Terceiro Batch e muitas dúvidas!

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
El_Zorro
Bebedor de minis!
Registado: segunda mai 21, 2012 21:11

Terceiro Batch e muitas dúvidas!

Mensagempor El_Zorro » quinta ago 16, 2012 14:40

Boas!

Ontem fiz o meu terceiro batch de 20L de cerveja. Depois de uma Pilsener saborosa mas fraquinha (3.8º), de uma Abadia Belga com 5.5º mas com um travo excessivo a caramelo/café, desta vez foi uma Weisen.

Procurei sempre e cada vez mais, seguir a receita ao pormenor. O processo não me pareceu complicado. Ainda assim continuo com algumas dúvidas/dificuldades no processo para os quais pedia a vossa ajuda:

1º - PODER DE FOGO, não se assustem, mas simplesmente tenho dificuldade em colocar a água às temperaturas desejadas e em manter a fervura. Nos dois primeiros Batchs usei o fogão da cozinha e demorou horas. Tinha dificuldade em manter a fervura, particularmente sem a tampa da panela... Daí que comprei um fogão, daqueles de uma boca, que se liga directamente à botija. Usei-o no terceiro batch mas não vi melhorias. Estou a usar gás butano e uma panela de 26L em alumínio. Demoro mais de uma hora a alcançar a fervura! Sugestões?! Compensa mudar para gás Propano!?

2º - BAIXO RENDIMENTO do Mashing, tenho dificuldade em garantir a densidade do mosto esperada pela receita, ainda que a diferença não seja significativa (na última tinha 1.042 e o esperado era 1.046). Experimentei uma moagem mais fina e não vi melhorias. Apesar de ter colocado a água a 72º e de a cuba estar isolada com esferovite, pouco tempo depois o mash está a cerca de 66º... Estabilizar a temperatura, só com banho-maria (acho eu!), mas aí advém novamente a dificuldade em aquecer a água (enquanto faço o Mash já tenho de estar a aquecer a água para o Sparge!)

Estas diferenças talvez não fossem graves mas a disparidade aumenta na Densidade Inicial (pós fervura), uma vez que não consigo uma fervura vigorosa e estável. Deveria ter obtido uma DI de 1.056 e ficou-se pelo 1.050...

Resultado: além de demorar imenso tempo a produzir um batch (o último demorou 7h!) as minhas cervejas têm sempre menos grau do que o esperado.. Sugestões?!

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta ago 16, 2012 17:59

Boas.

Antes de mais parabéns pelas tuas produções. Não há muita gente a produzir neste momento pelo que mesmo que as cervejas não saiam perfeitas o importante é continuar a actividade.

Bom, vou dedicar-me ao "poder de fogo". Deixo a segunda parte para alguma alma caridosa que queira ajudar, caso contrário isto torna-se num monólogo e assim não tem piada.

Já que investiste num fogão agora não vale a pena estar a fazer um novo grande investimento. Podes ir tentando pequenos passos (e pequenos investimentos) e ver se tens melhorias. Presumo que a tua panela seja de aço inoxidável. Pode não ser muito habitual mas se encontrares uma panela de alumínio é um bom investimento (a transferência de calor é mais rápida). Podes também envolver a panela num material isolante como na figura abaixo (menor perda de calor; cuidado para não queimar!!!):

Imagem

Sei de alguns nossos confrades cervejeiros que punham a panela a ferver sobre os 4 bicos de gás do fogão. Depende sempre do tamanho da panela mas podes tentar 2, por exemplo. Colocar a tampa numa fase mais inicial ajuda a uma menor perda de calor.

Há outros truques, alguns resultam outros não. Há quem tenha desistido e comprado uma panela eléctrica. Vai-nos dizendo como as coisas vão correndo.

Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta ago 16, 2012 23:05

Boas.

Antes de mais parabéns pelas produções!

Relativamente ao Poder de Fogo, creio que o problema estará na própria fonte. O tamanho do bico poderá não ser o mais adequado para as dimensões da panela.

Quanto ao rendimento, acho que é fundamental um controlo rigoroso das temperaturas de brassagem.
Outro ponto importante é também a filtragem e lavagem do grão. O objectivo é retirar do grão a maior quantidade possível de açúcares. Experimenta uma filtragem mais lenta (esta é a parte mais chata, eu sei). A temperatura da água utilizada na lavagem do grão também é importante.

São algumas dicas, mas com certeza haverá alguém que complemente melhor esta informação.

Abraço,

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
El_Zorro
Bebedor de minis!
Registado: segunda mai 21, 2012 21:11

Mensagempor El_Zorro » sexta ago 17, 2012 12:19

Boas...

Como eu dizia a panela é de alumínio, provavelmente do da pior qualidade - onde a transferência de calor devia ser a melhor - e provavelmente deve sê-lo, mas nos dois sentidos (isto é, perde o calor com facilidade...) Daí que a ideia de isolar a panela me parece uma óptima ideia... Já me tinha ocorrido, mas temia que o material não fosse muito adequado... Vou fazer ali uma obra de arte e depois mostro...

O fogão que comprei (depois de ter usados 2 bicos do fogão) é tipo isto:
Imagem
Depois posto aqui as características (potência e débito)...

Quanto à brassagem... Julgo que o processo foi tão controlado quanto possível e a queda da temperatura inicial deve-se ao facto de o malte estar à temperatura ambiente (uns 23º) e "absorver" parte da temperatura da água colocada a 72º... Tenciono melhorar o Sparging construindo um "chuveiro" à medida... Mas julgo que isso é apenas um pormenor, que não terá grande impacto.. Moral da história: ISOLAR A PANELA!

ruibuck
Bebedor de minis!
Registado: domingo ago 26, 2012 2:09

Mensagempor ruibuck » domingo set 02, 2012 6:26

Em relação a demora em aquecer o mosto na fervura! a quem isole o bico do fogão com uma chapa em forma de tubo, logo ai o calor é mais directo e não se perde e consegues atingir a fervura muito mais rápido! no que toca a panela onde contem a agua para a lavagem dos grãos! a quem use tb aqueles ferros de resistência eléctricos para manter a água sempre quente!

Espero ter ajudado em alguma coisa!
Abraço e boas cervejas! :)

manuel jose
O que é uma cerveja?
Registado: terça ago 07, 2012 22:38

Mensagempor manuel jose » quarta set 05, 2012 23:39

Boas...

Na minha ainda recente actividade de aprendiz de feiticeiro, uso o gáz propano, parece que tem maior poder calorífico.

A ideia de isolar a panela parece-me excelente e vou já tratar de fazer o mesmo, obrigado

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re: Terceiro Batch e muitas dúvidas!

Mensagempor seriuskiller » terça fev 12, 2013 13:32

Eu aqueço numa panela de aluminio de 100L (com 24L de liquido no interior) usando um pequeno disco electrico e não tenho problemas, fica a ferver num instante.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes