Hidromel - Decantar ou filtrar?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
knuppe
O que é uma cerveja?
Registado: quinta out 15, 2009 21:57
Contacto:

Hidromel - Decantar ou filtrar?

Mensagempor knuppe » quarta out 21, 2009 19:58

Esta é uma dúvida cruel que tenho a um bom tempo, e gostaria da opinião de vocês...

Eu devo ter feito até hoje uns 100 litros de hidromel até hoje, todas as vezes que fiz, eu filtrei o hidromel após o processo de fermentação. Em varios websites li que não é correto filtrar, devido a bebida perder minerais e parte do gosto e aroma. Essa informação é verdadeira?

Por que eu filtro?
A bebida fica muito mais limpida, e acelera o processo de descanço da bebida, em 45 dias consegui fazer um hidromel sem gosto nenhum de fermento (ficou muito bom mesmo!).
- Utilizo fermento biológico Fleischmann (facil de achar no google).
- Para filtrar, utilizo esses filtros de café (sim, demora muito pra filtrar tudo! :( )

Se for correto filtrar, como filtrar de uma maneira mais eficiente? Caso não seja correto, como decantar de uma maneira eficiente?

Grato!

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Re: Hidromel - Decantar ou filtrar?

Mensagempor Cerevisiae » quinta out 22, 2009 16:29

knuppe Escreveu:Esta é uma dúvida cruel que tenho a um bom tempo, e gostaria da opinião de vocês...

Eu devo ter feito até hoje uns 100 litros de hidromel até hoje, todas as vezes que fiz, eu filtrei o hidromel após o processo de fermentação. Em varios websites li que não é correto filtrar, devido a bebida perder minerais e parte do gosto e aroma. Essa informação é verdadeira?

Por que eu filtro?
A bebida fica muito mais limpida, e acelera o processo de descanço da bebida, em 45 dias consegui fazer um hidromel sem gosto nenhum de fermento (ficou muito bom mesmo!).
- Utilizo fermento biológico Fleischmann (facil de achar no google).
- Para filtrar, utilizo esses filtros de café (sim, demora muito pra filtrar tudo! :( )

Se for correto filtrar, como filtrar de uma maneira mais eficiente? Caso não seja correto, como decantar de uma maneira eficiente?

Grato!

eis uma velha questão.

No entanto a quastão é mais lata e prende-se com clarificação.

Para começar a filtração não remove ou praticamente não remove minerais, que aliás são poucos no hidromel. Quanto a gosto e aroma, sim. As filtrações sobretudo as mais apertadas tem impacto negativo no aroma e sabor. As filtrações com filtros acima de 1 micra (como é o teu caso) não causam impacto apreciavel.

O teu processo de filtração com filtros de café é que me deixa com os cabelos em pé. Estas a promover desnecessariamente o contacto com o oxigénio do ar e a oxidar o hidromel. Caso o hidromel seja para consumo rápido,OK caso contrário o ideal seria usar um sistema de filtros de cartuchos ou qq sistema em que o filtro está fechado. Caso uses barris de cerveja com pressão existem alguns filtros acessíveis e bastante práticos.

Deixar decantar resulta,mas demora muito muito tempo. Para acelerar a decantação podes colocar o hidromel a baixa temperatura o que te vai ajudar na sedimentação das particulas em esuspensão.

outra hipotese de clarificação, é aquilo que no vinho chamamos colagem. Adicionas uma substância à bebida que vai precipitar o material que causa a turvação. Tenho feito algumas colagens de hidromel com um composto chamado bentonite, que é uma argila natural, como bons resultados. Noto a colagem, especialmente se mal feita, pode tb remover aroma e sabor da bebida.

Em resumo desaconselho os filtros de café devido à oxidação.
Não me parece grave fazer uma colagem ou uma filtração desde que com produtos próprios e minimizando a oxidalção.

Bons hidroméis !

Fernando

knuppe
O que é uma cerveja?
Contacto:

Re: Hidromel - Decantar ou filtrar?

Mensagempor knuppe » sexta out 23, 2009 22:29

Cerevisiae Escreveu:O teu processo de filtração com filtros de café é que me deixa com os cabelos em pé. Estas a promover desnecessariamente o contacto com o oxigénio do ar e a oxidar o hidromel. Caso o hidromel seja para consumo rápido,OK caso contrário o ideal seria usar um sistema de filtros de cartuchos ou qq sistema em que o filtro está fechado. Caso uses barris de cerveja com pressão existem alguns filtros acessíveis e bastante práticos.

Cerevisiae,
Normalmente são para consumo rápido, alguns nem tanto... Já li sobre filtros em cartuchos, porem não encontrei como fazer um, tens algum exemplo (texto, imagem ou video) de como fazer/comprar este tipo de filtro?

Olha uma foto de como faço (dá para ter uma idéia melhor), os menores são experimentos por isso tem somente 2L cada, o maior está com 20 litros (coloquei esse monte de barbante por que estava vazando ar neste balde :wink: ).
Estou questionando o que fazer justamente para filtrar este balde de 20L, este quero guardar para o fim de ano :mrgreen:

Imagem

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda out 26, 2009 15:24

Viva,

filtros de cartucho compram-se já feitos. Os melhores não são muito baratos, mas podem ser sanitizados em autoclave e dá para reutilizar mtas vezes. Talvez não compense comprar o filtros.

Pessoalmente não filtro nada, ou quase nada. Quando tenho problemas de turvação prefiro usar uma substância tipo bentonite, klarivit ou clara de ovo para fazer a a clarificação e depois decanto. O ideal seria mesmo fazer a clarificação e depois filtrar com um filtro fechado.

você diz que é para guardar até ao fim do ano! isso é consumo rápido!
Estava a pensar em hidromel para guardar mais de 1 ano.

Tem outra hipótese: sirva turvo em chávena de cerâmica! ninguém nota que está turvo :mrgreen:

Bom hidromel !

knuppe
O que é uma cerveja?
Contacto:

Mensagempor knuppe » quinta out 29, 2009 23:20

Cerevisiae,

Muito obrigado pelas dicas... Foram de grande importancia pra mim.

Hoje eu tirei desse balde e coloquei ela em um galão de agua de 20L, fiz isso com uma mangueira, não tem como nao ter contato com o ar, devo ter levado uns 10 minutos para transferir de recipiente, isso tem problema?

E outra coisa, eu li que a fermentação pode chegar no máximo a 16,8% de teor alcoólico com fermentos normais. Só que eu acho que fiz o primeiro absinto-mel :lol:

O que sobrou no fundo do balde eu filtrei no método do filtro de café mesmo, deu 2 copos. 1 copo eu tomei, fiquei bebinho! :mrgreen: Como pode? (e olha eu eu tomo uns 4 litros de cerveja pra ficar alegrinho).

Bem agora está na geladeira pra ajudar a decantar, vou ter que fazer mais trocas em breve, se puder dar um conselho (quero melhorar meus métodos).

Muito obrigado!

Abraço

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes