Borbulha ou não...?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
Bruma
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta ago 04, 2011 17:31

Borbulha ou não...?

Mensagempor Bruma » sexta ago 05, 2011 12:10

Saudações a todos os cervejeiros.Tenho nesta altura a minha primeira experiência em andamento, segui uma receita de kit o mais exacto que me foi possível e durante dois dias o borbulhador efectivamente borbulhava...mas agora parou. O balde está bem fechado (abri-o para confirmar , há uma certa espuma à superfície, voltei a fechar) , mas o que é certo é que não há mais bolhas. A única fase da receita em que posso ter patinado foi na temperatura à qual era suposto juntar o fermento , a receita indicava 20º , pelas circunstâncias ambientes não o consegui baixar dos 26. Será por isso? Está condenada?
Cumprimentos!

Homer
Beer Hunter
Registado: segunda jul 14, 2008 23:31

Mensagempor Homer » sexta ago 05, 2011 12:43

Viva!

Tens água suficiente no borbulhador para ele... borbulhar?

Se sim, só te resta esperar. Agora já não há muito a fazer a não ser manter as temperaturas baixas e estáveis.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta ago 05, 2011 12:47

Boas,

Antes de mais bem-vindo.

Lê este tópico: http://cervejasdomundo.com/Forum/viewtopic.php?t=969

Talvez te traga algumas luzes sobre o assunto.

Abraço,

Bruma
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Bruma » sexta ago 05, 2011 16:10

Obrigado , deve ser um bocado frustrante para o pessoal que já anda nisto há muitos anos apanhar regularmente com os novatos a fazer as mesmas perguntas , em nome dos novatos obrigado pela disponibilidade e paciência. Estou mais esclarecido e gostei de um comentário nesse tópico:
_
"Et voila, mais um que ultrapassou o Sindroma-a-minha-primeira-cerveja-ainda-nao-borbulha". :)

Esta borbulhou , agora já não , como disserem só me resta esperar para ver e se sair intragável como é de esperar já sei algumas das coisas que tenho que fazer melhor na próxima.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Re: Borbulha ou não...?

Mensagempor bmxutos » terça ago 23, 2011 11:05

Bruma Escreveu:Saudações a todos os cervejeiros.Tenho nesta altura a minha primeira experiência em andamento, segui uma receita de kit o mais exacto que me foi possível e durante dois dias o borbulhador efectivamente borbulhava...mas agora parou. O balde está bem fechado (abri-o para confirmar , há uma certa espuma à superfície, voltei a fechar) , mas o que é certo é que não há mais bolhas. A única fase da receita em que posso ter patinado foi na temperatura à qual era suposto juntar o fermento , a receita indicava 20º , pelas circunstâncias ambientes não o consegui baixar dos 26. Será por isso? Está condenada?
Cumprimentos!

Então, há novidades. Ou foi mesmo pelo cano?

Abraço,

Bruma
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Bruma » terça ago 23, 2011 11:13

possivelmente por alguma alteração de temperatura voltou a borbulhar depois de mais de uma semana "parada" , ainda apresentava alguma espuma e não tinha um cheiro ofensivo pelo que deixei o processo ir até ao fim e engarrafei quase 6 litros , mesmo que esteja intragável pelo menos fiquei mais familiarizado com o processo...vamos ver. É um kit brewferm de nome "Abdje" ,e foi engarrafada em garrafas de mini. De qualquer maneira , só ter feito os passos todos e percebido onde é que foram os erros já foi muito produtivo!

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça ago 23, 2011 11:21

Bruma Escreveu: De qualquer maneira , só ter feito os passos todos e percebido onde é que foram os erros já foi muito produtivo!

É esse o espírito. Quase ninguém faz uma boa cerveja à primeira, o que não quer dizer que isso não possa acontecer com a tua. Mas neste caso aquele dito popular aplica-se mesmo: é com os erros que se aprende.

Tens mais algum kit para fazer ou estás já a pensar em passar para extracto ou mesmo grão?

Abraço,

Bruma
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Bruma » terça ago 23, 2011 11:37

Agradecido pelo encorajamento! Tenho mais dois kits destes encomendados mas isto aqui nas ilhas às vezes parece o fim do mundo no que toca ao tempo das encomendas chegarem. Já tive encomendas a chegar mais rápido de Inglaterra do que da Maia..... Tenho ainda cá uns kits de extracto de malte mas ainda me faltam uns equipamentos para os usar , vai demorar um bocadinho. O objectivo é começar assim que possível a fazer com grão

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça ago 23, 2011 11:44

Boa. É continuar a produzir.

Tens uma vantagem aí nos Açores: as temperaturas, que não sobem ou descem tanto quanto aqui no continente, o que é uma grande ajuda neste processo de produção artesanal de cerveja. Tens de facto a desvantagem no tempo de entrega dos equipamentos/materiais/ingredientes...

Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça ago 23, 2011 22:30

Força com isso. Estamos ansiosos para ver essas produções made in Açores!
Qaundo abrires a primeira garrafa não te esqueças de tirar umas fotos para a malta pelo menos ver o aspecto, já que não podemos provar :)

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes