1º Lote de cerveja - algumas dúvidas.

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
BioBeer
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo ago 14, 2011 6:15

1º Lote de cerveja - algumas dúvidas.

Mensagempor BioBeer » quarta ago 24, 2011 17:13

Boa tarde!

Sou novo por estas bandas e acabado de ingressar neste mundo da cerveja artesanal.

Estou a preparar o meu primeiro lote de cerveja caseira que vai ser um Kit da Muntons, é um Kit gold IPA.

Imagem

Acabei de preparar o mosto e estou à espera que a temperatura baixe até 25º para inocular a levedura.

Imagem

Vou fazer uma semana de fermentação primária e duas semanas de fermentação secundária antes de engarrafar. Penso que será o mais indicado.

No entanto tenho algumas dúvidas:

1- Estou a usar Chemipro Oxi para sanitizar o material, posso guardar a solução num garrafão por algum tempo sem que esta se estrague? Se sim, por quanto tempo?

2- Se não conseguir manter a temperatura de fermentação abaixo dos 22º existe grande probabilidade de estragar a cerveja?

3- Para a carbonatação da cerveja devo utilizar quantas gr/L de açúcar?

Desde já muito obrigado pela ajuda e parabéns pelo fórum.

Abraços
Última edição por BioBeer em quinta ago 25, 2011 22:34, editado 2 vezes no total.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta ago 24, 2011 19:30

Viva!

Boa sorte com esse primeiro batch.

Quanto às tuas dúvidas deixo apenas algumas sugestões. Não são certezas pois cada um tem a sua maneira de fazer e diferentes processos podem resultar em diferentes resultados, todos eles bem sucedidos (ou não).

Chemipro Oxi - bem sei que o produto é caro mas não vale a pena estar a correr riscos e potenciar uma futura infecção num novo batch. É utilizar no presente e já está. Não enchas muito de água o recipiente onde irás fazer a desinfecção. Assim gastas menos Chemipro. Podes guardar um pouco da solução para colocar no borbulhador.

Temperatura – O processo não fica arruinado acima de 22º. Já bebi óptimas cervejas com temperaturas de fermentação a rondar os 26º. Mas não é recomendável. As temperaturas altas potenciam a fermentação, isto é, podem aumentar a velocidade com que as coisas acontecem. Como consequência podem surgir alguns off-flavors bastante indesejáveis (solventes ou ésteres tipo banana). As altas temperaturas também podem acarretar altos níveis de diacetil. Logo, é bastante aconselhável manter a temperatura baixa…

Para a carbonatação da cerveja devo utilizar quantas gr/L de açúcar? – vê este link do site do nosso confrade Cerevisiae: http://www.cervejacaseira.com/fazer_cer ... afar.shtml (procura sob o título grau de carbonatação).

Espero ter ajudado. Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta ago 25, 2011 21:37

bmxutos Escreveu:Viva!

Boa sorte com esse primeiro batch.

Quanto às tuas dúvidas deixo apenas algumas sugestões. Não são certezas pois cada um tem a sua maneira de fazer e diferentes processos podem resultar em diferentes resultados, todos eles bem sucedidos (ou não).

Chemipro Oxi - bem sei que o produto é caro mas não vale a pena estar a correr riscos e potenciar uma futura infecção num novo batch. É utilizar no presente e já está. Não enchas muito de água o recipiente onde irás fazer a desinfecção. Assim gastas menos Chemipro. Podes guardar um pouco da solução para colocar no borbulhador.

Temperatura – O processo não fica arruinado acima de 22º. Já bebi óptimas cervejas com temperaturas de fermentação a rondar os 26º. Mas não é recomendável. As temperaturas altas potenciam a fermentação, isto é, podem aumentar a velocidade com que as coisas acontecem. Como consequência podem surgir alguns off-flavors bastante indesejáveis (solventes ou ésteres tipo banana). As altas temperaturas também podem acarretar altos níveis de diacetil. Logo, é bastante aconselhável manter a temperatura baixa…

Para a carbonatação da cerveja devo utilizar quantas gr/L de açúcar? – vê este link do site do nosso confrade Cerevisiae: http://www.cervejacaseira.com/fazer_cer ... afar.shtml (procura sob o título grau de carbonatação).

Espero ter ajudado. Abraço,

Faço minhas as palavras do bmxutos.

O Chemipro, salvo erro, é um desinfectante à base de oxigénio activo. Creio que se guardares solução pré-preparada, vai perder o efeito desinfectante. Não vale a pena arriscar...

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
BioBeer
Já saca as caricas fora!

Mensagempor BioBeer » quinta ago 25, 2011 22:31

Boas!

Obrigado pelos esclarecimentos!

Inoculei a levedura com o mosto a 27ºc e a fermentação começou ao final de ±12h.

Imagem Imagem

A temperatura ambiente tem sido de máx:24.5 e mín:23.1. A temperatura do mosto não faço a mínima ideia!

Imagem

Estou ansioso para provar o produto final!

Abraços

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta ago 25, 2011 23:36

Parabéns pela produção! Agora é esperar...
Normalmente a temperatura dentro do fermentador é 1 a 2 ºC superior à temperatura exterior.
Para evitar grandes oscilações de temperatura podes sempre colocar o fermentador dentro de um alguidar com água.
Esta não é uma boa altura para fermentar ales. Com as temperaturas tão altas é sempre difícil encontrar um local fresco que permita fermentar a cerveja sem grandes problemas.
O ideal é produzir a partir do Outono e até à Primavera. Com o mesmo sistema do alguidar com água, e recorrendo a um termostato de aquário, consegues as temperaturas de fermentação que quiseres.
Mas de qualquer das formas não há nada que não se consiga. Se os nossos amigos brasileiros conseguem fermentar ales, nós também conseguimos...

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

BioBeer
Já saca as caricas fora!

Mensagempor BioBeer » sábado set 10, 2011 15:24

Boas!

Talvez amanhã vá engarrafar a cerveja, no entanto, estou um bocado baralhado com a quantidade de açúcar necessária.

No link fornecido pelo bmxutos (http://www.cervejacaseira.com/fazer_cerveja_engarrafar.shtml) deveria usar ±6g de açúcar por litro o que daria ±120g de açúcar para 20L de cerveja.

Nas instruções do kit aconselham meia colher de chá por cada garrafa de 500ml ou um máximo de 85g por cada 5 galões UK.

Nesta calculadora http://www.tastybrew.com/calculators/priming.html aconselham um máximo de 2,8oz (±80g).

Qual a quantidade correcta?

Abraços

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sábado set 10, 2011 21:59

6g/L

É a quantidade de açúcar que costumo utilizar nas minhas cervejas.

É claro que depende do tipo de cerveja (há umas mais carbonatadas que outras), mas habitualmente utilizo 6g de açúcar branco por cada litro de cerveja.

Abraço

Dirk Naudts

BioBeer
Já saca as caricas fora!

Mensagempor BioBeer » quarta set 14, 2011 16:24

Boas!

Só me resta aguardar...

Devo ter feito uma data de disparates mesmo à maçarico!

Segui as instruções, no que diz respeito à água, à letra e acabei com ±21,5L de cerveja.

Acabei por utilizar menos açúcar para fazer o "priming" do que aquele que me recomendaram, cerca de 82g.

Vamos a ver como é que fica... se for bebível dou-me por satisfeito!

Umas fotos do processo:

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Abraços

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » quarta set 14, 2011 16:30

Engarrafadas estão com bom aspecto! :mrgreen:

Parabéns. Tiro-te o chapéu já só por te atreveres a fazer, algo que comigo nunca passou do papel.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta set 14, 2011 16:41

canecao Escreveu:Engarrafadas estão com bom aspecto! :mrgreen:

Parabéns. Tiro-te o chapéu já só por te atreveres a fazer, algo que comigo nunca passou do papel.

Não saiu do papel mas bem pode sair. Ainda para mais agora que tens a desculpa do II Concurso de cervejas... :wink:

Abraço,

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » sábado set 17, 2011 23:28

bmxutos Escreveu:

Não saiu do papel mas bem pode sair. Ainda para mais agora que tens a desculpa do II Concurso de cervejas... :wink:

Abraço,

Xiii, uiiiii! Isso vai dar uma grande volta!!! :mrgreen:

A minha mulher punha-me fora de casa ainda estava na fase de moer o cereal... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

BioBeer
Já saca as caricas fora!

Mensagempor BioBeer » sábado out 01, 2011 2:27

Boas!

Experimentei hoje a cerveja!

Ficou bastante bebível :D ! Agora venha próxima! (Surr))

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Abraços

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado out 01, 2011 13:23

Boas!

A cerveja da foto é a que resultou do kit Muntons IPA? Ficou um pouco escura mas ainda assim muito bonita. E se ainda por cima está bem bebível... parabéns! Venham mais.

Abraço,

HugoG
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sábado ago 20, 2011 20:46

Mensagempor HugoG » sábado out 01, 2011 16:12

Bom aspecto, sim senhor!

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re:

Mensagempor seriuskiller » terça fev 19, 2013 15:22

Faz uma apartir de extracto, tambem ficam boas, não faz lixo nem deixa a casa a cheirar a pão.

lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Re: Re:

Mensagempor lupulado » quinta fev 21, 2013 13:00

seriuskiller Escreveu:

Faz uma apartir de extracto, tambem ficam boas, não faz lixo nem deixa a casa a cheirar a pão.

Eu cá adoro o cheirinho. Só é problema se não tiveres a panela com um extractor de fumos por perto. Corres o risco de ficares com as paredes como se deitassem resina (já tive de pintar a minha parede inclusivamente).

Boas cervejas!

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes