Primeiro batch lager kit muntons

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
meku
O que é uma cerveja?
Registado: quarta dez 30, 2009 13:17

Primeiro batch lager kit muntons

Mensagempor meku » segunda jan 18, 2010 22:33

Ola e boa noite .
Como tinha indicado anteriormente comecei um novo thread para apresentar o meu primeiro batch de sempre de cerveja.
ver no thread anterior (ver:http://cervejasdomundo.com/Forum/viewtopic.php?t=1597)
comecei um pouco aos solavancos mas acho que esta a andar correctamente .
alguns dados acerca do batch:
kit lager da muntons
1kg de extracto de malte
temperatura do primário entre os 21 a 23 graus (banho maria), tempo no primário 8 dias.
OG 1.082 a 17 graus
OF 1.024 a 20 graus

Hoje fiz a transfega para o secundário, retirei do banho maria e coloquei numa divisão um pouco mais fria da casa.
Medi a densidade OF a 20 graus de 1.024.
Ainda nao percebi muito bem como se calcula o abv no entanto, se for a diferenca do OB e o OF em percentagem tenho uma cerveja de 5.8??? no kit falava de percentagem de 4,5 .
Para finalizar provei um pouco da cerveja , e....sabe a cerveja tem uma cor mais escura da que estava a espera e esta um pouco amarga .ou seja sinto muito os lupulos, mas penso que e normal pois ainda nem sequer a cerveja foi engarrafada.
Nao notei nehum off flavor o que e bom
Prosegue a espera mais 2 semanas no secundario....
:D
Um bem haja e boa noite a todos !

PS- ao usar o sifao perdi uns bons 2 litros de cerveja (perdeu a força de sucçao no final) tenho de ver bem quantos litros e que tenho para fazer o primming correctamente

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça jan 19, 2010 21:18

Caro meku, parabéns pelo primeiro batch. Sairá concerteza uma bela pomada!

A %Abv calcula-se pela diferença entre a OG e a FG, ou seja:

OG - 1.060 o que dá, por exemplo, 7%Abv
FG - 1.014 o que dá, por exemplo, 1.2%Abv

A %Abv da tua cerveja final será 7 - 1.2 = 5.8% Abv

Penso que estavas a fazer bem o raciocínio.

É importante que confiormes mesmo o volume final de cerveja que tens, para não fazeres asneira como me aconteceu a mim na minha primeira cerveja. O resultado foi uma cerveja com excesso de carbonatação.

Agora é dar-lhe tempo...

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
meku
O que é uma cerveja?

Mensagempor meku » terça fev 02, 2010 14:17

Ora boas .
Vai um pequeno update do meu batch :

Engarrafei ontem depois de 2 semanas no secundário, usei para primming 7 g por litro, volume final 21 litros logo usei 147 g de açúcar diluído em 300 ml de agua fervida.

Não sei se é falta de jeito mas parti umas quantas garrafas a engarrafar.
As garrafas da sagres tara perdida sao muito frageis ... alem do "lábio" da garrafa ser muito fino tive de usar varias vezes o capsulador ate a carica ficar bem presa .

Na restantes garrafas que tinha de de meio litro ( Erdinger, entre outras) e varias de 0.33 (duvel ,Hoegaarden e as da super bock stout entre outras ) a carica ficava logo a primeira e com um pequeno vinco na parte de cima logo á primeira vez ficava bem presa.
De qualquer das formas com algum esforço consegui capsular todas ...agora e a espera...que e mais complicada.

Estou com algum receio que o FG esteja um pouco alto (1.022) no entanto ja nao existia nenhuma actividade no secundario .
Usei uma temperatura mais baixa para a clarificação o que resultou pois a cerveja está límpida e com um óptimo sabor, sem nenhum off-flavour que eu conseguisse detectar ....

Acho que vou tentar já fazer o kit que tenho da cerveja de trigo ,para não pensar na espera da outra ehehe .
Já agora fazendo este kit da cerveja de trigo posso adicionar no primário as sementes de coentro quebradas e a casca de laranja seca ou não é necessário? o kit já engloba tudo e só irei estragar o equilíbrio do mesmo ?

Brett
Bebedor de minis!
Registado: segunda dez 17, 2007 14:32

Mensagempor Brett » terça fev 02, 2010 16:18

Boas,

De facto parece-me uma FG um pouco alta. Provavelmente irás ficar com uma cerveja algo doce. Eu teria atenção a um pormenor, com a normal agitação do processo de engarrafar as leveduras costumam "acordar", e estando ainda na presença de tanto açúcar é provável que começem a processar, ou seja, podes ficar com carbonatação muito elevada, eventualmente alguma carica poderá rebentar...

Mas, voltando ao início, se antes de engarrafar notaste um FG muito alta deverias ter abortado o processo e ajudado as leveduras a despachar o resto dos açúcares. Há várias formas de o fazer, uma seria alterar a temperatura, no teu caso talvez aumentando ligeiramente. Outra forma seria remexer o mosto, mas com muito muito cuidado, de forma a evitar oxidações, este procedimento irá espevitar as leveduras. Se nada disto resultar, deitaria leveduras frescas e deixava-as trabalhar até a actividade voltar a parar.

Sobre teres partido umas quantas garrafas ao meter as caricas, receio que seja mesmo falta de jeito :D Se tiveres utilizado um daqueles fantásticos capsuladores Greta, então as culpas são partilhadas entre a falta de jeito e a impossibilidade de encapsular decentemente usando uma daquelas porcarias (devem ter sido inventado por Chineses amblíopes, num dia de pouca inspiração) . Aconselho-te vivamente a oferecer o Greta ao jardim zoológico para cortarem as unhas aos elefantes! E no dia dos namorados, pede à tua cara metade um encapsulador de tripé!

Quanto ao kit da cerveja de trigo, não entendi bem, mas é um kit de Wit, ou será de Weiss? Se for de Wit, podes adicionar mas na fervura, poderá ficar com aromas mais frescos, usaria muito pouca quantidade (5-7gr para 20l). Se o kit for de Weiss (o mais provável) adicionares coentros e laranja irás fazer um estilo novo :D Mas isto é como os filhos, os nossos são os mais bonitos, por isso...

Cumprimentos,
Brettanomyces
meku
O que é uma cerveja?

Mensagempor meku » terça fev 09, 2010 5:09

Ora boas .
Pois é , ja vai uma semana na garrafa e ja noto um sedimento no fundo das garrafas, nunca mais passa o tempo...
Em relação as garrafas partidas , em minha honra , ponho tambem as culpas no capsulador que e daqueles "greta " que já vi que nao valem a ponta de um chavo.
Em breve já vou ter um dos bons segui o conselho do brett e a minha cara metade a muito custo me vai oferecer um de tripé. :lol: .
Agora , em relaçao ao proximo kit e um kit da muntons mas de trigo , e decidi nao inventar e ganhar mais algum calo e fazer o kit normalmente.
MAS, vai haver revoluçao , ja tenho em vista a compra de uma panela decente para um full boil (30 l) e vou ver se faço um chiller ,
Vamos la ver se consigo comecar a usar extracto com partial mash , o all grain nao é para mim tenho um apartamento muito pequeno ... ja nem espaço tenho para fazer o normal quanto mais me meter numa aventura allgrain.
ABRAÇO E BOAS FERMENTAÇÕES!!!

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes