Fermentação Longa

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
pedroalbu
O que é uma cerveja?
Registado: quinta set 08, 2011 18:56

Fermentação Longa

Mensagempor pedroalbu » sábado set 10, 2011 15:02

Olá a todos , eu sou um principiante. Já fiz 3 cervejas , duas delas stouts.

Gostaria de saber se em principio existe algum problema em deixar uma cerveja no recipiente fermentador durante 3 a 4 semanas?

Ou o ideal seria ao fim da primeira semana engarrafar ou então transferir para começar uma fermentação secundária?

muito obrigado
Pedro

Mrob
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta set 08, 2011 3:41

Mensagempor Mrob » sábado set 10, 2011 15:51

Boas, na minha opinião ao fim de uma semana deverias transferir para um segundo fermentador, mas se não quiseres arriscar ao fim de 10 dias podes engarrafar evitando o risco de oxidação.

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » sábado set 10, 2011 21:56

O ideal será 1 semana no fermentador primário e 2 semanas no fermentador secundário.
3 a 4 semana no fermentador primário será demais. No final irás ter uma cerveja com alguns off-flavours.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda set 12, 2011 10:21

O emsfc já eplicou um dos maiores problemas do longo contacto entre, digamos, a babugem e o líquido que ocorre no fermentador primário. Ou seja, imagina que a tua levedura já consumiu grande parte do açúcar. Ela vai então olhar para outra fonte de alimento: o trub, isto é, o sedimento (que tem muitos componentes, nomeadamente proteína e levedura inactiva). A fermentação desses componentes poderá criar off-flavors bastante indesejados.

Já agora, numa Lager o período proderá prolongar-se até 12 dias. Aliás, já li em fóruns internacionais cervejas que pemanecem no fermentador primário entre 3 e 4 semanas. Mas confesso que acho arriscado.

Abraço,

pedroalbu
O que é uma cerveja?
Registado: quinta set 08, 2011 18:56

Mensagempor pedroalbu » quarta set 14, 2011 18:42

Ok, muito obrigado pelas respostas.
Porque eu tenho a impressão de ter lido no livro Palmer que 3 semanas no primário não fariam mal nehum. Mas posso estar a fazer confusão.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta set 14, 2011 19:45

Boas.

Sim, o Palmer fala em 2 a 3 semanas no fermentador primário se não fores usar mais nenhuma etapa; se fizeres uma fermentação secundária já não é isso que ele diz... http://www.howtobrew.com/section1/chapter9-3.html

Abraço,

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes