2ª fermentação

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

2ª fermentação

Mensagempor d_pintassilgo » quinta out 18, 2012 22:59

Boas!
Tenho visto nalgumas receitas, algo do tipo:

Fermentar 4 dias, trocar de fermentador e deixar fazer uma 2ª fermentação durante mais 7 dias.

Mas é para fazer o que? simplesmente trocar de um lado para o outro e deixar estar?

Qual a ideia subjacente a esse procedimento?

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Re: 2ª fermentação

Mensagempor KaYs3r » quinta out 18, 2012 23:35

Penso que isso ajuda a limpar a cerveja, visto que ao trocares de fermentador deixas muito resíduo no antigo.

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 23, 2012 20:33

d_pintassilgo Escreveu:Boas!
Tenho visto nalgumas receitas, algo do tipo:

Fermentar 4 dias, trocar de fermentador e deixar fazer uma 2ª fermentação durante mais 7 dias.

Mas é para fazer o que? simplesmente trocar de um lado para o outro e deixar estar?

Qual a ideia subjacente a esse procedimento?

Como o César disse e bem, a passagem para um segundo fermentador (atenção, não estou a falar em segunda fermentação ou em refermentação) pretende promover uma melhor carificação da cerveja. Por outro lado, alguns estilos de cerveja, maioritariamente aqueles que dão origem a cervejas bem encorpadas, necessitam de mais tempo, pelo que é um risco deixar o líquido muito tempo em contacto com o resíduo que se acumula no fundo do fermentador primário. As fermentações por períodos muito longos (e a temperaturas elevadas também) podem gerar autólise e off-flavors indesejados.

Abraço,

Alves
O que é uma cerveja?
Registado: sexta nov 16, 2012 23:36

Mensagempor Alves » sábado nov 17, 2012 11:03

Boas!

Já agora aproveito para perguntar se tb é necessário fazer troca de fermentador numa produção de kit.

Cumps

"cervejar para viver ou viver para cervejar?"
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sábado nov 17, 2012 14:51

boas

ser de kit, extracto ou de grão no que toca a fermentação e maturação vai tudo dar ao mesmo!

É sempre recomendável um 2º fermentador ou fermentador de guarda.

Por vezes tb omito este segundo passo. Depende do tempo e disponibilidade.

boas cervejas,

Fernando

Alves
O que é uma cerveja?
Registado: sexta nov 16, 2012 23:36

Mensagempor Alves » sábado nov 17, 2012 15:25

Boas!

Tempo até não me falta, não quero é fazer asneira e estragar €!!
Tenho a cerveja a fermentar desde dia 11 Nov (ou seja faz hoje 6 dias) devo mudar para o 2º fermentador amanha que faz uma semana? continua a borbulhar, medi e está nos +-1035.
Ao que percebi até agora a 2ª fermentação serve mais para deixar para trás os detritos que ficam no fundo do balde da 1ª fermentação, continuando a fermentar caso se mude para um 2º fermentador, estarei certo?

Cumps

"cervejar para viver ou viver para cervejar?"
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sábado nov 17, 2012 15:38

1,035 é um pouco alto

talvez seja melhor deixares mais uma semana e depois trasfegas.

De facto a segunda fermentação serve para ajudar a clarificar a cerveja e minimizar o contacto com levedura morta, detritos, etc. No entanto, tem outro objectivo que consiste em fazer com que a levedura consuma alguns sub-produtos da fermentação e melhorar o aroma e sabor da cerveja. Não conheço nenhuma cerveja comercial que não passe por esta etapa.

boa cerveja,

Fernando

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sábado nov 17, 2012 16:11

No meu caso deixei 1 semana no 1º fermentador e mais 1 semana e 2 dias no 2º fermentador.
O 1º fermentador ficou cheio de "gosma" (como diz o bmxutos) e mesmo assim no 2º também ficou alguma

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » sábado nov 24, 2012 13:20

Boas,

A minha Brewferm Oranje Bock fez hoje uma semana no 1º fermentador, medi e já está a 1.010, mas fiz na mesma a transfega para o 2º fermentador.
Quanto tempo acham que deve lá ficar?

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » sexta nov 30, 2012 17:43

Bem, já está tudo parado há 1 ou 2 dias, chegando a casa vou fazer a medição e se estiver parado vou engarrafar hoje ou amanhã. Vamos ver no que dá.

Só tenho mais um kit, depois tenho que passar à fase seguinte, ou extrato de malte, ou grão :-)

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça fev 26, 2013 8:52

O salto para grão é um grande salto, não que seja muito mais dificil mas em vez de demorares 2 horas vais demorar umas 10. Este fim de semana devo engarrafar o meu primeiro all grain, ficou 2 semanas a fermentar. Por acaso ao fim de 9 dias o borbulhador ainda tinha algum sinal de vida, mas ou engarrafo este fim de semana ou no outro, o que penso que já será tempo a mais.

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » terça fev 26, 2013 9:32

Pois, mas para já o maior problema está em arranjar o material necessário para o all grain...
Estou a tentar fazer uma panela eléctrica, mas o projecto está um bocado parado :(

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Mensagempor d_pintassilgo » terça fev 26, 2013 19:35

KaYs3r Escreveu:Pois, mas para já o maior problema está em arranjar o material necessário para o all grain...
Estou a tentar fazer uma panela eléctrica, mas o projecto está um bocado parado :(

Já tens a panela?
Pronto! O principal já está! :)

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » terça fev 26, 2013 20:11

Não sei se se pode chamar de panela, é um barril de 30L aberto em cima e com uma tampa :P
Já tenho aqui o sensor de temperatura, falta só preparar o tubo em inox para o meter.
Acho que a primeira tentativa vai ser a gás, e mais tarde tento converter para eléctrico e automatizado.

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
GothTec
Beer Hunter
Registado: segunda mar 11, 2013 16:23

Mensagempor GothTec » sexta mar 15, 2013 12:13

Há algum procedimento que convém fazer nesta passagem para a 2ª fermentação? Alguma medição, prova, aroma...??

Vou fazer hoje a transfega, depois de 5 dias na 1ª fermentação e gostava de saber se tenho que ter alguma preocupação em especial.

In cervejae veritas
#1º Pilsen (grão) 10-03-2013
#2º Brewferm Diabolo (kit) - No fermentador
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta mar 15, 2013 14:27

GothTec Escreveu:Há algum procedimento que convém fazer nesta passagem para a 2ª fermentação? Alguma medição, prova, aroma...??

Vou fazer hoje a transfega, depois de 5 dias na 1ª fermentação e gostava de saber se tenho que ter alguma preocupação em especial.

tu estás a fazer uma pilsen certo? 5 dias !?
que levedura estás a usar?

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » sexta mar 15, 2013 14:35

Usei cerca de meio pacote de Brewferm TOP. Por ser apenas 5lts. foi-me recomendado não pôr o pacote inteiro (6g)
Na receita até dizia 4 dias e depois fazer a 2ª fermentação durante cerca de 10 dias.

In cervejae veritas
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta mar 15, 2013 14:42

GothTec Escreveu:Usei cerca de meio pacote de Brewferm TOP. Por ser apenas 5lts. foi-me recomendado não pôr o pacote inteiro (6g)
Na receita até dizia 4 dias e depois fazer a 2ª fermentação durante cerca de 10 dias.

Uma Pilsen com levedura Ale :))

OK não é um Pilsen, assim os 5 dias já fazem algum sentido. Já quase deixou de borbulhar ?

O excesso de sedimento é provavelmente trub pois assumo que fizeste 5L com métodos "manhosos" tipo coador, etc.

Acho que estás a fazer bem a começar e aventurar-te sem medo. Vais sair uma Pale ALe e vai saber a cerveja.

Tem cuidado na trasfega para que o sifão não vá muito ao fundo para não pescares demasiado sedimento. Coloca a ponta da mangueira junto ao fundo do outro fermentador, para minimizares a oxidação.

Boas cervejas,

Fernando

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » sexta mar 15, 2013 14:54

Mais ou menos sim. Ontem à noite tinha bolhasde CO2 em intervalos de 1m20s. A levedura foi o que vinha na receita mas já agora, qual é a melhor levedura para uma Pils?
A parte da separação do mosto foi mesmo uma aventura, não tinha nem escorredor nem coador que levasse aquela quantidade toda de cevada então foi em duas fases. Posso dizer que foi um processo manhoso sim.
Agora para o processo de sifonagem, tenho uma válvula de enchimento que vou colocar na ponta da mangueira do sifão mesmo para evitar a oxidação mas como já disse, ainda tenho que atinar com o próprio sifão, pois não é tão prático assim. Mais logo vejo.

Mas relativamente à própria transfega, há algum processo que tenha que ter em atenção? A medição da densidade, aroma...?! É só transferir de um recipiente para o outro e vedo com o borbulhador?
Esses detalhes é que ainda não sei bem como fazer. Digamos que ainda sou virgem no processo. :~~

Abraço

In cervejae veritas
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta mar 15, 2013 16:56

Viva,

pelo ritmo de saída do gás podes deixar mais 1 ou 2 dias. A regra empírica é quando o intervalo entre duas bolhas é de 2 minutos.

Uma Pilsen requer obviamente uma levedura Lager ! Pelo que, estás a fazer uma ALe. Nunca terá as características de uma Pilsen. Mas deixa desde que seja uma boa cerveja tanto faz. Eu é que achei estranho uma pilsen fermentar em 5 dias.

Em relação ao sifão trata-se apenas de usar o princípio dos vasos comunicantes. Esperimenta fazer primeiro umas trasfegas com água. Vais ganhar rapidamente o jeito.
Com um volume tão baixo não vale a pena gastares cerveja a fazer medições de densidade. Considera ter um copinho pequeno à mão e durante a trasfega colocas um pouco no copo para provares. Lembra-te que estás a provar cerveja ainda em fermentação, não estranhes se não te souber como esperavas. Dá-lhe tempo.

boas cervejas,

Fernando

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » sexta mar 15, 2013 17:33

Cerevisiae Escreveu:Uma Pilsen requer obviamente uma levedura Lager ! Pelo que, estás a fazer uma ALe.

Pois, esses detalhes é que ainda não os conheço. Mas para a próxima aposto na levedura Lager para conhecer as diferenças.
Sendo assim, talvez espere mais um dia para a transfega e até lá, treinar um pouco a técnica do sifão.
Obrigado pela dica. Entretanto vou postando aqui no forum a evolução da coisa.

In cervejae veritas
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta mar 15, 2013 20:17

Não sei se vais usar uma lager da próxima vez ... é que a temperatura óptima situa-se entre 8 a 14 ºC !

boas cervejas,

Fernando

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » sexta mar 15, 2013 21:02

Certo! E neste momento está em temperatura ambiente... Pode ser que posteriormente 'desenrasque' uma câmara frigorífica para fermentar. Dá? Ou um frigorífico normal...?!

In cervejae veritas
GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » segunda mar 18, 2013 11:54

A sifonagem, tal como eu previa e depois de 'treinar' algumas vezes com água, não correu como eu esperava mas lá acabei por conseguir fazer a trasfega para a 2ª fermentação. Já borbulha e aparentemente até nem correu mal.
Provei-a e realmente já sabe a cerveja, apesar de ainda estar muito adocicada. Agora conto com, entre 10 a 15 dias para o engarrafamento da dita e esperar que fique mesmo, mesmo boa.

8)

In cervejae veritas
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » sexta mar 22, 2013 12:27

E dá-lhe 3 semanas de tempo na garrafa.

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » sexta mar 22, 2013 12:43

seriuskiller Escreveu:E dá-lhe 3 semanas de tempo na garrafa.

... pelo menos!
Dúvida: No frigorífico ou em temperatura ambiente para continuar a fermentar na garrafa?

In cervejae veritas
miguelbbm
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 12, 2012 19:43

Mensagempor miguelbbm » sexta mar 22, 2013 21:12

Deverá ser em temperatura ambiente, senão a levedura entra em estado de dormência. Basta lembrar que isto é uma segunda fermentação que em (quase) tudo é semelhante à primeira, excepto não se quer que o CO2 escape do líquido.

De resto, quanto à sinfonagem, o que faço sempre é encher primeiro um pequeno copo para limpar restos de água da lavagem e desinfectação do interior do tubo, e para provar claro! Caso se tenha grandes volumes não custa também medir a densidade como terceiro propósito. De resto, quem quiser poupar tempo e cerveja, pode sempre comprar um refractómetro, basta uma gota! É contudo necessário fazer a correcção da leitura de acordo com certos factores.

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » domingo mar 24, 2013 18:46

Pessoalmente nunca usei a 2ª fermentação, simplesmente deixo no fermentador durante 2 semanas, é suficiente para fermentar e não há risco de off-flavor. Até hoje nunca tive problemas assim. O meu medo ao mudar de um lado para o outro é de oxidar a cerveja, já que enquanto está no fermentador principal a atmosfera é de CO2 e assim não há riscos. Depois ao engarrafar simplesmente tenho o cuidado de não deixar o fundo entrar nas garrafas. Mesmo assim vão bastantes detritos para as garrafas, detritos que ainda estavam em suspensão, mas que depois na garrafa acabam por sedimentar. Depois é só ter o cuidado de não servir o fundo.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes