermentação! o SO2 serve para eliminar ou restringir o crescimento de bactérias, p.ex. bacterias acéticas.

Caso queiras engarrafar algo doce e impedir que a fermentação continue necessitas de ácido Sórbico e SO2. E não é fácil!

No hidromel é boa ideia adicionar um pouco de metabissulfito para conservação, mas 4,5L "evaporam" tão depressa, que nem sei se vale a pena.

Titus, responde às minhas questões, principalmente a densidade e depois digo o que penso.

1 abraço,

Fernando

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » terça set 15, 2009 14:50

Fernando, obrigado pela resposta.

4,5L pra ja pra experimentar... :P 20 L é muito... ehhehe. Se esta quantidade leva 6 meses, 4 vezes mais imagino... ehehhehe

Ainda está no fermentador inicial, já fizeste alguma trasfega?

Já fiz uma transfega prai hà 2 meses...

Já mediste a densidade?

Já na altura da transfega mas já não me lembro... :P Tenho ideia de uma valor baixo...

Já provaste?

Provei na altura da transfega. Não notei sabores estranhos... Quanto ao sabor não tenho base de comparação...

Obrigado,

Titus

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta set 16, 2009 10:55

viva,

O tempo de fermentação para 4 L, 20L ou 100000L é sensivelmente o mesmo, desde que haja levedura em quantidade adequada.

Qual o aspecto já está límpido?
Uma regra empírica para decidir quando engarrafar é, caso esteja num garrafão de vidro, conseguires ler o jornal através do garrafão !
Mais científico, a densidade deverá ser 1,000 ou abaixo.

A fermentação do hidromel e mesmo mto lenta e existe algum risco de parecer que já terminou, engarrafar e continuar a fermentar na garrafa. Se a fermentação estiver mesmo pertinho do fim não é grave continuar na garrafa, até dá um pouco de gás.

1 abraço,

Fernando

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » sexta set 18, 2009 11:56

Fernando,

Obrigado pela dica "empírica". :)
Sinceramente nem sei como aquilo está. Como estava sempre na "borbulhice", deixei pra lá a fermentar à vontade.
Se já parou então já está a envelhecer... :mrgreen:

Vou seguir a tua dica e dar uma olhadela e ver se está limpido.

Mas não vou desistir do hidromel. Em breve a ver se fazer outro lote com sabores... eheheehe. :wink:

Abraço,

Tito

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante